Debate da Ufopa na TV, Twitter e Facebook

Publicado em por em Educação e Cultura, Ufopa

O debate de hoje (15) na TV Encontro (Canal 26) entre os candidatos a reitor (a) da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), Aldo Queiroz e Raimunda Monteiro, poderá ser acompanhado no Twitter e no Facebook do blog.

Um repórter, de dentro do estúdio, vai relatar detalhes aos internautas sobre a performance dos dois candidatos na disputa histórica da maior universidade do interior da Amazônia.

Relato, inclusive, com fotos.

O debate começa às 22 horas. Terá duração de 60 minutos.

A iniciativa é do programa “TV Blog do Jeso”.

Segunda-feira (18) é o dia da comunidade acadêmica ir às urnas para votar.

Debate na TV: candidatos a reitor (reitora) da Ufopa

Leia também:
Ufopa, oportunidade para Amazônia e o Brasil.
Reitor reduz carga horária na Ufopa para 30h.


Publicado por:

6 Responses to Debate da Ufopa na TV, Twitter e Facebook

  • Enganei-me, Jeso. Desculpe-me. Depois que vi que escrevi num post sobre que era sobre o debate, mas era mais antigo que este, o que me fez confundir. Vi que minhas postagens saíram nesse mais antigo. Agora, sobre o debate, eu assisti. Infelizmente, achei bem curto. Caberia até 2h de debate ou, ao menos, 1h e meia… Houve alguma restrição por parte da TV Encontro ?! Mas, de qualquer modo, foi uma iniciativa muito boa. Agora, sinceramente, gostei mais dos debates que assisti, ao vivo, na UFOPA. Infelizmente, neste da TV, pouco se ouvi sobre quais seriam realmente as ideias dos candidatos… Mas, pra que assistiu ao vivo os debates realizados na UFOPA, assim como em alguns momentos do debate na TV, desta noite, ficou claro que a melhor opção é pela Raimunda e Anselmo Colares. Com Aldo, não tem a MENOR condição. É só promessa eleitoreira. Veja que ele chegou ao cúmulo de prometer, se ganhar, que vai contratar a entregar de marmitex para os estudantes, enquanto o restaurante universitário é construído. Não sou contra essa medida em si, mas é muito suspeito que só agora, depois de 4 anos, ele, como pró-reitor de planejamento, nesse tempo todo, veio ter essa ideia na semana da eleição…É brincadeira…

    1. Não houve qualquer restrição da TV Encontro ao debate. Nenhuma.

      O tempo foi estipulado pela produção do TV Blog do Jeso. Ao final, também achamos curto. Mas novos programas ao estilo desse, com aperfeiçoamentos de praxe, serão levados aos ar.

      E tenha certeza: debates não apenas entre candidatos que tenham pretensões políticas. Mas também sobre outros temas.

  • Jeso, será o último debate e também a última oportunidade dos candidatos conquistarem eleitores que ainda estejam indecisos.Mas, a julgar pelos que já foram realizados, é possível fazer algumas previsões:
    1) O professor Aldo vai fazer uma apologia da administração atual, como se a UFOPA fosse a maior maravilha, sem problemas, e com extraordinárias realizações;
    2) A professora Raimunda Monteiro vai apresentar os problemas como decorrência da falta de planejamento e que a UFOPA poderia estar bem melhor se houvesse diálogo e fossem dadas as oportunidades para que as opiniões diferentes pudessem ser ouvidas e respeitadas.
    3) O professor Aldo vai dizer que tem quase trinta anos de experiência de gestão universitária (mas não vai dizer que não tem pesquisa, que nunca orientou um aluno sequer, e que em tantos anos de experiência não conseguiu aprender o essencial em termos de planejamento);
    4) A professora Raimunda Monteiro vai demonstrar que a UFOPA teve um contexto muito favorável, já recebeu mais de 400 milhões de reais, e a gestão superior tem gastando mal este dinheiro, dando como exemplo o aluguel do hotel boulevard que agora custa quase meio milhão de reais por mês, e que poderia ser evitado se as obras tivessem sido projetadas em sintonia com o ingresso de estudantes e de servidores;
    5) O professor Aldo vai dizer, com frequência, que a candidata não responde as questões, e que não tem condições de ser reitora porque não conhece o orçamento da UFOPA.
    6) A professora Raimunda Monteiro vai apresentar propostas específicas para os estudantes, para os técnicos e para os docentes.
    Até aqui fica no nível das propostas e as “alfinetadas” são de certa forma aceitáveis. MAS, uma outra coisa previsível, que não seria nada bom acontecer, é o professor Aldo o tempo todo desqualificando a sua concorrente e fazendo uso da mais combatida forma de fazer política que é a mentira, o uso de informações incompletas para plantar dúvidas nos eleitores.
    No debate que aconteceu nesta quinta-feira, na rádio FM 94, ele foi muito grosseiro e desrespeitoso ao final do debate, sendo chamado a atenção pelo mediador, que também deu direito de resposta a professora Raimunda Monteiro, após ter sido acusada de ficha suja.
    O final do debate na 94 foi melancólico para o Aldo e revelou que ele está desesperado pelo apego ao poder. Mas, é bom que ele aprenda que em uma democracia é assim: todos tem direito de se manifestar, e de concorrer em uma eleição. Aprender também que usar de mentira para tentar convencer os eleitores faz parte de uma forma inaceitável de tentar convencer as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *