TRE cassa mandato de Gabriel Guerreiro

Publicado em por em Oeste do Pará, Política

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará cassou o mandato do deputado estadual Gabriel Guerreiro (PV – foto), acusado pelo Ministério Público Eleitoral de conduta vedada e abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2010.

GABRIELA cassação foi decidida em julgamento realizado ontem (19).

Leia também:
Jader e Sarney contra a PEC do Voto Secreto.

A ação do MP se baseou em investigações da Polícia Federal sobre um esquema de liberação de planos de manejo que se instalou na Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do estado, desarticulado durante a operação Alvorecer, em dezembro de 2010.

Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Guerreiro tem base eleitoral no oeste do Pará, notadamente em Oriximiná e Óbidos.

A mesma investigação já levou à cassação do mandato do deputado federal Cláudio Puty (PT), que conseguiu uma liminar do TSE para se manter na legislatura.

No caso de Guerreiro, ex-titular da pasta de meio ambiente, ele foi flagrado em escutas telefônicas autorizadas judicialmente, solicitando a liberação de planos de manejo. O interlocutor era o então secretário-adjunto José Cláudio Cunha, que já foi condenado a perda dos direitos políticos pelo TRE.

As provas colhidas pela PF e pelo MPF demonstraram o envolvimento do então candidato no esquema. Planos de manejo madeireiro, aprovados irregularmente, eram usados como moeda de troca para apoio político e votos. A maioria das ligações detectadas entre Guerreiro e os funcionários que eram parte do esquema na Sema aconteceu nas semanas que antecederam as eleições.

O MP encontrou evidências também de captação ilícita de sufrágio (compra de votos), mas o TRE não concordou com a acusação. O pleno do tribunal condenou o deputado, no entanto, por conduta vedada e abuso de poder. No processo que tratava da conduta vedada, a condenação foi unânime. No processo que tratava do abuso de poder político e econômico, o deputado foi condenado por maioria de votos. A relatora dos dois processos era a juíza Eva do Amaral Coelho.

Fonte: MPF/Pará


Publicado por:

4 Responses to TRE cassa mandato de Gabriel Guerreiro

  • Putz…..

    Mais uma Cassação do TRE…..

    Mais uma com voto de desempate….

    …..Perplexidade.. no minimo.

    A Bruxa está solta…..

    As denuncias do Prefeito de Marabá Salame que o digam !

    Tiberio Alloggio

  • Outro separatista corrupto cassado e ainda queriam fazer-nos acreditar que seriam ótimos administradores e almejavam criar mais parasitas, como esse, para aumentar a “representatividade política” da Amazônia. AH! Faça-me o favor. Só quem acredita em PAPAI NOEL aceitou essa historinha pra boi dormi de que tudo iria melhora com a criação de novos Estados.

    1. Ainda bem que os maiores corruptos, aqueles que levaram o Estado a esta situação de penúria estão no Parazinho!

      1. Hahahahahaha! Quanta asneira, você com certeza é aquele tipo de pessoa que cospe pra cima, só pra ver onde o cuspe vai parar. Eu continuo não acreditando que esse Celivaldo Carneiro escreveu isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *