A saúde da alma. Como está sua hoje? Por Alessandra Helena Corrêa
Sua alma está com saúde? Essa é a reflexão de Alessandra Corrêa. Foto: Reprodução

“O corpo é a prisão da alma (Platão)

Você já cuidou da sua alma hoje?

Palavra tão dita, mas tão pouca compreendida; definida pelo antigo filósofo Anaxímenes como um sopro, e por Platão como uma espécie de linguagem.

Alessandra *

Do grego Psykhé e do latim anima, a alma é a responsável por dar movimento ao corpo – não no sentido biológico é claro, antes que os mais céticos questionem essa afirmação, mas na concepção metafisica do termo.

Pensar a existência a partir da alma é pensar a vida para além do óbvio.

O corpo é efêmero, não transita; tem chegada e partida, início e fim, definidos, limitados. Já a alma, esta é contínua, transitória. Não é inteligível, mas sensível.

O corpo é tempo; a alma templo. O corpo são sentidos; a alma são sensações. O corpo aprisiona; a alma liberta. O corpo adoece; a alma cura.

Mas é quando o corpo conhece a sua alma; reconhece as suas sensações; vivencia os seus desejos. Busca os seus prazeres; e alimenta a sua existência, que então a alma chega ao seu ápice, purificada pelo ato do conhecimento.

— LEIA também de Alessandra Corrêa: O mundo entre aspas.

Corpo e a alma em equilíbrio.

Hoje, mais do que nunca, diante desse mundo no qual habitamos, faz-se necessário cuidar da nossa alma. Fazê-la mover-se em nós.

Cuidar da alma é cuidar do corpo, pois é nele que ela habita. Cuidar da alma é cuidar de si, dos seus, do outro – é cuidar-nos mutuamente.

É não aceitar o banal, e conceber o extraordinário. É ser o roteirista, e não o personagem, da própria vida. Pois, assim como a borboleta é a evolução da crisálida, resultando na sua maturação.

Assim é alma em nós…

Da mesma forma que a fotossíntese capta a luz solar e a converte em energia.

 

Assim é a alma em nós…

E assim como a raiz é o orgão das plantas, fixando-as no solo. Assim faz-se a alma em nós!

Mas e você, como está a sua alma hoje?

— * Alessandra Helena Corrêa, santarena, é graduada em licenciatura plena em Letras (Ufopa). Faz mestrado atualmente em Estudos Literários, Culturais e Interartes na Universidade do Porto, Portugal, onde reside. No Instagram: @alehhelena.


Assine e participe, comente no canal do Blog do Jeso no Telegram.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

4 Comentários em: A saúde da alma. Como está sua hoje? Por Alessandra Helena Corrêa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *