
O Estado do Pará é um gigante. Possui dimensões continentais. É segundo maior estado em área territorial com mais de 1 milhão de km². Atualmente existem 144 municípios.
E, diante de toda essa imensidão, ao observarmos a distribuição dos partidos políticos no estado, considerando a agremiação política do prefeito Eleito, nos deparamos com o protagonismo de apenas 4 legendas: MDB, PSDB, DEM e PR.
Esses partidos juntos controlam 105 municípios paraenses, ou seja, 72,9% do território estadual. Esta é a distribuição do ranking partidário no Pará: MDB (41), PSDB (34), DEM (16) e PR (14).
Esse mosaico nos revela o engajamento, a organização e estruturação dos partidos no Pará. Destacarei, a seguir, alguns pontos:
— ARTIGOS RELACIONADOS
— Ao observarmos o mosaico acima, é possível perceber claramente o protagonismo dessas quatro agremiações políticas, especialmente quando miramos na região Nordeste paraense, a maior em quantitativo de municípios, 50 ao total. Nessa região o MDB possui 12 prefeitos, o PSDB 11, o DEM 10 e o PR 8.
— O MDB tem presença forte na região Sudeste paraense, com 14 das 39 Prefeituras naquela região. Em seguida aparece o PSDB com 10 prefeituras.
— Quando integramos num eixo a região Baixo Amazonas e Sudoeste paraense é possível observar o domínio regional consolidado do MDB nas duas regiões, com o total de 4 prefeituras na primeira (B.A.) e 6 na segunda (S.P.).

— O Baixo Amazonas tem uma clara faixa de domínio do PR, com 3 Prefeituras praticamente circunvizinhas. Naquela região PSDB e DEM estão empatados em quantitativo de municípios, 2 cada.
— Dos 16 municípios da região Marajoara, 5 são geridos pelo PSDB, 4 pelo MDB e 2 pelo PR. Nesta região o DEM não possui nenhuma prefeitura.
— Já na Região Metropolitana, eu possui 10 municípios, o PSDB possui 3 prefeitos, o DEM 2, enquanto que MDB e PR possui 1, cada.
— * É paraense e possui mestrado em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política (UFPA).
LEIA também: PSD troca cúpula da sigla em Belterra, e vice-prefeito vira novo nº 1; veja os demais nomes
Excelente estudo Jeso. Ainda não tinha visto nada nessa magnitude.
Não existe mais o partido PR, é sim, PL…