Líder nas pesquisas para prefeito em Belém, Edmilson é condenado por improbidade

Publicado em por em pessoas, Política

Em nota, PSOL diz que a condenação é “equivocada” e “eivada de inconsistências”

Líder de pesquisas para prefeito em Belém, Edmilson é condenado por improbidade, Edmilson-Rodrigues-Foto-Gustavo-Lima-Acervo-Câmara-dos-Deputados-2

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL), que lidera as pesquisas de intenção de voto à prefeitura de Belém, foi condenado por improbidade administrativa por causa de irregularidades na área da educação quando comandou a capital paraense, de 1997 a 2005. A informação é da Veja.

Em decisão publicada na última semana, o juiz Cláudio Henrique Fonseca de Pina, da 1ª Vara Federal do Pará, condenou Rodrigues por problemas na compra de livros didáticos e por desvio de finalidade de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Leia também – Os 5 candidatos a prefeito mais ricos do oeste do Pará.

No caso da compra dos livros, feita sem licitação, mais de 14.000 exemplares foram pagos sem ter sido entregues, de acordo com a denúncia.

Segundo uma testemunha, a então chefe da Divisão de Recursos Materiais da prefeitura, Eliana Medeiros de Miranda, assinava as notas fiscais dos livros como se eles já tivessem sido entregues.

Em relação ao FNDE, o ex-prefeito foi acusado de usar a verba para comprar produtos que nada tinham a ver com a área, como camisetas e bonés, e pagar pela produção de CDs, DVDs e apresentações culturais.

Rodrigues foi condenado a ressarcir integralmente 306 973 reais de danos causados aos cofres públicos, além de pagar uma multa de 50% sobre o valor a ser devolvido. O juiz também determinou a suspensão dos direitos políticos do deputado pelo prazo de oito anos. Mas, como cabe recurso e a decisão não foi tomada por um colegiado, ele ainda poderá ser candidato.

Procurado, o deputado encaminhou uma nota assinada por Araceli Lemos, presidente do diretório municipal do PSOL de Belém, que qualifica a sentença como “equivocada” e “eivada de inconsistências e adjetivações impróprias”.

Segundo ela, “causa estranheza uma decisão como essa ser emitida doze anos após o fim da gestão de Edmilson e às vésperas do período eleitoral”. Rodrigues já recorreu da decisão.


Publicado por:

11 Responses to Líder nas pesquisas para prefeito em Belém, Edmilson é condenado por improbidade

  • O EDMILSON FAZ PARTE DO PACOTE ASSUMIDO PELO PT NO FORUM DE SÃO PAULO EM 1990, QUANDO A ESQUERDA SE COMPROMETEU A DESTRUIR O BRASIL EM 20 ANOS E ENTREGAR O TERRITÓRIO AMAZONICO AO GREENPEACE QUE POR SUA VEZ REPASSARIA AOS AMERICANOS QUE DEPENDEM MUITO DO NOSSO NIOBIO E OUTROS MINÉRIOS. JUNTO COM SUA QUADRILHA ESTÃO AS FARC COLOMBIANA, CENDERO LUMISO, COMANDO VERMELHO, PSTU, REDE DA MARINA E PC DO B.
    ESTES POLITICOS SÃO BANCADOS PARA INTERNACIONALIZAREM A AMAZONIA COMO FORMA DOS PAOSES RICOS ACESSAREM NOSSAS RIQUEZAS NOS MANTENDO HUMILHADOS.

    https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/america-latina/conheca-o-foro-de-sao-paulo-o-maior-inimigo-do-brasil/

    https://www.revistaforum.com.br/semanal/sete-verdades-sobre-o-foro-de-sao-paulo/

  • É sempre assim, eu nunca vi um político que quando é pego não colocar a culpa na tal “perseguição política”. Isso vai de prefeita ostentação a ex-presidente!

  • Ainda tem gente instruida e politizada que leia VEJA??? Eu não conheço, aliás só os trouxinhas …

    1. Maria Clara, leitor viciado, leio tudo – da Veja à Carta Capital e Caros Amigos, leio Noblat e Frei Beto… jamais deixarei que qualquer pessoa, repito, qualquer pessoa, patrulhar minhas leituras, uma das paixões que tenho na vida.

      1. Instruída, politizada, mas sentaria. É preciso de tudo ler, fazendo os devidos filtros e não ficar bitolada com apenas uma visão de mundo.

  • Jeso,
    Não seria casuísmo esse decisão em cima do pleito, espero que o candidato possa provar que é inocente!

  • Todos se nivelam por baixo. “Se gritar ‘pega ladrão’, não fica um”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *