por Dornélio Silva (*)
Se a eleição para prefeito de Altamira fosse hoje, o atual prefeito Domingos Juvenil (PMDB – foto) se reelegeria. Na pesquisa da Doxa Comunicação, do tipo espontânea, em que não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Juvenil aparece com 34,2% das intenções de voto.
O segundo colocado é o ex-prefeito Claudomiro Gomes (PSDB), 18,1%.
Leia também: Cúpula do PMDB ignora posse do novo prefeito de Monte Alegre.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Na terceira posição aparece Josy Amaral (PSB), com 8,1%. Ela é esposa do prefeito de Vitória do Xingu, Vando Amaral (PSB).
O deputado estadual Osório Juvenil (PMDB), filho do atual prefeito, aparece em quarto lugar, com 7,0%. Os votos flutuantes (indecisos e nulo/branco) somam 25,3%.
Quando se estimula a pesquisa, isto é, são apresentados os nomes de pré-candidatos, Domingos Juvenil sobe para 36,7%; Claudomiro vai para 26,2%. Osório Juvenil sobe para 12,5% e Célio Fernandes soma 2,2% das intenções de voto.
Rejeição
Os dois políticos mais rejeitados são também os mais votados na intenção de voto estimulada e espontânea. Juvenil e Claudomiro, com 25,3% e 19,6%, respectivamente, lideram.
Osório aparece com pouco mais de 12% de rejeição e mais de um terço não rejeitou ninguém.
Avaliação de Juvenil
A somente 19,2% tem opinião negativa sobre o governo de Domingos Juvenil.
Quando somamos os votos da maioria dos eleitores entrevistados parecem estar ainda em fase de formação de sua convicção a respeito do governo municipal, pois 43,1% atribuíram o conceito regular (positivo ou negativo).
Depois deles, 37,7% disseram que esta bom ou excelente, enquanto conceitos regulares as suas respectivas tendências, ocorre um relativo equilíbrio entre as visões positivas x negativas, refletindo o sentimento de mudança x continuidade.
Problemas de Altamira
Os problemas que mais angustiam os eleitores em Altamira são cinco e somados passam de 82%, ficando os quase 18% divididos entre mais de 20 citações e o NS/SR.
Os cinco temas/áreas vão definir a pauta das discussões e mobilizar os interesses da maioria dos eleitores do município, formatando discursos, plano de governo e posicionamentos dos pré-candidatos a prefeito.
Metodologia
* Metodologia: Quantitativa aleatória, estratificada por quotas de sexo, idade, escolaridade e renda familiar dos informantes, selecionados por lotes censitários;
* Amostra: 600 entrevistas individuais;
* Município: Altamira
* Margem de erro: 3,0% – Segurança de 95%;
* Técnica de abordagem: Domiciliar, obedecendo as quotas estipuladas e os saltos aleatórios projetados;
* Período de coleta e checagem: 14 a 19 de dezembro de 2015;
* Checagem: Checagem de 25% das entrevistas realizadas;
* Crítica: Foram criticados todos os formulários;
* Filtro: Ser eleitor e residir no município a pelo menos (12 meses)
Deixe um comentário