Jatene e Wlad como vice para Prefeitura de Belém. Por João Salame

Publicado em por em Belém, Pará, Política

A dobradinha Jatene e Wlad para Prefeitura de Belém. Por João Salame
Simão Jatene, ex-governador, e o ex-deputado federal Wlad Costa. Foto: Reprodução

Nos últimos dias, colunas políticas em Belém (PA) especularam sobre uma possível candidatura do ex-governador Simão Jatene à prefeitura da capital tendo como vice o ex-deputado Wladimir Costa.

Outra notinha sugeriu que o prefeito Daniel Santos (MDB), de Ananindeua, já estaria dialogando com Jatene. Nossa coluna procurou ir atrás das informações para, como sempre, possibilitar ao nosso leitor uma avaliação precisa dos fatos.

Na realidade não existe nada definido em relação à possível candidatura de Simão Jatene à Prefeitura de Belém. Muito menos tendo Wlad como vice.

O ex-deputado federal nutre um grande sentimento de amizade e admiração para com o ex-governador e seus elogios recentes a ele tem mais a ver com o afastamento de Wladimir com a deputada Renilce Nicodemos (MDB), antes sua pupila e hoje muito ligada ao governador Helder Barbalho, do que com um projeto concreto de disputa da prefeitura.

Não que Jatene também já se tenha declarado fora do jogo. Mas agora ele apenas avalia os cenários. Sobretudo porque, como já antecipou essa coluna, o deputado Eder Mauro (PL) deve ser candidato a prefeito representando as forças de direita, que são fortes na capital.

Ficaria ruim para Jatene disputar o pleito separado das forças adversárias de Helder e correndo inclusive o risco de não ter o nome dele aprovado para o segundo turno caso essa divisão ocorra.

Na hipótese do PL lançar candidatura, o mais certo é que Jatene se preserve para 2026. 

No que se refere a articulação do prefeito Daniel Santos com esse bloco, a ilação é ainda maior. Quem apostar na separação entre o gestor de Ananindeua e o governador corre o risco de perder dinheiro.

Nos bastidores, o comentário é que eles devem se entender, pelo menos essa é a disposição do prefeito. E Helder, como todos sabem, é mestre em se entender com forças que poderiam estar numa trajetória diferente da sua.

Mas, como se diz, política é como nuvem. Em um momento está em um lugar e logo a seguir está em outro. A conferir os próximos capítulos.

João Salame

É jornalista, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Marabá, onde nasceu. Tem 61 anos e é o editor-chefe do site Opinião em Pauta, onde o artigo acima foi publicado originalmente. Ele pode ser encontrado também no…

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *