Ministro do STF revoga prisão de blogueiro bolsonarista, mas impõe restrições

Publicado em por em Justiça, Política

Ministro revoga prisão de blogueiro bolsonarista, mas impõe restrições
Osvaldo Eustáquio, blogueiro bolsonarista. Foto: Arquivo pessoal

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (5) a prisão de Oswaldo Eustáquio, blogueiro e jornalista que milita a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Ele foi detido em 26 de junho no âmbito da operação Lume, que investiga o financiamento de atos que pedem o fechamento do Supremo e do Congresso Nacional.

 

Em 30 de junho, Moraes prorrogou a prisão temporária de Eustáquio por mais 5 dias, após pedido da PGR (Procuradoria Geral da República) e da Polícia Federal.

Na decisão, Alexandre de Moraes estabeleceu medidas restritivas ao blogueiro considerando “estar demonstrado o risco à investigação”. O ministro cita o fato de Eustáquio ter sido localizado pela PF na fronteira com o Paraguai e as “sucessivas evasões” na intenção de evitar diligências decretadas.

“A gravidade e reprovabilidade das condutas até agora a ele atribuída, entendo ser suficiente para a garantia da ordem pública e a regularidade da instrução criminal, a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, como bem constou da representação policial”, afirmou.

Quem é

O jornalista é a 7ª pessoa detida na operação Lume. Sara Winter, uma das primeiras ativistas presas nas investigações, afirmou que a prisão do colega foi “política” e que se vive “a verdadeira caçada aos conservadores” no país. Ela foi solta em 25 de junho sob a condição de usar tornozeleira eletrônica.

Tanto Winter quanto Eustáquio são lideranças do “300 do Brasil”. O movimento ameaçou invadir o Senado Federal e a simulou um bombardeio em frente ao STF com fogos de artifício.

Com informações do Poder360

LEIA também: Esposa de ex-prefeito com 8 imóveis recebe auxílio emergencial pago pela União


Publicado por:

2 Responses to Ministro do STF revoga prisão de blogueiro bolsonarista, mas impõe restrições

  • nunca que a justiça e a força irá impedir que uma pessoa exerça sua fé. Se fosse assim, Cristo teria mudado sua fé para não ser mais torturado,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *