
Candidato a vice-reitor da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) na chapa “Ufopa em Ação”, Celson Lima é entre os 5 postulantes ao cargo o que possui o melhor currículo, levando-se em conta os títulos acadêmicos e também o pós-doutorado.
Santareno, Celson é o único que possui pos-doc – dois, ambos feitos no exterior, EUA e França. O doutorado dele também foi feito fora do Brasil, em Portugal.
Quem encabeça a “Ufopa em Ação” é Jarsen Guimarães.
Leia também:
Anselmo e Jarsen têm os melhores currículos entre os candidatos a reitor da Ufopa
A pesquisa curricular dos 5 candidatos a vice-reitor foi feita pelo portal Jeso Carneiro com base nas informações da Plataforma Lattes, site mantido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e que reúne currículos de estudantes e pesquisadores e dados de grupos e instituições de pesquisa do país.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Para ser candidato à reitoria – reitor ou vice-reitor – o candidato tem que ter no mínimo o curso de doutorado.
A eleição da Ufopa está marcada para o dia 5 de dezembro. A campanha começa no próximo dia 6 e terá 30 dias de duração.
Abaixo, o currículo de cada um dos pré-candidatos lançados, por ordem alfabética.
Aldenize Ruela
Doutorado
— Doutorado em Geofísica, na Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil, em 2014.
Mestrado
— Mestrado em Geofísica, na Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil, em 2005.
Graduação
— Graduação em Licenciatura Em Matemática, pela Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil, em 2003.
Celson Lima
Pós-Doutorado
— Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos- 2014/2015
— Centre Scientifique Et Technique Du Batiment, CSTB, França – 2001/2002
Doutorado
— Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal, em 2001.
Mestrado
— Mestrado em Engenharia Mecânica, na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, em 1994.
Graduação
— Graduação em Ciências da Computação, na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, em 1986.
Deam Silva
Doutorado
— Doutorado em Engenharia Elétrica, na Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil, em 2012.
Mestrado
— Mestrado em Informática, na Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil, em 2002.
Especialização
— Especialização em Informática Para Aplicações Empresariais, no Instituto Luterano de Ensino Superior Iles Ulbra, ILES, Brasil, em 2000.
Graduação
— Graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados, no Centro de Ensino Superior do Pará, CESUPA, Brasil, em 1993.
Izaura Costa
Doutorado
— Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos- UFPA, NAEA-UFPA, Brasil, em 2013.
Mestrado
— Mestrado em Geografia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil, em 2008.
Especialização
— Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território, Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE, Brasil, em 2008.
Graduação
— Graduação em Geografia, pela Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil, em 2005.
Waldiney Pires
Doutorado
— Doutorado em Neurociências e Biologia Celular, na Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil, em 2011.
Mestrado
— Mestrado em Neurociências e Biologia Celular, na Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil, em 2008.
Especialização
— Especialização em Atenção Farmacêutica, no Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil, em 2006.
Graduação
— Graduação em Farmácia-Bioquímica, na Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil, em 2002.
Já que currículo faz diferença, com esse curriculão o Celson deveria ser cabeça de chapa, não o vice.
Aliás, esqueceram de acrescentar que ele toca violão…
Qual o problema da minha terra tão querida, com os seus filhos que saem para estudar, em outros estados, países, e passam a vida inteira sonhando em voltar contribuir com o crescimento da região, levando conhecimento, experiências, e um legado de conhecimentos adquiridos em outros países, e são taxados de arrogantes etc….vai lá fora….gastar o teu tempo, noites em claro, estudando para hoje realizar o sonho de contribuir com a formação de novos pesquisadores, uma universidade com perfil de grandes universidades, sou filha da terra querida, morando fora a anos, me entristece ver esses comentários. Acredito no seu potencial Celson!
Concordo plenamente, em função de uma politica rasteira estão transformando uma qualidade acadêmica em um defeito. Esqueceram até o titulo da postagem para fazer ataques pessoais ao pesquisador, que se não estou enganado possui sim o melhor currículo.
Jarsen e Celson não tem meu voto!
O Celson é esnobe, arrogante e grosseiro no trato com as pessoas. Também foi um péssimo gestor como diretor do IEG. Não tem perfil nenhum para esse tipo de cargo, pessoas assim precisam ficar no seu mundo de pesquisador, pois atrapalham menos o funcionamento da Universidade.
Até que esse vice tem algo a acrescentar, mas a pior de todos,é a vice do Duende, que nada tem a acrescentar, a não ser em destruir princípios familiares. A Ufopa não quer esse CASAL no comando!
#foraduende
Rindo aos kilos aqui ao ver pessoas que se dizem discentes ou servidores e tentam desqualificar a titulação do professor. Se vocês acham que titulação não diz nada, então tentem ser médicos, engenheiros ou exercer outras funções desde tipo com o título de ignorância de vocês. Se esta é uma disputa eleitoral de uma universidade então está na hora desse povo crescer, deixar de ser “hater” e tentar ver as propostas dos candidatos, bem como ver a titulação e experiência cada professor.
Só para esclarecer, pós-doutorado não é título, em termos de titulação acadêmica, formalmente, o último grau é o doutorado. Vê-se gente se auto-intitulando pós-doutor, algo que não existe, existe “doutor em ….”. Há phd, que muita gente acha que é alguém que tem título acima de doutorado, mera impropriedade, Phd é como se chama o título de doutor nos EUA.
Acredito que a Ufopa precisa de pessoas capacitadas e com pulso firme, prontas para a ação. Simpatia demais não ajudou a universidade nesses últimos anos. Se ele tem uma formação acima dos demais candidatos isso é ponto favorável sim. Precisamos sair da mesmice e da xenofobia e ir buscar e incentivar os acadêmicos a buscar fora os conhecimentos que ainda não dispomos em nossa instituição. Pois somente assim, criaremos uma universidade forte no coração da Amazônia.
Pense num cabra grosso e com o rei na barriga e terás o Prof Celson. Quando foi diretor do IEG tratava nós técnicos aos coices.
Foi péssimo diretor do IEG, tendo deixado mais de 320k sem executar na época das vacas gordas. E como ser humano é lastimável.
O problema é justamente esse currículo. Se acha o rei da cocada preta por ter estudado no MIT. E faz questão de dizer que é o melhor por ter estudado lá. Péssimo de relacionamento interpessoal. No quesito ego elevado, só não bate no Anselmo. Inclusive os 2 dariam uma ótima chapa. A chapa do ego, que amarguraria dezenas de votos, talvez.
Falaste pouco, mas falaste tudo. Sujeitinho arrogante e antipatico esse Celson. La na pos todos detestam ele.
Títulos não vão salvar a UFOPA do caso caos administrativo em que se encontra. Precisamos de gestores comprometidos com a Instituição e que tenham os pés no chão pra coloca-la no caminho certo. Pois a UFOPA está sem rumo!
Quem comprar o Celson pelo que ele vale é vender pelo que ele pensa que vale tá bilionário!
Pós doc em o que mesmo??? Hummm…se fosse em alguma coisa na area de gestão eu até concordaria que ia fazer diferença. O que a Ufopa precisa é de gestores com experiência na linha de frente, que entendem os problemas de uma instituição deste porte. E que, de preferência, seja inovador a ponto de entender as mazelas da universidade, reconhecer os pontos falhos e partir para ação objetiva…sem muito discurso com palavra bonita e nem atitudes extremistas. Nenhum candidato fará milagres. Se prometer isso, estará mentindo!