Gestão Participativa com Excelência
AGRADECIMENTO E REAFIRMAÇÃO DE COMPROMISSOS
A divulgação oficial do resultado da apuração dos votos do primeiro processo de consulta direta à comunidade acadêmica para a escolha do reitor e do vice-reitor da UFOPA confirmou a vitória da chapa Gestão Participativa com Excelência, constituída pela professora doutora Raimunda Monteiro (Reitora) e pelo professor doutor Anselmo Colares (Vice Reitor).
Agradecemos a cada um e a todos os docentes, discentes e técnicos que manifestaram o desejo de mudança, e expressaram sua confiança em nossa proposta. Agradecemos também aos que não votaram conosco, mas contribuíram com sua participação, validando o processo democrático. Sintam-se todos incluídos e convidados para a grande tarefa de construção de um novo tempo, a ser marcado pelo diálogo permanente e a busca de solução aos problemas por meio da escuta e da valorização das sugestões que emanam das pessoas que vivem o cotidiano da UFOPA.
VITÓRIA INCONTESTÁVEL
O resultado da apuração demonstrou que a Chapa 2: Gestão Participativa com Excelência, obteve 41,8% dos votos, aplicando-se a fórmula prevista no Regimento Eleitoral. Com o mesmo cálculo, a Chapa 1: Orgulho de Ser UFOPA obteve 37,1% dos votos apurados. 4.718 eleitores compareceram as urnas. Houve 33 votos Brancos e Nulos. A consulta ocorreu em Santarém e nos câmpus de Alenquer, Almeirim, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná, além de Itaituba e Almeirim. Veja o resultado em números absolutos:
|
Categoria |
Docentes |
Técnicos |
Estudantes |
Total |
| Chapa 1 |
97 |
177 |
1400 |
1.674 |
| Chapa 2 |
132 |
112 |
2800 |
3.044 |
Até a contagem dos votos da última urna que funcionou em Santarém, havia o risco da Chapa 2 ser derrotada, mesmo tendo a maioria dos votos de docentes e de estudantes, por causa da fórmula aprovada pelo CONSUN, bem diferente da que foi proposta pelo sindicato dos técnicos e recomendada pela Comissão Eleitoral, a qual garantia que cada uma das três categorias tivesse peso igual na decisão.
Se fosse utilizada a fórmula da PARIDADE REAL, a vitória da Chapa 2 subiria para 8% de diferença. E se a eleição fosse proporcional, conforme a LEI, onde o voto dos docentes tem peso de 70%, dos técnicos 15% e dos estudantes também 15%, a diferença em favor da Chapa 2 seria de 12 pontos percentuais. Em síntese: A Gestão Participativa com Excelência venceu nas regras determinadas pelo CONSUN, mas também seria vitoriosa em qualquer outra forma de cálculo.
REITOR ELEITO, REITOR EMPOSSADO
Esta frase foi usada como pergunta pelo candidato Aldo Queiroz no debate realizado pela TV Blog do Jeso, na noite do dia 15 de novembro. Ele estava certo da vitória. Mas perdeu e ainda não reconheceu a vontade da expressiva maioria da comunidade. Entrou com recursos que serão julgados pela Comissão Eleitoral. Tratam-se de denúncias infundadas, como aconteceu com todas as tentativas de desqualificar a chapa Gestão Participativa com Excelência.
COMISSÃO ELEITORAL ENCERROU OS TRABALHOS E CONFIRMOU A VITÓRIA DA CHAPA 2
PRÓXIMO PASSO: HOMOLOGAÇÃO NO CONSUN
Profª Drª Raimunda Monteiro (Reitora Eleita) / Prof. Dr. Anselmo Colares (Vice Reitor Eleito)
A vitória incontestável da Prof. Raimundinha e do Prof. Anselmo e ainda o apoio da maioria da comunidade acadêmica demonstrada na urnas, nos dá a garantia de que ao CONSUN – porta voz desta mesma comunidade acadêmica – não resta mais nada a fazer a não ser homologar o resultado da consulta legítima que foi feita e pautada, diga-se de passagens, nas suas próprias regras, ou então vai correr o risco real de desencadear um movimento de instabilidade institucional que inclui paralisações, boicote funcional em vários setores, ocupações, enfim um estado de coisas que não é interessante para ninguém. Assim esperamos que o bom senso e o equilíbrio prevaleça e que nossos colegas professores, técnicos e estudantes, membros do CONSUN, ajam de acordo com o que manda as suas consciências e, acima de tudo, com o compromisso que lhes cabe de cumprir o nosso Estatuto, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) e a Constituição do Brasil enviado os nomes dos vencedores do pleito eleitoral para o MEC, afim de que o ministro possa empossá-los como Reitor e Vice-reitor efetivos da UFOPA para os próximos 4 anos.
Que assim seja, pois está é a vontade da maioria dos que querendo participar compareceram as urnas.
HOMOLOGA CONSUN!!
Prof. Edna Marzzitelli
Programa de Educação
ICED/ UFOPA
É, professora, ninguém estava pensando nessas medidas extremas de boicote, greve, ocupação; os servidores estão preocupados com o bom serviço que precisam oferecer ao público, os alunos querem estudar e recuperar o que perderam com as greves, os professores precisam continuar a dar boas aulas, como de costume…
Mas já que tu deste a ideia… Por que não?
Esta pode ter sido a estocada definitiva no peito de Aldo Queiroz, acabando de vez com suas pretensões de ser uma referência política local.
Mas o mal continua exalando seu enxofre através de notinhas em blogs, que se colocaram a serviço dos ideais nefastos do “vampiro sobrancelhudo”. Pelo menos um deles continua sua sanha anti-oposicionista, postando vídeos e fotos que comprovariam suas teses esdrúxulas de “crime eleitoral”.
Esse sempre foi o modus operandi de Aldo et caterva… Quem não se lembra de sua outra derrota na eleição para diretor do antigo Campus da Ufpa? O professor Elinei Santos venceu a candidata de Aldo, Terezinha Pacheco e o campus ficou seis meses sem diretor por causa de um recurso contra a chapa vencedora.
À época, o professor Anselmo Colares – hoje na oposição de Aldo – teria sido o pivô do recurso, por questionar o fato de ter sido proibido de votar por estar fazendo doutorado em Campinas!
Todos os que um dia acreditaram ou estiveram ao lado deste senhor, um dia acabaram rompendo ao ver como ele age nos bastidores. Podem ter certeza que enquanto houver meios, Aldo tentará impedir a posse dos vitoriosos para tumultuar o processo democrático. Democracia é palavra que não existe no vocabulário de Aldo Queiróz.
E digo mais: depois de empossada, a nova reitoria pode esperar por uma ação orquestrada por Aldo para desacreditar Raimundinha e Anselmo. Ele terá “olhos fiéis” entre os vários técnicos que acreditaram em sua vitória, de olho em recompensas no futuro. E estes municiarão a “nova oposição” com informações para serem expostas nos “blogs e sites amigos”.
O antídoto para esses ataques no futuro, será a chapa eleita se manter firme em seus propósitos de democracia e transparência.
Vampiro sobrancelhudo! Essa é muito boa! Mais maquiavélico que Maquiavel!
Se D. Raimunda I quiser ter um bom reinado, deverá se cercar de gente capacitada e idônea, para evitar essas armadilhas que a oposição poderá armar.
Já tem gente nos corredores dizendo que vai ser o pró-reitor disso, outra que será a diretora daquilo, ou assessora daquilo lá… será mesmo?
Vamos aguardar.
Porém ainda não tive qualquer notíca das prestações de contas, quem foram o doadores, do quanto, etc
Que sejam bem-vindos ao trabalho em sala de aula, os professores que ocupavam cargos de direção e de funções gratificadas na atual reitoria do REI-tor Lourenço. Espero que não fiquem em depressão por ter seus vencimentos diminuídos em torno de 3 ou 5 mil reais, conforme o caso, pois
lembrem-se que vocês terão de preparar aulas e ministrar boas aulas, o que não será possível sem entusiasmo. Bom trabalho a todos ! rsrs Que essa corja não continue a fazer estragos na UFOPA, desta feita em sala de aula. Um aluno comentou que teve curso de Cálculo I, como aldo e disse que este era muito fraco. Alguém duvida ?! Eu não.
Aldo já tinha armado um plano B caso perdesse nas urnas. Se tivesse ganho era “Reitor Eleito Reitor Empossado”. Como perdeu nas urnas tentará assumir pelo CONSUN fantoche. Na UFOPA o clima é de revolta com a chapa derrotada e já se fala em greve, ocupação e invasão da reitoria.
FORA ALDO GOLPISTA E SUA QUADRILHA DE BRASÍLIA E BELÉM!!
RESPEITEM A VONTADE DA MAIORIA E A DEMOCRACIA!!
Parabéns a Raimunda e Anselmo por essa vitória incontestável, baseada simplesmente a partir da sinalização de abertura de diálogo com sua comunidade acadêmica e no respeito às pessoas. E que se inaugure nesta Instituição uma nova maneira de se fazer política acadêmica, pautada no mérito, no respeito a dignidade do ser humano e no respeito ao pluralismo de idéias. Que sejam bem sucedidos e que possamos comemorar este momento de vitória e consolidação da democracia.
Amém ou aleluia ! Foi consagradora e inconteste a vitória esmagadora da Chapa 2, é só interpretar o quadro demonstrativo dos votos. Que recurso que nada. O Tiberio Alloggio, bem colocou a situação dos derrotados; e pronto. “Pior que perder é não saber perder”. Só resta, se conformar e reconhecer que o que tinha pra dá; já deu. “Não obstante, os cães ladram e a caravana PASSA”. Adeus aos vencidos !!! Tá proferido.
Vitória maiúscula, com todas as fórmulas possíveis, mesmo com a equação casuística importada da UFPA com o intuito de favorecer a chapa Aldo/Kátia.
É com muito otimismo que encaro a futura gestão Raimundinha/Anselmo. Encerra-se o ciclo dos “iluminados” que ditam regras do alto de uma torre de marfim e inicia-se um novo tempo, livre de tecnocratas que há muito tempo não entram numa sala de aula, não orientam alunos, ou fazem pesquisa e extensão. Raimundinha e Anselmo conhecem a realidade atual e têm compromisso em mudá-la, sempre como instrumentos da comunidade universitária e da sociedade do Tapajós. Uma gestão de portas abertas! Encerra-se (espero que para sempre) a era dos conluios de “medalhões” fechados em gabinetes, à beira da piscina do Barrudada, ou nos restaurantes mais caros desta cidade.
A vitória foi de todos nós!
Concordo, Prof. Wagner Sacco, tens toda a razão.
Ainda bem que tiveste tempo de romper com a Reitoria do Seixas e migrar pra oposição, pra apareceres bem na foto. Numa matéria deste blog, até te chamaram de papagaio de pirata, porque estavas do lado da Raimundinha quando ela fez a inscrição da chapa.
Tomara que agora tenhas escolhido o lado certo e não caias mais nessas roubadas de apoiar Reitorias sem apoio popular, né?
Só rindo! Eu pedi exoneração da direção do IEG em 27/05/2012, mas já estava na oposição a esta gestão desde alguns meses antes. Rompi pela falta de transparência, por assédio moral a professores grevistas e pelo caráter anti-democrático da gestão Seixas.
Calma, Prof. Wagner Sacco!
Não fui eu quem te chamou de “papagaio de pirata”, foi um dos apoiadores da Profª. Raimundinha, o Guy Fawkes; ele fez isso só por brincadeira ou foi sério, achando que tu não deverias estar ali? Pergunta a ele. E olha tu mesmo, é o primeiro comentário deste post abaixo:
https://www.jesocarneiro.com.br/educacao-e-cultura/foto-do-dia-1a-chapa-para-reitoria-da-ufopa.html#respond
Conheço tua capacidade e produção científica, e fiquei espantado quando aceitaste ser chefe do IEG (não se trata de falta de capacidade, sabemos). Ainda bem que tiveste tempo de observar tudo e mudar de lado.
Vai na paz!
PS: Não sou aldista!
Muito Oportuna esta NOTA da Chapa “Gestão Participativa com Excelência”
Uma Vitória incontestável
Uma Vitória que viria em qualquer contexto o CONSUN tivesse escolhido
Mais uma vez o Prof. Alfo Queiroz sai Humilhado
Pior que perder é não saber perder
Tiberio Alloggio