Capes aprova o 1º doutorado da UFOPA

Publicado em por em Educação e Cultura

Na manhã de hoje (13), José Seixas Lourenço, reitor da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará) anunciou em coletiva à imprensa a aprovação, pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do 1º doutorado interdisciplinar da instituição, na área de “Sociedade, Natureza e Desenvolvimento”.

A professora Tereza Ximenes é quem irá coordená-lo.

O curso terá um enfoque interdisciplinar e, de acordo com Seixas Lourenço, objetiva maior articulação entre as ciências naturais e as ciências sociais na ótica do desenvolvimento sustentável.

“Isso é um fato auspicioso, porque a UFOPA, em apenas dois anos e meio de existência, já pode ser considerada uma universidade, de acordo com os critérios do Conselho Nacional de Educação, que exige, para que uma instituição de ensino superior seja considerada uma universidade, que ela tenha pelo menos um doutorado e 3 mestrados”, disse.

“Nós já temos 3 mestrados aprovados pela Capes: o mestrado em Recursos Naturais na Amazônia, com 15 teses defendidas; temos também o curso de mestrado profissional em Matemática, que está em seu segundo ano de oferta; e o mais recente, o mestrado em Recursos Aquáticos na Amazônia. E agora, para coroar todo esse esforço na área da pós-graduação, veio então a aprovação deste doutorado interdisciplinar”, lembrou.

Inicialmente, serão ofertadas 15 vagas. A publicação do edital de seleção está prevista para o mês de maio.

Leia mais em UFOPA anuncia o primeiro doutorado da instituição.

Leia também:
Semed atrasa em 2 meses bolsa de estagiários.


Publicado por:

One Response to Capes aprova o 1º doutorado da UFOPA

  • Não tem como não ficar contente com essa notícia, porém deve-se destacar que essa Universidade não pode se deter apenas a cursos de pós-graduação voltados para essa área. Concordo que especializações, mestrados e doutorados voltados para o meio ambiente são imprescindíveis para nossa região, mas não podemos fechar os olhos para os demais cursos que existem nessa IFES. Hoje, os mais beneficiados com cursos de pós-graduação na UFOPA são os egressos dos cursos de Biologia, Física Ambiental e Engenharia Florestal. Fica a pergunta: e os demais cursos, e os egressos desses cursos? E a resposta: estes egressos têm que se deslocar todos os anos em busca de aperfeiçoamento, por não encontrar em nossa região.

    É inadimissível que uma universidade que quer ser polo tecnológico não tenha um mestrado em informática ou em tecnologias em geral… Desde que a UFOPA nasceu estamos importando profissionais qualificados e até quando vamos continuar importando? Não estou desmerecendo ótimos profissionais que já eram do quadro do antigo campus da UFPA em Santarém, alguns na cidade e outros se qualificando e posteriormente retornando, pelo contrário os considero guerreiros que desde sempre lutaram pelo surgimento dessa Universidade que temos hoje.

    Termino dizendo que Santarém tem potencial para se tornar polo em qualquer área do ensino, e até mesmo em todas as áreas de uma só vez, basta que seja dado real valor a todos os cursos existentes, do contrário estaremos formando profissionais que ao sairem da Universidade vão atuar em outras áreas porque o mercado hoje exige mais do que uma graduação.

    Marcelo Santos
    Bacharel em Sistemas de Informação – UFPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *