Ufopa é palco de interesses políticos escusos

Publicado em por em Educação e Cultura

Seixas Lourenço
Seixas Lourenço: interesses políticos escusos na Ufopa

Para os mais próximos, o reitor da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), Seixas Lourenço, tem dito que não vai se pronunciar sobre os episódios mais recentes – cartas, abaixo-assinado e representação – que recolocaram a universidade no olho do noticiário.

Não se pronunciará por um só motivo: todos esse documentos estão contaminados por interesses políticos escusos, capitaneados pelo PT.

Nenhum dos signatários dos documentos, diz o reitor em privado, estão pensando na consolidação da Ufopa, como a maior parte dos que hoje trabalham na universidade.

A orquestração desse movimento, que se intensificou com a nomeação de Aloísio Mercadante para o MEC (Ministério da Educação), estaria sob a batuta da pesquisadora Raimunda Monteiro, ex-vice-reitora da Ufopa e com ligações histórica com o PT.


Publicado por:

32 Responses to Ufopa é palco de interesses políticos escusos

  • Jorge, estou preocupadíssima contigo e com todos os loucos do Parazinho. Olha, já destes uma olhada no Japiim da tela de hoje? refresca um pouco teus olhos e tua mente, vai te fazer bem.
    aah, estou te dando o que queres e gosta, de ibope.

    abs

  • thanks for suport me dear heliana !!!!!! a telma é uma espécie de chacrilonga !!!! uma mistubera de chata cri cri e pernilonga !!!! agora vou ter que pagar minas de sorvete de bacuri prá fã numbr one que está com uma ciumeira de dar dó !!!!! see you soon dearest !!!!!!

  • quando uma instituição de ensino aparece mais em noticias vinculadas á maracutaias e mal versaçõesdo dinheiro público que em revistas científicas é melhor fechar as portas !!!!!! e a telma continua a s preocupatr comigo !!!! pára de me dar ibope minina !!!! e te manda de belém de uma vez por todas !!!! aproveita a cheia de rio em várzea city e aproveita prá te refrescar em banho te jogando de algum trapiche emjambrado aí nesse ass of the world !!!!!!!

    1. Caro jorge moraes,

      Não sei quem é mais terrível: Vc, a maneira que escreves português ou a que escreves inglês.
      Realmente, amigo, é difícil escolher.

      Abraços

  • Quando eu ia comentar que estava sentindo a falta do odioso comentário do Jorge das Falsas Moraes, mas olha ele ai, apareceu, como de costume, chegou acompanhado do seu ódio…não sei se de si próprio ou do mundo mesmo…ops…quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

    Figura folclórica do ódio, marcando presença.

    Ei Jorgeeeee….vistes essa Arara Linda na tela de hoje, dá uma olhadinha ai maninho.

    Abs no coração.

    1. hahahha confesso q sou fã do Jorge “das falsas” Morais, pode ser meio rabugento as vezes, mas considero-o super criativo

  • Você tem conhecimento de uma licitação para manutenção de portas da UFOPA, no valor de aproxiamdamente duzentos mim reais, das cópias do PARFOR, quem ganhou mesmo?

  • O Seixas Lourenço está coberto da mais pura razão. Estive nessa universidade por quase 10 anos, quando ainda era UFPA e sempre foi assim.Sempre houve uma guerrinha básica entre os grupos PT X PSDB dentro da instituição. Querem uma prova disso? Basta procurar os ex- alunos e ex-funcionários/funcionários afastados que seguiam os refrões desses “líderes políticos” que ainda se encontram na agora UFOPA, todos pleiteavam cargos políticos, alguns até conseguiram como cargos de confiança, secretaria de educação do município, outros tornaram-se vereadores ou “assessores inúteis” de políticos. Outros “se tocaram da realidade’ e foram estudar pra passar em algum concurso. O reitor tá trabalhando e muito bem, é só olhar os frutos que já existem na UFOPA. Já para os líderes políticos e seus exércitos de pseudo-soldadinhos todo mundo que não dá atenção pra reivindicação de poder deles passa a ser chamado de ditador. Vãão trabalhar pra evoluir a região e a vida de vocês, que é a melhor coisa que vocês fazem!.

  • Não faço parte dessa instituição , mas vejo que esse Reitor é uma pessoa bastatnte arbitrário , e na hera que vivemos não queremos mais ditadura , ditadura e epocas passadas .

    Sr reitor , reveja seus conceitos de gestor , ou será que teve algumas aulas com FIDEL CASTRO para ser esse ditador que esta sendo ” quero mando e posso “

  • Sr Seixas, escusos são os demandos de sua administração na UFOPA, foi a carta de seu porta voz Marcos Ximenes.
    Será que na UFOPA só tem a pesquisadora Raimunda Nonata que tem o poder de se indignar com sua adminstração? Será que voce e sua turma pensam que somos todos bobos e que não enxergamos os efeitos maleficos de sua administração?
    O Sr. sabe o que aconteceu na UNB? se não sabe pergunte a Doris Farias sua assessora que era da turma do Reitor da UNB.
    Sabe o que aconteceu com o Reitor da UNIR? se não sabe pergunte a Tania Brasileiro que era da Turma do Reitor. Todos esses[ Doris e Tania] o senhor teve a dignidade de trazer para UFOPA.
    E agora, sabe qual é seu destino? o mesmo dos seus companheiros[reitores] da UNB e UNIR.

    1. Sobre o caso Bioamazônia-Novartis, protagonizado pelo Sr. Seixas Lourenço (link em outro comentário):

      “A direção da O.S. encomendou pareceres jurídicos sobre seu poder de realizar parcerias como a firmada com a NOVARTIS e sustenta que. “A reserva genética da floresta amazônica será explorada. Temos o poder de fazer acordos nesse sentido e vamos exercê-lo” (cf. Jornal Folha de São Paulo, de 19 de junho de 2000). Tudo leva a crer, na verdade, que a irregularidade existe desde a criação da BIOAMAZÔNIA, cujo fim foi exatamente o de controlar os contratos de pesquisa genética. Além disso, os aspectos políticos que envolvem a questão são nebulosos. A BIOAMAZÔNIA, segundo informações veiculadas pelo Jornal Folha de São Paulo, foi idealizada e é presidida por José Seixas Lourenço, ex-secretário de Coordenação da Amazônia, indicado pelo vice-presidente Marco Maciel (PFL-PE), pertencente ao mesmo partido do Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho.”
      (…)
      “O fato é que o acordo celebrado pela NOVARTIS e BIOAMAZÔNIA, foi efetuado como se fosse um contrato particular qualquer, sem que a sociedade civil houvesse sido ouvida. Abrir o Governo Federal mão da biodiversidade amazônica, permitindo que microorganismos sejam enviados para o exterior para análise, transferidos méritos científicos e tecnológicos para estrangeiros, sem contar aspectos financeiros envolvidos na questão, é ato que fere a Constituição Federal. O Governo Federal “privatiza” por meio desse mecanismo original das “Organizações Sociais” o uso e a guarda do espaço territorial e eco-bio-genético brasileiro, cujo interesse público não pode ser ignorado nem quando se firmam contratos de gestão ou transferência de materiais biológicos. Devemos estar todos os brasileiros atentos para o risco desses atos.”

  • Mais uma coisa: quem é o sr. Seixas Lourenço para difamar a Profa. Raimundinha, pessoa querida por todos e muito humana e sensível, qualidades que ele definitivamente não possui.

      1. Ela é conhecida por todos assim. E você, em breve será órfão do Seixas e perderá sua boquinha!

  • É impressionante a falta de argumentos e de coragem para encarar a comunidade acadêmia e Santarena de frente! Com isso utiliza dessa baixaria para posar de “certinho”.

    Professor, aceite a sugestão anterior e saia definitivamente da UFOPA e de qualquer instituição pública.

    Não é feio reconhecer quando se perde!

  • Querem uma dica:
    Façam uma busca no Google sobre “Seixa Lourenço” e conheçam a verdade. Não foi só aqui que ele causou…

  • esse negógio de sair poraí criando ” universidades ” a três por dois pelos cafundósdos judas não podia dar certo !!!!!

    1. Ei Jorge, pq tu és tão traumatizado com Santarém? O que te aconteceu aqui? Foi alguma decepção com algum caboclo da terra?

  • Não faço parte da academia, nem dos quadros da UFOPA, mas é impressionante como esse pessoal é sem argumentos.
    Será que todas essas sessenta assinaturas são do PT? Quando era criança lá na minha terra, quando as pessoas criticavam os poderosos, eram todos chamados de COMUNISTAS e ai eram perseguidos, por ser contra Deus, comer criancinhas etc. Muitas pessoas foram presas, torturadas e até assassinadas por conta disso.
    Hoje a culpa é do PT. Criticou tucano, é petista.
    Senhor (magnifico?) reitor, peça para sair de férias e deixe a reitoria.
    Não vamos permitir que a UFOPA de transforme em uma USP que embora ainda seja a maior universidade do Brasil, o reitor Rodas é pernona non grata na faculdade de direito, e investigado pelo ministério publico e não roda nunca.

    1. Ótima observação! O Seixas é o nosso Grandino Rodas amazônida! Até o DNA tucano eles têm em comum…

    2. Amore…60 assinaturas se consegue em um estalo, pq o espanto c a quantidade? isso nao é nada. Se vc conhecesse um pouco da história passada da intituicao (nos ultimos 15 anos) você entenderia melhor o cenário da coisa e nao escreveria bobagem.

  • O que foi feito em relação ao modelo acadêmico é vergonhoso. Sem falar das diárias,FG’s entre outros.

  • Este senhor perdeu o senso do ridículo! O PT é governo federal. Qual seria o interesse de membros do partido de conspirarem contra um empreendimento do REUNI, do próprio PT? Se o PT errou, foi nomeando ele e aceitando tucanos notórios como o Aldo e o Ximenes. Definitivamente, o Seixas Lourenço não lida bem com a democracia, com o contraditório. A filosofia dele é “ame-o ou deixe-o”. Quase a totalidade da comunidade universitária repudia a gestão Seixas Lourenço. Mas é uma maioria silenciosa, que tem medo de represálias no probatório. Se ele tivesse vergonha na cara, saía de fininho…

  • interesses políticos escusos é como ele e toda sua banda foram parar na reitoria dessa universidade, impondo modelos academicos, cursos e cargos sem prestar contas e até ganhar um títulode cidadão santareno.

    e toda vez que surgem questionamentos contra sua gestão, o reitor utiliza o mesmo argumento de que tudo nao passa dos “anti-ufopa”

  • nos palácios de Brasilia é facil falar qualquer besteira, quero ver vir aqui se explicar em Santarém.
    fora reitoria corrupta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *