Criança triste ou com medo, o que fazer? Por Luanna Silva

Publicado em por em Política, Saúde

Criança triste ou com medo, o que fazer? Por Luanna Silva
“Toda criança nasce com uma tendência a se sentir feliz o tempo inteiro”

Não existe nada mais fora da ordem natural da vida do que uma criança triste ou com medo. Esse é, na verdade, um sinal muito grave de que tudo está indo muito mal.

Toda criança nasce com uma tendência a se sentir feliz o tempo inteiro, está totalmente à disposição de amar e aprender, de se envolver com tudo, confiar e simplesmente sorrir. E se demonstrar o oposto disso, esteja atento aos adultos a sua volta, incluindo você.

Como todo recém-chegado, a criança ouve atentamente a quem confia e procura neles um sinal de que está tudo bem, e que ela está em segurança.

E você precisa estar atento para passar esses sinais a ela, através de elogios, de cuidado, toque, abraço, atenção. A insegurança dela pode significar que alguma dessas coisas está em falta. Ou se está em excesso, sua irritação vai lhe falar isso também.

Use palavras simples e sua criança vai entender sobre qualquer assunto que você propuser. E com palavras simples e verdadeiras vai lhe falar sobre tudo também.

Vai dividir com você o que está causando medo ou o que está trazendo ansiedade. Muita coisa vai ser dita pelo olhar também, esteja atento.

Se sentir que é mais sério do que pode lidar no momento, procure ajuda profissional. Acredite até no que ele não está dizendo, deixe que saiba que pode confiar em você.

Elas, as crianças, não são capazes de explicar, mas sabem exatamente a sensação de paz e amor que vem de você.

<strong>Raimunda Monteiro</strong>
Raimunda Monteiro

Professora do ICS/UFOPA, graduada em Comunicação, mestre em Planejamento de Desenvolvimento Regional, doutora em Ciências Socioambientais e pós-doutora em Ciências Sociais, ex-reitora da Ufopa.

Leia também de Luanna Silva: Sob ataque da derrota, o que fazer para se sentir bem?

  • JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

One Response to Criança triste ou com medo, o que fazer? Por Luanna Silva

  • Li estes parágrafos e o que me veio à mente é uma realidade lamentável: a falta de comunicação. Percebemos o quanto está se tornando difícil um diálogo entre pais e filhos. Só essa realidade muito contribui para a saúde mental da criança, que se torna alvo fácil para más influências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *