Doação de Maria José Maia. Foto: Blog do JesoA pedagoga Wandiana Cardoso confere o dinheiro que acabara de receber das mãos de Maria José Maia, de blusa vermelha

A candidata à vice-prefeita de Santarém na chapa encabeçada por Alexandre Von (PSDB), Maria José Maia (DEM), doou R$ 500 à escola municipal que leva o nome do pai dela (Joaquim Cavalcante Maia) e ao final do ato pediu aos presentes para “ser ajudada”.

O flagrante foi registrado em fotos, virou peça de AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) na 83ª ZE (Zona Eleitoral) e pode resultar na cassação e inelegibilidade, por crime eleitoral (captação ilícita de votos), dos dois candidatos.

A doação foi realizada em agosto (dia 4), em horário de expediente da escola, 25 dias depois do nome de Maria José Maia ser oficializado como candidata à vice-prefeita na coalização de partidos liderada pelo PSDB.

A quantia, em espécie, foi entregue à Wandiana Cardoso, pedagoga, na frente de 15 servidores da escola, entre serventes e professores. Na platéia, estavam ainda irmãos, parentes e amigos de Maria Maia.

A doação teve o propósito, segundo a candidata em seu discurso aos presentes, de “ajudar a escola” que leva o nome de seu pai. Ao final, ela teria ditos aos servidores que também “gostaria de ser ajudada”.

A AIJE, cuja cópia o blog teve acesso, foi ajuizada pela coligação “Para Santarém Seguir Mudando”, formada por 12 partidos e que tem à frente o PT. Em sua defesa na Justiça Eleitoral, Maria José Maia nega as acusações de prática de compra de votos.

A escola Joaquim Cavalcante Maia foi inaugurada na gestão do ex-prefeito Lira Maia (1997-2004), de quem Maria José é irmã. É a primeira vez que ela fez esse tipo de doação ao educandário, erguido no bairro Santo André há 10 anos. Neste ano letivo, a escola abriga 470 alunos e alunas do ensino fundamental.

Ex-diretora da 5ª URE (Unidade Regional de Ensino), braço da Seduc (Secretaria de Estado de Educação) nos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, Maria José Maia é professora. Deixou o cargo para concorrer à eleição deste ano. Foi indicada pelo irmão, deputado federal Lira Maia (DEM), para dirigir a unidade ano passado, início do governo Simão Jatene.

Ainda hoje, mais informações sobre o caso.

  • 104
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

127 Comentários em: Candidata a vice doa R$ 500 e pede “ajuda”

  • Tudo a ver:

    ” Davi Batalha disse…

    TV Liberal: o vexame das Eleições Municipais 2012.
    Pela 1ª vez na história da capital paraense há uma eleição tão disputada para a Prefeitura de Belém. Nada menos do que 10 candidatos disputam o comando de Belém, sendo a campanha por si só um espetáculo de democracia. Apesar disso, a democracia e a isonomia, o tratamento igualitário que as leis do país exigem dos meios de comunicação para com os candidatos, não parecem fazer parte dos princípios das ORM.
    A TV Liberal, afiliada da TV Globo no Pará e em Belém, se traduziu neste 1º Turno como a pior cobertura das Eleições 2012, o que se traduziu em erros grosseiros, no desrespeito às leis eleitorais e à Constituição Federal e no fiasco de uma proposta de debate obscura e confusa, que foi marcado, remarcado e depois cancelado por culpa da irresponsabilidade da própria TV Liberal. Vamos aos fatos que se seguiram:
    1. Logo no inicio da campanha, a TV Liberal apresentou uma proposta de cobertura a todos os candidatos, que impunha a todos estes a assinatura de um Termo no qual esses candidatos abririam mão de participar do debate na TV – neste, só participariam os 05 primeiros colocados na pesquisa do IBOPE; os demais ganhariam uma entrevista no Jornal Liberal.
    2. No entanto, o acordo proposto pela TV Liberal exigia unanimidade, o que não foi alcançado, pois os candidatos Alfredo Costa, do PT, Sérgio Pimentel, do PSL, e Marcos Rêgo, do PRTB, entraram e ganharam na justiça o direito constitucional de participarem do debate – diante da negativa da justiça para suas regras absurdas, a TV Liberal cancela o debate.
    3. No lugar do debate a TV Liberal transmitiu o programa humorístico “A Grande Família”, pois suas regras arbitrárias – opostas e mesmo transgressoras às determinações da Justiça Eleitoral – não foram acatadas por candidatos nem pela Justiça. Porém, as trapalhadas da TV Liberal não parariam por aí, fazendo ruborizar até um Agostinho Carrara, personagem do humorístico transmitido que sempre quer se dar bem e acaba se atrapalhando e aos outros.
    4. Já no último dia da Propaganda Eleitoral Gratuita na televisão, a TV Liberal simplesmente – e de forma inexplicável – cortou (isso mesmo: CORTOU!) parte do programa de Anivaldo Vale e Priante, coincidentemente os candidatos que disputam diretamente uma vaga no 2º Turno eleitoral com Zenaldo Coutinho, candidato oficial das ORM e da TV Liberal.
    5. O constrangimento acintoso obrigou juízes a sentenciarem a TV Liberal a abrir espaço em sua grade, que transmitiu em rede – pois as TVs SBT, Cultura e TV Nazaré fizeram seu trabalho profissionalmente, porém terão de retransmitir em rede o erro exclusivo da TV Liberal – os 54 segundos roubados do programa de Anivaldo Vale nesta quinta-feira, e nesta sexta-feira, véspera da eleição, terá de transmitir os programas de Anivaldo Vale e Priante.
    6. Porém, o prejuízo causado na transmissão dos programas de Anivaldo Vale e Priante não pode ser mensurado e reparado, apenas minimizado, o que já constituiu beneficio direto para o candidato oficial da TV Liberal, o tucano Zenaldo Coutinho.
    Como diria Boris Casoy, isso é uma vergonha, tanto para a TV paraense quanto para a população de Belém, que não via uma manipulação tão grosseira desde a época da ditadura, quando tentou fraudar os resultados das Eleições1982 para prejudicar Leonel Brizola, e das Eleições 1989, quando houve a manipulação da edição do debate entre Collor e Lula, beneficiando o primeiro. Os eleitores não mereciam nem precisavam estar diante de tamanho desrespeito às leis, às regras eleitorais e, principalmente, aos telespectadores.”

    Essa é a ditadura desses manipuladores e farsantes, pertencentes a esse desgoverno que se instalou no estado, com uma sede feroz pelo poder para que possam, novamente, cometer toda espécie de desmandos e desvios. Cuidado, seu destino, o nosso futuro, está em suas mãos!

  • Vixxe Maria eles ja não iam ganhar mesmo com mais essa denúncia então épra sacramentar é 13!

  • Votar no PT, O 13, O PARTIDO DO MENSALÃO?

    VOU NÃO, POSSO NÃO, VERGONHA NA CARA NÃO DEIXA NÃO!

    • Vamos lá, vou te dar uma ajudinha,
      PSDB tem mensalão?…TEM o mensalão mineiro do PSDB.
      O psdb tem parlamentares envolvidos com o ESQUEMA DO CACHOEIRA? Sim…tem!
      Quem privatizou as estatais a preço de banana? Ah, psdb…Uh…Deixa ver
      Julgamento do mensalão na semana eleitoral? Coincidência….Mas o tiro saiu pela culatra nas capitais o PT segue e vai para 2º turno.
      Quem é DISPUTA COMO maior parlamentar + PROCESSADO no Brasil, 25 processos? Lira Maia…esse cara é gente boa, tem o verdadeiro canto da sereia, diria que ele é um ‘jenio’.
      Quem segundo o MP DESVIOU RECURSOS PÚBLICOS da previdência municipal e da educação do município? governo LIRA E VON.
      A tá você é psol, o partido ético? Mas a Heloisa Helena chamou a turma de vocês de malandro.
      Sabe por que não se coligaram com o pstu? Olha só o que eu encontrei aqui num comentário do blog http://pstu.org.br/nacional_materia.asp?id=14590&ida=0.

      Você deve ter mesmo MUITA + MUITA VERGONHA NA CARA!!

      SENDO ASSIM MEU POVO, VOTE 13!!!!!!

      • Os petistas justificam os crimes deles pelos outros. Roubamos, mas vcs tucanos tambem… Kkkkkkkkkkkk!

      • Como é bom pegar um petralha pelo rabo…

        1-PSDB tem mensalão?…TEM o mensalão mineiro do PSDB.

        Querida, o caso do psdb mineiro não se trata de compra de parlamentares como o mensalão do LULA que comprovadamente comprou apoio de deputados. Em Minas houve sim caso comprovado de caixa dois, essa é a verdade queira vc ou não.

        2-Quem privatizou as estatais a preço de banana? Ah, psdb…Uh…Deixa ver

        1º Sobre todos os aspectos as privatizações melhoraram o país, não sou eu que digo, são os fatos a realidade, os números
        2º Preço de banana? Mostre, te desafio a mostrar essa “tese” que diga-se, foi inventada pelo PT. A realidade é que até hoje o valor das ações de algumas dessas empresas jamais chegou ao doque foi vendido.

        3- Julgamento do mensalão na semana eleitoral? Coincidência….Mas o tiro saiu pela culatra nas capitais o PT segue e vai para 2º turno.

        1ºIsso mostra com clareza o total desprezo que eles possuem pelas instituições democráticas, eles realmente acreditam que a mais alta corte do país tem de parar por conta das eleições para não “prejudicar” o PT. É inacreditável!!!!

        2º Vamos ver após o termino das apurações… Os fatos estão dizendo que o seu pt sairá dessas eleições bem enfraquecido.

        4- É o Alexandre Von que será eleito o prefeito de Santarém não o Lira Maia. Quem é réu nesses processos citados é o dep. Lira Maia e não o Alexandre Von.

        5- O PSOL e o PSTU tem tanto apresso pelo sistema democrático quanto vocês, então não me interessa.

        VERGONHA NA CARA? MUITA MUITA MESMO!!!!!

        POR ISSO… 13 VOU NÃO, POSSO NÃO, VEGONHA NA CARA DEIXA NÃO!!!!

        • E dar- lhe 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13,13, 13, 13, 13, 13,13, 13, 13, 13, 13,13, 13, 13, 13, 13,13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13, 13!!

  • Não quer calar: Como fica as demais escolas do município que não leva o nome dos familiares de parlamentares. O que seria de Santarém se a Educação dependesse das familias homenageadas, será que temos que passar o chapéu nas famílias do César Ramalheiro, Wilson fonseca, Everaldo Martins, Ulbaldo

  • Isso mesmo, meus amigos. Só enxerguem o que é NOSSO.

  • Meu caro Jeso, você não precisa apelar com notícias como esta. Seu blog é muito bom, mas notícias apelativas mostrando sua parcialidade elitoral me deixa incoformado. Tenho minha opção, porém não gosto de especulações sem fundamentos, se tudo isso for verdade tiro meu chapeu para você.

    • Como assim sem fundamento, se a doação, inclusive, foi fundamentada pelo próprio advogado do DEM, ainda que negue a data feita pela acusação? Como assim sem fundamento, se há um processo em curso sobre o episódio?

      Como assim sem fundamento, se um juiz eleitoral instruiu um processo para apurar o caso aqui revelado? Como assim sem fundamento, RCS?

      Fui parcial, por acaso, RCS, quando publiquei este post http://www.jesocarneiro.com.br/politica/juiza-proibe-que-pt-fale-de-crime-na-tv.html? Não li qualquer manifestação sobre esse caso.

      Não tire chapeu pra mim, RCS. Tire-o para os fatos. Publico fatos.

      • Meu caro Jeso denuncia como esta com certeza o ministério irá apurar, mas minha pergunta fica no ar. se tudo isso é verdade, isso não aconteceu na sexta. Por que só noticiaram no sábado antes da eleição? Se esta senhora realmente fez isso e for provado, eu repudiu e espero que ela seja punida e que não fique igual ao Lira Maia que responde a década e não pagou por nada.

  • Esse Von e Maia não aprendem mesmo…
    Comprando voto na cara dura ..tem que cassar esse cara mesmo…
    Márcio Pinto 50meu povoooooooooooo , sei que a Lucineide que vai ganhar menos mal !!!!

  • Mas que sacanagem. Além da suposta tentativa de comprar votos, ainda é por uma miséria de 500 reais. Esse valor não é nada perto do que foi desviado da educação pela quadrilha do cipoal

  • Vou plantar arroz e vou querer um dos cartazes com a imagem do Von e sua vice para espantar os pássaros.

  • MAS PORQUE SÓ AGORA??????????????????????????????????

  • “Oportuna” essa matéria em Jeso? Porque só agora? Desespero? Ou Eficiência Jornalistica tardia?

    • Eriberto, desminta a informação. É mentira? Publiquei alguma inverdade? Pelo que percebo, tu é que ficaste desesperado com ela.

      • Bom, levando em conta que não moro mais na cidade, não tenho vínculo político com ninguém e nem mesmo voto mais em Santarém, aliás sou domiciliado, Noivo de uma Gaúcha,Trabalho e Estudo em Porto Alegre(cidade que escolhi pra viver inclusive por falta de oportunidade na minha área em nossa região) meu voto foi Justificado e vem acontecendo isso à pelo menos 3 anos e ano que vem já será transferido para Porto Alegre.

        A única razão que encontro pro que você quis dizer com “tu é que ficaste desesperado com ela.” É o desespero pela atitude de “Suposta Compra de voto”. Me diz uma coisa, e tú não ficaria desesperado com essa denúncia de mais uma vez o dinheiro para comprar votos? Mesmo sendo ele R$500,00 . Assim como o da candidata do PT Lucineide Gonçalves Pinheiro fraudou licitação para construção de escola, no período em que esteve à frente da SEMED para favorecimentos “Obscuros” do atual governo e/ou Parentes.

        http://www.jusbrasil.com.br/diarios/34077092/trf1-02-02-2012-pg-45

        Além claro da Maria, cassada por compra de votos nas eleições de 2008 e improbidade administrativa. Estou realmente desesperado porque acho mesmo que UM POVO QUE ELEGE CORRUPTOS NÃO É VITIMA É CÚMPLICE! Bom, e acho mesmo que não me entendeu, não disse que publicou alguma inverdade o que não quer dizer que seja realmente verdade até que as investigações provem, aê vamos falar de todas as acusações ditas acima, claro exceto da acusação da Maria que essa já foi julgada e CONDENADA. Mas a questão é…. PORQUE SÓ AGORA A DENÚNCIA?? Não subestime nossa inteligência Jeso Carneiro. Começo a fuzilar minha última esperança de imparcialidade política desse Blog.

        • Eriberto, você faz crítica seletiva, como se em nenhum momento o blog tenha feito denúncias à gestão do PT. Vá no BUSCA deste sítio e veja como o teu julgamento é errôneo. Sua verdade é fuzilada por sua apressada análise.

          Imparcial, repito pra você, não sou. Nunca serei. Nunca ne arvorei. Mas sou plural. Este espaço é um dos poucos no Pará que dá voz a todas as tendências partidárias.

          Repito: todas.

          Com relação à matéria da senhora Maria José Maia, refaço a pergunta: onde a inverdade? Onde a mentira?

          • Em momento algum disse que você não publicou a corrupção e denúncias no Governo do PT. Quanto a sua pergunta:
            “Com relação à matéria da senhora Maria José Maia, refaço a pergunta: onde a inverdade? Onde a mentira?”
            Caso não tenha entendido a minha resposta vou fazer o mesmo que a sua pergunta CTR+C e CTR+V
            RESPOSTA: ” e acho mesmo que não me entendeu, não disse que publicou alguma inverdade o que não quer dizer que seja realmente verdade até que as investigações provem”.

            A questão é CLARA : PORQUE SÓ AGORA? Não use mais uma postagem pra fugir dessa pergunta. Porque caso não tenha entendido, o que acho dificil, já respondí a sua DUAS vezes. Ou posso encarar a sua resposta como:”Imparcial, repito pra você, não sou. Nunca serei” se for esta a resposta, sim, digo a você, dou-me por satisfeito.

          • Você quer sugerir que o blog tinha essa matéria engavetada. Te respondo: não. Saiu no dia porque foi só naquele dia que pude apurá-la por completo. Iclusive, com as fotos, a cereja da reportagem, só obtida na fase final de apuração.

          • E quanto ao seu comentário, “Este espaço é um dos poucos no Pará que dá voz a todas as tendências partidárias.” Isso não pode ser considerado como vantagem porque dar voz à todos não é vantagem e nem argumento de discursão. É uma OBRIGAÇÃO e não tome como parâmetro outros blogs de nossa região, infelizmente. POis muito do coronelismo que ainda nossa região vive é herança também de uma falta de compromisso da imprensa financiada por Grupos Politicos e da falta de espaços sério como seu blog, isso mesmo, ainda acredito em seu Blog e por acreditar nele que ainda estou aqui argumentando com você.

          • Como não é vantagem? É sim, e muita. Não sei fazer jornalismo se não for assim, respeitando a opinião dos outros, contra argumentando, colocando a minha cara a tapa, denunciando desvios éticos de candidatos e candidatas interessandos em tomar conta do dinheiro público.

            Imparcial? Nunca com esse tipo de gente, nunca. Plural, sempre. Vantagens? Inúmeras, com a minha consciência é uma delas.

  • Vocês todos que estão se degladiando, seja de que lado for, tirem a conclusao vocês mesmo, principalmente aqueles que acham que cuidar da vida alheia é forma de fazer política. A resposta está aí para comprovar: foram quase 30 mil votos de difrença enmtre Von e Lucineide. Estar bem claro que o povo não aceitamais baixaria na política santarena. A resposta dada nas urnas pela falta de coerencia política de muitos candfidatos como Lucineide e Rubson.

  • A Escola joaquim de Lira Maia faz variás ações no bairro com o intuito de não só educa os alunos,mas também de socializar as pessoas,eu propriamente cansei de ver os docentes juntamente com os dicentes firmarem força para que as coisas acontececem na naquela escola,todos os anos a familia maia se dirigi a escola com objetivo de ajudar com a festa junina,por que só agora o PT vem com essa foto,sendo que essa foto foi tirada antes da festa junina e o mês eleitoral foi apenas em setembro,sabe o que era meus irmãos,desespero,professora fique despreocupada porque pra mim quem levou a pior imagem foi essa galera do PT,e verdade, politica ainda se faz com sacanagem no Brasil ainda não é PT…………………………………………

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *