O projeto que convoca o plebiscito para criação do Estado do Tapajós acaba de ser aprovado na Câmara dos Deputados.

A votação foi feita pelo colégio dos líderes de partido.

Apenas o PSOL votou contra a matéria.

O líder do governo Dilma Rousseff na Casa ainda tentou adiar a votação da matéria, mas o ex-deputado federal Paulo Rocha (PT), presente na sessão, entrou no circuito e conseguiu abrir caminho para votação.

O plebiscito para criação do Estado do Carajás foi aprovado logo em seguida.

No próximo ano, a população do Pará, através de consulta popular, deverá decidir se cria ou não os dois novos estados.

O vereador Reginaldo Campos (PSB), que está em Brasília desde o início da semana, acompanhou a votação. Assim como os secretários Inácio Corrêa (Governo e Infraestrutura), Arildo Nogueira (Turismo) e Francisco Lopes (Integração Regional).

O presidente do PPS em Santarém, Guilherme Taré Moura, foi outro que acompanhou a votação vitoriosa do plebiscito para o Tapajós e Carajás.

Leia também:
Plebiscito só precisa de quorum mínimo.
Plebiscito: Tapajós e Carajás entram na pauta.

Atualizado às 11h59, com novas informações

  • 38
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

75 Comentários em: Plebiscitos do Tapajós e Carajás aprovados

  • Desde criança ouço o assunto da criação do novo Estado, e isso se vai mais de anos e anos.

    Nossa região é rica e a coordenação da criação do novo Estado já divulgou dados sobre o recursos, sobre as condições viáveis para a criação do Tapajós. É possível. O Estado do Tapajós, é um passo depois do Plebiscito, antes o povo tem que dizer s quer ou não. Depois poderemos discutir sobre aonde será a capital

  • P[ENSO QUE O MOMENTO É OPORTUNO PARA JUNTARMOS FORÇAS E POSTARMOS COMENTÁRIOS FAVORÁVEIS EM BLOGS E OU SITES DA CAPITAL, ONDE VERIFICA-SE UMA FORTE CAMNPANHA CONTRA O ESTADO DO TAPAJÓS……………….

    • Vamos gente, postem, postem pelo Estado d Tapajós, vamos mostrar o quanto queremos!!!

      • Acordemmmmm o pessoal de Belém está a mil na campanha contra a divisão e aki …parado

        • Tenho certeza que seremos vitoriosos com o sim dia 11 de dezembro, não somente para nos separarmos do pará ,mas para vermos se Deus quiser ,mais emprego,mais concursos, mais independência em todos os setores, e voce que ainda está indeciso,quando todos diziam o estado de Tocantins seria um fiasco, se enganou,por isso, vote simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm, e verá que seu voto no futuro mudou a vida de muita gente.

  • Não Parem! Não Parem! Não Parem! Essa alegria contagiante precisa se espalhar por todos os quadrantes do Estado e do Brasil. Continuem a enviar os seus votos favoráveis aos novos Estados. Vamos reunir neste post do Acontecimento do Século, 1000, 10000, 100000 comentários. 50 gerações de tapajônicos lutaram e lutam por esta causa desde 1763, depois 1854, depois 1988 e nos últimos dez anos. Nós fazemos parte da história deste Estado Glorioso. Serão três Estados respeitadíssimos no Novo Brasil de Lula e Dilma, Sem falar no Futuro Território Federal de Marajó, cujos marajoaras estão conosco de ponta a ponta. O Futuro Chegou Gente!

    • Isso mesmo, vamos gente postar comentários, e mostrar p todos que QUEREMOS O ESTADO DO TAPAJÓS, JÁAAAAAAAAAA

      • A criação do novo Estado será um marco histórico mas acima de tudo é o símbolo de liberdade do povo do oeste do Pará.

  • OS MOCORONGOS APARATISTAS DA VÁRZEA CITY SOFREM DA SÍNDROME DO TASI ; tasi achando o os gregos do baixo amazonas e querem converncer com esse lari lari idiota de separação outras regiões mas não constatam o elementar o quanto são rejeitados por sua postura oportunistas de suas elites e pela já anunciada e conhecida prepotência de transformar a várzea city em capital de estado !!!! ora tem diferença entre sonho e delírio !

    • Muito obrigada pela aula de ignorância, discriminação, racismo, mediocridade, e acima de tudo mto obrigada pela discurso pois este mesmo texto poderemos usar ao nosso favor no movimento, na divulgação deste texto em prol da inteligência e sanidade.

      Mto obrigada, aposto que q esqueceu de tomar o remedinho.

  • Caro Jeso, moro em Manaus e tenho interese em participar do plebiscito pelo fato de ser santareno. O que devo fazer para ter o direito de voto ?
    Um abraço meu caro !!!

    • Para participar com voto, vc. deve ser eleitor aqui no Pará. Mas há outras maneiras além dessa de lutar pelo SIM no plebiscito, como o de convencer os seus amigos, familiares, vizinhos que aqui moram a votar a favor da criação dos novos estados.

  • CAROS AMIGOS DO ESTADO DO PARA, SOU DE TOCANTINS MAIS PRECISAMENTE DE ARAGUAINA, ESTOU MUITO FELIZ COM ESTA NOTICIA MARAVILHOSA DA DIVISAO, JA ERA TEMPO DE TODOS QUE MORAM NESSA PARTE DO PARA, QUASE ESQUECIDA PELOS GOVERNANTES DE COMANDAR SUAS PROPRIAS RIQUEZAS, LEMBRO QUANDO AQUI ERA NORTE DE GOIAS ATE PARA ADQUIRIR UMA SIMPLES RG DEMORAVA DE 3 A 4 MESES PARA SER EXPEDIDA, NAO QUE SEJA O CASO DE VOCES HOJE, MAIS TUDO MELHORA, OS PODERES MAIS PERTO DO POVO AGILIZA A VIDA DE TODOS, UM EXEMPLO; ANTES UMA VIAJEM ARAGUAINA A GOIANIA DURAVA EM MEDIA 30 HORAS, HOJE COM O DESENVOLVIMENTO TEMOS UMA EMPRESA AEREA COM JATINHOS DE 50 LUGARES QUE NOS LEVA EM GOIANIA DE MANHA E RETORNA NO MESMO DIA, SO ESTOU COMENTANDO ISTO PARA TODOS VOÇES SABEREM QUE EM PLENO SECULO 21 AINDA TEM AGRICULTORES QUE EM TEMPOS DE CHUVA NAO CONSEGUE NEM TRANSITAR PELAS ESTRADAS PARAENSES,MUITO MENOS ESCOAREM SUAS PRODUÇÕES, UM BOM EXEMPLO E A RODOVIA TRASAMAZONICA OU TRASAMARGURA. PARABENS A TODOS QUE DEUS ILUMINE A CABEÇA DE SEUS GOVERNANTES. CARAJAS E TAPAJOS TEM QUE SAIR DO PAPEL.VAMOS LA VIZINHOS.

  • Gostaria de agradecer ao Senador Mozarildo Cavalcante, autor do projeto que com certeza irá proporcionar aos paraenses do oeste do Pará, a criação do Estado do Tapajós, sem a iniciativa dele nós ainda estaríamos a ver os navios levarem as nossas riquezas, inclusive a nossa água.
    Gostaria de lembrar que todos os senadores e deputados federais que representam o nosso estado do Pará, que são ou que já foram, não nos deram essa honra, ou seja, não conseguiram apresentar um projeto que pudesse culminar com pelo menos a aprovação do plebiscito, foi preciso alguém de fora fazer o que os da casa deveriam ter feito.
    O Senador conhece o Pará, pois é formado em medicina na UFPÁ, sabe o que é deixar o seu local de nascimento para conseguir se formar em outro lugar, pois na sua terra não tinha uma faculdade até ser transformada em Estado de Roraima. A partir daí foram criadas condições para a criação de cursos superiores e o seu povo deixou de sair de seu território e passou a usufruir de muitas outras vantagens.
    Temos diversos exemplos de pós-criação de estado, devemos sim procurar tirar boas práticas para que o futuro do novo estado seja grande.
    Que Deus ilumine a todos.
    Obrigado Senador.

  • Que Deus abençõe o Tapajós!!!!!
    Vamos a luta para a criação do Estado Verde da Amazônia.

  • Impressionante como éfacil enganar a população.O estado do Tapajós vai trazer tantos beneficios quanto o linhão de tucurui , a cargil e etc…Novo Estado com velhos politicos éigual a mesma ” porcaria” de sempre. Que me perdoem os porcos.
    MAs que tal LIra MAia(o maior ficha suja do país) governador. Nosso Problema não éGeográfico e sim politico.Sou de Santarém e infelizmente moro em Belém a 1 ano e posso afirmar que se caso Santarém vier a ser Capital e tiver os mesmos problemas de todas as capitais do país (como Belém), aí sim a população vai sentir na pele o que é problema de verddade.Essacidade aqui é horrivel trabalho em uma escola que só esse ano já foi assaltada 3 vezes, e esse tipo de acontecimento não é privilégio da escola onde trabalho é comum por aqui e em todas as capitais do brasil.Masé lógico que a galera tem que comemorar : Reginaldo Campos enfim vai poder ser deputado, Lira Maia Governador, Alexandre Von Federal, Pra essa galera vai ser bom, porém pra população vai sobrar a periferia inchada, assaltos, e todas as mazelas que observo aqui em Belém. Oh !!! Minha Querida Santarém eu choro tuas águas Amazonas Tapajós…

    • Gean, candidata-se, participe dos movimentos sociais e, toda sorte pra vc., seja ungido pelas urnas do Tapajós. Caso contrário, os citados por vc. continuarão no poder.

    • Nem todas as capitais são iguais a Belém. Eu morei em Cuiabá (eu sou de Belém, mas moro aqui) e vi com meus próprios olhos pessoas com audi TT e mercedes conversível andando nas ruas. A diferença está nos políticos. Vamos melhorar o pessoal daqui. Se o Estado não sair, Santarém vai continuar estagnada por décadas.

  • Gente que felicidade tremenda. Apesar da conquista não estar completa isso é motivo de festa! Tem vezes que realmente nos sentimos representados por esses politicos, mas como já foi dito, é uma CONQUISTA DO POVO. Não vai faltar gente querendo se aproveitar disso. Agora é só se mobilizar para q a proposta seja aceita no senado para depois mostrarmos nossa vontade no plebicito. Viva o futuro não tão distante ESTADO DO TAPAJÓS tão sonhado pelo povo da região!

  • NOTICIA EXTRAORDINÁRIA .
    GOSTARIA DE AGRADECER PARTICULARMENTE AO PROF. DR: EDIVALDO BERNARDO, UM GUERREIRO NESSA LUTA .
    O JORNAL ” A CORRENTE” DE BELTERRA, QUE CIRCULA NO OESTE DO PARÁ, BELÉM , MANAUS, PORTO VELHO, MACAPÁ, EM TODAS AS SUAS EDIÇOES VEM DEFENDENDO ESSA CAUSA, INFORMANDO AOS NOSSOS LEITORES A IMPORTANCIA DA CRIAÇÃO DO NOSSO ESTADO. ACREDITAMOS QUE SÓ DESSA FORMA TEREMOS REAIS OPORTUNIDADES DE MUNDANÇA NA NOSSA REGIÃO. GOSTARIAMOS DE REITERAR NOSSO COMPROMISSO E ESTAMOS DE PAGINAS ABERTAS PARA ESCLARECER MELHOR SOBRE O PLEBISCITO.

  • É UMA GRANDE NOTÍCIA, ENTRETANTO AINDA NÃO É UMA CONQUISTA… AGORA, UMA COISA ME PREOCULPA: A AMBIÇÃO, A GANÂNCIA, OU MELHOR DIZENDO, A PEQUENEZ POLÍTICA DE MUITAS PESSOAS DE NOSSA REGIÃO QUE AO INVÉS DE SE EMPENHAREM EM PARTICIPAR DE ALGUMA FORMA PARA AJUDAREM EFETIVAMENTE, OU PELO MENOS SE INFORMAREM MELHOR SOBRE AS MINÚCIAS DE TODO ESSE PROCESSO E ATÉ MESMO AS ORIGENS HISTÓRICAS DESSA LUTA, SE PÕEM A DESQUALIFICAR SANTARÉM E A QUERER INVENTAR CAPITAIS… CUIDADO!!! OS INIMIGOS DESSA LUTA POLÍTICA, ECONÔMICA E HISTÓRICA PODEM SE UTILIZAR DESSA MESMA PEQUENEZ BAIRRISTA DE MUITOS PARA ENFRAQUECERNOS E DERROTARNOS E FINDARMOS MORRENDO COM NOSSOS SONHOS NA PRAIA, POR CAUSA DE NOSSA PRÓPRIA DESUNIÃO… É INDISCUTÍVEL, QUE SANTARÉM JÁ É LÍDER DESSA GAMA DE MUNICÍPIOS DE FORMA GEOGRÁFICA, CULTURAL E HISTÓRICA…É O BERÇO DESSE SONHO,JÁ QUE HÁ VÁRIAS DÉCADAS, HOMENS E MULHERES VISIONÁRIOS GERARAM E LUTARAM, TANTAS VEZES DESACREDITADOS, MAS LEVARAM ESSE PROJETO ADIANTE, MESMO QUANDO PARECIA IMPOSSÍVEL!
    EM SANTARÉM O TAPAJÓS(O RIO) DESÁGUA,CASA E DESCANSA DE SUA LONGA JORNADA, MAS TAMBÉM É NESSA CIDADE QUE O TAPAJÓS(O ESTADO) FOI PRIMEIRAMENTE SONHADO, PROJETADO, GERADO E HÁ DE NASCER PARA SE DESENVOLVER E TORNAR-SE GRANDE E FORTE COMO É O POVO DE TODOS OS MUNICÍPIOS DESSA LINDA REGIÃO. TEMOS QUE SER UM E A VITÓRIA SERÁ DE TODOS NÓS, COM AS BÊNÇÃOS DO SENHOR JESUS CRISTO!!!

    • “É INDISCUTÍVEL, QUE SANTARÉM JÁ É LÍDER DESSA GAMA DE MUNICÍPIOS DE FORMA GEOGRÁFICA, CULTURAL E HISTÓRICA…É O BERÇO DESSE SONHO,JÁ QUE HÁ VÁRIAS DÉCADAS, HOMENS E MULHERES VISIONÁRIOS GERARAM E LUTARAM, TANTAS VEZES DESACREDITADOS, MAS LEVARAM ESSE PROJETO ADIANTE, MESMO QUANDO PARECIA IMPOSSÍVEL!”

      Se assim for, Salvador deveria ser a capital do Brasil por ter sido a primeira sede governamental; ou São João Del Rey, terra de tiradentes; ou quem sabe São Paulo por sua economia maior que muitos países no mundo. Você tem razão, existe uma pequenez sim, uma pequenez de pensar que ser maior então naturalmente merece o posto! Essa é uma luta de todos nós, é um sonho nosso, não é só de alguns… Em nenhum momento será pequenez a Santarém não ser capital (a não ser que no fundo a luta seja só para mudar o status da cidade, fato que seria pura vaidade, e beneficio zero!), assim como não é para Salvador, para S. Joao Del Rey ou São Paulo.
      É por conta desse tipo de pensamento que me pergunto se estamos amadurecidos o suficiente para dar tamanho passo… Com esse tipo de opinião, continuo aqui muito desconfiado…

      • Amigo, estou me referindo, na verdade à todo o contexto, não só histórico, mas também ao momento presente, já que de fato, e quem conhece a realidade dos municípios da região sabe, que assim como o povo desse novo estado não necessita mais escolher o nome, também não precisa nem cogitar qual seria sua capital. Na mente e no coração de quase todos, esse estado a ser criado já tem nome e capital… onde se construiria uma nova capital, ou quais os danos ao meio ambiente que seriam causados com uma construção de tal porte no meio da região amazônica já tão castigada pelos desmatamentos…..
        Mas na verdade onde devemos gastar nossas energias é na luta que ainda continua!!!

        • Caro amigo, você fala como se 101% do povo da região fosse de acordo com tudo isso. Tenho certeza que em um plebiscito o SIM vencerá, mas voce terá o desprazer que ao menos 1% dirá NÃO aqui na região, por que o discurso sobre o tema não convence. NA verdade é a sua opinião pessoal, um direito seu, mas não fale em nome do povo!

  • A princípio temos que nos preparar para as duas últimas fases antes de pensar onde deve ou não ser a capital. Temos que fortalecer a união e pedir apoio de mais senadores e em seguida mais do que nunca, convidar a todos os amigos, parentes e até aqueles que moram fora por anos para votar no sim, claro respeitando a democracia e não caindo nas ciladas que serão colocadas pela elite de Belém. Portanto eu deixo aqui os meus parabéns aos políticos que votaram a favor, à população e principalmente aos que vestem a camisa do Estado do Tapajós.

    Regis Balieiro-Jornalista

  • VAMOS NOS UNIR E VOTAR NO SIM PARA OS DOIS ESTADOS, SERÁ MELHOR PRA TODO MUNDO, INCLUSIVE PRO PARÁ ( BELÉM E ADJACENCIAS).
    A CAPITAL BEM QUE PODERIA SER O MUNICÍPIO DO CURUÁ, ENTRE ALENQUER E ÓBIDOS. OU ENTÃO SANTARÉM MESMO.

  • Ganhamos mais uma batalha. Parabéns a todos que acreditaram e colaboraram, direta ou indiretamente, pelo feito. Há muito trabalho pela frente. Vamos chegar lá!

  • Caso seja mesmo criado o Estado, Rurópolis possui a melhor localização para ser a capital, contanto que mude de nome. Santarém não tem condições, a não ser que a sede de Governo e secretarias sejam todas instaladas no planalto, com um plano diretor planejado. Estamos falando de cidade/capital, e o velho amontoado Santarém da baixada à beira do rio terminantemente não tem como ajustar, nem passando trator geral.

  • Foi uma satisfação dialogar com você pela primeira vez! Não precisa aceitar esse comentário.

  • Bom também, é ver meu amigo Taré presente nesses momentos importantes da nossa história. Vai fundo Guilherme.

  • POPULAÇÃO DO TAPAJÓS E CARAJÁS NÃO AO PSOL PELO BEM DOS NOVOS ESTADOS.
    NÃO AO PSOL NÃO AO PSOL NÃO AO PSOL.

  • Noticia realmente é ótima, porem seria interessante confirmar qual seria mesmo a capital, pq se for que nem o projeto de carajás que prevê que haverá construção de um nova capital, seria frustrante notar que Santarém nao seria a capital…
    Alguém pode confirmar isso no projeto do Estado do Tapajós????
    Todos de olhos abertos!!!

    • Vcs estão falando m capital do Tapajós se nem ainda temos o plebiscito…o projeto do TAPAJÓS ainda vai passar pela aprovação do Senado! De certo mesmo só o plebiscito do Carajás. Se toquem, ainda dependemos da vontade de alguns políticos para q saia o plebiscito do Tapajós. Quero votar pelo SIM, mas só se for incluido tb o Estado do Tapajós.

    • Estais preocupado em criar um Estado ou uma ‘Cidade-Estado’???

    • Sou a favor do Tapajós e contra Carajás, pois lá não existem amazônidas, apenas devastadores. Santarém é a unica cidade digna de ser capital, sou um santareno orgulhoso de minha cidade, se for para construir outra capital melhor não ter estado novo. Amo meus irmãos Pinta-Cuia, Espoca Bode e Chupa Osso, mas não dá para inventar SANTARÉM e entre todas a melhor e mais preparada. TAPAJÓS JÁ, SANTAREM CAPITAL – sem hipocrisia.

  • AGORA É INICIAR A CAMPANHA PELO SIM.
    SOBRETUDO NA ÁREA DO CHAMADO PARÁ REMANESCENTE (Belém e Adjacências)

  • é incrivel como não tens o carater e a decência de citar a presença do alexandre von e a participação do lira maia…

    • ponto positivo p Alexandre Von que deslocou ate a capital federal, e o Antonio Rocha pq nao tava la???
      LIra Maia nao fez mais que obrigação, visto que a votação e na câmara do deputados e sendo este parlamentar federal seria o cumulo que ele nao estivesse presente em seu local de trabalho…

  • É, foi aprovado. Mas não é motivo pra comemoração. Afinal, a soma da população do Carajás e do Tapajós dá 3,1 milhoes. A do norte do Pará tem 4,4 milhoes. Nós do sul e do oeste temos maioria no sim, mas o povo do norte tem maioria quantitativa ainda, e muito provavelmente sua maior parte votará não. E convence-los a nos apoiar, vai ser bem difícil.

  • Quando o Estado Tocantins foi criado, a maior cidade era Araguina e nem por isso tornou-se a capital do novo Estado. Santarém não será a Capital.

    Com o Tapajós não será diferente. A Capital provavelmente deverá ser construída. Deve fica bem no centro do território, em um ponto de confluência dos rios e das pricipais estradas. Tinha que ser em Rurópolis(ponto de confluência da Transamazônica e Santarém Cuiabá e perto dos grandes Rios da Região; Amazonas, Tapajós e Xingu).

    • se é para discutir local, vamos construir a capital do novo estado em Belterra, lá tem muito espaço para a construção de toda a estrutura que uma capital precisa ter, tem área para porto, aeroporto e fica ao longo da BR, tem internet tbm.

  • Tenho uma duvida, a consulta será feita a todo o estado, ou somente os municípios afetados serão consultados?
    Se for estadual fico pessimista, se for regional bastante otimista.

  • Vamos comemorar na orla igual quando o Brasil ganha a copa do mundo, vamos soltar foguetes como fazemos no dia que o Pantera ou leão vence e vamos mostrar que temos vergonha na cara e rejeitar que os nossos futuros deputados e governador(a) sejam políticos que hoje só exalam corrupção ou incopetencia. Tapajós SIM, Carajás SIM

  • Vamos nos unir para essa vitoria, Lira Maria Rocha etc vamos a vitoria

  • TAPAJÓS JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    DIGAM SIM!!!!!!!
    QUEREMOS NOSSA CARTA DE ALFORRIA DO ESTADO DO PARÁ, CHEGA DE SERMOS A AS CIDADES QUE MENOS RECEBEM INVESTIMENTOS DO ESTADO!!!
    EU SOU DE SANTARÉM, MAS QUEREMOS DIZER A VOCES DE ALTAMIRA, OBIDOS, ORIXIMINA, ITAITUBA, ALENQUER, E OUTRAS CIDADES QUE COMPOEM JA POSSO DIZER O ANTIGO OESTE PARAENSE, QUE CONTAMOS COM O APOIO DE VOC|ÊS AFINAL A LUTA NÃO E DO POVO DE SANTARÉM MAS SIM DE TODO O OESTE, OU SEJA DE TODO ESSE POVO SOFREDOR, QUE ESTA CANSSADO DE PROMESSAS, PROMESSAS E NADA DE CUMPRIR AS PROMESSAS, POR FAVOR DIGAM SIM!!!!

  • Mais uma batalha vencida, graças a grande articulação no Colégio de Lideres dos Deputados Lira Maia e Giovanni Queiros. Agora é só vencermos no Plesbicito ! !

  • Gostaria de ver a cara do Zenaldo Coutinho, inimigo nº 1, do estado do Tapajós, com a aprovação do plebiscito para criação do Estado do Tapajós na câmara federal.
    Agora é a hora de demonstrarmos a verdadeira união para conseguirmos a nossa indepedência do Belenenses.
    VIVA o ESTADO do TAPAJÓS!

    Santareno.

  • Parabéns pela decisão.

  • Parabéns a todos que sempre lutaram por essa causa , não é hora de holofotes , é mais trabalho a todos, e não deixar a mídia da capital amedrontar os belemenses . O fato ruim é ver que a Senadora Marinor que é de Alenquer não conseguiu mobilizar seus companheiros da Cämara a votar a favor do projeto .

  • Prova que irá melhorar é só ver como está o Tocantins. Antes e depois de virar Estado.
    E nossa região é muito mais promissora.

  • Se for para votar somente o CARAJAS anotem…nós do TAPAJOS nunca seremos estado…esta manobra de alterar o projeto do TAPAJÓS pode atrapalhar pq se for para votar somente o CARAJAS eu voto NÃO…o plebiscito do TAPAJÓS ainda não esta garantido pois a volta ao SENADO terá de passar novamente pelos tramites MUITO DEMORADOS para votação…. é uma pena…soltei fogos de alegria e após veio o banho de água fria!!!

  • É isso que precisamos, melhorar nossa auto estima, para deixarmos de sermos excluidos.
    Ainda bem que o pt não atrapalhou, mas tentou.
    Paulo Rocha teve lucidez e ajudou a colocar na pauta de votação, só o PSOL foi contra . Tomara que não chegue ao governo nunca.
    Viva! os Estados do Carajas e Tapajos.

    • Cara estava em um determinado comercio quando soube da noticia e percebi o interesse de cada pessoa e a emoção de receber a noticia vi pessoas até emocionadas

    • Engraçado são os mais radicais que são contra descrimação mas não querem nos da direito a escolha . Radicalidade sem fundamentos nesse PSOL de lunaticos

  • Pow….o TAPAJOS ainda precisa passar pelo SENADO pq foi alterado na Camara…quero só ver se vai dar tempo ou teremos q votar somente o Carajás!!!

  • Sou economista e sei que investidores só investem com boas chances de retorno e tenho certeza que a grande possibilidade de nos transformarmos em Estado atrairá grandes empresas gerando imposto, emprego e renda. Esse sim é o grande propulsor de desenvolvimento que o povo merece a tanto tempo. Parabéns à todos.

  • União desse povo maravilhoso!
    Que aguenta o tranco.

  • Agora vamos nos unir graças à Deus.

  • Com a aprovação esses Estados tem tudo para crescerem e muito. Parabéns à todos.

  • Que maravilha!

  • Jeso sabe me informar se no projeto do Estado do Tapajós a cidade de Santarém consta como capital provisoria ou definitiva? pois no projeto do estado de carajás, a cidade de Marabá consta como capital provisória ate o termino da construção da capital definitiva….

    • É aqui que tenho medo… um estado que nem saiu do papel, mas que já tem nome e capital definida, unilateralmente, diga-se de passagem…
      Sou plenamente favorável à criação do novo estado, da mesma forma que sou contra a essas decisões unilaterais. Se é para promover um grupinho ou uma cidade, e os demais municípios ficarem assistindo, prefiro então que fique como está, até que o povo amadureça politicamente e compreenda o que significa democracia.

  • Agora vai! e Jeso você e a sociedade organizada que fazem parte desses Estados precisam se unir,
    para que possamos finalmente colocar essas regiões no lugar que sempre mereceram.
    Nossa responsabilidade aumenta e temos que fazer nosso melhor.
    Parabéns à todos e a incasável bancada federal. Foi gol e de placa!

  • Sou eternamente grato ao Pará minha terra tão querida meu encanto minha vida me permitão

  • Agora começa a parte mais dificil ….. convencer o povo a vota SIM .
    Aqui no blog , pelo que me lembro , somente aquele sociologo”zinho” de esquerda oriundo da camorra é contra .

  • parabens aos ilustres guerreiros que estão em brasilia

    • Abra mão de dizer que sou pai da criança essa vitoria não é de partido nem de pessoa alguma é nossa é do povo. Por favor oportunistas não se aproveitem do momento não atrapalhem sejam concientes precisamos é unir forças a luta continua depois de criado sim é outra historia no momento precismamos dar uma demonstração de maturidade para a outra parte da federação , eles estão de olho em nós

  • Parabens a todas pessoas envolvidas direta ou inderetamente no nosso maior projeto de desenvolvimento de nossa região e pra todo o estado do Pará .

  • Cara não tinha melhor noticia .Vamos lá agora é a nossa vez !!!!!!!!!!!!!!!! Vamos mobilizar maior numeros de pessoas, sindicatos ,associações, entidades movimentos sociais blogueiros . Perdoe me mais estou emocinado.

  • Notícia maravillhosa….está na hora de nos unirmos para o bem maior….viva nossa independencia!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *