Publicado em por em Artigos

por Apolinário (*) Saudoso Luis Araújo, Sei que, na medida em que podias, você ia muito bem pelo inferno aqui da Terra. Era só uma questão de cabeça, muito embora você não fosse mais cabeçudo do que aquele da família Dias, a maior de Alenquer. Parece loucura escrever uma carta para alguém que já morreu. […]

por Apolinário (*)

Saudoso Luis Araújo,

Sei que, na medida em que podias, você ia muito bem pelo inferno aqui da Terra. Era só uma questão de cabeça, muito embora você não fosse mais cabeçudo do que aquele da família Dias, a maior de Alenquer.

Parece loucura escrever uma carta para alguém que já morreu. Pior são aqueles que fazem até festa e pedem proteção de gente que morreu há mais de 1990, como por exemplo Maria De Nazaré, Jesus Cristo, Santa Clara, São Lázaro, São Judas Tadeu e outros do além. Imaginando isso tomei a decisão de te escrever esta.

Tudo que os Novelinos desejaram, fizeram com você. Por sorte, não te aplicaram o latrocínio e formação de quadrilha. Nem uma testemunha te comprometeu como a polícia queria e a banda podre da imprensa ainda vende.

Depois das duas últimas vezes que você falou, anunciando da ameaça de morte que vinha sofrendo, aos poucos foi se modificando os planos dos que circulavam com o objetivo de matar o bando todo, e sua cabeça já valia 250 mil dentro da cadeia. E só não rolou mais rápido, porque os contratantes exigiam métodos difíceis de serem executados por qualquer um, e seus companheiros de pavilhão eram desqualificados para tal.

Foi necessário, então, contratarem intelectuais do crime, figuras que trabalham há muito tempo com os Novelinos para dar início ao projeto de assassinar você, Chico Ferreira e Sebastião Cardiais.

Tudo foi acontecendo muito rápido, enquanto eu calculava que te matariam por último, você já tinha sido transferido e estava voltando pra casa morto.

Os 4 milhões que era a divida, e que causou um grande barulho dentro da imaginação tremida, agora já era fichinha diante da quantia que os Novelinos pretendem gastar para executar Chico Ferreira, Sebastião Cardiais e José Marroquin, que em breve também serão noticia funesta.

Até agora a polícia que sabe mais, ganha muito e tem a senha dos Novelinos continua trocando de carro, melhorando o guarda-roupa e abastecendo nas bombas do principais postos de gasolina em Belém.

O entra e sai de deputados, secretários, assessores e outros acionistas do crime organizado e endinheirados do Pará aumenta a todo momento, na sala do juiz do caso, Dr Moises Flexa, sempre a serviço do Sr. Ubiratan Novelino, pai dos finados Ubiraci e Uiraquitan.

Falando nisso, devo te informar Luis Araújo, que a carta que você escreveu pedindo socorro pro Megale, não o comoveu nenhum pouco, pois além de estar no time de cima é típico dele abandonar os velhos companheiros nos momentos difíceis.

Agora a coisa fiou mais simples, o dinheiro do PT, orçado para campanha de reeleição da governadora Ana Julia, não precisa mais de guia para circular no escuro.

Você se lembra dos últimos dias aqui no inferno, quando ainda estava na ativa e comentava no rádio a respeito do golpe dos falsos japoneses?

Você sabe quem pintou o cabelo do galego da Praça da Sé? Não foi o Wilmar Freire e nem o Jader Barbalho.

O resultado das investigações só veio sair agora, depois que você estar no céu e não pode interagir com os seres do inferno material.

Mas olha, foi muito engraçado, a elite da polícia belenense descobriu que todo aquele cabelo do galego era peruca e os japoneses eram índios falando japonês.

A propósito Luiz, como é ai?

No lugar de tesão, paixão, amor, fantasias, desejos, cobiças, raiva, medo, fome e sede a gente sente o quê?

Da pra falar fácil com Deus? Precisa ter padrinho para ser salvo? Servem peixe no almoço?

Me desculpa é que lembrei do dia em que comemos aquela caldeirada de Gurijuba, e na conversa você me disse que a parte mais interessante do ser humano e aquela que não presta, por que a boa é muito óbvia.

Termino aqui lamentando terem matado você primeiro, e pode ficar a vontade se quiseres me dar alguma informação a respeito do caso em sonho.

Por favor, descanse em paz, com um forte abraço do seu amigo artista Apolinário.

Obs: Luiz , a concha da caldeirada era de zinco e não de alumínio.

——————————————————————

* É artista plástico santareno. Escreve regularmente neste blog.


Publicado por:

63 Comentários em Carta aberta a Luiz Araújo

  • Estranho ler esses depoimentos. Parece que estou diante da torcida do Remo e do Paysandu conversando e se provocando por um jogo de domingo no mangueirão.
    Estamos falando de um assassinato, algo que vai muito além da linha do sim e do não. Quem errou tem que pagar. Não importa se a familia de uma enriqueceu de forma ilicita ou se o outro sempre foi um pilantra no rádio.
    Nada justifica um assassinato nessa categoria. E quando vamos aos motivos reais do crime aí é que o negócio fica mais complicado.
    Luiz Araujo errou e foi pagar na prisão. Não se tratava de um santo ou de um Diabo. Se tratava de um ser humano que cometeu um crime.
    Quando li sobre a suposta carta que o Abner teria recebido, pensei que bom se for verdade. Um dia poderá vir a tona mais uma verdade de uma história cheia de verdades.
    Luiz Araujo errou junto com Chico Ferreira. Errou mais por ter sido burro que por ter sido amigo de Chico, pois como amigo poderia ter lhe apresentado outra saída.
    Gallo.

  • bando de babaca é preciso saber realmente o que aconteceu para poder tecer algum comentário.

  • O entra e sai de deputados, secretários, assessores e outros acionistas do crime organizado e endinheirados do Pará aumenta a todo momento, na sala do juiz do caso, Dr Moises Flexa, sempre a serviço do Sr. Ubiratan Novelino, pai dos finados Ubiraci e Uiraquitan.
    Falando nisso, devo te informar Luis Araújo, que a carta que você escreveu pedindo socorro pro Megale, não o comoveu nenhum pouco, pois além de estar no time de cima é típico dele abandonar os velhos companheiros nos momentos difíceis.

    Baseado nesse trecho da carta, da para observar que a mesma não é assim tão maluca.
    Dá até pra refletir a respeito das amizades.

    1. Sr.carlos me diga aonde foi que você já viu amizade seria e verdadeira no crime organizado e na politica brasileira?

  • Eu so acho que para fazer uma acusação desas ao magistrado aquem o autor do texto se refere tem que ter muita certeza provas e peito para isso,
    Neste caso, se as acusações ou imformações forem verdadeiras a justiça brasileira está totalmente apodrecida.

    Lemento….

    1. Caro Pedroso eu não acredito nisso, acho que nossos magistrados são s/ sombra de dúvidas competentes e todos de reputação ilibada é só ler os autos do processo com atenção que vc vai chegar na conclusão óbvia cálculo por cálculo em cima das penas imputadas a cada réu. Acho que não vale a pena um juiz um desembargador sujar seu nome ainda mais num caso como esse de grande repercussão pela barbárie e pela riqueza de provas

  • Os 4 milhões que era a dívida, foi dinheiro dado ao PT via Joana Pessoa, Paulo Rocha e Valdir Ganzer.mais o Paulo Rocha, por exeplo, pediu cópias do depoimento do Luiz Araujo sigilosamente para o Abner.

    1. Joao de Deus….todo mundo sabe que você é do diabo.
      Te manca!
      Vai fazer especulação politica no teu galinheiro. Lá não faltam materiais.

      Tiberio Alloggio

  • Um dos momentos mais fortes do julgamento foi quando a promotoria exibiu um vídeo com depoimentos de Ubiraci e Uraquitan em homenagem ao pai, Ubiratan Novelinho. Em seguida, foi mostrada uma sequência com imagens dos cadávares dos irmãos.

    1. O INTRIGANTE DE TUDO ISSO, MARLON É QUE APROMOTORIA ( ACUSAÇÃO) FICOU MAIS A VONTADE DO QUE A DEFESA, MOSTROU VIDEO, PARA JURADOS E PÚBLICO TRANSMITIU AO VIVO O JUGAMENTO PARA TELÕES QUE FICAVAM ESTRATEGICAMENTE POSICIONADO FORA DO TRIBUNAL, ENQUANTO O ADVOGADO DE DEFESA TEVE PROBLEMA POR SIMPLESMENTE SE APROXIMAR DOS JURADOS. ACHO QUE AÍ TEM COISA.

  • sebastião cardias cobrou R$30Mil pelo trabalho e o luiz araújo tentou ficar com o corola,carro dos irmãos NOVELINO.
    Foi justamente pela imaturidade criminosa de araújo,que a quadrilha caiu.

      1. maturidade criminosa, acontece quando o assasino não se interessa pelo cadaver, pois enquanto so ele souber aonde o cadaver esta guardado, corre mais risco de ser descoberto o crime.
        no caso irmãos Novelino, os criminossos foram imaturos quando decidiram proteger os cadaveris, não permitindo se quer que os peixes os devorasem!
        vai uma dica o melhor fim para cadaver e o fogo.

        1. bom se vc tem filhos nunca pense na morte de outras pessoas por que o feitiço sempre vira contra o feitiçeiro. esses dois rapazes que foran brutalmente assasinados tinhan familia pai, mae, filhos e esposas vcs sabem como essas pessoas se senten se tambem nao morreran junto com eles. esses caras que mataran os dois irmaos so tiveran o que mereceran por tirar a vida de outra pessoa e eu espero ver mais porque aqui se fas aqui se paga por que o inferno e aqui mesmo

    1. Nao existe crime perfeito não existe assassino inteligente ao contrário do que pregam os filmes, psicopata não é inteligente é DOIDO

  • Boa tarde a todos, é a primeira vez que me pronuncio sobre o caso do meu pai, e vim aqui apenas para parabenizar a coragem e a Honrrades do amigo Apolinario, saiba amigo que você não é o unico, muitos nos procuram até hoje para pestar solidariedade, agora vocês que fazem questão de falar o que não sabem, fiquem sabendo que meu pai não deixou nenhuma carta de 15 páginas nem pra mim e nem pro meu irmão Abner Luiz, pois ele nunca se prestou a ficar calado pra ninguém, muito menos se prestou a chantagear ninguém, tudo o que ele fez ele assumiu na justiça daqui e de Deus só não acreditou que não quis e isso pouco me importa nos dias de hoje, meu pai sempre foi autentico falava o que queria e com provas fundadas deixava muita gente doida pra botar a mão nele e por falta talvez de falta de masculinidade vocês seus covardes aproveitam este momento pra falar o que não sabem para talves não sei não atingir qem não deve, ainda nos tempos em que se fazia jornalismo de verdade neste estado, meu pai sempre soube da existencia de vocês e das forças ocultas que sempre assombrou ele nesses tempos de cadeia e ele fez questão de me falar ou melhor me escrever 4ivros contando todas as histórias assombrozas que ele viu e houviu durante toda a sua vida, livros estes que ainda estão sendo redigidos pois foram escritos a mão livre, sem rascunhos como era peculiar do meu pai, nada da história deste crime será contado pois tudo o que se tinha pra ser contado já foi contado por ele mesmo. Deixem nossa familia em paz e saibam que as portas nunca fecharam e nunca iram fechar.

    1. prezado luiz victor
      sei que voce ia se forma em setembro passado, mas infelismente teve que trancar a matricula na faculdade para evitar ser visto transitando livremente pelas ruas. acredite, voce não agiu errado continue tendo muito cuidado mas não se entimide, afinal voce não deve nada para a justiça e muito menos para os Novelino.
      o Abner tambem vem sofrendo perseguição, perdeu até os patrocinios, por pressão aos clientes que possuen negocios com eles. ta no seu sangue e na sua alma a força para ajudar os seus parentes a darem a volta por cima.
      pense nas coisa boas que seu pai lhe ensinou e vá a luta
      abroços.

    2. Amigo vc escreve mal p pôrra aconselho a lêr um pouco mais para melhorar ortografia, concordância e linha de raciocínio; a propósito se seu pai sabia de coisas assombrosas c S pq ele não delatou tudo isso desde o inicio de toda a vida dele para a justiça, ele devia isso a justiça e a sociedade ? medo? cumplicidade?

        1. IDIOTIA patologia orgânica de origem genética que traduz retardo mental.No caso acima quem parece retardado?eh,eh,eh.eh

  • Tudo começou no tribunal: o advogado de defesa, contestou e afirmou que se negou a continuar a defesa no tribunal porque se sentiu cerceado do direito de defender LUIZ ARAÚJO.

  • o caso NOVELINO tem também origem no modo como campanhas são feitas, com finaciamentos às escuras e com consequente retorno aos financiadores.

  • Jeso,

    O Apolinário é louco mesmo, e o Luiz Araujo recebeu o que ele merecia,
    e deve estar no inferno esperando o Chico Ferrreira e o Cardias.

    um braço,

    Toni.

  • calma sr CARLOS KLEBER ARAUJO eu não quis ofender você, apenas fiz uma observação na preferencia do estilo: apolinario de escrever!!

  • Carlos Kleber Araújo.
    Meus pesames pela perda do seu irmão Luiz.

    Fiquei interessado pelas coisas que ficaram embaixo do tapete e que de certa forma vocês tem dificuldades para repassar, eu sei que o cerco esta fechado para os ARAÚJOS mas é só uma questão de tempo para a caixa preta aparecer e a verdade triunfar.
    A justiça criminalista Belenense esta toda de mãos sujas, até mesmo os magistrados conhecidos pelo bom caráter sujaram as pontas dos dedos com chocolate de sangue;A tentação foi grande,os novelinos abriram os cofres e liberaram dinheiro até para os fachineiros terem cuidado com o lixo da sala do juiz do caso.
    Po favor mande pelo meu email melhores informações sobre as coisas que ficaram embaixo do tapete: apolinarte@gmail.com

    1. Amigo vc está falando dos nossos magistrados vc tem idéia da tremenda besteira que disse? são pessoas acima de toda e qualquer suspeita, são pessoas capacitadas a julgar e condenar atos como desses ratos; se eu fosse vc por uma questão moral, ética e principalmente livre de baixarias como ameças por exemplo, pediria desculpas humildemente a todos os nossos criminalistas pois graças à eles a sociedade paraense ficou livre destes seres insalubres, destas escórias da sociedade que antes transitavam livremente entre homens de bem, graças à nossa justiça estão todos fora de circulação e a sociedade só ouvirá falar novamente deles quando um por um morrer, aí serão novamente notícia só que uma notícia boa, trazendo alívio à sociedade paraense, vale lembrar que um já foi, vamos aguardar ansiosos pelos demais.
      Abraços e não diga mais asneiras

  • Esse Apolinário só tem história triste, macabra, será que esse rapaz não tem nada de alegria e coisas gostosas na sua vida?????????

  • O Apolinário tem muito mais informação do que está escrito aí. Ele tem uma memória tão rica quanto sua criatividade artística. Tem acervo organizado e documentação da época sobre esse crime. Tem uma outra carta do Apolinário, sobre outro crime, o assassinato de Elinaldo Barbosa, que tive a oportunidade de ler, que deveria vir à público. Tem muita gente viva, contemporânea ao fato, que pode ou não confirmar o que ele diz. A ditadura já acabou.

    Enfrentar o seu passado é evitar os mesmos erros no futuro, já dizia Marc Bloch em “Introdução à história”, livro obrigatório para qualquer historiador.

  • amigo Jeso ,sera que o Apolinario queria que Luiz Araujo ,Chico ferreira ,Sebastião Cardias e Marroquim ficassem impuni e recebessem o premio NOBEL DA PAZ pela crueldade que fizeram?

  • como sempre essas cartas são muito rechadas de denuncias, na maioria das vezes contundentes e verdadeiras, descontando o estilo e o formato que por sinal são muito interessantes eu diria que o autor tem uma forte queda e simpatia pelo criminoso, podem observar que nas historias que ele se propoe a contar, nunca o criminoso é o principal vilão.
    Foi so uma observação.
    Parabéns Jeso!

    1. Meu caro Cleyton. Acho eu que quem mata para não morrer não pode ser considerado criminoso.
      essa era a questão ou matava ou seguia a música de Raul Seixas.
      ficar sentado no trono de um apartamento com a boca escancarada cheia dentes esperando a morte chegar.
      ai eu lhe pergunto, quem quer morrer?
      eu por acaso não quero.
      felicidades.
      em blog’s como o do Jeso é que se faz a democracia. todas as opiniões são validas.

  • Caro apolinario para quem cohece a história, você escreveu tudo nestas palavras. Pena que não podemos contar a você coisas que ficaram em baixo do tapete. Na verdade meu irmão não tinha medo de ser assassinado pela família novelino, mas sim pelo verdadeiro mandante da morte dos irmãos, mandante esse que um dia vocês saberão através da carta de 15 páginas que ele escreveu e entregou para meu sobrinho jornalista Abner Luiz Araújo. A morte de meu irmão no hospital penitenciario de Campo Grande ainda é um grande mistério. Num dia ele estava bem exercitando os pulmões com mascara de ar e no outro dia quando meu sobrinho Abner voltou para belém ele já estava morto. Sobre o megale esse rapaz foi quem “fumou” de vez com o Luiz, pois ele entregou para o deputado Alessandro uma carta que era para ele ler e jogar fora, e ele simplesmente traiu o amigo de infância. Meu irmão agora tá descançando, ta em paz, junto de nosso pai Abner.

  • Caraaaaalho……Quanta besteira em tão poucos bytes.
    Porra Apolônio, me desculpe, não se ofenda, mas vai te F*****.

  • Pode parecer estranho que um filho que mora em Santarém fale de um caso que ocorreu na capital. Mas o Apólinário anda muito, se encontra e conversa com muita gente, está atento a todas as informações que vê, que recebe, que ouve ou que vive. E o resultado é isso aí, um boa história, uma boa conversa, ou uma boa narrativa. Falem o que quiser, mas o apolinário sempre surpreende com histórias quentes, sangrentas… O caso em foco, o do assassinato dos irmãos Novelinos chocou a todos que tomaram conhecimento do fato, pois os requintes de crueldade são indescritíveis. Os caras foram concretados e jogados ao mar. Depois do desaparecimento deles, o carro foi encontrado em processo de depenagem na fazenda do jornalista Luiz Araujo, para quem Apolinário dirige sua carta. Dizem que os Novelinos eram agiotas de uma família muito endinheirada e poderosa, determinada a cumprir o ritual da vingança. A trama para o assassinato do jornalista seria apenas o primeiro ato de uma justiça feita com as mãos de profissionais especialisados no assunto. Bom, de qualquer modo, parece que a história não acabou, muita coisa precisa ser esclarecida, tem muito lixo no meio!

  • A historia aconteceu no Pará onde a impunidade impera. O enredo são as eleições. O motivo da sucessão de crimes foi dinheiro de fundo de campanha, obviamente caixa 2. Os boatos envolvem o PT e certos aliados, que recebeu e não quis pagar, saia mais barato eliminar os cobradores, que parece, estavam ansiosos e ameaçadores. Como em política tem muito aloprado, foi feita a lambança. Agora é preciso eliminar os arquivos que mesmo sendo criminosos e sem credibilidade perante a sociedade podem falar de forma convincente e mudar o rumo da prosa.
    Pelo conteúdo enigmático do texto de Apolinário esse falso japonês de cabelo pintado que circulava pela Praça da Sé pode ser uma pista.
    Mas sinceramente essa é uma história lá das bandas de Belém do Pará.
    Terra onde um político como Jader Barbalho é reverenciado como morubixaba não se precisa falar mais nada.

  • Caro Jeso,

    O bom jornalismo se faz não só com aquilo a que estamos acostumados, mas, sobretudo com enfoques diferentes, pois somente assim teremos visões diversificadas dos assuntos, por mais que não concordemos inteiramente com eles.
    Quanto ao conteúdo da “carta”, filtrando bem dá pra ri um pouco e lamentar muito, pelas aleivosias que esse Sr Apolinário destila. Já tinham me falado que ele não gira bem. Estou começando a acreditar.

    Abs

  • Lendo esta carta, eu estavava observando como funciona a corrupção politica no noso país, isso não tirando a nossa cidade do meio, é uma pena que muitos eleitores ainda hoje em pleno século XXI, ainda se deixem enganar com este método ardil e cheio de sujeira de ter para si o que é dovo. O Apoliário e o seu blog estão de parabens divulgando e fazendo as pessoas enchergarem melhor as pessoas que nos representam. O que a grande massa popular não sabe é que para se fazer justiça é preciso cohecer as nossas Leis, mas não é só isso, é preciso precionar, lutar pelos seus ideais e principalmente não se acovardar diante dos que nos corrompem, com impreguinho fajuto, tirando da mesa daqueles que precisam o pão de cada dia. Se formos realmente procurar nas prefeituras e nas secretarias municipais, o que vai se ver mais é funcionários de faxada, que nem aparecer no trabalho aparece, que faz das pessoas que nos representam publicamente escudo ou acha que eles podem resouver tudo, usando o conhecimento que tem com essas pessoas uma forma de se promover em benefício próprio, não sabendo que usar artimanhas para conseguir este tipo de coisa é crime, principalmente quando usa indevidamente declarações falsas em documentos públicos e privados. Se formos analisar com mais detalhes os Artigos 171 e 299 do Código Penal, isso é suficiente para punir esse tipo de arbitrariedade.
    Espero que esta carta desperte em outras pessoas não só esta visão de enchergar as coisas, algo bem mais abrangente.
    Natinho Maciel

      1. Eu entendi. Dizer que existem pessoas que pedem proteção a mortos, é verdade. Só que, segundo a Bíblia, JESUS CRISTO RESSUSCITOU. Deus tenha piedade dessa alma perturbada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *