PF apreende 583 kg de cocaína, armas, munições em fazenda do prefeito de Itaituba
Drogas, armas e munições apreendidas pela PF

Em operação realiza neste domingo (7), a Polícia Federal apreendeu 583 quilos de cocaína e cerca de 200 gramas de maconha tipo skunk. A droga estava dentro de uma fazenda do prefeito de Itaituba, Valmir Climaco (MDB).

Segundo a site Pará News, a suspeita é que a droga tenha vindo da Bolívia.

Dois homens foram presos lo local e três conseguiram fugir. Além da grande quantidade de drogas, foram apreendidos ainda uma pistola calibre 9 mm, dois fuzis AR-15 calibre 556, carregadores e munições, mira holográfica e luneta de precisão para uso em fuzil, rádios de comunicação, telefone, além de um avião monomotor, um bimotor e uma caminhonete.

 

A PF, ainda segundo o site, recebeu informações sobre um esquema de pousos e decolagens diárias de aeronaves de pequeno porte em uma propriedade rural localizada ao sul de Itaituba, às proximidades do km 43 da BR-230 (Transamazônica), no sentido Itaituba-Jacareacanga.

Em verificação junto à Força Aérea Brasileira (FAB), foi constatado que não havia registro ou autorização para voos na região e que se tratava de algo ilícito. Equipes de policiais dirigiram-se ao local e flagraram o pouso da aeronave, bem como o descarregamento de embalagens semelhantes as utilizadas para o transporte de drogas.

OUTRO LADO

Em contato com o prefeito Valmir Climaco, ele confirmou ao blog que a fazenda é de sua propriedade. Fica localizada há cerca de 45 quilômetros de Itaituba. Ressaltou ainda que não autorizou ninguém a pousar na pista existente no local.

“Ela está desativada há mais ou menos 12 anos”, garantiu, lembrando que seus aviões são guardados em hangar devidamente legalizado em área urbana de Itaituba.

Disse ainda que nesta segunda-feira esteve em audiência com a juíza federal em Itaituba para prestar esclarecimentos sobre o caso.

https://4.bp.blogspot.com/-kfsecDPFbyg/XSOja3TWECI/AAAAAAAAcXs/DTnY_PvZ10oPkdz_5XXavw2OlE0gU_hQwCLcBGAs/s1600/Monomotor%2Bapreendido%2Bem%2BItaituba.jpeg
Uma das aeronaves apreendidas pela PF

Com informações do Pará News e da redação do Blog do Jeso

LEIA também: Parecer da PGR pede prescrição da pena imposta pelo TRF1 a Valmir Climaco

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: PF apreende 583 kg de cocaína, armas, munições em fazenda do prefeito de Itaituba

  • A PF recebeu informação sobre um esquema de pouso e decolagem diários na fazenda e o Prefeito que é o dono da Fazenda a qual fica apenas 42 km de Itaituba não sabia?
    “A Fazenda estava desativa da há 12 anos”, mas tem uma pista de pouso e decolagem em pleno funcionamento?
    Uma das aeronaves aprendidas esta em nome do Prefeito Walmir Climaco.
    Tudo isso é no mínimo estranho!
    A PF tem que investigar qual seria o Destino e o Verdadeiro dono da carga aprendida, prenderam apenas ” as mulas” tem que ir investigar e prender os verdadeiros Chefes!
    Se a droga vem da Bolívia, Peru, Venezuela, Paraguai não faz diferença, agora fará diferença prender o dono da Carga e o destinatário, que aí estão os “peixes Grande”

  • Foi esse prefeito que outro dia disse que ia receber a bala quem ousasse entrar em sua propriedade, está aí a razão. A Justiça agora tem como desapropriar essa fazenda e destiná-la a reforma agrária, terra improdutiva há mais de doze anos, e servindo ao narcotráfico.

  • A Polícia Federal pediu a justiça federal a decretação da prisão preventiva do prefeito de Itaituba, Valmir Clímaco de Aguiar, dono da fazenda onde a polícia apreendeu, no domingo, 7, dois aviões com 583 quilos de cocaína e aproximadamente 200 gramas de skunk. Suspeita-se que a droga tenha vindo da Bolívia. Dois homens foram presos e três conseguiram fugir. Além da grande quantidade de entorpecente, ainda foram apreendidos um avião monomotor, um avião bimotor, uma caminhonete, uma pistola calibre 9 mm, dois fuzis AR 15 calibre 556, carregadores e munições, mira holográfica e luneta de precisão para uso em fuzil e rádios de comunicação.

    Mesmo com olhar desconfiado Helder Barbalho foi a Itaituba
    Depois da apreensão da droga, os policiais federais fizeram uma devassa na residência do prefeito, onde foram apreendidos armas, celulares, dinheiro e computadores. A caminhonete apreendida na operação está no nome de um segurança de Climaco, identificado como Júnior.
    Na manhã desta terça-feira, o governador do Pará, Helder Barbalho, desembarcou no município para uma visita oficial. Helder abreviou a visita em 2 horas e cancelou alguns compromissos na cidade. O prefeito de Itaituba é correligionário de Helder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *