Maia coloca irmã para dirigir Educação

Publicado em por em Educação e Cultura

Com uma penca de processos no STF (Supremo Tribunal Federal), grande parte deles por acusação de desvios de recursos do antigo Fundef (hoje Fundeb), o ex-prefeito e deputado federal Lira Maia (DEM) conseguiu emplacar, suprema ironia, a sua irmã, a professora Maria José Maia da Silva, no cargo de nº 1 da pasta estadual de Educação (5ª URE/Seduc) em Santarém.

Leia também:
Mulheres no comando: Sespa, Detran e 5ª URE.
Um escárnio em gestação.

A portaria de nomeação de mais um sangue-do-meu-sangue de Lira Maia foi publicada ontem (3) no DOE (Diário Oficial do Estado), e é retroativa ao dia 1º.

Maria José Maia, no entanto, até ontem ainda não havia assumido o cargo, o que deve ocorrer hoje. Ela substituirá a socióloga Graça Pedroso.


Publicado por:

40 Comentários em Maia coloca irmã para dirigir Educação

  • Ola Gerson, quando eu ouvia falar de vc, pensava que vc era um cara sério que estava acima do bem e do Mal, e que por vc ter um veiculo de comunicação como o seu blog que dega-se de passagem é muito acessado, nao imaginel que vc fosse igual os outros donos de emissoras de TV e Rádio que temos em Sanatém, que dependem do dinheiro da Prefeitura para se manter… parece que vc nao é diferente, quando eu vejo vc falar do Ex Prefeito Lira Maia como esta falando, imagino que vc nao vê ou finge que nao quer ver os podres da Familia Martins, das duas uma, ou vc nao quer se complicar com o todo poderoso Everaldinho, ou vc tambem como as custas da Prefeitura… se isso for verdade , eu lamento pois é mais um meio de comunicação sem credibilidade…

    Mauricio Sávio

      1. trocar o disco como? só vamos trocar o disco quando trocarmos a corja do PT por algo que realmente preste.. Maurício, concordo com você, esse povo precisa tirar a trava do seu próprio olho primeiro pra poder se importar com o olho dos outros!!

  • Concordo com as pessoas que sentem indignação quando constatam que o Deputado Lira Maia, depois de responder a tantos processos, ainda tem força política para implacar uma indicação no atual governo estadual. Realmente, é inadmissível que algum cidadão, que não tenha se beneficiado com o governo dele, o apóie e o considere um político competente, ou, no mínimo, é burrice.

    Porém, acredito que precisamos avaliar a indicação da profa. Maria José de forma técnica e independente. Gerir a 5a. URE é uma bomba pra qualquer um. Ela nao tem acesso a recursos e qualquer decisão, passa pela capital. Melhorar a educação nas escolas estaduais requer análise de muitas variáveis: melhoria da infraestrutura, salário dos professores eo mais importante, mudança na concepção de qualidade em educação. Digo isso porque o que determina se uma escola é boa ou não é a qualidade do produto que ela forma: o aluno. Hoje, os alunos saem do ensino médio na Rede Estadual sem saber ler, escrever, argumentar, sem dominar os conteúdos mínimos necessários ao nível e o mais grave, saem sem saber pensar. E isso, diretora nenhuma da URE vai conseguir fazer. Não devemos nos iludir com nada que prometam. Daqui a 4 anos, cheguem com qualquer aluno de qualquer escola da rede estadual e façam perguntas básicas de conhecimentos gerais e vocês verão que não sabem nada.

    Enfim, a URE serve para dar D.A.S pra alguém e fazer lotação de professores, somente pra isso.

  • Mas, me digam uma coisa: e o Dayan, o que aconteceu…. O blog anunciou que o cargo era dele… Bem que aquilo me cheirou a queimação!
    È o que dá contar com o ovo no … da galinha!

    1. Você tá equivocado, Cesar. Leia de novo a notícia. Dayan estava cotado para o cargo. É bem diferente do que vc. afirma. Releia-o, lhe fará muito bem.

  • Quem é pior, a Maria José ou o José Maria…
    Resposta correta: os dois! KKKK
    Se um pode, a outra tbm poode! Ha! Ha Ha!

  • Gean nâo precisar ter muito estudo pra esta naquele lugar caindo os pedaços……. Eu quero ver oprestigio dela pra fazer uma reforma no predio todo porque la so serve pra ser garota de RECADO…..que o diga a dona graça ninos…. ha lembrando quem gostava de dar os recados era o Alcindo…………… que nem pra isso ela prestava………..

  • Prezado Jeso
    Acredito imensamente na capacidade técinica e habilidade política da professora Maria José Maia, mas tenho experiência suficiente para saber que as decisões não dependerão somente dela. Tudo vai depender do planejamento da política pública de educação do governo estadual. Infelizmente as políticas públicas ainda são de cada governo e não de Estado como deveriam ser.
    Desejo a professora Maria José a sapiência necessária para conciliar sua competência técnica e responsabilidade social com as decisões políticas dos gabinetes fechados.
    Particularmente acredito na senhora e vou torcer muito para que faça um excelente trabalho à frente da 5ª URE, pois entendo que sua indicação não é fruto simplesmente do prestígio político do deputado Lira Maia, mas de sua competência.

  • Já trabalhei com a professora Maria José Maia.
    Posso afirmar o quão é uma profissional resposável e tecnicamente preparada para o cargo.
    Não tenho nenhuma dúvida que fará um bom trabalho a frente a URE.

  • Admiro a competência do Deputado Federal Lira Maia o cara de pau é muito inteligente consegue driblar todos com muita coragem e processos passa por todos, talvez um dia essa nossa justiça cheia de brechas até que se prove o contrário podera fechar a brecha dele um dia talvez quem sabe
    mas esta chegando 2012 ELE vai querer eleger seu Candidato, por isso vamos mudar vcs eleitores já conhecem as feras a eleição para prefeito e diferente da eleição pra deputado. Vamos torce para ela fazer um bom trabalho afinal é um orgão do Estado quem comanda é o Barba Azul (Jatene) e quem sofre é o povo.

  • Lira Maia é um descarado escancarado, é o político que representa bem a realidade dos políticos nacionais que dominam a arte de enganar o povo, o mais hábil, mais vantajoso, largo nas suas estratégias. Veja que ele passou quatro anos em Brasília e não trouxe nada para Santarém, sempre votou contra o Lula, sem nenhuma expressão no parlamento, sempre na sombra de Giovanni Queiroz que trabalhou duro para Lira Maia vir posar de rei do Estado do Tapajós, um calote no povo, com uma conversa de, agora sai, vai sair, está na pauta, vão aprovar… Tudo não passou de uma grande mentira, mesmo assim os inocentes dessa parte infeliz do Pará, do povão do oeste emburrecido pelas desgraçadas escolas construídas por essa estirpe de político para deixar o caboclo mais burro ainda, só assim poderiam lhe presentear com 60 mil votos de pura ignorância, ao invés de se livrar dessa praga que agora mostra de maneira nojenta que o que ele quer mesmo da política é arrumar sua família, os seus, como se o povo tivesse a obrigação de sustentar e empregar a sua irmã. Uma vergonha para qualquer homem de caráter, homem sério, meu pai jamais indicaria um filho seu para assumir qualquer cargo se ele representasse autoridade sobre o mesmo, por isso fico revoltado, pois recebi formação com distinção sobre nunca se apropriar do que é dos outros, principalmente levar vantagem sobre algo que que fosse de interesse da população. Esse cara de pau deveria se recolher agora no carnaval e fazer uma reflexão sobre essa postura autoritária, de colocar sua irmã nesse cargo que qualquer cidadão de verdade jamais o faria por se tratar de irmão em cargo público, não interessa competência, não é isso que está em jogo, é a alma humana do bem, da atitude limpa e correta, da postura, da honestidade e da ética, coisa que pelo o que se percebe ele deve desconhecer totalmente, pois perdeu a noção dos valores morais, importante para qualquer sociedade, pois em país sério isso jamais aconteceria, mas infelizmente estamos nesse inferno chamado Pará, de espertalhões que levam vantagem em tudo e nada lhes acontece.
    Estou enojado!

    1. Tinha que votar sim contra este LULA cafajeste. Como cita Arnaldo jabor em seus textos que foram censurados na internet: O Lula chegou ao governo e formou uma quadrilha de ladrões para roubar milhões de reais da nação brasileira. E você precisa de melhores informações, antes de falar do Lira Maia. Pelo menos deverias assista à TV CÂMARA pra saber o que ele faz em BrasíliA. Ele foi eleito por todo Estado paraense e tem conseguido sim através de suas emendas parlamentares recursos que estão beneficiando o povo do Pará. Se informe melhor amigo!

      1. Arnaldo Jabor como cientista político? KKKKKK
        Procure outras fontes, professor. Arnaldo Jabor é cineasta (alguém lembra de um filme dele?) e comentarista (ou humorista?) da Globo.

        1. Se vc se diz cientista político, e é tão desinformado desde jeito, quiça outras pessoa! Outra coisa em nenhum momento eu disse que Arnaldo Jabor fosse cientista políco, ou você não sabe ler, ou então precisa de uma óculo.

      2. Além de assistir a TV Câmara, o senhor precisa passar a assistir a TV SENADO, que é o lugar por onde passam as notícias da justiça. Ele ainda vai ter que devolver o dinheiro desviado da educação.

        1. Vc acha que quem tem skay em ksa, fica assistindo besteira que nem vc! Se ele tivesse que devolver alguma coisa a jusstiça já tinha feito algo pra resolver isso. Vc não passa de um despeitado, cara!

  • Se as leis em nosso país funcionassem, os únicos cargos que o maia estaria indicando era os de chefe de sela no presidio, mas como não funcionam …
    Dizer que Maria josé é competente é ser muito baba – ovo !!! já deve ter um cargo por indicação.
    Cargo de secretaria era pra ser cargo técnico. Santarém está cheio de Doutores em educação mais competentes. Nem curriculo Lattes (que qualquer cientista tem) ela possui. tá na hora dela ir é estudar

    1. Você é muito despeitado e rancoroso. Talvez se você refletisse um pouco mais, não falaria tanta besteira a respeito de Lira Maia e família. Pesquise melhor pra se informar!

      1. Se o Gean refletir um pouco mais não terá tempo para escrever no blog as informações escandalosas sobre Lira Maia.
        Infelizmente muitos eleitores em Santarém ainda são do tempo do coronelismo. É isso que Lira Maia é, um coronel que cursou agronomia, passa nas “colônias” com um sorriso fácil e muita conversa fiada.

  • Conheço o trabalho da Professora Maria José Maia, e sei da sua competência como gestora, por isso tenho certeza que irá realizar um bom trabalho, assim como veio fazendo enquanto diretora da Escola João XXIII,

    A você professora toda sorte, mostre seu compromisso com a Educação…

  • Enquanto não houver uma reforma política séria, com leis que realmente estabeleçam os princípios supremos da moralidade, da probidade…o retrato do famigerado cenário interno do nosso país continuará por longos e sofridos anos sendo este…Palhaço analfabeto (Tiririca) na comissão de EDUCAÇÃO da camara federal…e corrúptos insaciáveis (Lira Maia, Jader Barbalho, Duciomar Costa entre outros) comandando postos vitais (fraudadores na pasta educação, falsos médicos na saúde, madireiros no Meio Ambiente, banqueiros na Economia, ex jogador semianalfabeto na Cultura…). E ainda não satisfeitos…O Senado e ex presidente Fernando Collor foi eleito pelo presidente da casa José Sarney para discutir a REFORMA POLÍTICA.

    O pior é q tudo isso se faz na cara de pau, na cara dura, sem esconder nada de ninguem…pq sabem q alguns imbecís vão continuar os apoiando…votando neles novamente…

  • https://analisedeconjuntura.blogspot.com/

    JATENE: Mulher de desembargador do TJE também estaria entre os novos assessores especiais de Jatene. Nora do governador trabalha no gabinete do desembargador. É o segundo caso localizado pelo blog em menos de uma semana!

    No Blog da Perereca

    É muito provável que também a mulher do desembargador Cláudio Augusto Montalvão das Neves, do Tribunal de Justiça do Estado, tenha sido nomeada para uma assessoria especial do governador do Pará, Simão Jatene.
    É o segundo caso suspeito localizado pelo blog em menos de uma semana, na relação de quase 450 assessores especiais nomeados por Jatene em apenas dois meses.
    O primeiro, como você viu na postagem anterior, foi o de duas mulheres com nomes idênticos aos das filhas do desembargador Constantino Augusto Guerreiro, que foram nomeadas para o cargo de Assessor Especial II: Karla Karime e Kamille Kelly Vasconcelos Guerreiro.
    Agora, a suspeita é sobre uma assessoria que teria contemplado a mulher de Montalvão – e na listagem há ainda vários nomes que parecem de parentes de desembargadores.

    O Caso Montalvão

    No último dia 15 de fevereiro, o Diário Oficial do Estado publicou a nomeação de Rosa de Fátima Queiroz das Neves para o cargo de Assessor Especial II, com uma remuneração que estaria em torno de R$ 4 mil.
    Na biografia do desembargador Cláudio Montalvão das Neves, no site do TJ Pará, consta que o nome da esposa dele é Rosa Neves.
    Mas o principal indício de que Rosa, a esposa, e Rosa, a assessora especial, são a mesmíssima pessoa, vem do processo 2007.1.001.571-7, que tramitou na 6 Vara do Juizado Cível do Pará, mas hoje se encontra no Judiciário carioca.
    Trata-se de um pedido de indenização por danos morais e materiais contra a antiga Varig (VRG Linhas Aéreas S/A), ajuizado por Cláudio Augusto Montalvão das Neves e Rosa de Fátima Queiroz das Neves – logo, uma pessoa com o mesmíssimo nome da nova assessora do governador.
    E mais: segundo o site do TJ Pará, o advogado de Montalvão e Rosa é um certo Flávio Queiroz. Na verdade, Flávio Augusto Queiroz das Neves, conforme o cadastro nacional da OAB. Possivelmente, filho do casal.
    O mais interessante, porém, é o seguinte: pelo menos até maio do ano passado, quem coordenava, comprovadamente, o gabinete do desembargador Cláudio Montalvão das Neves era Luciana Lopes Labad Jatene. Ou seja, a nora de Jatene; a mulher de Alberto Lima da Silva Jatene, o “Beto Jatene”.
    Há informações de que Luciana permaneceria até hoje na coordenação do gabinete de Montalvão.
    Ela teria ingressado no serviço público estadual através de uma Assessoria Especial, cujo decreto de nomeação, ao que parece, foi publicado no Diário Oficial de 9 de junho de 2003 – quer dizer, no primeiro governo de Jatene.
    Teria ficado na Casa Civil até junho de 2005 e passado pela Escola de Governo e pela Sefa. Em maio de 2006, teria ido parar no TJE.

  • Independente de ser irmã de um péssimo politico, péssima pessoa, tenho a certeza que a competência da Professora Maria José é mais que suficiente para tomar conta da URE.

  • Olá Jeso, vc viu a entrevista do secretario Jose Antonio no IMPACTO?
    É brincadeira. Ele dizendo que as coisas estão indo para melhor …porém o HMS permanece o mesmo, falta medicamentos e até hoje não instituiram o plantao de especialidades como pediatria, ortopedia e neurocirurgia . Eles alegam que nao tem dinheiro para a comissao de medicos que tenta negociar isso. Ué, se eles nao contrataram plantonistas como é que ele diz que a SEMSA esta aberta para qualquer medico que queira trabalhar no HMS?
    Avise pra ele que seu filme ja se queimou muito, seria melhor ele ter ficado só na vice mesmo ou na secretaria de transito, agricultura, meio ambiente…

  • E preciso destacar dois pontos:
    1- reconhecimento da competencia administrativa da senhora maria jose;
    2- reconhecimento do peso politico da dupla maia-von.
    Parabens!

    1. Esse anônimo é um dos imbecís q me referí no comentário acima…da PARABÉNS pra Lira Maia, só sendo um imbecil da pior qualidade!!

        1. E ignorância também!
          É uma pena que Santarém ainda tenha esse tipo de político e de eleitores.

  • Ainda bem que a 5ª URE, não tem recursos como o do IPMS (Intiruto da Previdência Municipal de Santarém), se não…

    1. É isso ai, dos males, o menor. Já pensou se ficasse com a SEDUC? O que o Lira Maia não iria construir?

      1. Celça,
        Até você está com dor de cotovelo? Sinto que és mais uma dos inúmeros despeitados que criticam o Lira Maia, só porque ele é competente! Eu sempre digo: tens que estudar, tens que estudar, pra poder chegar lá.

    2. Infelizmente as pessoas têm memória curta, escutei o desabafo esses dias com muita indignação, de uma professora que sofre as consequências deste fato , a pobre foi aposentada com um mísero salário e por essa situação fica buscando ser contratada, já recorreu a justiça, mas a morosidade é cruel… Enquanto isso, esses abutres vivem uma vida nababesca e a professora mendigando…Só nos resta esperar pela justiça DIVINA porque a da terra… E a Conceição Vieira e a diretora da Escola Frei Ambrósio , ainda disseram na pose da Maria Josè que a mesma veio para moralizar a 5ª URE, tenho vergonha de algumas figuras se intitularem, “EDUCADORAS”…

      1. Será que vc ainda gostaria da URE ser dirigida por esse pessoal incompetente do PT? Basta de corrupção e desmandos neste Estado!

  • Êpa… Mas isso não é aquele negócio de nepotismo cruzado? Parente não tá liberado só pra secretário(a)?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *