Mudança na Superintendência do Incra: Chapadinha emplaca a 1ª nomeação no governo DilmaChapdinha, Claudinei e Adaías, novo comando no Incra/Santarém

Mudança no comando da Superintendência Regional do Incra (SR-30) , com sede em Santarém.

Sai Claudinei Chalito; entra Adaias Gonçalves, indicado para o cargo pelo deputado federal Chapadinha.

Leia também – Aos gritos de “Fora PT “, PMDB oficializa saída do governo Dilma Rousseff.

É o primeiro cargo no governo Dilma Rousseff emplaca desde que trocou o PSD pelo comando do PTN no Pará, há cerca de 20 dias.

A mudança na direção do Incra foi antecipada pelo blog.

A nomeação de Adaías Cardoso Gonçalves foi publicada na edição de hoje, 30, do DOU Diário Oficial da União.

Com formação superior em agronomia, o novo número 1 do Incra tem experiência na área fundiária.

Ele comandou, por exemplo, o programa Pará Rural no governo de Ana Júlia Carepa (2007-2011) e a Coordenação de Regularização Fundiária da SPU (Superintendência de Patrimônio da União) por quase 4 anos.

Passou ainda pela pasta de Meio Ambiente (Semma) em Santarém, e atualmente é chefe do Serviço de Regularização Fundiária de Mojuí dos Campos.

Tem 42 anos e é natural de Belém.

  • 15
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

48 Comentários em: Mudança na Superintendência do Incra: Chapadinha emplaca a 1ª nomeação no governo Dilma

  • até que em fim, o incra sai das maõs do pt e do pmdb, alguém pode me dizer o que este superintendente fez nestes 6 meses, nada, a unica coisa concreta foi exonerar os chefes que eram do pmdb e colocou os do pt, foi uma gestão fraquíssima, caldo de pedra

  • BOM DIA, QUERO DIZER QUE ESTOU NO INCRA DESDE 2006, E NUNCA VI UM SUPERINTENDENTE, TÃO ÉTICO, RESPONSÁVEL E ATUANTE, TODAS AS BESTEIRAS FEITAS POR PEDRO AQUINO, LUCIANO BRUNET, CLEIDE SOUZA ,HUGO ALAN, FRANCISCO CARNEIRO E LUIZ BACELAR ,FORAM SANADAS EM MENOS DE 6 MENOS, O NOVO SUPERINTENDENTE ASSUMIRÁ UMA SUPERINTENDENCIA, ENXUTA , E SEM PROBLEMAS NENHUM, SORTE AO NOVO CHEFE ,E QUE ELE SIGA O EXEMPLO DEIXADO PELO O EX CLAUDINEI CHALITO

  • Isso significa que o Deputado chapadinha vai votar contra o impeachment da presidente Dilma e a favor da corrupção? É isso?

    • E ficar ao lado do Michel Temer e Eduardo Cunha é o que? Combatente da corrupção? Desliga da Rede Globo, rapá!

    • Você deve ser míope, surdo ou medíocre? Pois hoje CORRUPTO no Brasil tem, NOME, SOBRENOME, APELIDO, PARTIDO E VALOR RECEBIDO. A partir de FURNAS, ODEBRECH quem quiser falar em Corrupção vá olhar a LISTA e dar nomes aos BOIS, hoje todos são conhecido. Por favor, nós sabemos que Santarém tem um péssimo Prefeito, mas nós temos um sistema de comunicação razoável, então por gentileza vá lá no Google e faça essa pesquisa antes de opinar sobre quem são os corruptos no Brasil, não vou dizer pra não facilitar sua vida. Não se preocupe, mudar de idéia é para sábios e inteligentes.

    • É isso sim…. ele ta votando contra o povo e eu vou fazer campanha eternamente contra ele. Quanto aos defensores dos meliantes eu prefiro não comentar pois são inimputáveis por cegueira ideológica.

    • Na verdade o acordo feito foi para que ele não compareça no dia da votação. Chapadinha em todas suas entrevistas falou que tomaria sua decisão de acordo com a vontade do povo, já que a presidente tem 90’/. de rejeição do povo, seu voto deve ser a favor da cassação, vamos ficar de olho se ele não comparecer ja sabemos o que aconteceu, foi enfeitiçado pelo canto da sereia.

  • Nem mesmo o novo chefe do incra assumiu, e o sttr e os chefes nomeados pelo pt, já declararam guerra ao novo chefe, deve acontecer uma greve no incra em santarem amanha e quinta ,coincidindo c com a greve que acontecerá em brasilia entre os movimentos sociais, contag , fetagri e cut para que o novo superintendente não assuma

    • Não deve haver ingerência política em um órgão tão sério

    • Quero ver algum dirigente sindical se preocupar com a superintendência do Incra em Santarém quando o que tá em risco é a Democracia, as liberdades individuais, os direitos humanos e políticos do Povo Brasileiro. Tenho certeza de que o Deputado Chapadunha vai ultrapassar a política provinciana e a atender o chamado da República e assumir o seu papel de cidadão eleito democraticamente e com liberdade para decidir qual é o sistema político que deseja seguir trabalhando. Acredito que o nosso único deputado federal não vai fugir à luta, a Nação espera muito de todos os eleitos democraticamente. Atualmente não se pode mais generalizar dizendo que os políticos são corruptos. Hoje os políticos corruptos tem nome, sobrenome, apelido, partido e valor recebido. Portanto, agora quem quiser abrir a boca pra dizer que fulano e Sicrano é corrupto, olhe a lista de FURNAS, ODEBRECH, ou seja os apurados pelas investigações da LAVA JATO E ZELOTES. Então o Deputado Chapadinha deve ter visto a lista e claro sem dúvida oPTou pelo Governo e fez o que todo político sério deveria fazer se colocar a disposição para trabalhar em prol do Povo que o elegeu. O Voto dele é seguramente pela DEMOCRACIA E PELO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

      • KKKK és uma brincante.

      • Vc parece um papagaio, repete sempre as mesmas coisas.
        Nome e sobreno Zé, dircel e genoino, Lista mensalão e os valores me perdi nos zeros. Nomes Lula, lulinha e luleco, mariza, sobrenome lula, lita lava jato , me perdi nos zeros.

        • Sem chance pra você, atualmente só existe duas grandes PROVAS contudentes contra o CRIME de corrupção COMPROVADO, FURNAS E ODEBRECH. Já olhaste quem tá nesta Lista. A mimha Presidenta DILMA e o meu ex -Presidente LULA, NÃO ESTÃO , Se você achar o Moro vai te agradecer ele tá louco pra ter algo que o ajude a voltar pra Midia Golpista. Sugiro a você uma coisa bem legal. Assine o Blog do Jeso e desliga a Globo. Pode acreditar, suas opiniões vão melhorar bastante

  • que nada !! esse deputado medíocre ainda não se deu conta de que está numa canoa furada !!! ganhou muito pouco para o imenso desgaste que vai ter caso troque seu voto como todos os deputados avulsos do baixo clero ( que cabem agora numa Kombi ) na câmara estão fazendo !!!

  • Claudinei Chalito compôs uma gestão seria, ética e honesta. Sua curta gestão foi um marco na história do INCRA em Santarém. O Superintendente Chalito conta com o apoio e o respeito de seus colegas servidores. Fez opções corretas e tendo a legalidade e finalidade pública como parâmetros estabeleceu relação de respeito com servidores, trabalhadores assentados e com o MPF. Trabalhou pelos assentamentos e não pela grilagem ou pelos madeireiros como ocorreu em gestões anterioriores.

    • me relacione, uma ação feita nesta gestão de 6 meses, temos um problema de uma exclusão das áreas de nossos filiados de nossa associação do pac bom sossego,, veio uns 10 agronomos, 4 viaturas e comeram só as diarias, até hoje não entregaram nem o relatório, isto é gestão ética, acho que foi mas uma gestão bagunçada, este novo chefe tinha que fazer estes agronomos devolverem as diarias .

      • Bom sossego = Assentamento de grileiros de terra e madeireiros ilegais que pressionam o INCRA para liberar a área para os pilantras aproveitadores da reforma agrária que invadem terra para roubar a madeira e depois vender a terra!

  • Não adianta o desgoverno tentar em vão interromper o curso normal das coisas. Impedimento já.

  • Alguém sabe se esse cidadão nomeado para o Incra é o mesmo Adaias condenado nesse processo criminal 0020257-32.2010.8.14.0401?

  • É por isso que os órgãos públicos do Brasil não funcionam, os diretores sempre são indicados por políticos e não por mérito.

  • Chapadinha há se rende a corrupção e se alia ao governo mais corrupto da história do Brasil. Para não deixar qualquer dúvida dé que está do lado da corrupção e contra o povo o Deputado Chapado há ganhou de presente a indicação do n 1 do órgão mais corrupto de todos os governos: O INCRA.

    Que o deputado Chapadinha há seja feliz com sua escolha pela corrupção e que em breve a Lava Jato possa encontra-lo.

  • Esse é o típico jogo político que devemos execrar de nosso país, política suja de troca de apoio político por cargos. Enquanto existir e a sociedade achar isso natural estaremos perdidos.
    Eu defendo que esse troca tem que ser considerado caso de improbidade administrativa e corrupção ativa e passiva, com a devida cassação dos mandatos dos envolvidos.

    • Então caça o mandato de todos os políticos do Brasil porque essa prática é corriqueira em todos os governos inclusive no psdbesta e pmdbost…
      Deixa de hipocrisia!…
      Não há como simplesmente acusar isso de
      ” improbidade administrativa e corrupção ativa e passiva”…

  • Na próxima eleição vamos mandar ele pedir voto ao pt.,

  • quero ver se este novo chefe do incra, vai ter coragem de ver o desvio de juruti velho, pois o luiz bacelar não fez nada pois o deputado jose priante não deixou investigar, pois atingia os amigos do pt, agora a bomba esta em sua mão;

  • Muita ciumeira e raiva!…
    Parabéns Chalito pelo trabalho realizado no INCRA SR 30.. Desejamos sucesso onde vc estiver!…

    O Chapadinha escolheu o caminho certo nesse momento delicado da história do país! Não podemos deixar a quadrilha do pmdb dar um golpe!

    Temer Jaaaammmmmaaaaaaaiiiiisssssss!

    • Deixa de ser trouxa!!! Esse cidadão é indicação do Priante via Chapadinha, fizeram um consórcio visando aparelhar o órgão!!! Lembre-se, o Priante era o padrinho do Bacelar, aquele q ta la no cucurunã!!!

  • COLOCARAM A RAPOSA PRA VIGIAR O GALINHEIRO. AKI JAZ A REFORMA AGRARIA

  • Rapaz esse nunca mais pega meu voto. Chapadinha mostra o quanto é burro e não entende nada de politica. As eleições vem ai e quero ver se ele elege alguém com o incra.

  • Não é possível que o chapadinha vá contra o povo. Se for ele acaba antes mesmo de começar. Quero ver o voto dele.

  • QUANDO VEIO UMA EQUIPE DO INCRA DE SANTAREM, PRA FAZER O LEVANTAMENTO AQUI DO PAC TINHA O CHEFE QUE SE CHAMAVA BRUNO CEREJO, ELE ACORDAVA ONZE HORAS, QUANDO QUE TINHA DE IR PRO OUTRO LADO DO RIO MOJU,ONDE TEM UMA BALSA , JA CHEGAVA LÁ MEIO DIA, QUANDO ERA 3 HORAS JÁ VOLTAVA, É POR ISTO QUE NO INCRA NADA ANDA, ESTE NOVO CHEFE TEM QUE COLOCAR ORDEM NA CASA, SEMANA QUE VEM VAMOS FORMAR UMA COMISSAO, E VAMOS FAZER UMA VISITA AO NOVO CHEFE E COBRAR SE ESTE TRABALHO JA FOI CONCLUIDO, CASO NÃO TENHAM TERMINADO, VAMOS EXIGIR A DEVOLUÇAO DAS DIARIAS POIS FICARAM AQUI MAIS DE UM MES.

    • Deixa de ser trouxa! Esse trabalho já foi entregue a 6 meses e já está com a justiça federal, agora é só esperar a ordem judicial para a desintrusão dos grileiros da área e fazer a reintegração de posse pro Incra. Os chefes de vc’s, pseudo agricultores, fica falando q ñ entregaram o laudo pq sabem q a porrada vai ser seca, ai aquele monte dinheiro q foi parar nas mãos de algumas pessoas q disseram q poderiam influenciar no desfecho desse caso vai pro ralo! Mas a PF ta investigando, fica tranquilo! Direto ela ta passando pela Rui Barbosa!

  • Esse Rapazinho indicado pelo Chapadinha é de onde mesmo,? qual a procedência dele? lá em cima alguém falou que se for esse Adaias, de uma condenação em um processo. (condenado nesse processo criminal 0020257-32.2010.8.14.0401) é bom verificar isso, para que o INCRA não venha manchete de coisa ruim novamente.

  • Deixa de ser trouxa! Esse laudo já foi entregue a 6 meses, já está com a justiça federal, agora é so esperar a ordem judicial para a desintrusão dos grileiros e reintegração de posse para o Incra! O q ta acontecendo é que os líderes desses “pseudo agricultores” ñ falam a realidade pq sabem q a porrada vai ser seca, aquele monte de dinheiro que foi entregue a pessoas q disseram ser “influentes” foi pro ralo e agora eles ñ tem nada! Mas fica tranquilo q a PF ta investigando isso faz tempo! Eles estao sempre ali por perto do cruzamento da Rui Barbosa com a 7 de Setembro!

  • Os critérios dessas indicações é de quem é mais lambaio e arrecadador,sem nenhum preparo e formação, esse chalito tava dando prejuízo, pois não tava pegando aqueles agrados que era de praste, então por isso ele foi exonerado, NÃO DEU LUCRO! Vi um caso parecido também à uns meses atrás lá no terra legal. Se esse nomeação se consolidar juntará a tampa e o penico um no terra legal e o outro no incra. Depois esse PT não quer levar porrada!

    • soube que todos os chefes entregaram os cargos, vale salientar o seguinte: todos estes chefes se fizeram que eram do PT, ai como o claudinei chalito não conhecia , nomeou todos o s servidores que participaram da greve, este foi o parametro , grevou pegou chefia, só que o PTN é da base governista, e terá todo o APOIO da presidente dilma NÃO AO GOLPE .

      • É impossível a esses que sempre nomearam seus cabos eleitorais para chefiar orgaos e entidades publicasus, com intuito de viabilizar caixa 2 de campanha e favorecer apadrinhados, entenderem e aceitarem o processo que ocorreu na gestão Chalito. Essa gestão pautou-se por critérios iminentemente técnicos. Pôs abaixo o sistema corrupto implementado pelos apadrinhados do Priante. Expulsou os lobistas de madeireiras e de grileiros de dentro da SR 30. Estabeleceu parceria com o MPF e reorientou as ações do INCRA para seu público legítimo: os assentados da reforma agrária. Os servidores que compuseram essa gestão, com ou sem DAS, lutaram por esse processo há dez anos e continuarão lutando pautados exclusivamente pela noção de justiça social embasada em critérios técnicos, éticos, legais e morais e não importa quantos superintendentes tenham que cair ou serem presos, sejam eles filiados a partidos ou apadrinhados de politicos, aqueles servidores continuaram a desempenhar com zelo o suas funções.

      • É impossível a esses que sempre nomearam seus cabos eleitorais para chefiar orgaos e entidades publicasus, com intuito de viabilizar caixa 2 de campanha e favorecer apadrinhados, entenderem e aceitarem o processo que ocorreu na gestão Chalito. Essa gestão pautou-se por critérios iminentemente técnicos. Pôs abaixo o sistema corrupto implementado pelos apadrinhados do Priante. Expulsou os lobistas de madeireiras e de grileiros de dentro da SR 30. Estabeleceu parceria com o MPF e reorientou as ações do INCRA para seu público legítimo: os assentados da reforma agrária. Os servidores que compuseram essa gestão, com ou sem DAS, lutaram por esse processo há dez anos e continuarão lutando pautados exclusivamente pela noção de justiça social embasada em critérios técnicos, éticos, legais e morais e não importa quantos superintendentes tenham que cair ou serem presos, sejam eles filiados a partidos ou apadrinhados de politicos, aqueles servidores continuaram a desempenhar com zelo o suas funções..

  • senhor novo chefe, coloque estes funcionarios para trabalharem,

  • UM CARA ESCOLHIDO SEM OS DEVIDOS CRITÉRIOS…….. QUE É!!!!!

    Presidência da República
    Subchefia para Assuntos Jurídicos

    DECRETO No 3.135, DE 10 DE AGOSTO DE 1999.

    Dispõe sobre o provimento do cargo que menciona no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, e dá outras providências.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, da Constituição,

    D E C R E T A :

    Art. 1o O Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA será escolhido dentre servidores ocupantes de cargo efetivo do Quadro de Pessoal da Autarquia, cujos nomes constem de lista tríplice aprovada pelo seu Conselho Diretor, com base em seleção interna fundamentada no mérito profissional, na forma e condições definidas em Portaria Ministerial.

    Art. 2o Excepcionalmente, o cargo de que trata o artigo anterior poderá ser provido por qualquer outro servidor, ou, ainda, por pessoa sem vínculo com a Administração Pública, de ilibada reputação e comprovada experiência técnica e administrativa, mínima de dois anos, em atividades compatíveis com a natureza do cargo.

    Art. 3o O Superintendente Regional do INCRA será submetido a processo de avaliação de desempenho periódica, com base em indicadores previamente definidos em ato próprio.

    Art. 4o O Ministro de Estado Extraordinário de Política Fundiária baixará os atos necessários à execução do disposto neste Decreto.

    Art. 5o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 10 de agosto de 1999; 178o da Independência e 111o da República.

    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
    Raul Belens Jungmann Pinto

  • não estou entendendo porque este tal de chalito não quer entregar o incra, mais me falaram que tinha um acordo para ele liberar mais 15 milhões para o assentamento juruti velho, e c om a saida dele este lance pode não acontecer,

    • Tu és uma égua mesmo….Movimento Social que está na luta… pois nunca se viu em tão pouco tempo um Superintendente fazer o que CHALITO fez…. tua boca de Juriti Velho.. com idéias hipocritas de 15 milhões….. ta querendo voto de lá só pode….. em.nenhum momento CHALITO se opôs a decisão do Governo que infelizmente fez esss aliança que Não vai pra frente….. CHALITO é SERVIDOR DE CARREIRA… MUITO COMPETENTE… então prezado se informa da realide e sai da terra do nunca.. pq o Peter Pan nao vai te SALVAR…

      • meu caro estive em brasília mes passado e estive no incra e conversei com um servidor que já tralhou na sr 30 , não vou dizer o nome para que ele não sofra represália e ele me contou que este chalito foi indicação da dona da mansão de vidros do mapiri

  • Desde a Operacão Faroeste quantos servidores do Incra já foram presos? Todo cuidado é pouco! A Polícia Federal sempre esteve de olho nessa autarquia. O presente pode ser de grego!!! E eu nem estou enfrentando os quesitos competência, seriedade, independência política e ética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *