Helenilson assume governo do Pará em março

Publicado em por em pessoas, Política

Blog do Jeso - Helenilson Pontes

Acertada para o mês de março, conforme fonte palaciana do blog, a saída do governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), do cargo.

Fora dele é que o tucano-mor paraense decidirá se irá concorrer ao Senado ou à reeleição.

Ficou definido também que o santareno e atual vice-governador Helenilson Pontes (PSDfoto) assumirá o cargo.

Nele, legalmente, só restará a alternativa, se Helenilson quiser participar da eleição deste ano, de ser candidato a governador.

Leia também:
IAP lança livro sobre garimpos do rio Tapajós.


Publicado por:

19 Comentários em Helenilson assume governo do Pará em março

  • Caro Jeso Carneiro,

    Entreposto da Zona Franca de Manaus foi uma ação que iniciou e quase conclui no governo da ex governador Ana Júlia Carepa. Nesse caso, fico feliz por ele ter pego o bonde quase chegando à estação e garantido que não mudasse o destino. Ainda sobre esse assunto, há que se dar crédito também ao presidente da FACIAPA e tantos outros que contribuíram decisivamente para o caso.

    Para não criticar o ilustre vice governador em áreas que ele já demonstrou não ter habilidade e competência, só quero acrescentar mais um item onde ele é especialista, TRIBUTOS: o nosso Estado é um dos que possuem a carga tributária mais alta. Você sabia que só o ICMS sobre o telefone é 30% e que o seu impacto efetivo para a população é 42,86%? Isso mesmo! Para cada R$ 100,00 que você paga de telefone R$ 42,86 é só de ICMS. Questões como essa e tantas outras, sobre as quais o Sr. Helenilson Pontes é especialista (com Doutorado), é que tiram a competitividade do nosso empresariado em engessam a economia do nosso Estado.

    Entreposto da Zona Franca de Manaus é só um exemplo de “solução” paliativa, com efeitos colaterais mínimos e de longo prazo. É claro que isso é melhor que nada. Contudo, é preciso avaliar e trabalhar em questões deveras mais relevantes. Por exemplo, dos sete estados da Região Norte, cinco já possuem Área de Livre Comércio, ou seja, conseguiram reduzir significativamente os seus impostos. Por outro lado, o Pará, além de não possuir nenhum tipo de benefício fiscal (e até os perde com a Lei Kandir), possui umas das maiores cargas tributárias do Brasil.

    Acredito que todos concordam que ele (HP) entende muito de tributos. Então, porque se omitiu novamente para questões tão sérias e necessárias para o progresso social e econômico da região? Vários empresários deixam de investir em nosso estado por esse motivo. É dinheiro que deixa de circular, empregos que deixam de ser gerados, etc.

    Precisamos muito de um bom representante político, mas, hoje, entendo que essa pessoa não é o Sr. Helenilson Pontes.

    1. Entreposto iniciado como ação no governo anterior e, como fazem os estadistas em relação às boas ideias, concretizada graças a interesse diuturno de HP.

      É assim que se faz política, é assim que os homens públicos com HP maiúsculos são forjados na política, caro Joaquim. A taxa mineral – que serviu como modelo parta todos – isso mesmo TODOS – os estados minerais deste país é feito grandioso, de um estado espoliado pela Lei Kandir – a quem Helenilson tem feito duras críticas. Se dependesse só dele, tenha certeza, tal lei espoliadora já teria sido colocada abaixo.

      Ao meu ver, HP é a mais grata revelação política deste estado nos últimos tempos. Basta analisar as lutas, grande partes delas vitoriosas, dele em favor dos paraenses.

      1. Respeito a sua opinião!

        Só não nos esqueçamos que o Entreposto da Zona Franca de Manaus tem efeitos muito pouco práticos e de longo prazo para a nossa região (solução paliativa), e que não foi idealizada ou de responsabilidade desse governo (tampouco do HP). Demorou tanto tempo para ser efetivada (só em 2014) para iludir os incautos sobre de quem foi o mérito.

        Assim com eu, você deve saber que se o governo ignorasse essa opção, estaria dando um tiro no pé, em razão da forte pressão empresarial exercida sobre o governo. Faça uma entrevista com o Sr. Olavo das Neves. Portanto, não vejo nenhuma qualidade de “estadista”, apenas a mesma fraqueza de ceder a pressão, semelhante a que sofreu no Plebiscito.

        Acho uma pena que um cidadão santareno tenha usado o seu “poder” de vice governador para reduzir a sua atuação a um comportamento tacanho, que se resume a tímidas soluções paliativas para a nossa região.

        De qualquer forma, não quero mal desse Sr. Torço para que ele seja tudo que você acredita ou deseja. Quem ganha é a população paraense (incluindo eu e você).

        Quanto aos demais itens que mencionei, que fique a semente da curiosidade, para demandar mais pesquisa e conhecimento sobre o assunto. Quem sabe sou eu quem está equivocado!

        Só não voto nele. Não e Não!

  • O Cara passou 3 anos como vice-governador e nunca tomou frente para a melhoria da região, mal pisava o pé aqui, e na época do plebiscito se escondeu que nem um patinho feio na lagoa suja, ai o povo vem dizer que muda muita coisa..
    ME aponte ai o que muda?
    O que ele poderá fazer em alguns meses de governo para melhora algo na região se em 3 anos não usou da sua inteligencia que tanto falam nos comentários e uso do cargo de VICE para tentar melhora a sua região?
    Isso e papo de quem ta afim de tira algum proveito da situação isso sim…

  • Vocês se esqueceram do santareno Dr. Odair Corrêa, vice-governador, que ocupou o governo do Estado do Pará?

    1. Túlio, Odair Corrêa assumiu interinamente o cargo. Ao contrário de HP, que assumirá o cargo como titular.

  • ATÉ CONCORDO QUANDO SE FALA EM COMPETÊNCIA E SABEDORIA, MAS DAÍ A TER INTERESSE E COMPROMISSO COM SEU POVO (DE SUA CIDADE) ME DESCULPE AOS AMIGOS DO HP, ELE NUNCA PROVOU ISSO MUITO PELO CONTRARIO, SERÁ QUE POVO JÁ ESQUECEU NA ÉPOCA DO PLEBISCITO (SONHO MAIOR DESTE POVO REJEITADO PELA CAPITAL) QUANDO ELE PREFERIU DEFENDER O GOVERNO AO INVEZ DE DEFENDER O INTERESSE DOS SANTARENOS.

  • Se isto de fato acontecer, será um presente para Santarém, que nunca teve um seu filho Governador do Pará. Vamos torcer que isso de fato aconteça, para o bem do Pará, de Santarém e de seu povo. Competência e sabedoria não falta ao Helenilson. Será o primeiro Governador do Pará, com doutorado em direito.

    1. gostaria de saber em que o helenilson pontes ajudou em santarém enquanto vice-governador? se nascido nessa cidade, ajudaria a amenizar os problemas locais e nao vejo grande auxilio dele no papel de representante do municipio diante do ” soberano” Jatene. nao adianta,ser governador e nao mostrar o quanto luta pelo melhor para o povo.ele apoiou de que forma o projeto do estado do tapajós? foi omisso e nao será lembrado pelo bom caracter pessoal( digo de passagem,ele ser um bom homem trabalhador) mas enquanto partidario, nao vejo grandes contribuiçoes para nossa perola do tapajos.

  • UMA GRANDE NOTICIA PARA A FAMILIA DO HELENILSON PQ PARA SANTARÉM NÃO MUDA EM NADA. NÃO É NÃO.

    1. Saraiva, só uma pessoa com uma baita trave nos olhos e uma vesga percepção de política é capaz de raciocinar como você. HP é a mais grata revelação política do Pará nos últimos anos.

      1. Impressionante como pontos de vistas mudam muito sobre diferentes prismas.

        Concordo com o Dailson Saraiva. Não acho que mudará nada. Dizer que é uma honra para Santarém é um argumento completamente inócuo. Talvez ele aproveite o pouco tempo que tem para trazer um ou outro benefício paliativo, para enganar os incautos.

        Não questiono o currículo invejável do Sr. Helenilson Pontes. Como advogado tributarista, ele é reconhecidíssimo. Não é comum ver a sua honestidade questionada. E todos que o conhecem dizem que ele é uma pessoa muito inteligente.

        Contudo, essas características não parecem suficientes para fazê-lo um bom político. A grande oportunidade que teve para se tornar uma grande liderança política para os municípios do Carajás e Tapajós foi desperdiçada. Ele preferiu a omissão e ignorou o extremo abandono dos municípios do interior do estado.

        Sr. Jeso Carneiro, você que defende o HP, seria capaz de relacionar alguns feitos de responsabilidade do Vice-governador Sr. Helenilson Pontes e que trouxeram resultados práticos e deveras relevantes para a população do interior do Pará? Mas sem considerar os eventos que o governador Jatene determinou que ele viajasse para representar o governo.

        Precisamos oxigenar o nosso atual quadro de opções políticas. Um dia, talvez eu mude de opinião sobre o Sr. Helenilson. Só dependerá da sua capacidade política de gerar resultado com o seu cargo. Mas hoje, é NÃO e NÃO! Também acredito que não estou só, tem uma multidão de mais de 95% da população de Carajás e Tapajós, além dos diversos que ignoram a sua existência na Grande Belém.

        1. Só vou citar um ação do HP. Só uma: taxa mineral, com consequências inquestionáveis, inclusive pela oposição, para os cofres do Pará.

          1. Prezado Jeso Carneiro, sendo o Sr. Helenilson Pontes um Dr. em Direito, especialista e atuante em tributos, a taxa de exploração mineral é o mínimo que ele poderia fazer.

            Mesmo assim, até hoje não se sabe ao certo quanto foi arrecado, para onde os recursos foram direcionados e quem fiscaliza.

            Ainda nessa seara, ele também deveria ter usado o seu vasto conhecimento tributário para demonstrar o quanto a Lei Kandir tem causado a sangria de bilhões de reais aos cofres do Estado do Pará, mas, até o momento, não se houve falar de qualquer estudo, sob o comando dele, para compensar as perdas causada pela Lei supracitada.

            No mais, vejo apenas “soluções” paliativas, inaugurações representando o governador e viagens para acordo de “negócios”. Viagens que nunca dão resultado relevante e prático, servem quase praticamente para turismo, como o II Fórum Empresarial do Algarve, que rendeu ao Sr. Helenilson Pontes e sua comissão de apadrinhados uma viagem a Europa.

          2. Joaquim, pelo menos você já enxergou o mínimo. Tá melhorando. Pra quem não enxergava nada, já é um bom sinal. Outra: é de iniciativa de HP a concretização do entreposto da ZFM em Santarém. E tem mais… muito mais.

  • kkkkk….. agora os invejosos vão enfartar de vez kkkkkkkk….
    Tem que tirar o chapéu para ele , por um BOM período será a autoridade MÁXIMA DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL , …, o cara além de ser um gênio ainda é sortudo ao quadrado kkkkk……
    Para quem ficar se remoendo de frustrado , tente fazer o que ele fez estude, seja honesto , bom filho , trabalhe feito um cavalo , durma pouco , LUTE DIGNAMENTE … se mesmo assim não conseguires nem chegar PERTO DO QUE ELE É , faça o seguinte que 90% de dar certo : M O R R A E NASÇA DE NOVO KKKKKKKKKKK…..
    Boa sorte , Helenilson Sortudo Mão-de -Vaca Poder Pontes !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *