"Sim" 30%; "não" 61% no Datafolha

Publicado em por em Política

78 Comentários em "Sim" 30%; "não" 61% no Datafolha

  • meus caros irmãos, do tapajós e do carajas, as vezes me pergunto, será mesmo que estas pessoas estão falando sério ? será que elas não enxergam o que até cego ja viu, que toda esta historia de plebiscito, divisão, so veio para causar uma grande ferida e em nossos corações, por que será que ninguem enxerga que a maior parte da culpa do sofrimento e da tão comentada miséria, em seus municipios, pode não ser somente culpa do tamanho de nosso estado, e sim dos próprios eleitores destas regiões, por não saberem escolherem seus gestores municipais, pois os mesmos que se encontram em seus gabinetes, são verdadeiras raposas politicas, que nada fazem para ajudar seus municipios a sairem da miséria em que se encontram, é lastimável ver um povo tão maravilhoso, se tornar marionetes nas mãos destas raposas, devemos sim aprender a eleger nossos politicos, colocar pessoas que de fato lutem pela melhoria de vida de seus municipios, ABRAM OS OLHOS, A MAIORIA QUE APARRECE NO PLEBISCITO SÓ QUE APARECER E PODER JUSTIFICAR SUAS FALTAS DE COMPETENCIAS NOS SEUS MUNICIPIOS. DEVEMOS SIM NOS UNIR E BANIR ESTAS RAPOSAS APROVEITADORAS, E RENOVAR COLOCAR POLITICOS QUE LUTEM PELO INTERESSE DO NOSSO POVO……… ABRAÇOS E UM FELIZ ANO NOVO BELEM 02.01.2012

  • MANAUS COMO A METROPOLE DO NORTE, DIZ SIM 77 A DIVISÃO DO ESTADO DOS MANINHOS PARAENSES, TAPAJOS E SANTAREM MERECEM DESENVOLVIMENTO E MODERNIZAÇÃO, A CIDADE É LINDA POREM MALTRADA E MANIPULADA PELOS LADRÕES DE BELEM, VAMOS SANTAREM PORRADA NELES E RUMO A MAIS UMA CAPITAL BRASILEIRA!!!!!

  • Infelizmente o STF decidiu que todos os eleitores do Estado a ser desmembrado devam votar no plebiscito que propõe q criação de um novo Estado, isso reduz em 90% as possibilidades de se criar novos Estados no Brasil porque o eleitorado da região da capital é sempre maior que o das regiões a serem desmembradas, além de possuírem a máquina administrativa a favor da propaganda pelo não desmembramento. No caso da Pará ainda existem possibilidades de aprovação porque são duas regiões a serem desmembradas, mesmo assim se passar será por pouco. Vejo a decisão do STF como injusta pois permite que a população das regiões menos habitadas e que necessitam da emancipação fiquem a mercê da vontade da região da capital, injusta, também, porque quando da criação do Estado do Tocantins apenas a região a ser desmembrada votou no plebiscito, nós que estávamos na região da Capital (Goiânia e parte sul de GO) não votamos, assim, o Plebiscito que ensejou a criação do TO teve uma margem de tranquilidade porque era a vontade de quase a totalidade dos eleitores e população daquela região, outro motivo, para desmembramento de Municípios votam apenas os eleitores do Município a ser desmembrado e se a Constituição Federal estabelece que são entes da União: os Estados o DF e os Municípios então não é justo que seja dado tratamento diferenciado aos casos de desmembramentos de Estados e Municípios.

  • Sugestão ao Jeso para desmoralizar essas pesquisas mentirosas e manipuladoras. Junte todos os milhares e milhares e comentários do seu Blog nas matérias sobre a Divisão pelo Sim e os poucos gatos pingados do Não. O resultado será 90% Sim e 10% Não. Em seguida publique a verdade para não deixar a população a mercê dos pinóquios do Sudeste e de Belém.

    1. Se Você acessar um blog que é contrário a divisão o resultado vai ser o mesmo em favor do não.

      1. José, não sei qual é a sua posição entre o SIM ou O NÃO, porém devo ressaltar que vc deixa claro a não divisão do Pará, porém, esqueçe voce, dos mais pobres, aqueles que não tem acesso a uma boa educação, saúde, quem sabe talvez vc não tenha um bom plano de saúde, então José una-se ao SIM em prol de um melhor Estado, com a esperança de melhores dias. Será se vc já precisou de algum exame em algum hospital público, seja ele regional ou municipal, evidente que não, lembre-se que essas pessoas precisam, vc já se perguntou pq na campanha do NÃO, não aparece ninguém pobre. Ora José poupe todos aqueles que estão a margem da sociedade, que precisam.JOSÉ UNA-SE A NOS E VOTE NO SIM. Não leve em conta as lagrimas da Fafa de Belém, pois se a mesma realmente gostasse do Pará, ela se chamaria FAFA DO PARÁ e não de Belém

  • Jeso, seria interessante divulgar essa foto em seu blog.
    Tem como conseguir ?

    A Sra Marcia Simone de Araujo esposa do ex-prefeito de Terra Santa e atual nº 2 do Incra/Santarém, Adalberto Anequino nega qualquer insinuação de que seja contrário à criação do Estado do Tapajós.

    Ao BLOG DO JK, Marcia não só reafirmou a sua convicção nos benefícios que advirão com a Divisão do Pará, mas também negou acusação, “plantada por adversários políticos do seu marido”, de que tenha aderido à campanha do “não”.

    EX-PREFEITA DE TERRA SANTA DESMASCARA GOLPE DA CAMPANHA DO NÃO PARA MANIPULAR ELEITOR.
    A FALSA FOI MANCOMUNADA COM O JORNAL DIARIO DO PARÁ.

    Marcia Simone disse ao signatário do BLOG DO JK que dia 11 de Dezembro ira votar SIM 77!

    Na foto que Marcia mandou para o meu e-mail aparece a foto que saiu no Diário do Pará (FALSA), junto com a sua (VERDADEIRA). Marcia diz que não é ela na foto em cima do trio elétrico com a camisa do Pará e segurando uma bandeira.

    Nota do Blog: O BLOG DO JK apurou que não passa de uma tremenda sacanagem o que estavam tentando fazer com a Sra Marcia Simone, fazendo ela passar por situação constrangedora, isso feito por um jornalismo que se diz de credibilidade como o Diário do Pará.

    ISSO COLOCA EM RISCO A CREDIBILIDADE DAS PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA DA
    TV TAPAJÓS.

  • A verdade é que esse quadro não vai se reverter, não há tempo!
    Ou seja, não haverá divisão!

  • O que mais me impressiona no estado do Pará e a capacidade de um grupo político manipular o estado em seu beneficio.
    Opôs plebiscito do Pará mais três estados vão passar pelo teste da consulta popular Gurgueia-Sul do Piai, Maranhão do Sul, São Francisco oeste da Bahia.

    Tenho certeza que os povos dessas regiões vão sair vitorioso.

    Infelizmente será mais uma vergonha para o nosso estado “Pará” que não tem a capacidade de ver o um futuro melhor para seu povo.

  • Tem um tal de cabano escroto que me enoja.
    Seus comentários de psicopata não deveriam nem estar aqui.
    Trata-se de um ser com transtornos mentais.

    QUALQUER PESSOA EM SÃ CONSCIÊNCIA SABE QUE A CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS TRARÁ DESENVOLVIMENTO.
    PORÉM, O EGOÍSMO FALA MAIS ALTO.

    EU DIGO SIM AO NOVO DESENVOLVIMENTO
    TAPAJÓS 77

  • eu digo NÃO E NÃO EU DIGO NÃO E NÃO EU DIGO NÃO E NÃO EU DIGO NÃO E NÃO EU DIGO NÃO E NÃO EU DIGO NÃO E NÃO EU DIGO NÃO E NÃO !!!!! COMO O MEU FUTURO EU NÃO BRINCO! VOTO 55!!! INTELIGÊNCIA E EMOÇÃO É TUDO NUMA CAMPANHA NÃO É ORLY ??? E O DUDA RINHA DE GALO ??? SE ARRPENDIMENTO MATASSE !!!!!

  • santarém tambem é conhecida como a cidade ta si ta si achandop capitar !!! tá si achando moderna e metropolitana !!! ta si achando o centro da amazônia !!! porém não passa de um lugar lúgrube , sacal, horroroso , distante, isolado e com um povinho que come acari e arrota bacalhau !!!! por essas e outras que caminham celeremente pará continuarem a ser nossa colonia por mais mil anos !!! bem feito quem manda se achar ta si….

    1. Vai te converter camarada!! A gente nunca sabe o dia de amanhã. Aceita Jesus Cristo no teu coração.

      “Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?
      Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho,quando tens a trave no teu?
      Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.” MATEUS 7:3-5.

      Pense nisso meu querido. É um recado de Deus pra você.
      Deus te abençõe.

      Voto SIM – 77

    2. è por isso que vamos mudar, porque vocês não são humildes e eu te desesjo boas festas porque já já, o tapajós será independente e você não precisará se juntar a nós, o povo isolado´o povinho que come acarí e por isso que queremos mudanças para que o nosso povo tenha uma boa educação, para que não desrespeitem as pessoas como você fez nesse seu comentári infeliz, e para que você se livre de nós vote sim dia 11 de dezembro. Certo meu velho! Boa sorte!

  • A diferença superior a 30 pontos percentuais a favor do Não na campanha para dividir o estado do Pará foi uma ducha de água fria nos ânimos dos separatistas.
    As derrotas dos estados de Carajás e Tapajóss no plebiscito do dia 11 de dezembro mostram que o marqueteiro baiano Duda exagerou na dose em seus ataques à auto-estima de todos os paraenses, de todas as regiões.
    A pesquisa Datafolha sobre o plebiscito do Pará foi exibida a 15 dias da votação e deixa pouca margem de manobra para uma reviravolta até 11 de dezembro.
    Os mais de 30 por cento contra a divisão do Pará representam mais de um milhão de votos, diferença difícil de ser tirada em 15 dias.
    A propaganda do Sim em favor da criação de Carajás e Tapajós teria que conquistar quase 100 mil votos por dia para tentar virar o jogo o que a essa altura do campeonato, convenhamos, é tarefa hercúlea.
    Para se ter idéia do montante de votos quie representam 30% do eleitorado, a diferença a favor de um Pará sem divisão representa mais que todo o eleitorado do hipotético estado de Carajás.
    A propaganda agressiva imposta por Duda Mendonça no horário de propaganda eleitoral não surtiu efeito nos 1,5 milhão de eleitores de Belém e região metropolitana.
    A pergunta que não quer calar que nunca foi respondida por Duda Mendonça e sua equipe de marqueteiros importados sempre foi: o que ganham os 980 mil eleitores de Belém com a divisão do Pará?
    E o que ganham os eleitores de Ananindeua, Marituba, Santa Izabel, Santa Barbara, Benevides e Castanhal com a divisão do Pará?
    E o que ganham os habitantes de Capanema, Bragança, Vigia, Colares, Maracanã, Marapanim, Marudá, São João de Pirabas, Nova Timboteia e Salinópolis com o separatismo?
    E o que ganham os eleitores de Peixe-Boi, Ourém, Paragominas, Dom Eliseu e Rondon do Pará com a divisão do estado?
    E o que ganham com a criação de Carajás e Tapajóss os habitantes de Barcarena, Abaetetuba, Igarapé Mirim e Moju?
    Duda Mendonça pode ser bom de marketing, mas deve ser ruim de conta: comprimir 4,8 milhôes de almas paraenses em 18 por cento do território não dá para engolir!
    Agora, meus amigos de Carajás e Tapajóss, Inêss é morta! Tarde demais, até a próxima!
    Boa viagem de volta à Bahia de Dorival Caymmi, Duda Mendonça!

  • É difícil de acreditar que haja 60% de imbecilóides, tipo “cabano escroto” ou Andrei Monteiro, neste Estado de Miséria em que (ainda) vivemos. Talvez em Belém, onde eleitores extremamente iluminados deram demonstração de sapiência política, elegendo e re-elegendo, Duciomar Costa prefeito, esses números estejam corretos. E se estiverem, espero que se lembrem quando estiverem ainda mais sitiados do que já estão, pela miséria e pela violência que eles mesmos plantaram e continuam plantando, com essa demonstração explícita de egoísmo e cegueira.

    Não podemos desanimar.

    Estado do Tapajós, 77, SIM !!!

    Estado do Carajás, 77, SIM !!!

    P.S. antes que um dos imbecilóides venha mandar que eu volte para onde nasci, afirmo e reafirmo que sou santareno e tapajônico antes de tudo. O estar paraense é uma situação transitória e contrária à minha vontade. TAPAJÓS, hoje e sempre !!!!

    Nilson Vieira

    1. Os imbecilódes (60%) que tu falas são aproximadamente 4,8 Milhões de paraenses!

      Acredito que toda a unanimidade é burra! Mas não a maioria!…

    1. O que importa que a região oeste diz SIM a emancipação, será um negação a administração desse xiqueiro Pará.

      Não as favelas, sim ao desenvolvimento.
      Tapajós já

  • Professor Jeso.
    Gostaria de saber se levaram em consideração os 20% a mais de eleitores na região do Pará remanescente.
    Tem como saber as regras da pesquisa?
    Obrigado

    1. Meu caro, se a pesquisa é séria, leva tudo em consideração: Definição do Espaço Amostral, Definição do Tamaho da Amosta, Desvio Padrão e tudo mais. Fica somente a especulação se foi fraldada para beneficiar quem encomendou. Mas se a TV Tapajós é um dos encomendadores, fica difícil acreditar que eles concordariam com uma fraude.

  • Achar que queremos dividir, levar, tirar, é ser tão imbecil e idiota quanto a mesma elite burra que era contra a república no fim do império. E o que aconteceu? E o grão-pará, lembram qual era o seu tamanho, já que para quem não quer nossa emancipação o importante é o tamanho? A falta de inteligência e o que é pior, de humanidade com essa região historicamente abandonada por todos os governos, podemos ver de forma indiscutível por parte de quem é contra com o argumento ínfimo de tamanho do Pará. Cadê a união tão apregoada pelos irredutíveis e impensantes contrários a essa emancipação? Será que somos unidos somente na hora de arrecadarmos impostos e gastarem 88% na região metropolitana?Esse Estado tem uma dívida social com essa região maior que o seu tamanho lerdo. TAPAJÔNIDAS, nossa luta é justa e lembrem do velho faraó que não queria abrir mão dos filisteus, se DEUS é por nós nada será contra! Só queremos ter a oportunidade de lutar por um futuro digno para nossos filhos, com condições iguais como em qualquer outro lugar. Esse povo também tem direito a dias melhores. Com Deus, N. Sra. da Conceição e inteligência votem SIM – 77! O SIM sempre mudou o mundo para melhor. Maria, Martim Luther King, Ghandi, e o maior de todos de todos, Jesus Cristo, disseram sim a causa humana, por um simples motivo : amor e respeito para com o próximo. Do contrário nada vai mudar para ninguém, nunca mudou, não é mesmo?

  • A tv liberal e a tv tapajós têm uma briga na justiça à muitos anos pela concessão da globo na região Oeste, e chegaram a um acordo judicial á +ou- 4 ou 5 anos atrás onde ficou estabelecido que a tv tapajós em seus tele-jornais faria exibição de 2 matérias e decorrer do tempo 1 matéria da tv liberal e sempre no primeiro bloco de cada jornal. Quem conhece a história sabe que eu estou falando a verdade. A tv liberal chegou até construir um prédio com torre e tudo onde seria suas instalações aqui em Santarém na av. curu-áuna entre as travessas ismael araújo e altamira. Mediante essa intriga entre elas duas; nunca se associaram ou se uniram pra fazer alguma coisa até mesmo e principalmente em campanhas políticas ; e nesse plebiscito, o que seria de interesses diferentes, a pergunta é: Porquê somente agora neste plebiscito as duas se unem e encomendam pesquisas de opinião? E mais; porquê junto com elas se junta um jornal lá de s.paulo que não tem nada haver com esse plebiscito? Qual o interesse do jornal folha de s.paulo em gastar dinheiro ajudando na ecomenda de uma pesquisa de opinião pelo plebiscito no pará? Posso está errado, mas eu não consigo entender. Alguém consegue? Por favor, tirem as minhas dúvidas e desconfianças.

    1. Eles tem a ver o mesmo que o jornalista Paulo Henrique Amorim tem com essa região, quando deu um depoimento favorável ao sim e apresentou seus argumentos, sendo que ele nunca morou no Pará.

  • Com todo respeito isso só refllte a prepotência de Santarém que pensa que ela é o estado do Tapajós e já se intitulou a capital, os outros minicípios não gostam disso e realmente penso que caso Santarém seja a capital será apenas uma nova Belém,a divisão e os anseios do povo do oeste (não tapajós) são legítimos, mas os que fazem a campanha não tem legitimidade, são poiticos que querem novos cargos, talvez seja por isso que não convenceram a população que tanto sofre com esse abando de décadas por parte do estado do Pará.

    1. Digo a mesma coisa aqui em Marabá. Por trás do sim e do não existem apenas políticos safados e interessados em cargos e mais poder e liberdade para roubarem. Por exemplo, quem é Giovani Queiroz, hoje cotado aqui para ser o futuro governador de Carajás? São por causa dessas figuras que cerca de 16% a 20% de moradores do Sudeste vota não. Embora o movimento seja de fato legítimo, a verdade é que eles estão tirando proveito do sonho do povo. Por que eles não mostram a cara na TV pedindo voto para sim e para não? É simples entender o medo deles de aparecer na TV. Os políticos que estão por trás dessa divisão do bolo, de ambos os lados, são sem credibilidade. Primeiro vamos nos livras deles, depois falemos em divisão.

    2. É essa a mensagem que Belém está tentando passar às cidades do Oeste do Pará , e você, meu amigo,absorveu legal. Como Belém quer: plantar a desunião, e enfraquecer o SIM. Os marketeiros do Sim estão vibrando com esse teu depoimento.
      Sousa.

      1. Desunião de quem? Sempre vejo na propaganda do Não que nós somos 7 milhões de paraenses. Todos os paraenses. Estapear a maioria como já deu entender a propaganda do SIM, isso sim é querer dividir as Terras e o Povo do Pará

  • Belém, Belém… que aniquila o sonho dos miseraveis! isto é profético. A maldiçao hereditária dos imperadores está impregnada na mente da burguesia paraense. Pará, Pará… que insiste em ser o campeao de trabalhos escravos. Ou entao Belém do Pará, tu estas comendo muito caroço de pupunha, estás cada vez mais rude e ignorante, sem conhecimento da tua realidade. Tú me pariste, mas eu e meus filhos fomos obrigados a buscar refugio em outra nacionalidade, saimos debaixo desta maldiçao imperial, suja e nojenta, onde a miseria tem o cheiro fedorento da morte. Ainda tens tempo para te arrepender, e acabar com o teu sofrimento, com a tua angustia de ser a parte mais ridicula e retrasada do teu país. A vergonha está estampada, mais de um milao e meio de miseraveis escravos que vivem abaixo da linha da miséria. Mas tú Belém, da terra do Pará, de forma alguma és a menor entre as principais cidades do teu Estado, tens a obrigaçao de conduzir o teu rebanho eleitoral para que sai de seu próprio cativeiro material e espiritual.(Mt 2.6)

  • Nao me estrevistaram e tambm ninguem q eu conheça, alguem conhce alguem q foi entrevistado?

    1. Miriam, sei que você é uma pessoa inteligente, mas que não pensou antes de fazer tal comentário. Desde quando uma pesquisa pra ser autêntica precisa ter você entrevistada? Também concordo que as pesquisas atendem os anseios de seus contratantes. Aqui no Sudeste foi feito uma pesquisa que deu 84% para o SIM e 16% para o NÃO. Voto não e não fui entrevistado. E daí, vou desqualificar a pesquisa ou achar que somente a que mostra o que acredito é verdadeira? Depois do dia 11 todos saberão quem estava com a razão. Certo?

  • Não é demais lembrar que o DataFALHA nas últimas eleições presidenciais deu 10 pontos percentuais de vantagem para o Serra e em dez dias teve que corrigir em 15 pontos percentuais a “barriga” que havia criado.

    Também cabe alertar que quem encomendou a pesquisa foi o grupo Liberal, que há mais de cinco anos faz campanha agressiva contra a divisão do Pará.

    Na verdade, se a divisão não ocorrer o grupo Liberal será o único vencedor pois continuará vendendo seus produtos para 7,5 milhões de pessoas. E também revelará claramente que quem “faz a cabeça” dos paraenses da capital e região metropolitana de Belém é o Rômulo Maiorana ou “Rominho”, personagem “digna” de ser seguida e ouvida pelos seus “inúmeros atributos” e por a sua ‘incansável’ luta em favor do povo do Pará. Durma com um barulho desses!

    Quem perde se não ocorrer a divisão: O POVO, que estará fechando as portas às inúmeras oportunidades que seriam criadas com os novos estados.

  • Vamos deixar essa pesquisa de lado e votar sim 77. É isso que importa. Quero ver se der o contrário, o que vai dizer essa gente que é crente em pesquisa de opinião, feita na região de Belém. Venham pesquisar aqui no Tapajós, onde os dados são favoráveis em mais de 90%. Pra lá a pesquisa, meu voto é sim 77 Tapajós/Carajás.
    Ganhando ou perdendo minha naturalidade será sempre Tapajônica, depois do plebiscito sim ou não, o Pará vai estar de fato dividido. A reeleição dos politicos de Belém, que são acostumados a cair de paraquedas aqui em tempo de campanha eleitoreiras, vai estar seriamente comprometida, eles que nmunca tiveram compromissos conosco, é por isso que a elite politica de Belém, não quer a divisão. Só pensam em eleição. Vamos dar um chega pra lá nessa gente que não gosta da gente.

  • Ai Ai Ai, já perdi as contas de quantas pesquisas foram feitas e estamos ganhando. Desse jeito, essa tua soberba vai cair por terra igual esse projeto separatista de vcs! Vai ser um massacre e tenho dito…

    1. Caro Andrei, você escreve com uma espécie de rancor característico dos que massacraram os cabanos, os sem terra, e todos aqueles que lutam por dignidade e melhores condições de vida para si e para seus descendentes. Os que lutam podem até estar equivocados, podem até “perder” uma batalha, mas são plantadores de esperanças, são mensageiros de novas possibilidades e, graças a eles, temos hoje um mundo melhor do ponto de vista do respeito às diferenças, da ampliação de oportunidades para os mais necessitados. Se você estivesse vivendo nos tempos do Brasil Colônia e Brasil Império, com certeza faria parte das elites que sufocaram violentamente todas as tentativas de libertação do povo da dominação que sofriam. Eu e os partidiários do SIM de hoje, estaríamos ao lado daqueles que bravamente resistiam, e mesmo com os massacres a que foram submetidos, deixaram a semente do que hoje somos: um povo que não se abate pelas dificuldades, que mantém a esperança de dias melhores, que sabe ser solidário e respeita as opiniões adversas, embore lute intensamente para defender as causas que são justas e coerentes.
      Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares.
      SIM hoje e sempre.

    2. SR. Andrei Monteiro, massacrados, nós já somos há mais de 20 anos, que é o tempo que as elites políticas de Belém ignoram completamente a região Oeste do Pará. Massacrados são os mais pobres do Pará, e também de Belém que morrem na frente do PSM da 14 de março, na frente da Santa Casa, em busca de atendimento médico. Massacrados são os professores do estado, que tem que entrar na justiça, para receber o piso nacional estabelecido em lei, que o governo estadual se recusou a pagar.Massacrados sõa os oldados da PM, que arriscam suas vidas, e ganham uma miséria. Quer massacre maior que estes?

  • Meus amigos… não se deixem influenciar por esta última pesquisa não, pois NÃO REFLETE A REALIDADE…. estou em Belém semanalmente e como todos sabem minha família é toda de Belém e Marapanim. O avanço do SIM é claramente percebido. Basta ver que não há uma só pessoa que conheço, ou que meus amigos de Belém conheçam que tenha mudado do SIM para o NÃO… repito NENHUMA…. mas ao contrário do NÃO para o SIM cito MUUUUITAS… Vamos continuar fazendo nosso bonito trabalho de levar a VERDADE para os irmãos Belenenses, pois se é bom para todos, não podemos ser contra… muito breve… as máscaras vão cair! AGORA MAIS FIRME QUE NUNCA NO SIM!!!!! SIM SIM SIM!!!! E DEUS CONOSCO!

  • Em toda e qualquer eleição, as pesquisas são motivos de controvérsias. Em várias eleições os resultados negam estrodosamente as intenções de voto anunciadas pelos institutos que as realizam, mas também tem um grande número de situações onde elas chegam a representar quase cem por cento de acerto.
    Mas fica sempre uma dúvida: elas expressam a realidade, ou elas induzem a um determinado resultado? Quase sempre elas são encomendadas por alguem ou algum grupo que tem interesse em saber antecipadamente o possível resultado, para explorá-lo em seu proveito, e quando este não agrada, pode ser que nunca sejam divulgadas. Tem também aquelas que, sutilmente, induzem a um tipo de resultado que seus contratantes querem, a fim de assegurar o voto daqueles que acham que a pior coisa é “perder”, como se em um processo eleitoral, perder tenha apenas este significado. Pobres criaturas estas que não conseguem distinguir as palavras e os sentidos que elas carregam.
    Neste caso, votar 77, dizer SIM, é a expressão afirmativa de uma identidade, é a demonstração inequívoca da desaprovação quanto a forma que o Estado do Pará, por meio de sua estrutura administrativa, trata sua população interiorana, especialmente aquela que reside nas regiões que compõem os dois novos estados almejados. Dizer SIM é querer a autonomia, mesmo sabendo que isto tem implicações e ônus, tal qual quando um filho resolve constituir sua própria família.
    Ainda com relação a pesquisa, e a grande diferença que está anunciada, vou finalizar lembrando da eleição em que Brizola disputou o governo do Rio de Janeiro e aparecia com um percentual irrisório até na véspera da eleição, mas o resultado das urnas mostrou uma situação bem diferente.
    Por isso, prefiro continuar otimista, e, mesmo considerando que esta pesquisa seja séria e seja este mesmo o resultado, a leitura que já faço é de que a realização deste plebiscito é uma vitória, a confirmação das populações do Tapajós e do Carajás a proposta de redivisão vai indicar que não se trata de um desejo de políticos e nem de aventureiros, e os eleitores do SIM de Belém e adjacências vão expressar que lá a sociedade não é formada apenas de colonizadores e maníacos por grandezas territoriais, ao mesmo tempo em que desprezam o sofrimento e a miséira do povo.
    Digo SIM, com a convicção e a esperança histórica dos que lutaram e lutam por uma causa digna e legítima, que está presente em todos os processos de afirmação de identidade e de emancipação. Poder expressar isso no dia da eleição, teclando o 77, já vai ser uma grande vitória!

  • Quem encomendou a pesquisa? A tv liberal? kakakakakakakaka!!!!!!!!!!!! Ela manipula e depois faz a confirmação. Isso é que é ter um povo nas mãos.

    1. Amigo, quem encomendou a pesquisa foi a Tv Tapajós. Se prepare que a surra vai ser maior do que essa.

      1. TV Tapajós afiliada da rede globo – ‘sucursal’ da Rede Maiorana (Belém).
        TV Tapajós, onde seu repórteres abrem a boca para dizer que a greve dos funcionários da educação foi por causa de “apenas” R$ 66,00, apenas isso minha gente (segundo o repórter) – PALHAÇO.
        TV Tapajós, onde a campanha do não impera.
        TV Tapajós de Santarém? Será?

        AGORA ANALISEM BEM ESSA INFORMAÇÃO:

        Foi divulgada nesta sexta-feira a segunda pesquisa DATAFOLHA, encomendada pela TV Tapajós, TV Liberal e o Jornal Folha de S. Paulo….

        Quem se habilita a dar crédito ?

        1. UM RECADO PARA A FRENTE PRÓ-TAPAJÓS: VAMOS DEIXAR DE PICUINHA E TRABALHAR PARA DIVIDIR O PARÁ

          ta virando sacanagem da frente Pró-Tapajós querer dizer que a pesquisa DATA FOLHA está errada difamando a mesma em alguns blogs local ou da capital, pessoal vamos com calma o DATA FOLHA assim como VOX POPULI e IBOPE são entidades serias e que dificilmente erram, assim como podemos ganhar votando 77 SIM, também temos que saber perder. Acho que a pesquisa está certa, é o que está mostrando no momento, podemos virar o jogo SIM podemos, mais vamos trabalhar onde o SIM está fraco que é na capital. Eu tenho informações através das pessoas que moram fora de Santarém que existe municipios do Oeste paraense que estão no meio a meio como Altamira e Oriximina, assim como outros que temos que trabalhar também, vamos deixar de bafafa, e trabalhar para virar esse jogo. Não podemos nos enganar e pensar que é facil.

          Silvano Lima – comerciante e a favor da divisão do Pará

  • Eu tenho minhas duvidas dessa pesquisa.. Estou aqui em belem e esperava que fosse massacrado pelos “Nãos” e não foi isso que eu vi.. Vi várias pessoas de Belém que vão votar no SIM. Fiquei muito mais animado. Uma coisa curiosa que eu vi (e tirei foto), foi um ônibus de transporte coletivo com um adesivo do não. Daí eu pergunto para o Jeso Carneiro, pode isso arnaldo?

  • dizem que houve no inicio de novembro uma pesquisa do ibope sobre o plebiscito. nao conseguir nenhuma informação sobre tal nos sites orm, foi deletada. porque agora a empresa orm tá fazendo pesquisas com o datafolha? o ibope não tá servindo para a turma do náo?

    1. Dizem que eu vou ganhar na mega sena!…rsrsr!

      Se ha pesquisa do Ibope, nãoa diante nada as ORM esconder. Bastaria acessar o site do ibope que a pesquise estaria lá!

      Tem pesquisa no site? Não?

      Então tu estas mentindo!;…rsrsrhhehehe!

      55

  • Quando é campanha para presidente até fico calado por que as pesquisas são feitas só lá para o Brasil, já no plebiscito que é aqui na região não vi e nem conheço ninguém que foi consultado. Mais fazer o quê estão dizendo quero vê fazer uma só aqui.

  • É, parece que vocês vão ter que encontrar outra terra pra dividir… Por que não vão pra Manaus, já que gostam tanto de lá, e aproveitam pra dividir o Amazonas em 10, 100 estados?

    1. Deixe de ser hipócrita! Ir para Manaus, ou para qualquer outro local em busca de trabalho, de oportunidades para viver dignamente, não é uma questão de gostar. É uma questão de sobreviver.
      A proposta de divisão territorial não é para se afastar dos paraenses que ficam, mas para que tantos eles quanto os de Tapajós e Carajós possam participar mais intensamente da consolidação da Amazônia e do Brasil no cenário mundial. Se você estivesse vivendo nos tempos do Brasil Colônia e Brasil Império, com certeza faria parte das elites que sufocaram violentamente todas as tentativas de libertação do povo da dominação que sofriam. Eu e os partidiários do SIM de hoje, estaríamos ao lado daqueles que bravamente resistiam, e mesmo com os massacres a que foram submetidos, deixaram a semente do que hoje somos: um povo que não abate pelas dificuldades, que mantém a esperança de dias melhores, que sabe ser solidário e respeita as opiniões adversas, embore lute intensamente para defender as causas que são justas e coerentes. Qem não se enqadra nestes princípios, só pode dizer não. A ausência de argumentos é a mais completa companheira do conervadorismo, da defesa da manutenção do status quo, do egoismo e do preconceito. O SIM é abertura para o diálogo, é querer compartilhar, é apostar na esperança.
      Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares

    2. ninguém gosta de MANAUS é que lá a oferta de emprego é melhor que a daqui, e se você não sabe nossa cidade já teve até um governador lá chamado Eduardo Braga nascido aqui em SANTARÉM, uma pena que ele não admiti sua origem, mas acho que alguém como você seu MERDA expulsou ele daqui, porém ninguém vai expulsar mais ninguém, pois queira ou não já estamos dividido. SIM TAPAJÓS 77..

      1. BIOGRAFIA
        Enviar por e-mail Compartilhar Imprimir Aumentar tamanho fonte Diminuir tamanho da fonte

        Perfil Político

        Carlos Eduardo de Souza Braga nasceu na cidade de BELÉM, no Estado do Pará, em 6 de dezembro de 1960. É casado com Sandra Backsmann Braga e pai de três filhas, Brenda, Bruna e Bianca. É empresário e engenheiro formado pela Universidade Federal do Amazonas, no curso de Engenharia Elétrica.

        fonte: https://www.senadoreduardobraga.com.br/site/biografia/

  • Esses pesquisadores do Data Folha tem que fazer entrevista aqui em santarém e não em São Paulo….

  • Que grande mentira essa. Eu que nao caio nessa.
    Voto 77 para TAPAJOS e 77 para CARAJAS. Nunca acreditei nesses institutos. Sempre foram tendenciosos e dessa vez nao é diferente. É claro que eles estao a serviço da elite da capital, das grandes midias que sao contraria a divisao, porque se dividir eles terao concorrencia de verdade e perderao mercado. VAMOS TIRAR A MASCARA DESSE PAIS, NESSE CASO: DESSE ESTADO.

    1. Você é como urubu, fareja a desgraça alheio.
      Vive na miséria e arrota caviar.
      Infelizmente o Pará é um imenso território de miséria e descaso.
      A luta continua.

      Vamos emancipar nossa região, vamos convocar os “forasteiros” para que venha viver aqui e aí sim teremos os votos necessários.

      Jamais desistir de criar o Estado do Tapajós

      1. Mas aí o Plesbiscito já passou!
        Vão querer outro? Duvido que o congresso aprove. E pior, duvido que um parlamente faça essa besteira de novo!

    1. Só alguem que junta esta duas palavras para se identificar, poderia dizer tamanha asneira. Xeque mate de que? Qual beleza? (Comemorar a continuidade da ausência do estado para as populações do imenso Pará? Festejar a latifundio improdutivo e abandonado?)

      1. É Anselmo Alencar Colares. Tem gente que consegue se regozijar da própria desgraça. Impressionante!!!!

    1. Pesquisa e Pesquisa, isto demonstra que nem os Tapajoaras e nem os Carajoaras acreditam e não querem se emancipar, deve ta caindo a ficha de que esta situação só favoreceria a classe política que de tão desgastada esta refletindo no plebiscito.
      Duda Rinha de Galo Mendonça sua propaganda de enganação não esta colocando as pesquisas indicam isto, volta para a tua Bahia e tenta enganar seus conterrâneos criando a Bahia do sul ou do Norte.
      NÃO E NÃO 55 E 55.

      1. Vamos ver o escrutino das urnas da região dos estados, chamar Belém a votar seria o mesmo que chamar Manaus, São Luiz-MA, a opinião deles pode servir de consulta, e só.
        Belém é um local de miséria e os pelegos miseráveis querem continuar pelego dos barões, imagina em quantos anos, ou meses, estaremos melhor que eles.

      2. O PROBLEMA É O NÚMERO DE HABITANTES.
        DAQUI ALGUNS ANOS TEREMOS AUMENTADO O NÚMERO DE HABITANTES NA REGIÃO DO TAPAJÓS E CARAJÁS E AÍ SIM, VOCÊS VÃO VER SE NÃO CONSEGUIMOS A EMANCIPAÇÃO
        TUDO É QUESTÃO DE TEMPO; A LUTA CONTINUA.

        SIM AO DESENVOLVIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *