693 dias depois de ganhar o status de ação penal no STF (Supremo Tribunal Federal), chega à última fase de tramitação, denominada “Alegações Finais”, um dos mais antigos processos contra o ex-prefeito e deputado federal Lira Maia (DEM – foto) na mais alta corte do país.

A ação penal de nº 517 chegou ao sprint final ontem (17), quando da publicação do mais recente despacho do ministro-relator do processo, Ayres Britto, cujo teor sucinto o blog expõe abaixo:

CONCLUÍDAS AS DILIGÊNCIAS, NOS TERMOS DO ART. 11 DA LEI 8.038/90, INTIMEM-SE ACUSAÇÃO E DEFESA PARA, SUCESSIVAMENTE, APRESENTAREM ALEGAÇÕES FINAIS, NO PRAZO DE 15 DIAS.
PUBLIQUE-SE.
BRASÍLIA, 11 DE MAIO DE 2011.

Desde ontem, quando da publicação no Diário da Justiça, o prazo começou a contar.

Primeiro, o MPF (Ministério Público Federal) – acusação – fará as suas alegações finais. 15 dias depois será a vez dos advogados dos 5 réus – Lira Maia, Paulo Roberto (ex-secretário de Governo), João Clóvis Lisboa (ex-secretário de Finanças), e os engenheiros Dean Crys Vieira Matos e Paulo Gilson Vieira Matos.

Figuras de proa nas 2 gestões de Maia como prefeito de Santarém (1997-2004), eles são acusados de crime de responsabilidade, que são infrações administrativas atreladas ao exercício da função pública. A condenação, nesse tipo de crime, pode implicar a perda do mandato.

Lira Maia foi reeleito no ano passado.

Em levantamento recente feito pelo site Congresso em Foco, constatou-se que o ex-prefeito santareno é o parlamentar do Congresso com o maior número de processos em tramitação no Supremo.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

9 Comentários em: STF: ação contra Maia chega à fase final

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Maria disse:

    Boa tarde,
    é uma vergonha, está à frente do dito novo Estado do tapajós um dos maiores fichas sujas do Brasil.
    Meu Deus, como colacaremos o novo voto no Estado do Tapajós, sendo que um dos mais sujos é este sujeito. Estranho dizer que queremos melhoria.
    Melhoria para aumentar os numerários desta tipagem de pessoas?
    Obrigada.

  • justiça disse:

    Jeso,

    Vejo todos os dias criticas ferrenhas a Maria, tachada injustamente ao meu ver de incompetente, mais olha, moro em santarém há mais de 35 anos, e sinceramente sempre teve buraco, é verdade que nesses ultimos 3 anos as chuvas contribuem muito para que eles apareçam. Então, a oposição e a imprensa “goiabada-cascão” que me desculpe, buraco não é culpa e nem especialidade apenas do Governo Maria.
    Acho que falta a Maria mostrar mais o que faz, nisso eu concordo, hoje mesmo na Camara os 4 oportunistas da oposição, berravam aos quatro cantos redondos daquela Casa, como se nada fosse bom nesse governo, e pior dois que estão ali, foram cumplices e responsáveis também, anos atrás por outros tipos de buracos, quando na época do Senhor Feudal Lira Maia, agiam concomitante seu senhor que lezou os cofres públicos….e o que mais me espanta é que ou este senhor faz “macumba” ou a população tem memória curta, por que elege novamente para um cargo público.
    Será que se esqueceram dos salários atrasados, da falta de merenda escolar, do dinheiro investido no banco santos, dos urubus que brincavam de pira em nossa cidade, e muito pior, mais grave e agora me parece que de fato vai ser julgado e passar da acusação pra o crime de fato…os enormes buracos deixados em nossa cidade, feito ao cofre público.

    Portanto, os buracos de infraestrutura com dinheiro e gente trabalhando podem ser tapados, recuperados…..agora quanto aos buracos do Senhor Feudal, estes somente o supremo tem o poder de condenar e obrigar este senhor a devolver ao cofre do município. Pronto, falei!

    1. Gleidson disse:

      Uma coisa não justifica outra, ele precisa pagar pelo que fez, e essa senhora precisa sumir da vida política, a cidade tá entregue as baratas e esse papo de dizer que esse problema não é de agora é ser mesquinho, o atual governo precisa assumir sua responsabilidade em vez de tá procurando culpado, e outra coisa, é muita ingênuidade achar que os problemas da cidade se limitam as condições das ruas, que digam os que precisam do hospital, de água, de õnibus, os professores, etc……

    2. JOÃO FRANÇA disse:

      Se o buraco do Senhor Feudal foi grande, imagine o rombo que vai deixar a Rainha Maria II…

      Está na hora de nós acabarmos com a monarquia feudal!!!

  • Antonio Carlos disse:

    E pensar que esse sujeito é o maior defensor do Estado do Tapajós.
    Imagina o que ele não irá fazer com 2,5 bilhões de reais que será repassado pelo governo federal caso haja mesmo a criação do Tapajós.
    Vcs não veem que é essa a idéia da criação de novos estados, quanto mais estado mais politicos para roubar. Por isso eu digo não a divisão.
    Já basta os politicos corruptos que temos,.;

    1. Suely Fernandes disse:

      Espero que ele seja cassado antes da criação do Estado do Tapajós pelo amor de Deus!!!Do jeito que é cara de pau, vai querer ser candidato, essas figuras indesejáveis que fiquem no Pará mesmo, não no Estado do Tapajós!!!

  • Anônimo disse:

    Está na hora da Justição colocar as mãos no Dinehiro Público roubado pelo tapajônico Lira Maia, Leiloar o patrimônio que não é seu é do público e investir na educação, que é de lá que o dineiro foi desviado.

  • vima disse:

    … não vejo a hora desse “ajato” devolver, e com juros, todo o dinheiro do fundef, que foi roubado da Educação…

  • Juquina Lopes disse:

    Está chegando o dia que o maior corrupto que esta cidade já teve será desmascarado.