No blog Espaço Aberto, do jornalista Paulo Bemerguy:
A campanha pela renovação da diretoria da OAB no Pará começa a tomar jeito e ritmo de campanha.
Está no ar o blog Pela Honra e Pela Ordem, mesmo nome da chapa encabeça pela procuradora do Estado Avelina Imbiriba Hesketh, que já presidiu a entidade no Pará. Seu vice é o criminalista Osvaldo Serrão.
O blog põe em destaque o Manifesto do Movimento.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O Pela Honra e Pela Ordem também está no Twitter e no Facebook.
A expectativa é de que pelo menos duas outras chapas deverão concorrer às eleições, marcadas para novembro. Uma delas será encabeçada pelo atual presidente, Jarbas Vasconcelos.
A outra, apoiada pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, que não vai disputar a reeleição, será encabeçada pelo advogado Duda Klautau.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Nota do blog:
Pelo menos 2 nomes já estão na disputa pela OAB/Santarém: Ubirajara Bentes Filho e Geraldo Sirotheua.
a reeleição do drº Jarbas Vasconcelos é prova inequívoca de sua ilibada honra e destemor em defesa da classe neste Estado. A “Kafkaniana” intervenção, que atendeu a interesses inconfessáveis de grupos que nunca tiveram interesse na real defesa da classe não deu em nada. Reafirmo meu compromisso em reeleger o Drº Jarbas e defenestrar Ofhirs e Afins de uma vez por todas…que agora se apresentam como renovação ?!?!?!?!
Entre os candidatos, Duda Klautau é o que melhor pode representar e recuperar a imagem desgastada da OAB-PA. A informação do Alacir precede. O candidato do Dr. Ophir Cavalcanti é Roberto Lauria. Há até um pronunciamento do próprio Duda Klautau sobre este boato e pode ser lido aqui –> Duda Klautau : “Não sou o candidato de caciques” – https://blogdoespacoaberto.blogspot.com.br/2012/07/duda-klauatau-nao-sou-o-candidato-de.html
É preciso fazer um reparo nos posto do Paulo Bemerguy. A terceira via, ou terceiro candidato, é Roberto Lauria, atual conselheiro federal da OAB, que deverá receber o apoio do Dr. Ofir Cavalcante.
Conversando com meu irmão e com minhas cunhada, ambos advogados, eles afirmaram que a doutora Avelina é uma pessoa respeitável, tem serviço prestado á OAB Pará e à Advocacia brasileira, um vez que ela foi conselheira federal e prisidiu a comissão de ensino jurídico. Mas ela anda em má companhia, ao incluir na sua equipe, como candidato ao conselho federal da OAB, o advogado Sérgio Frazão do Couto que chamou a todos nós, Tapajônicos favoráveis ao estado do Tapajós, de bandidos e de aventureiros por reinvidicarmos nossa liberdade.
O notório Jarbas Vasconcelos também foi algoz dos nossos sonhos de liberdade e de emancipação: foi publicamente contrário à criação do estado do Tapajós. Sua administração desastrosa trouxe vergonha aos advogados paraenses, levando o Conselho Federal intervir no Conselho Estadual para sanear a instituição. O relatório do interventou Bussato, descrevendo as peripécias de Jarbas e asseclas com o dinheiro dos avogados paraenses é, no mínimo, estarrecedor.
Quanto ao candidato Duda Klautau, que é casado com uma santarena, não pesam acusações de irretidão de suas vidas profissional e particular. Foi e ainda é favorável à criação do estado do Tapajós.
Em nível regional sou suspeito para opinar sobre o Professor Birinha, afinal fui seu aluno e me recordo até hoje das suas lições sobre a ética nas aulas de filosofia. Foi ele que despertou em mim e em inúmeros outros colegas o real sentido de cidadania. Além disso, sua destemida atuação na defesa dos advogados tem feito muita autoridade enfiar o rabo entre as pernas. Com certeza, como Presidente da OAB Santarém o Professor Ubirajara Filho desenvolverá um bom trabalho em prol dos advogados. Só da minha família ele já tem dois votos seguro.