Edson Ferreira Filho - Blog do Jeso

Um médico recebeu tiros há pouco no HRBA (Hospital Regional do Baixo Amazonas), em Santarém.

Edson Ferreira Filho (foto), médico santareno, foi alvejado por um paciente.

O homem que atirou é da cidade de Rurópolis. Ele descarregou a arma 6 vezes, mas só 4 tiros atingiram o médico. Um deles atingiu o pescoço da vítima.

Edson Filho se encontra em estado grave, no próprio HRBA.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Atualizado às 10h53

Nome do atirador: Raimundo Elionaldo Pereira Silva, 30 anos. Ele está neste momento na 16ª Seccional de Polícia Civil em Santarém prestando depoimento.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Atualizado às 11h

Um dos posts levado ao ar hoje no blog leva a assinatura do médico Edson Ferreira Filho. Nele, o santareno se posiciona com relação a importação de médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Atualizado às 11h14

O autor dos disparos, segundo declarou à polícia, era paciente do médico. Está em tratamento há cerca de 2 anos. Disse ao delegado Nelson Nascimento que sofre de depressão. Chegou ontem (8) em Santarém oriundo de Rurópolis. Usou um revólver calibre 38.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Atualizado às 11h32

Edson Ferreira Filho é neuropsiquiatra.  Seus pais são também médicos: Edson e Iara Ferreira, ambos obstetras. Ele se encontra na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do HRBA.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Edson Ferreira Filho

Edson Ferreira Filho foi alvejado com tiros de revólver calibre 38. Foto: arquivo HRBA

Atualizado às 11h56

Ao delegado Nelson Nascimento, número 1 da 16ª Seccional da Polícia Civil em Santarém, o autor dos disparos justificou o seu ato dizendo que o médico lhe prometera  curar em pouco tempo. E, passados dois anos do início do tratamento, ainda continuava doente (depressão), por isso, irritado com a demora, resolveu matá-lo. A arma usada, declarou à polícia, foi roubada.

  • 56
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

51 Comentários em: Médico leva tiros dentro do hospital regional

  • Que o Dr Edson tenha um pronto restabelecimento, nossos pedidos a Deus.

  • O atirador está preso? qual a motivação do crime?

  • Sei lá viu Jeso, mas tem de ser apurado imediatamente, pois o paradeiro do atirador segundo estão falando é de Rurópolis e isso pode ser crime de encomenda. Mas fatos como esse ai não pode mais acontecer, até parece que voltamos à época da pistolagem, do faroeste caboclo.

    • O Hospital Regional atende pacientes de tôda região, qualquer hipótese tem que ser valorizada pela polícia.

  • Deus vele pela saúde do médico e que o atirador explique a razão. Mas isso me traz uma pergunta. Qual a diferença do médico em questão e de outro paciente que teve ataque cardiaco em frente ao Regional e negaram atendimento, por que a direção disse que o hospital não era urgência e emergência. Então não poderia esta o médico internado no mesmo hospital que negou atendimento àquele homem, com a recomendação de que fosse primeiro para o hospital municipal, para depois ir ao Regional, via regulação. Na verdade, o Regional vira hospital de urgência e emergênvia quando os pacientes são prssoas com dinheiro e influentes.

  • Isso é um absurdo a falta de segurança em Santarém, que País é esse? a portaria não viu o paciente com a arma? Dr. Edson, um bom médico, uma pessoa muito gente boa. Os responsavéis tem que serem punidos.

  • É somente o triste retrato em que passa a saúde pública em nosso Brasil…Mais triste e melancólico é ver a turma do PT doizendo que a saúde no Brasil vai bem…É LAMENTAVEL….

  • Sabe qual é o problema do Hospital Regional? é o descaso com os pacientes, ontem vi médicos deixando pacientes esperando para conversar. Tudo é muito lento, várias pessoa de cidades vizinhas aguardando e isso as vezes é de um dia para outro. Sei que nada justifica o ocorrido, porém o Hospital Regional diga -se de passagem esta um caos. o SUS esta jogado as baratas, tem muita gente com exames vencidos, por falta de atendimento. Por que não abrem concursos para novos médicos. Nossa SAÚDE NA UTI. é ESSE O FATO!

    • É verdade, sem contar que as vezes você chega no Regional, com consulta agendada hà meses e depois de esperar horas você recebe a informação de que o médico teve uma urgência e e
      nós temos que ficar mais na espera,

  • PERMISSIVIDADE. Acabaram-se o respeito, a hiererquia, a educação. Tudo se pode. A população é incentivada a não ter barreiras e nem compostura. Nunca na história desse país… O meliante – o agressor – vai der o auxílio reclusão.

    • Vocês em vez de crucificar os médicos ‘, os hospitais deveriam antes de mais nada se perguntarem que sao os gestores da saúde publica. Quem os colocou para dirigir não só setor da saúde como também da educação e demais necessidade da população ?Foi o próprio povo brasileiro que além de não saber escolher seus dirigentes ,não tem a cidadania para cobra-los,não sabem usar suas câmeras de vereadores , de deputados ,de senadores pra que onosso dinheiro (somos no que pagamos seus salários e seus devaneios).Nao só com os impostos mas com a saúde como também com a educação da pior qualidade.em vez de ficarem falando bobagens que naoresolve nada ,vá as reuniões de sua cidade onde sao decididas o quedeve serfeito com o dinheiro dos impostos que pagamos do mais simples cidadão até o de alto poder econômico .lute pelos seus direitos ,coloque para fora os ladroes de casaca!Exerca sua cidadania !Assim teremos uma saúde melhor para nossos filhos e uma melhor educação ! E não faríamos os disparates de acusações ,iríamos diretamente aos nossos algozes fazendo pagar pelo mal uso do nosso dinheiro( o dinheiro publico)

  • Ei Jeso, uma dúvida: O médico foi atendido de pronto no Regional? O Herbert, diretor, já disse que lá não adianta paciente ir direto, tem que passar primeiro no PSM. Eu ja vi entrevista e também já sofri na pele, tive que levar minha filha primeiro no posto para marcarem consulta com especialista e para nao agravar mais, comprei passagem de avião e fui para Manaus, tendo médico operado no outro dia, disse que mais uns dias e perderia a minha filha. Quem sabe agora o Regional passe a ser também urgência e emergência e salve vidas, igual fez com o médico, atendeu logo e não mandar para a fila do PSM.

    • Sra Paula Fernandes,com todo respeito ao seu post, não se pode generalizar tudo na vida. O Médico Edson estava trabalhando, aconteceu o atentado a sua vida por um senhor doente mental, o paciente deveria ser levado ao Hospital de portas abertas para socorro com graves lesões em tórax, punho e coluna vertebral? Inconcebível sua colocação, na guerra não se trata o inimigo dessa maneira.cada caso é um caso.Se por acaso, fato semelhante acontecesse com a senhora ou qualquer pessoa no interior do Hospital Regional, tenho plena certeza de . que teria o mesmo atendimento dispensado ao Médico Edson Ferreira Filho

      • Semhor, longe de mim querer mal a alguém, pois não quero aos meus. Mas a falta de sensibilidade, no meu caso, faz com que eu externe aqui esse questionamento. Eu fui implorar atendimento no Regional, pois minha filha estava em crise em casa, depois de já ter recebido “alta” do PSM. O que eu acho é que a saúde do médico é tão importante quanto a da minha filha e dos demais que precisam, tem que haver a sensibilidade com todos os necessitados do serviço, por que isso faz a diferença entre viver e morrer. E só para o senhor entender, no dia em que fui implorar esse atendimento, nem passei da entrada do hospital, pois a atendente depois de ligar para a administração me disse que a informação era para procurar o PSM. Eu graças a Deus tenho emprego para ter levado minha filha da cidade e graças a Deus foi salva, mas e quem não tem? Aqui também reside a dor de uma mãe. Minhas preces para que Deus conforte a família do médico e o salve, pois eu bem sei a dor desse momento.

      • Meu caro eu acredito se tivesse a contecido ela estaria morta, pois você não leu o poster dela, infelizmente é assim são relatos do atendimento a população necessitada.

        O povo é maltratado, desrespeitado, não estou de acordo com o acontecimento, nem quero que seja usado como exemplo, que ele sai com saúde e retorne ao seu trabalho o mais breve.

        • Hospital de portas abertas:como exemplo temos o HOSPITAL MUNICIPAL DE SANTARÉM.O HOSPITAL REGIONAL DE SANTARÉM SÓ ATENDE CASOS DE CIRURGIAS ELETIVAS E OUTROS ATENDIMENTOS, norma são normas.A população poderá solicitar junto à SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO a liberação do Regional para atendimento “Portas abertas”.Em Santarém temos Hospitais credenciados , junto ao SUS, que atendem cidadão comum sem qualquer ônus, por exemplo: HOSPITAL SÃO CAMILO, HOSPITAL IMACULADA CONCEIÇÃO, CLÍNICA SANTA ROSA DE LIMA, CLÍNICA IRMÃ DULCE, todos devidamente credenciados pelo SUS para atendimento à população.O problema é que, por desinformação, os pacientes superlotam o Municipal e Regional.A Secretaria Municipal de Saúde deveria fazer uma campanha de esclarecimento à população.

          • Complicou. Então o que a senhora expõe parece ser a razão da revolta, pois para a filha da mulher é o Hospital Regional “porta fechada”, mas para o Dr. Edson foi “porta aberta”. Quem garante quantas outras pessoas não morreram por que a direção do Hospital Regional cumpriu a norma e nesse caso tenha salvo a vida do médico justamente pelo descumprimento de ter permitido a “porta aberta”, ou seja, recebeu o paciente como urgência e emergência. Se a população carente tivesse acesso a essa discussão no Blog do Jeso, tenho certeza de que teríamos centenas de relatos iguais a esse dessa senhora que teve a dor de mãe ignorada. Um dia meu caro Jeso, quem sabe um dia, o serviço de saúde de fato seja igualitário. Nem me atrevo a perguntar a razão do médico não ter sido encaminhado para os hospitais citados como “porta aberta”, justamente para respeitar o direito à vida do médico e a dor da família.

  • O paciente que deu tiros no médico acabou de falar na TV em entrevista que estava gastando todo o seu dinheiro e não melhorava. Será que o médico estava cobrando para tratar os paciente do SUS dentro do hospital Regional?

    • José Luiz, realmente a declaração do atirador deixa margem a interpretações.O rapaz é pobre, cada deslocamento seu à Santarém deve dispender seu minguado dinheiro.Penso, valeria a pena o Regional averiguar a colocação do rapaz doente.

  • Sabemos que o atendimento na saude esta um caos, porem não precisamos generaliza, se todos que estiverem insatisfeito com o tratamneto ou atendimento, e sair atirando em todo mundo, a situaçao concerteza so vai piorar. E ai vao preferi a importaçao desses medicos que tambem nao se sabe o certo quais suas intençoes. `PENSEM BEMM.. E homem nao tem direito de tirar a vida de ninguem.

  • [..] Ele descarregou a arma 6 vezes, mas só 4 tiros atingiram o médico. Um deles atingiu o pescoço da vítima.[…]

    Quer dizer que só 4 tiros atingiram o médico, então, pelo que eu entendi, você acha que os 6 tiros deveriam ter atingido o médico, 4 é pouco (só quatro)?

    Nem sei mais quem é o doido… Aff

  • Pelas reportagens: vítima de erro médico.

  • É lamentável q tamanha brutalidade tenha sido feita contra a vida de uma pessoa de bem, que está a serviço de salvar vidas. Onde está a segurança desse hospital ,que não foi capaz de perceber a entrada de uma pessoa q já tem desvios de conduta, sem antes averiguar a sua condição de equilíbrio. Fato como esse serve para que outros não venham a ocorrer. É triste, para nossa cidade de STM, a Pérola do Tapajós o q aconteceu.

  • Não quero desmerecer os médicos daqui de jeito nenhum mas assim que possível leva o Edson pra Belém , imagino que o estado dele não de pra fazer isso agora mas assim que poder a família deveria levar num avião fretado . Vida é SÓ UMA e mesmo o Hospital Regional daqui tendo bons proffissionais , em Belém tem gente (EQUIPE)super especializada. .
    Nessas horas eu fico me colocando no lugar dos pais e principalmente da Iara que é minha amiga , tão meiga e doce … , mãe exemplar ….Meu Deuuuuusssssss …. Na. Sra.!!

    MUNDO CÃO!!

    PS:Fico impressionada com a capacidade de certas pessoas aproveitarem pra tripudiar num momento crucial desse… é muito ser desalmado, no mínimo!! Não querem ajudar mas não atrapalhem e nem tripudiem pois amanha pode ser um ente querido de vcs , de vcs que so sabem “meter” . Uma pessoa de bem está entre a vida e a morte por causa dessa violência que so cresce em todo lugar do mundo, então , respeitem isso!!Pelo menos isso!!!!

    • Terá que ser feito agora.O mais importante está sendo realizado, o que falta , só Deus fará.Não se transporta, para outra cidade ,paciente com risco de morte, primeiro, atende-se a fase aguda.TODOS TEMOS UM POUCO DE MÉDICO E DOIDO, diz o aforismo popular.Podemos dar nossos pitacos incongruentes,sim.

      • ‘Esperanço sim, Pessimista jamais’, vai procurar tua turma de presepeiro vai … antes disso aproveita e aprende a pelo menos interpretar um texto pra depois poderes comentar com congruência. O médico que sofreu o atentado foi bem atendido e agora daqui pra frente qualquer pessoa mediana sabe que tudo vai depender de como o organismo dele vai reagir , e a partir dai ele ou familiares dele,vão decidir onde continuar o tratamento , se nesta cidade ou onde achar melhor . Se podesse eu desenharia pra vc entender ,’ Esperançoso e Presepeiro sim, Pessimista jamais’ , aproveita tbm e pindura uma melancia no teu pescoço pra te apareceres melhor com tuas presepadas fúteis e inúteis.

        • Bonzão. leitores do Blog não merecem post com tantos erros de português.O Jeso é democrático, se fosse outro deletaria comentário com erros crassos de português.Democracia

          • Jequitibá CUpuaçu se escreve mesmo com C ou com K ou com Q ?????

            Conjuga o verbo CONDENAR
            Eu condeno
            Tu condenas
            Ele condena…..
            Tu te condenas, ele se condena, vós vos condenais ….

            ANTONO JEQUITIBÁ, COMIGO O ANUS É MAIS EMBAIXO!

            Viva a democracía e abaixo os presepeiros inúteis , futeis …

          • O Bonzão , usa de agressão verbal, não tem conteúdo cultural , enfeia um Blog que prima em publicar notícias e conhecimentos para indivíduos sequiosos por notícias sadias, indivíduos do padrão do Bonzão são dignos de pena, em suas mentes abundam niilismos .

          • Meu caro Bonzão, lancemos mãos de argumentos, a violência, sob todos os aspectos, é arma do frágil, incompetente, mal formado educacionalmente.Penso, como anônimos devemos respeitar, como civilizados, outros leitores.Não é só o Jequitibá que acessa o Blog.Respeito é bom e faz parte da boa convivência entre seres humanos, se o senhor não se enquadra em princípios de civilidade, lamento.Nem tudo está perdido, o senhor tem cura.Amém.

          • zzzzzzzzZZZZZZZZzzzzzzZZZZZZZZZZzzzzzzzzzZZZZZZZZzzzzzzzz

    • Alberta , gostaria de destacar que a equipe de médicos que estão operando o colega Edson Filho, é de fato formada por profissionais de extrema competência no manejo de patologias cirúrgicas. Entre eles, gostaria de ressaltar o Médico Dr EVANDRO AGUIAR AZEVEDO. Este colega é nascido e criado em Santarém, é cirurgião torácico experiente, reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho junto a doenças e traumas torácicos. Hoje sem duvida , o Dr. Evandro representa um dos únicos Cirurgiões qualificados existente no estado do PA ( São apenas 10 especialistas ).
      Podemos ficar tranquilos, pois o Dr. Edson esta muito bem assistido e acompanhado por este nosso filho da terra.

      • Meu Caro Médico, vc expondo esses dados tranquiliza eu e muitas pessoas que estão apreensivas com essa situação perigosa e delicadíssima.
        Anos atrás aqui em Santarém o melhor médico era uma empresa aérea, TAM, GOL … hoje realmente nossa cidade tem médicos que não deixam nada a desejar pra nenhum outro profissional de um centro avançado e, inclusive vivem aqui neste lugar por amor a nossa cidade. Agora so nos resta manter pensamento positivo , a fé de que o Dr.Edson vai reagir bem e ficar bom , sem nenhuma sequela . Isso é o que importa .
        Obrigada Dr. Karlisson.

      • Sem dúvida, os colegas da equipe cirurgica são muito competentes. Este é um deles!!
        Saúde e Fé Dr. Edson…
        Estarei junto c a equipe na luta pela sua recuperação, a começar com os colegas da UTI, o/

        Neyton,
        Fisioterapeuta.

    • Sra Alberta, com minha pressa costumeira lí muito rapidamente seu post, o que explanei trata-se de casos emergenciais.Me desculpe.O indivíduo , leitor do Blog, assumiu as dores e aflorou baixaria indevida.Tudo passa. Boa tarde.

  • Que Deus permita a recuperação de Dr Edson. Espero que este acontecimento sirva de alerta para a situação atual da Saúde Mental em nossos municípios. Estes pacientes necessitam de uma abordagem psicossocial em seus tratamentos além, é claro, dos medicamentos essenciais à manutenção de um estado sem crises, coisa que não vem sendo garantido com regularidade. Além disto o número de Especialistas na área é ínfimo diante das estatísticas dos agravos à saúde mental em nossa região. Fica aqui um apelo aos clínicos gerais que procurem atualizar-se e contribuam não se recusando a atender a estes pacientes que estão aí nas Unidades Básicas sem acompanhamento adequado ou nas emergências de nossos hospitais sem nenhuma garantia de leitos, sujeitos à boa vontade de alguns.

  • é lamentável este acontecimento. Me sinto frágil e sem perspectivas no que tange as problemáticas sociais. Isto é fruto das mazelas governamentais. Ao meu amigo Eros, Patrícia e filhos neste momento tento produzir energias positivas a vocês.

  • lamentavel vc calado seria um grande poeta,não confunda parafuso com fura bunda!

  • Alberta Riker,

    Desaconselho Belém. Os hospitais daqui estão virando verdadeiros cemitérios de pacientes. São Paulo é o caminho!

    Vamos elevar nossas preces a Deus para que o Édson possa sair-se vencedor nessa luta pela vida!

  • isto foi um caso lsolado poderia ser em qualquer lugar do mundo e chega de besteira !

  • se já era difícil contratar médicos para a várzea city com essa notícia espalhada urbi et orbi a coisa complicou

  • agora vamos ver se cuidam da segurança nos hospitais aí em várzea city que todo mundo entra nos mesmos como se fosse a casa da sogra ou a casa da mãe joana !!!

  • Por uma lado é mto lamentavel o episodio, ninguem tem direito de fazer o q esse atirador fez… gracas a Deus o medico deve se recuperar….mas, pór outro lado, foi evidente o rapido atendimento recebido pelo medico e depois disso foi conduzido à UTI…. ora, se fosse eu ou vc o baleado sera q seriamos tao bem atendidos??? sera q nao teriamos q aguardar 2 ou 3 dias p achar vaga na UTI ?? da p perceber que nossas vidas valem bem menos q a vida do medico…. isso tb é mto lamentavel…..

  • PORQUE NIMGUEM COMENTA A BRIGA DE UNS MEDICOS NA SEMANA PASSADA NO HOSPITAL MUNICIPAL???!!!???

  • BOA PERGUNTA ABIL

  • O Dr. Edson foi vítma de acidente de trabalho, pois sofreu este atentado quando estava trabalhando para a Pró-Saúde. Como funcionário da Pró-Saúde, Dr. Edson tem o direito de receber todos os benefícios devidos por acidente de trabalho, inclusive tratamento médico, reabilitação, etc. Importante que o médico e sua família sejam bem assessorados juridicamente para o médico tenha todos os seus direitos respeitados e a empresa Pró-Saúde cumpra com todas as suas responsabilidades legais.

  • Questionar a assistência dada a saúde do médico que sofreu o atentado, não passa de mero desconhecimento de Saúde pública, qualquer comparação com outros casos de atendimento, não tem sentido e nem lógica, este médico estava servindo no seu local de trabalho, foi atingido por disparos de arma de fogo, caso de Urgência Urgentíssima Assistência; foi o que aconteceu. Não houve privilégio, digo mais, se tivesse acontecido com uma outra pessoa (pessoa comum), não tinha como não ser tratado diferente de uma Urgência Urgentíssima Assistência Médica. OH ! Gente, o lamentável fato ocorreu dentro de um Hospital ! É louvável a preocupação de muito, mas a equipe que o assiste é de alto gabarito técnico, e sua família é constituida de médicos : Dr. Edson Ferreira (pai), Drª Iara Dantas (mãe) e seu irmão Dr. Eros. Melhor do que eles não tem para saber tomar as devidas medidas para o restabelecimento da saúde do Dr. Edson Filho, após o tratamento dessa fase aguda. Aos seus parentes, meus queridos amigos, almejo sua total recuperação da saúde e que Deus o proteja para não vir a sofrer nenhuma sequela. Saúde ao Dr. Edson Filho, do amigo …,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *