Empresário, Júnior Chaves comenta o post Infraero impede outro voo diário da TAM:
Caro Jeso,
Utilizo o aeroporto de Santarém com certa frequência e é sabido por qualquer usuário daquele local que fica mesmo impossível mais um vôo no horário almejado pela TAM (de acordo com o post do Sebastião Rodrigues, entre 14:35 e 15:10).
E digo mais: tanto esse horário quanto o horário que passam os aviões da Gol na madrugada também não suportariam mais um vôo. O que dirá de dois. Não há estrutura mesmo. Quando coincidem de os dois aviões da Gol estarem juntos no pátio já é um suplício, já que na sala de desembarque ficam os passageiros dos dois vôos aguardando a bagagem em um processo extremamente desorganizado que muitas vezes dura mais de 30 minutos. Então, nesse ponto, acertou o pessoal da Infraero. Parabéns pela prudência e o juízo!
Agora, por que a TAM não opera entre 12:00 e 14 horas?
Talvez tenham escolhido esse horário após as 14:45 hs apenas para receberem mesmo uma negativa da Infraero, pois aí fica cômodo a justificativa de não poder colocar mais um vôo em Santarém, entornando o caldo pra cima da estatal. Afinal, há tempo que toda a população reinvidica os vôos vespertinos da TAM desde que foram cancelados pela empresa, se não me engano em 2008, quando a TAM fechou um acordo de code share com a Trip.
Honestamente, ganhariamos muito mais com a entrada da Azul por aqui. Isso acabaria com a exploração de preços abusivos e absurdos por conta da TAM e Gol, uma vez que seriam forçados a acompanhar os preços da Azul, que diga-se de passsagem tem vôos de Manaus a São Paulo por apenas R$ 189,00 e nós aqui somos obrigados em algumas ocasiões a pagar R$ 1.000,00 por uma ida a Manaus ou Belém.
E que soe a alto e bom som que a Azul já estuda possibilidade de operar em Santarém. Esse processo é realizado junto a ANAC (Agencia NAcional de Aviação Civil) e não depende de qualquer político, pois já tem vereador na cidade espalhando que ele que tá trazendo a Azul. Se a companhia aérea vier, tenha certeza de que será por interesse comercial e sabemos que Santarém nesse aspecto é um paraíso, uma vez que a demanda é altíssima, principalmente de carga aérea.
A Superintendência Regional do Norte (SRNO) – órgão da Infraero que coordena aeroportos da região Norte do Brasil possui sob sua jurisdição 13 aeroportos, dentre os quais Boa Vista, Rio Branco, Porto Velho, Macapá, Manaus, Marabá e Santarém. Dados oficiais do órgão mostram que entre janeiro e dezembro de 2009, dentre o movimento de passageiros em todos esses treze aeroportos, o de Santarém ficou em QUARTO LUGAR, à frente, inclusive, das capitais Boa Vista e Rio Branco.
Agora, quando se fala em carga aérea a coisa fica ainda maior, pois entre o movimento de cargas aéreas nos treze aeroportos subordinados a SRNO Santarém tem a SEGUNDA POSIÇÃO no ranking, e só perde pra Manaus. Foram mais de 4 MILHÕES DE TONELADAS que entraram e/ou saíram de Santarém por via aérea em 2009, dos quais, 2 toneladas se referem a movimentação internacional. (fonte:www.infraero.gov.br)
Que venha a Azul e nos ajude a ser tratados com o devido respeito pois damos lucro! Essa é a verdade.
eu acho queosvoosdos atrasosdosaviões é da culpa dos governosque naõ fazem nadapeo brasil.há naõ ser manter ámaõ
Parabens junior, pelo seu comentário voce realmente esta a par do assunto, o problema é que tem gente que nem viaja de avião e fica dando palpite errado, realmente a TAM se quisesse colocar mais võos aqui em Santarém com certeza teria autorização da ANAC, pois nesse horário que ela queria nem que o aeroporto ja tivesse sido ampliado ficaria complicado, pois a propria TAm teria que contratar mais pessoal de apoio e o caos que ficaria o atendimento, enquanto que a infraero não nada a ver com esse problema, pois tem horário em que o aeroporto fica totalmente deserto somente os funcionários da limpeza e da infraero.
Lá em Macapá tem um horário que os voos da Gol e da Tam chegam ao mesmo tempo. Um caos. Quando é só um de cada vez já é um pouco complicado…
Amigos leitores,
Ainda na mesma linha do que comentei no outro post, volto a dizer que, dentro do meu conhecimento como frequente usuário de aeroportos, qualquer liberação de vôo não depende da INFRAERO, mas sim da ANAC. É a ANAC que detém, por força do seu documento de criação a prerrogativa de normatizar e fiscalizar o sistema de aviação civil brasileiro.
A empresa aérea poderia sim, solicitar vôos fora dos chamados horários picos, para dar mais conforto aos seus passageiros. A INFRAERO, por sua vez, necessita ampliar o aeroporto, para permitir a chegada de mais de uma aeronave simultaneamente. E a ANAC acertou ao negar o vôo, diante da infraestrutura modesta do aeroporto.
Aproveitando para comentar os colegas, a entrada da Azul será sim um diferencial competitivo, e tomará o espaço quer as ganancioas TAM e GOL ocupam. Isso será ótimo! Empresa nova, aeronaves novas, serviços atuais e realmente focados nas necessidaes dos clientes, e o melhor de tudo, umprecinho de “arrebentar” literalmente. As “grandes” que se cuidem, pois a Azul vem causano barulho onde passa, desbancando quem está acostumado a meter a mão nas tarifas de passagens.
Em parte está certo, mais a culpa desse caos não é da tam ou qualquer outra companhia aérea que deseja oferecer os seus serviços. É a infraero que não oferece estrutura para empresas atuarem e muito menos conforto para os seus usuarios
A INFRAERO, ao invés de criar dificuldade pra tudo (dessa vez com fundamento), deveria agilizar a construção de um novo terminal de passageiros, porque esse que temos é uma piada para uma cidade da importância da importância de Santarém.
Caro Júnior Chaves, eu concordo em parte com você, pois viajo mensalmente pelo menos duas vezes por mês, e sei o que é embarcar ou desembarcar no aeroporto de Santarém. Como você diz, quando coincide da chegada de duas aeronave ao mesmo tempo, tanto a sala de espera como a de bagagem, não comporta a quantidade de passageiros e vira uma balbúdia. Lembro a você que tempos atrás, a TAM tinha dois vôos, um vindo de Belém e chegava por volta de 11:45hs., e o outro vindo de Manaus e chegando por volta 14:15hs., quase coincidindo com a chegada do vôo da Gol, e a saída desses dois vôos, prejudicou bastante a maioria dos usuários que como eu, voltava sempre no vôo da parte da manhã para aproveitar e almoçar na minha casa juntamente com minha família. O aeroporto de Santarém é pequeno para o movimento que tem e enquanto não providenciarem, o aumento geral do aeroporto, nós os passageiros, continuaremos sofrendo as consequencias de não termos aonde estacionar para embarque e desembarque, não termos aonde sentar para esperar uma aeronave, não termos uma lanchonete digna para fazermos uma refeição ou ao menos tomar um café ou lanche e etc. Por isso que descordo de você, quando não concorda com a volta de mais um vôo da TAM, mais concorda com a entrada da Azul aqui.