Estrada de Mojuí dos Campos. Foto: VILBERTO SÁ

Estrada de Mojuí dos Campos: trecho de 14 km. Foto: Vilberto Sá

A Setran (Secretaria de Estado de Transportes) adiou para o dia 16 de junho a sessão de recebimento e abertura dos envelopes com as propostas para o serviço de conservação da PA-431, no trecho entre a BR-163 (Santarém-Cuiabá) e a cidade de Mojuí dos Campos.

Esse trecho tem 14 km de extensão.

Leia também:
Dilma libera verbas para o Acre.

  • 4
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

4 Comentários em: Resultado de licitação de Mojuí é adiado

  • Jeso,
    Será que alguém (historiador……etc) poderia nos informar o motivo da alteração da grafia do nome MUJUI DOS CAMPOS para MOJUI DOS CAMPOS, constante na Lei Estadual 6.268, de 1999.

    Antes a escrita era MUJUI DOS CAMPOS, tratava-se de um distrito de Santarém (Fonte: Tabela de Órgãos e Municípios).

    • JP, essa é uma pergunta que faço minha. Sabes, Sidney Canto? Cristovam Sena? Hélcio Amaral?

      • Na verdade os documentos mais antigos ainda falam de Mujuhy ou Mojuhy (isso mesmo, com H e Y). A questão da grafia foi se alterando com o tempo. Mujui é como se escreve a pronúncia fonética ( “pur” causa do “nossu” “cabuclês” ou mesmo do “cearencês”), mas o correto é Mojuí.
        Entretanto meu caro, a palavra em si denomina um certo “tipo de capim”. Daí que Mojuí dos Campos na verdade deveria ser (pela gramática moderna) Campos de Mojuí ( ou Campos do Capim Mojuí). Contudo hoje está mais para campos de arroz, de milho e principalmente de soja…
        Outro detalhe, é que antes da chegada dos Cearenses ao local (que aconteceu no início do século XX) há sinais de que aquele vale foi ocupado por tribos indígenas, haja vista o encontro recente de ocupação humana por meio do achado de fragmentos de cerâmica naquele local. Fato este que nosso confrade do IHGTap, Yago Estouco estava pesquisando. O que, em se tratando da ocupação histórica da nossa região é muito provável mesmo, mas pouco estudado!

  • Jeso,

    o nome desta estrada é JULIO WALFREDO, assim como a de alter do chão é EVERALDO MARTINS, a de monte alegre a alenquer é CHICO CAYRES e a translago é RUY BARATA.

    Zé Geraldo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *