Agentes do Ibama preparam a fogueira para o trator

Agentes do Ibama tocam fogo em um trator madeireiro encontrado por eles numa vicinal entre o distrito de Castelo dos Sonos (Altamira) e Novo Progresso, no oeste do Pará.

Com o veículo em chamas, os agentes aproveitaram o momento pirotécnico para tirar fotos.

As fotos foram postadas hoje no site do jornal O Atual, de Novo Progresso.

O fogo passou a ser uma das armas usada na “guerra ambiental” travada nessa região entre madeireiros e órgãos ambientais.

fogo 2Agente do Ibama posa para foto à frente da “presa capturada” no interior da floresta

fogo 8Outro grupo de agentes do Ibama em pose sorridente para foto

fogo 6O trator arde em armas sob o olhar de júbilo dos agentes do Ibama

Desde a semana passada, o Ibama, com apoio de militares da Força Nacional,  PM do Pará e Exército, participam da Operação Hiléia Pátria, para combater o desmatamento ilegal na região oeste do Pará.

Leia também:
Engatilhada a sentença do rei da devastação.

  • 69
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

60 Comentários em: Ibama põe fogo em trator e posa para fotos

  • Isso tem nome e sobrenome: chama-se “abuso de autoridade”. Toda a luta em defesa do meio ambiente há de objetivar sempre resultados ecologicamente corretos, economicamente viáveis, socialmente justos, culturalmente aceitos e eticamente lícitos. A luta ambiental é incompatível com a pose ditatorial de simples fiscais do IBAMA que atuam, como mostram as fotos, em desacordo com o Manual de Fiscalização do próprio IBAMA.

  • Vendo essas fotos , me pergunto , o que os agentes do IBAMA fizeram foi legal ?

    Apreender o trator tudo bem , mas atear fogo , onde eles mesmos já agrediram o meio ambiente ateando fogo que com certeza no tanque do trator deveria ter combustível.

    E ai vai a pergunta ,será que podemos atear fogos nos FISCAIS DO IBAMA CORRUPTOS ?

    Alguém do IBAMA pode responder .

    E nesse caso se for instaurado inquérito o trator não seria a prova da apreensão.

  • Esses são os verdadeiros vandalos, custava eles tirarem o trator daí, tantos agricultores precisando para aradar terras……..mais isso é o Brasil.

    • Acho que não seria viável economicamente…. quem conhece a região sabe como é caro e difícil tirar um aparato destes de dentro da mata, mesmo que fosse a cidade mais próxima.

      Se entregassem a um fazendeiro próximo, ele correria risco de morrer.. com certeza o madeireiro iria buscar !

  • Parabéns, é pra mostrar aos contraventores que eles não podem tudo.

    • Não tem Parabéns nenhum. Se vc fosse brasileira e conhecer a lei. Saberia que deveria o ibama e outros órgãos responsáveis dar a licença. Essa sim ta na lei.ai não tinha essa baderna.
      A idéia é um país pobre sem política do desenvolvimento.
      Pena que vendem uma mentira que não é verdade.
      Vai viver a vida desses homens e verás porque o brasileiro não foge a luta

  • IDIOTICE!!!

    PORQUE NÃO LEVARAM O TRATOR E DOACEM PARA A PREFEITURA DE CASTELO DOS SONHOS PARA TRABALHAR EM OBRAS…??? SERIA MUITO MAIS CONSTRUTIVO….

    CHAGUINHA

  • Decreto 6514:

    Seção VI

    Do Procedimento Relativo à Destinação dos Bens e Animais Apreendidos

    Art. 134. Após decisão que confirme o auto de infração, os bens e animais apreendidos que ainda não tenham sido objeto da destinação prevista no art. 107, não mais retornarão ao infrator, devendo ser destinados da seguinte forma:

    I – os produtos perecíveis serão doados;

    II – as madeiras poderão ser doadas, vendidas ou utilizadas pela administração quando houver necessidade, conforme decisão motivada da autoridade competente;

    II – as madeiras poderão ser doadas a órgãos ou entidades públicas, vendidas ou utilizadas pela administração quando houver necessidade, conforme decisão motivada da autoridade competente; (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    III – os produtos e subprodutos da fauna não perecíveis serão destruídos ou doados a instituições científicas, culturais ou educacionais;

    IV – os instrumentos utilizados na prática da infração poderão ser destruídos, utilizados pela administração quando houver necessidade, doados ou vendidos, garantida a sua descaracterização, neste último caso, por meio da reciclagem quando o instrumento puder ser utilizado na prática de novas infrações;

    V – os demais petrechos, equipamentos, veículos e embarcações descritos no inciso IV do art. 72 da Lei nº 9.605, de 1998, poderão ser utilizados pela administração quando houver necessidade, ou ainda vendidos, doados ou destruídos, conforme decisão motivada da autoridade ambiental;

    • E a aplicação do Artigo 61 deste mesmo decreto 6514, que trata da poluição??
      Quem vai multar o Ibama por: “XI – queimar resíduos sólidos ou rejeitos a céu aberto ou em recipientes, instalações e equipamentos não licenciados para a atividade; (Incluído pelo Decreto nº 7.404, de 2010)”, conforme consta no decreto??
      As fotos mostram a fumaça negra emitindo CO², metano, enxofre, e tudo mais que possa existir de mai poluente, na queima dos pneus, do diesel, dos óleos e graxas…tudo!! um absurdo
      o Ibama poderia “destruir” – se fosse o caso – de outra maneira, inutilizando e levando o trator em um caminhão prancha (mesmo os aprendidos pelos super heróis) para um ferro velho…descontaminar..e não causar tamanho dano, até por que, no mesmo decreto, no seu artigo 18 diz:” § 3o Não será aplicada a penalidade de demolição quando, mediante laudo técnico, for comprovado que o desfazimento poderá trazer piores impactos ambientais que sua manutenção, caso em que a autoridade ambiental, mediante decisão fundamentada, deverá, sem prejuízo das demais sanções cabíveis, impor as medidas necessárias à cessação e mitigação do dano ambiental, observada a legislação em vigor. (Incluído pelo Decreto nº 6.686, de 2008).”, logo, pela analogia, não se deveria destruir pq isto :” poderá trazer piores impactos ambientais que sua manutenção”,

      • Com certeza Sr. Poluidor a fumaça causa mais prejuízos ao meio ambiente do que um trator desmatar áreas ilegais… so rindo….

      • Legal ou ilegal eis a gestão!
        Ha de se ter o bom senso! como que atear fogo em um bem a céu aberto poluindo, mesmo que, esse bem esteja sendo usado de forma ilegal ao meio ambiente! os colegas poderiam usar o bom senso de fazer a destina mais correta do bem.

    • Caro Zé do Ibama, como diz a própria Lei, “Após decisão que confirme o auto de infração”. Portanto, os Agentes não poderia, arbitrariamente, antecipar uma decisão em destruir o patrimônio alheio. Não serão eles a decidirem a procedência ou não da infração.

    • Mas neses casos, agentes do IBAMA, correm risco de queimarem tratores que nada teem a ver com prática de crimes, nessa região muita gente tem tratores e vivem de pequenos trabalhos, os verdadeiros infratores dificilmente serão enconrtados nesses locais, a maioria dessas pessoas são leigas e não tem conhecimentos de leis.
      Acho essas medidas bastante radicais, acredito que esse tipo de atitude é exagero, isso só dveria acontecer por determinação da justiça.
      Funcionário Público não pode julgar. Tirar fotos diante desas circunstância é debochar do cidadão que mesmo infrator, perante a lei, enquanto não for julgado e condenado é inocente.

  • Uma correção…. estas fotos foram tirada em Rondônia e não no Pará. Ocorreu a destruição do trator dentro de uma Unidade de Conservação. Foram lavrados todos os Termos de Destruição como manda a Lei. O erro que aconteceu foram os fiscais terem colocado as fotos em uma rede social.
    Toda a documentação esta a disposição da sociedade no IBAMA de Rondônia.

    • Ahhh, bom…
      Então está tudo certo…
      Se o Vandalismo foi em Rondônia e não no Pará, está tudo ok…
      Que tarefa ingrata do pessoal de comunicação do Ibama…tentar justificar esta “m…”
      limpar sujeirada deixada pelos meninos maus…

    • Me desculpe Valdir, mas o erro não foi terem olocados as fotos em uma rede social, mas terem colocado fogo, destruindo o patrimônio alheio.

  • De longe é fácil comentar, o problema é que esses bravos agentes estão no meio da mata, correndo risco de vida, e as vezes a máquina não tem condições de rodar até fora da floresta. Com certeza se queimaram, tiveram motivos concretos.

  • QUE ABSURDO! Se não fossem as fotos eu não acreditaria! Será que realmente fizeram isso? FINAL DOS TEMPOS!

  • Destruição de trator não aconteceu no oeste do Pará

    Belém (27/06/2013) – As fotografias nas quais agentes do Ibama aparecem inutilizando um trator usado para fazer extração ilegal de madeira não foram tiradas em Trairão ou Castelo dos Sonhos, no oeste do Pará. Um sítio na internet de Novo Progresso e um blog de Santarém publicaram as imagens, sem procurar o Ibama para esclarecer os fatos, atribuindo erroneamente a autoria da ação a agentes do instituto na operação Hileia Pátria, que combatem há 15 dias desmatamentos irregulares e outros crimes ambientais na região.

    A destruição mostrada nas fotos ocorreu em 2012, durante a operação Soberania Nacional, nos municípios de Nova Mamoré e União Bandeirante, no estado de Rondônia. O trator estava envolvido em extração ilegal de madeira, já havia sido apreendido outras duas vezes pelo Ibama e foi sabotado pelo infrator para não ser retirado do local. A partir da identificação dos fiscais que apareceram nas imagens, o instituto teve como saber exatamente onde e quando aconteceu a ação .

    A inutilização do trator foi legal e atende ao exigido no artigo 101, inciso V, do Decreto Federal 6514/2008. O Núcleo de Fiscalização do Ibama no Pará já verificou o caso junto ao coordenador da ação em Rondônia, todos os termos exigidos pelas normas para a destruição do maquinário foram lavrados pelos fiscais.

    • Marcos, o posto foi ao ar exatamente às 19h20 de ontem. Antes, por volta das 19h, liguei para o Ibama, mas não obtive sucesso. Aliás, não é a primeira vez que tento contato p/ esclarecimentos por parte da instituição. De qualquer forma, o seu contraponto está publicado.

      • Assim como os qualquer estabelecimento, o Ibama tem horário de expediente. 19 horas, creio ser inaprpriado, porque não ligaste as 18?????? Ou as 8:00 de hj? Ahh, sei, assim poderia não causar polémica!!! kkk

        • Não liguei às 18h pq esse horário ainda não havia tomado conhecimento das fotos. Só isso. Ressalto ainda: não é a primeira vez que órgãos federais no Pará, especialmente os que não tem sucursal no oeste do Pará, nada dizem quando acionado pela imprensa da região.

          • Prezado, inclusive estive na REGIÃO do inverídico fato na semana passada para ouvir a população e tratar com as pessoas, em um processo democrático e participativo de informação sobre as ações do Ibama. Como Nelson Barbosa informou, estamos sempre à disposição da imprensa e de todos os cidadãos para esclarecimento e diálogo. Colocar o Ibama no generalismo dos “órgãos federais” é injusto, e provavelmente incorreto. Beira o denuncismo, certamente não contribuiu para a construção de uma sociedade sustentável, não informa de possíveis atos excessivos do órgão (o que não inclui o presente). Reflita sobre a razoabilidade de sua manifestação acima e reitero a disponibilidade do órgão para o diálogo.

          • Hernandes, falo de cátedra. Sempre foi assim. Nunca mudou esse tratamento. Pode ser que agora, com você, a luz no fim do túnel apareça.

          • Se não havia tomado conhecimento antes, poderia ter esperado para dar o “furo” no dia seguinte… as fotos foram tiradas da rede social de um servidor….. Mas para variar é melhor POLEMIZAR que dizer realmente o que acontece né???
            A imprensa crucifica e então passa ser verdade, não é??

            A tragédia da ESCOLA BASE em São Paulo foi esquecida pela imprensa…. mas pergunta para a professora que foi estuprada na delegacia, depois de ter sido acusada de pedofilia, se ela esqueceu???

            O sr. poderia por favor me explicar o conceito de ÉTICA???

          • Mirotto, então eu deveria esperar o Ibama acordar do “sono” dele e, só depois, no dia em que o órgão resolvesse me atender, publicar as fotos? É isso mesmo??

            Puxa, que aula de jornalismo! Tem mais outra por aí no seu colete?

            A minha ética, com certeza, não é a mesma que a desses agentes do Ibama que aparecem nas fotos e, por vias tortas, queres defender.

    • Mas hove detruição de um caminhão em novo progresso…

  • Onde é que arrumaram este nome de “babão” bolivariano: Hiléia Pátria. Que coisa mais cafona e defasada no tempo; parece propaganda nazista, a nata da esquerda mundial. Dá-me arrepios!

  • Caro Jeso,
    Sou assessor de comunicação do Ibama no Pará. Recebo telefonemas de jornalista a qualquer hora para prestar esclarecimentos. Se você ainda não tem meus contato, me envie um email que lhe passo. O meu endereço já registrei no seu blog ao enviar a nota de esclarecimento que você publicou acima.
    Abraços.
    Nelson Feitosa

    • Nelson, me dirigir ao Ibama Santarém para esclarecimentos. Agora, com você me disponibilidade, um outro canal se abre para futuros contrapontos. Obrigado.

  • Um complemento… Não precisa trocar minha identidade para publicar as informações enviadas. Imagino que o Marco com quem você está falando seja eu.

  • A ideia da publicação das fotos é dos madeireiros do movimento de interdição da BR 163 no sentido de tumultuar a ação de combate aos crimes ambientais no entorno da BR 163.
    Querem continuar praticando a garimpagem de madeira em áreas de reserva sem sofrerem nenhuma punição como o fazem a anos.
    Em Novo Progresso- PA fomentam a ideia de queimar a sede do IBAMA.
    Para este grupo ou quadrilha quanto pior melhor.

  • Todos do castelo dos sonhos sabem que as fotos não são de lá.
    Foram publicadas inicialmente por madeireiros no FACEBOOK em:http://www.facebook.com/CasteloRealidade com o claro intuito de acirrar os ânimos contra o combate aos crimes ambientais.

  • Agora é processar essa mídia q compactua com crimes ambientais e comprada por madeireiros…só isso simples assim

  • A queima do trator ocorreu dia 18/10/2012 em Rononia e a queima só aconteceu devido aos agentes não terem tido outra opção.
    O trator havia sido apreendido no dia 16/10/2012 dentro de umá area indígena extraíndo madeira de ilegal por 5 agentes do Ibama, quando estes estavam se preparando para retirar o trator juntamente com um caminhão carregado de toras que havia sido apreendido proximo ao local, populares serraram as pontes, deixando os 05 agente ilhados em um local onde nao pegava nem sinal de celular. No começo da noite, cerca de 50 pessoas se aglomeravam em um bar proximo de onde houve a apreensão. Temendo um confronto que poderia resultar em uma tragédia os agente do Ibama deixaram o local se abrigando na floresta. Na noite tanto o trator como o caminhão foram roubados pela primeira vez. Na madrugada cerca de 30 agentes do Ibama e 15 da Forca Nacional foram resgatar os agentes que estavam isolados e foi começada a busca pelos veiculos roubados, até q na manha do dia 17/10/2012 o trator foi encontrado e o responsável por manter o trator roubado escondido foi preso.
    E equipe do Ibama estava levando o trator para a Base Operativa quando por ja estar entardecendo teve que colocar o veículo numa propriedade para pegar de volta no dia seguinte, pois ja estavam trabalhando direto por 2 dias seguidos sem descanso. Quando voltou na manha do dia 18/10/2012 o trator foi novamente roubado, e novamente, seguindo os rastros do trator foi possível encontrar o mesmo com os ladroes que ao avistarem a viatura do Ibama fugiram. Como não havia outra maneira de levar o trator embora para a Base Operativa do Ibama e notadamente ele seria roubado novamente a equipe nao teve outra alternativa senao atear fogo no veículo. Tudo devidamente documentado e dentro da legislação.

    • Bonita história…mas o sorriso vingativo estampado na cara lavada dos pobres fiscais (e bem barrigudos( que não dormiram por duas noites (piada) diz tudo…
      é a vingança numa guerra suja…e fizeram a besteira de colocar “no face”…exibicionistas…
      vamos acompanhar para ver se o procedimento foi tão correto assim…no Ibama já se fala em sindicância..
      qual o crime para sindicância?? a queima do trator ou se deixar trair pelo ego, exibindo o delito nas redes sociais…
      não justifiquem o injustificável…se o trator tinha que ser “imobilizado”, que retirassem as rodas, por exemplo e viessem buscá-lo com calma e com mais gente
      não julguem-nos imbecis…
      é claro e patente que se trata de uma vendeta…de uma vingança pelos “roubos” do proprietário do trator…
      acho que o mesmo deveria ser apreendido e DESTINADO…e não esta barbárie que é a cara do velho Ibama…

    • Por que não postaram os laudos lavrados, comprovando a transparaência e legalidade da ação?

  • Existe uma conspiração que valoriza o bem de infratores que depredam o Patrimônio Público ignorando o mal que causam a toda Nação, objetivando apenas o próprio enriquecimento, estas “vitimas”, da ação do poder publico, deixam um rastro de depredação e miséria por onde passam. Como pode ser tão valorizada a queima de um trator, enquanto milhares de quilômetros quadrados de floresta são roubados do povo brasileiro por estes?

  • Sou do IBAMA e sinceramente não concordo com esse tipo de atitude. o mínimo isso tem que ser apurado administrativamente.

    • Zanoni… se vc realmente é do IBAMA verá que os procedimentos descritos acima foram corretos…. preste atenção!!!!

      • O Zanoni é da Ditec…Autoridade Julgadora.
        É do Ibama sim e conhece os procedimentos corretos

  • para variar, uma matéria destas, desta gravidade, fica restrita somente aqui na amazônia.
    Independente de quando foi e onde foi o ocorrido, o site deveria era entrar em contato com o ibama nacional.
    Ouvir do Comandante desta tropa se ele se orgulha disto
    Se é doutrina da casa?
    Se a “interpretação da regra” é esta mesma?
    Isto porque ninguém tira umas fotos destas, tão à vontade, se não tem respaldo dos chefes e do seu “General”.
    Sugiro portanto ao blog perguntar ao presidente do Ibama, ao chefe nacional da fiscalização e até ao Ministro da área se apoiam o procedimento…ai se acaba com esta discussão de “matutos” !!

  • bem isso muito triste,para essa pessoas que aparece na foto resta eu dizer que vcs bando de invejosos acha porque ganha mesada dilma acha que bicho.eu dezejo vcs que queimarão trator DEUS lide em dobro tudo que vcs fizerão.

  • bem isso muito triste,para essa pessoas que aparece na foto resta eu dizer que vcs bando de invejosos acha porque ganha mesada dilma acha que bicho.eu dezejo vcs que queimarão trator DEUS lide em dobro tudo que vcs fizerão.
    eu não conheço dono deve que foi sofrido ver queima seu bem,

    • O dono ter sofrido querida??? Era um bandido, extrator ilegal da madeira destruidor do pulmão do mundo. Triste mesmo é ver tanta ignorância.

      • Verdade, triste mesmo é ver uma pessoa igual vc (Viviane), ignorante, visto que, nem conhece o dono do trator que é um pequeno agricultor que utilizava seu trator como sua fonte de renda, o chamando de bandido.

  • tenho que parabenizar o ibama por isso !

    Quanto aos ingênuos que nem se quer sabem oque está occorendo por lá, falando que isso é errado, com que base afirmam isso? Pensem um pouquinho, UM TRATOR É REALMENTE MAIS IMPORTANTE QUE A FLORESTA AMAZÔNIA ???? uma fumacinha dessa nem se compra ao tanto estrago que esse trator iria fazer se eles deixassem ele lá, é como falaram ai em cima ” não se tinha NADA pra fazer “, os madeireiros removeram as peças principais e se repararem bem o trator nem com a roda está… Não se tinha como tira-lo de la então a melhor opção foi tacar fogo, as poses para a foto não vejo nada de errado nisso, eles estao fazendo o trabalho deles ( é errado se divertir um pouco com isso agora?) , pois nao é a gente que fica no sol o dia inteiro tentando proteger nossa preciosa amazonica.
    IBAMA CORRUPTO???? putz galera, por favor né, vamos parar de ser tao ingênuos e parar pra pensar….

    • Seu felix que disse: “o trator nem com a roda está…”…olhe bem e preste a atenção: a roda está lá sim…todas! as dianteiras também…olhe bem…as rodas são de ferro e lá estão…o que faltam são os pneus dianteiros que já queimaram…assim como estavam queimando os pneus traseiros..
      Não há desculpa para não terem retido e retirado o trator de lá…mesmo que sabotado…
      O decreto 6514 só permite a destruição do bem em casos excepcionalíssimos, quado fica comprovado que não há meios de retirar o bem do local..nenhum meio…e este não é – evidentemente – o caso …convenhamos……………….
      Esta multa só se sustenta no corporativismo administrativo do ibama…..porque qualquer autoridade julgadora, que fizer cair este auto e termo de destruição, vai ser perseguida implacavelmente dentro do ibama.
      E na justiça…bem, o infrator estava fazendo coisa errada e não vai à justiça ” se mostrar” – e sofrer mais perseguição do ibama -..não por um CBT velho destes que não vale R$ 10.000,00 , mesmo com o conjunto hidráulico.
      E assim..ficará o mau feito pelo mau feito…de todos…do autuado que estava tirando madeira de terra indígena e dos tontos exibicionistas do ibama..
      Velho ibama dos rincões da amazônia…do” vale tudo”..e que “vença o mais forte”, não o Ibama que segue a Lei!!!

  • É muito fácil julgar sem saber da real história. Infelizmente as pessoas tem o costume de ficar confortáveis em suas cadeirinhas nas suas vidinhas vestindo a imagem de pessoas que por oportunismo ganham com a divulgação de coisas do gênero, muitas vezes sem formar sua própria opinião, vestindo algo que lhe é imposto. E pior ainda é julgar quem faz alguma coisa e continuar não fazendo nada.

  • Com a poze que fazem, parece que se orgulham de um ato vandalo como esse. Esses agentes cometeram um crime sob outro crime. Por que não apreenderão, e doaram para o municipio que necessita demaquinarios. Esses agentes deverão ser punidos.

  • rapaz isso não foi no pará foi em rondonia no municipio de nova mamore esses policiais são de guajara mirim esse trator esta no msm lugar ainda em nova mamore-RO

  • Bacana esse pessoal do IBAMA, põe fogo e ainda tira foto, são uns otários mesmo, esses ai tem “carteirinha de idiota”.

  • Aquele agente na segunda (abaixado) tem até o cabelo curto (para os chifres) e cara de corno, bobo demais, se vangloriando de seu vandalismo, mas como a “presidenta” já foi até terrorista, ficará impune. Esse é nosso Brasil.

  • No Japão, mesmo que você estacionar o carro em local proibido, ou esteja usando placa falsa, desde que haja uma lata de refrigerante dentro do carro, o veículo não será removido… Motivo?, se o conteúdo da lata derramar, os responsáveis poderão ser processados pelo dono do veículo. Então o que eles fazem? resolvem tudo de maneira civilizada, se o dono do veículo tiver que ser punido ele será punido, se isso custar a danificação do veículo, o veículo será danificado, no entanto para tudo tem seu procedimento, e em um desses procedimento inclui a decisão do Juiz com a presença do dono do veículo no tribunal, isso sim é maneira civilizada de primeiro mundo de resolver os problemas. Não estou dizendo que Japão é melhor que Brasil, ou que os japoneses sejam deuses, mas se um advogado japonês , ou qualquer profissional japonês que lhe da com questões judiciais ficasse sabendo desse ocorrido, ele passaria enxergar o Ibama como um órgão incompetente formado por vândalos infantis sem cultura.

    • associaçao dos trabalhadores rurais do vale do rio guapore no estado de rondonia vem mui.respeitosamente,e responsavelmente.concordarmos,com a sua esplanagem sobre as autoridades japonezes,e as autoridades do meio am,bentes,brasileira,somos muito sabedores de que modo funcionam,alguns japonezes,e alguns chefoes do ibama,aqui no nosso mais abandonado pais brasil.onde sao os propios,japonezes,sao os verdadeiros chefoes do nosso ,ibama pois aqui os japonezes,sa fizeram ate satelite.para as autoridades brasileiras,cuidarem da nossa querida,e abandonad amaoznia legal.onde cada um pais dos europeus,tem uma fatia,para lesarem tudo,o que sao verdadeiramentes de nos pobres,e nos pequenos aprodutores,pois aqui quem faz,e desfazem,sao alguns propios juizes de direito,fazem as trilhas,fora da ordem,e da lei.pois o meio ambiente,aqui,somente funcionam,com a força do crime organizado.os senhores,podem pedirem,na redaçao do jornal nacional,que os americanos,estavam vindo,atacarem nos,para retomarem a amazonia legal.qque os propios,quem estao colocando fogo,nos tratores velhos,sao quem da a proteçao,dos maiores crimes ambientais do mundo,meio abiente,nao e somente madeiras,ilegais,sao oro diamantes,oranios,casseterites,maganez,em fim sao diversos minerios,que sao os propios donos,em nomes de laranjoes,com timbres,em seus propios ombros,disso nos ja cansamos de fazer,as denucias,mais quem sao presos,somos somente nos lidres da vale do rio guapore.somos condenados,e acusados,por a grande midia,essa que somente filmam,os ibamas colocando fogo,em carros velhos,tratores velhos,e caminhoes velhos,mais porque nao filmam,os carrroes,os onibos,de luxos,os grandes maquinarios que vem dos paizes dos extranjeiros.para associaçao pobres,e humildes,que realmente quer uma terrinha.para tirarem,o sustento e o bom estar dos nosso filhos.para evitar,desses orgaos,fazerem as nossas criancinhas, irem,as drogas,para debaixo das pontes. nas favelas do rio de janeiro,porto alegre-rs.e outras,cidadesinhas,nos esperiores,e aqui,nos matao,como ja faz,trinta,e sete anos que nos vimos,e vivemos,essas e outras tristezas.contra tudo que e de direito,constituicionais.somente,fazem crimes,e encentivam mais cada vez,mais,vejam,isso,porque nao colocam os verdadeiros donos dos estraçao de coisas ilicitas,nas prisoes,ao inves de queimarem,as coisas dos pobres,famintos,que sao somente laranjinhas,que trabalham de sol a sol.para retirarem o sutento,e o bem estar de seus filhos.entao porque nao punem,os respeonsaveis,como ibama sedam,funai,incra,terra legal.em fim,ja passou,de abuso d epoderes,economicos,,isso,e uma triste historia,que nao vai,ficar,por aqui,um dia,tem que chegar aos conhecimentos das naçoes unidas,e a justiça internacionais.como agem,as autoridades desse meio ambiente,como estao a mostra,nao precisa,mais provas,pois se for necessario,temos muito mais,nos desculpe-me,mais ja foi,reu,por diversas vezes,sem ser criminoso,nos desculpe-me mais uma vez,mais vamos fazer uma mudança,ainda.se deus quizer.nosso muito obrigado.ass,hermes cavalheiro

  • o ibama tinha de ter vergonha de mostrar essas fotos e a inda posar de eroi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *