Thiago Almeida Vieira, de 35 anos

A Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) tem mais um pré-candidato a reitor. Trata-se Thiago Almeida Vieira, doutor em Ciências Agrárias de apenas 35 anos.

Ele é o mais novo entre os 5 nomes já lançados ao cargo.

A eleição da Ufopa está marcada para o dia 5 de dezembro deste ano. As inscrições das chapas – reitor e vice – estão previsas para o período de 23 a 27 deste mês.

Ao portal Jeso Carneiro, Thiago Vieira adiantou que tem muitos projetos para a Ufopa, e que seu foco como reitor é a manutenção “do cumprimento do papel social da instituição”.

QUEM É

Thiago é formado em Engenharia Florestal, com mestrado em Ciências Florestais e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia – Ufra.

Entrou na Ufopa no primeiro concurso para docentes, em 2010, mas já conhecia a região desde 2006, quando morou em Juruti, onde atuava na função de extensionista rural pela Emater, e só saiu daquele município quando precisou se afastar para o doutorado, em 2008.

Após entrar em exercício, na Ufopa, em abril de 2010 Thiago foi lotado no Instituto de Biodiversidade e Florestas – Ibef. Lá enfrentou o desafio de elaborar o projeto para criar o primeiro curso de especialização de Agroecologia, assumindo, em 2011, também a missão de ser o primeiro coordenador.

Passou, ainda, pela coordenação do curso de Ciências Agrárias e de Engenharia Florestal, em 2013, assumindo em seguida a Diretoria de Cultura, vinculada à Pró-reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão – Procce, onde depois de 4 meses foi investido no cargo de pró-reitor.

Como legado, Thiago destaca a contribuição que impulsionou o reconhecimento dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia e Zootecnia, além de, já como pró-reitor de Cultura, Comunidade e Extensão, ter se empenhado para o melhoramento dos serviços ofertados no setor, a exemplo da captação de mais recursos para Pibex.

Além de Thiago Vieira, estão também no páreo para o comando da Ufopa os professores Valdomiro Sousa, Jarsen Guimarães, Anselmo Colares e Hugo Diniz.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

39 Comentários em: Doutor de 35 anos é lançado pré-candidato a reitor da Ufopa: Thiago Vieira

  • Talvez o sangue novo que uma Universidade precisa. Estudei em Santarém no tempo de UFPA, em que sempre o poder era sempre alternado pelos velhos grupos que sugam a Universidade.
    Anselmo, Aldo Queiroz, Jarsen têm que dar lugar pro novo.

    • O sangue pode ser novo, mas as ações são bem conhecidas. Com o apoio de uma ala da atual direção que engessou o crescimento da UFOPA desprezam um compromisso previamente acordado, Quem pode confiar nas propostas de um candidato que inicia a candidatura por meio de um Golpe.

  • Meu professor Thiago. Correto, objetivo, prestativo, inteligente e do bem. A Ufopa estará em boas mãos. A Ufopa precisa da força jovem e capaz. Sucesso na empreitada. 🙂

  • Um profissional ético e competente. Exemplar. A Ufopa só tem a ganhar!

  • Se ganhar (o que eu acho muito difícil), será o que já tem sido nos últimos anos: um pau-mandado de Raimundinha e de Clodoaldo. Simples assim!

    • Ele tem chances de ganhar, mas o páreo vai ser concorrido para todos, considerando a possibilidade de 3, 4 ou 5 chapas. A campanha ainda não iniciou, a eleição ainda não ocorreu, só se pode cantar vitória após todo o processo ter ocorrido.

    • Concordo com vc. Ele é o candidato que vem representar e ser mandado pela Raimundinha, que já está queimada devido a péssima gestão quem vem realizando e não tem a coragem de colocar seu nome na disputa novamente.

  • Ô Jeso, esse post tá parecendo mais um press-release. Anselmo foi vítima do Clodoaldo, que nunca o engoliu. Iam sair Anselmo e Thiago, tanto que eles chegaram a enviar email para a comunidade ufopiana. Clodoaldo livrou-se de seu desafeto e coloca como cabeça de chapa um pau-mandado. Simples assim!

    • O que vc afirma faz parte dos bastidores da campanha. A matéria, como todas as demais sobre pré-candidaturas, foi produzida para informar aos leitores sobre o lançamento do nome do Thiago Vieira para disputa eleitoral da Ufopa. Tão somente isso. Simples assim!

  • Sou suspeita para falar do Thiago, que foi a pessoa que me confiou o desafio de estar primeira Diretora de Extensão da UFOPA. Ele além de colega de trabalho, se tornou um grande amigo. Seus 35 anos anos tem muita maturidade, experiência, serenidade e sabedoria, além disso é muito humano e possui um carisma inenarrável. Thiago atua com base nos princípios éticos e na legalidade, conhece os gargalos da UFOPA e tem visão crítica e reflexiva para propor soluções exequíveis de acordo com a nossa realidade, ele enxerga a universidade para além dos muros dela, devido sua experiência com Gestão e extensão. Ele ama a UFOPA, tanto que aprovado em dois concursos, escolheu a UFOPA (uma jovem universidade), e abriu mão de atuar em uma universidade já consolidada. Por ser essa pessoa compromissada com a instituição, varias pessoas que compõe as três categorias (Docente, Técnico e Discentes), pediram o nome para se candidatar nessa disputa, e tenho certeza que o (a) candidato (a) a Vice que irá compor a chapa, irá agregar para que seja construída uma ótima proposta e seja realizada uma excelente campanha. Contem comigo!

  • Boa opção. Avante ✌

  • Tudo farinha do mesmo saco, grupo de órfãos do Lula que estão se auto mutilado. Usam a ufopa como uma trincheira bolchevique e esquecem a principal finalidade da Universidade, a busca pelo conhecimento.

    • Acredito, ao longo da campanha e principalmente nos debates, poderemos tirar a prova ou não desses comentários imprecisos, que me parecem deturpados pelo que conhecemos do Prof. Thiago e da sua competência desde que entrou na UFOPA desde 2010. Pois, sempre se mostrou uma pessoa de caráter e com atitudes éticas, não é tentando desconstruindo a imagem de um profissional capacitado que se ganha a eleição, OS ELEITORES NÃO SÃO IGNORANTES!

  • TROCANDO EM MIÚDOS: Anselmo era pré-candidato da ATUAL GESTÃO. Todavia como CLODOALDO não engolia Anselmo e como ultimamente até RAIMUNDA MONTEIRO já vinha dando sinais que Thiago seria o candidato, daí não deu outra: ANSELMO entrou para história de mais um vice que divulga uma “cartona” (alá Temer). E foi o que ocorreu. Porém, diferente de Temer que divulgou uma carta antes de dar um golpe, ANSELMO divulgou uma carta ao conseguir a façanha de sofrer um duro golpe antes mesmo de assumir até mesmo a candidatura. No TEXTÃO ANSELMO rasgou o verbo dizendo porque estava pulando do fora do barco.

    Desse modo THIAGO representará a continuação da gestão da RAIMUNDA MONTEIRO: mais do mesmo ou se você preferir MAIS do NADA.

    A propósito como ANSELMO também estava no mesmo barco ele trás sobre si marcas dessa gestão também (afinal foi o vice, apesar do CLODOALDO quase sempre aparecer mais, como se fosse ele o vice. Aliás, diz-se que este será vice do THIAGO, completando o pacote PRÓ-PT (RAIMUNDA MONTEIRO).

    PORTANTO, aos que querem mudança restam três candidatos (por ordem alfabética):
    #Hugo (um bom professor, porém sem nenhuma experiência de gestão);
    #Jarsen (excelente professor, com experiência e dono de um dos melhores currículos entre todos os pré-candidatos), e;
    # Valdomiro (que tem um pouco de experiência também, tendo trabalhado na gestão da RAIMUNDA MONTEIRO até que a mesma deu um chega pra lá dele e transformou ele em carta fora do baralho).

    • Jarsen? Quem mandará no Jarsen numa improvável gestão? O irmão dele vereador ou o deputado Chapadinha? Jarsen deve ser um ótimo gestor mesmo. Tanto que as vagas do mestrado do Ics são minuciosamente divididas entre aqueles que tem competência e aqueles que podem votar nele.

      • Esse argumento vinculando Jarsen ao Chapadinha e ao seu irmão é tão fraco que não valeria a pena responder. Ou você quer dizer que se o Hugo ganhar ele vai ser mandado pela cúpula do MBL, afinal militantes do MBL-Santarém o apoiam ? Ou você quer dizer que se o Thiago ganhar o PT da Raimunda Monteiro mandará nele? Ou você quer dizer que se o Valdomiro ganhar o PSOL vai mandar nele ? Se for por este teu argumento todos seriam mandado. E se você assumisse você seria governado por quem?

        Referente as vagas do mestrado se você concorreu, se você leu o edital, pelo menos, você deve saber que havia possibilidade de recurso (como é praxe em todos os editais aberto da Ufopa). Ou se mesmo assim ainda se sentisse prejudicado poderias ter denunciado na Ouvidora da Ufopa e não ficar com essa acusação descabida, típica de covardes que se escondem em perfils fakes para propagarem mentira em apoio aos seus candidatos.

      • Essa tentativa de dizer que Jarsen será governado por A ou B é tão fraca que não valeria a pena responder, muito menos usar como marketing de Campanha como alguns tem tentado. Ou então você acha que se o Hugo ganhar quem vai mandar nele é a cúpula do MBL? Ou você acha que se o Thiago ganhar quem vai mandar nele é o PT da Raimunda Monteiro? Ou se o Valdomiro ganhar, quem vai mandar nele é o PSOL? Reveja seu argumento pois é muito fraco.

        Quanto ao mestrado do ICS, assim como todos os editais da Ufopa, ele dar amplo direito de recurso e com certeza, se você participou do processo seletivo, e se pelo menos, leu o edital você deve saber disto. Caso ainda assim você não concordasse poderias ter denunciando à Ouvidora da Ufopa e não tentar fazer acusações falsas sob a capa de um nome Fake.

    • Para mim, ter mais de uma chapa da gestão não configura golpe nem traição, encaro como algo normal o surgimento de mais de uma chapa que tenha tido vinculo com a gestão, pois as pessoas constroem percepções diferentes ao vivenciar a experiência de gestão, na eleição para reitoria da UFPA, UFRA e UNB por exemplo, que tiveram mais de uma chapa com nomes de candidatos que tinham vinculo com a gestão.

  • Professor Thiago, feliz com essa notícia. Meu apoio e meu voto estão com você. Parabéns por ter tido coragem de se candidatar e concorrer com esses ultrapassados (Hugo e Jarsen, que são crias do Hugo; Anselmo, que sempre se mostra acima de todos). Sucesso.

  • Professor Thiago, feliz com essa notícia. Meu apoio e meu voto estão com você. Parabéns por ter tido coragem de se candidatar e concorrer com esses ultrapassados (Hugo e Jarsen, que são crias do Aldo Queiroz; Anselmo, que sempre se mostra acima de todos). Sucesso.

  • Depois da rasteira no Anselmo, sai candidato.
    E quer mesmo que alguém confie num traidor.

    • Para mim, ter mais de uma chapa da gestão não configura golpe nem traição, encaro como algo normal o surgimento de mais de uma chapa que tenha tido vinculo com a gestão, pois as pessoas constroem percepções diferentes ao vivenciar a experiência de gestão, na eleição para reitoria da UFPA, UFRA e UNB por exemplo, que tiveram mais de uma chapa com nomes de candidatos que tinham vinculo com a gestão.

  • Golpe? Kkkkk Quem não conhece o Alselmo que o compre!!! Já chega de Dinossauros no comando da UFOPA, precisamos de pessoas Jovens com vontade de trabalhar e com idéias inovadoras. Prof° Thiago vem forte e pra levar!!! Estamos com vc Thiagão…

  • Nesse cenário de traído e traidor, Anselmo Colares não é vítima. Anselmo tentou impor o nome pelo simples fato de ser o atual vice reitor, desconsiderando a todos. Quem foi que há dois meses, quando ainda não havia chapa, publicou no Facebook perguntando se deveria ser candidato ou voltar à docência, sem aí menos falar antes com a atual reitora Raimunda Monteiro? Quem tentou negociar com o candidato Hugo Diniz (filhote do Aldo)? Resposta: Anselmo Colares.
    De inocente e vítima Anselmo Colares não tem nada.

  • Muitas águas vão rolar até dia 27/10/2017… E muitas situações podem ser esclarecidas ao longo da campanha.
    Espero que essa campanha seja a altura de uma Instituição de Nível Superior, que os candidatos tenham maturidade suficiente para mostrar sua competência em gerenciar a instituição, e não usem de subterfúgios baixos para atacar os oponentes e nem expor a UFOPA de forma negativa. Sendo já vi Pré-candidatos denegrindo a imagem da UFOPA, usando de estratégias baixas para se promover, e sinceramente não são pessoas com esse tipo de atitude que desejo para uma nova gestão da UFOPA.

  • Que maravilha, agora sim tenho candidato para votar, esse é o melhor candidato!

  • Está aí um excelente candidato para reitoria da UFOPA! Uma pessoa competente, sua vida é dedicada para a UFOPA, à pesquisa, ao ensino e a administração, é ético, comprometido com a universidade, com a comunidade acadêmica e com a sociedade externa que também é parte interessada nas ações da universidade, é um exemplo de servidor público, poucos são tão dedicados como ele. Estou muito feliz e orgulhosa de ver que se encorajou para enfrentar esse desafio! Esse sim merece e terá meu voto!

    • Esse não merece o meu voto, representa o continuismo de Raimunda Monteiro e Clodoaldo Andrade,o Delfim Neto do Planejamento fracassado, para os que se fingem de cegos e surdos eh só admirarem os Elefantes Brancos da UFOPA, nesse quesito Seixas Lourenço ganhou de lavagem a Gestapo de Raimundinha Monteiro que vai sair sem ter inaugurado uma única Obra. Atual Gestão sem Planejamento, Clodoaldo Delfim eh o Coveiro de Raimunda Faleiro, melhor Monteiro. Continuismo, não, NÃO, NÃO, NÃO E NÃO. CHAPA BRANCA NÃO, FORA CLODOALDO. .

      • Galerinha do Seixas é retrocesso! Deixou essa universidade o caos, sem nenhum tipo de fluxo regulatório para o funcionamento da Instituição, além da marca de autoritarismo e decisões unilaterais sem a participação da comunidade. Os problemas de infraestrutura é herança da péssima gestão de Seixas Lourenço e muita gente de universidade está cansado e careca de saber disso.

  • Concordo com a sua crítica ao Seixas. Mas Raimundinha/Anselmo/Clodoaldo/Thiago têm feito uma gestão tão ruim quanto à do velhaco Seixas, tendo traído vários compromissos de campanha.

    • Também concordo com Vc Leib, sempre critiquei Seixas Lourenço,mas, esquecer que Raimunda Monteiro, Anselmo Corares, Clodoaldo Andrade e Thiago representavam a Mudança na Ufopa, o que se viu foi uma gestão fracassada, sofrível, duvidosa, me referi que o Fora Seixas deixou pelo menos algumas obras inauguradas e a atual gestão de Raimunda Monteiro e seus intelectuais vão sair e não deixarão nadica de nada, quer um exemplo: O Restaurante Universitário que era para ser inaugurado em 04.03.2017, mais um ELEFANTE BRANCO dentro do mato, na esquina das Ruas 24 de outubro e Raimundo Fona,na Unidade Tapajós no Bairro da Liberdade, convido todos a visitar e verem de perto o dinheiro público jogado na lata de Lixo, obra NÃO FISCALIZADA, obra REPROVADA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *