A música Moça, um dos mais retumbantes sucessos do cantor e compositor Wando, falecido hoje (8) em Minas Gerais, aos 66 anos, teve como inspiração, segundo o artista, “uma criatura que me olhou com os olhos de quem queria alguma coisa” e que ele conheceu em Santarém.
A canção é de 1975.
– Moça é uma música minha, que foi feita em Santarém, uma cidade que fica no Pará, depois de conhecer uma criatura que me olhou com os olhos de quem queria alguma coisa e com certeza foi correspondida e aconteceu às 3 da manhã – declarou Wando num bate-papo online com fãs há cerca de 5 anos.
Na conversa, o cantor não revelou o nome da “criatura”.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Conta a lenda que ela seria Sebastiana Gama, a Sabá Gama, dona de um dos primeiros moteis de Santarém, o Hipopotamus, na avenida Cuiabá.
Leia AQUI, a íntegra do bate-papo.
No vídeo abaixo, a interpretação de Moça feita pelo criador, num show no continente africano.
Veja também:
Os 2 gols do São Francisco contra o Remo.
suas musicas falam de sua propria maneira de amar mas que tbm reflete na vida de algumas pessoas não nasci nessa epoca, mas gosto das musicas dele e vi a foto desta senhora realmente ela era uma bela jovem quem sabe a mais linda na epoca era sem duvida de parar os locais onde chegava e causar até olhares “tortos” em algumas mulheres que deveriam critica-la. ela mereceu sim essa homenagem e isso e pra quem pode pq são poucas que recebem tal privilegio.
Valeu Telma!!!!
O resto é pura inveja por não ter sido uma “moça” da “capitar”.
As moças de santarém, as 3 da manhã, estão de parabéns!! …rsrsr!
Julio,
O cara não virou Santo, até porque Santo não aceitaria receber a calcinha das mulheres (essa é a parte desnecessária da carreira do Wando, apesar de ser engraçada e tinha um gosto faceiro e excitante). Mas ouso te dizer que enquanto muitos estavam ouvindo É o Than, Calcinha Preta e Michel Teló, os cantores romanticos, que faziam bem aos corações de muitos, e que estavam na história da musica pop (massa), estavam sendo esquecidos, para não dizer banidos da sociedade, e esta estaria muito melhor se estivessem ouvindo Wando, que concordo andou também escrevendo para as mulheres de forma vulgar. Um outro cuidado é o de taxar todos os cantores românticos de Bregas.
“Eu quero me enrolar nos teus cabelos, abraçar teu corpo inteiro, morrer de amor e de amor me perder”.
Leia a poesia de muitos poetas e verás que a frase acima é o que muitos escrevem.
Abs,
Telma
Esse sim foi um comentário digno de aplausos. Falou tudo, telma.
Basta morrer para virar santo. O cara não catava p….. nenhuma, mas morreu e logo virou um baita dum cantor, com direito a homenagens até de santarenos. Com tanta coisa mais importante pra se preocupar…. mas é isso ai, morreu virou santo, quem sabe até um dos melhores do mundo. Um Sinatra, quem sabe. Pára com isso.
Júlio, os gostos são diferentes. Há muita gente que curtia/curte a música dele. Sinatra é bom também. Mas o norte-americano não anula que se goste também de autor de Moça.
Valeu Jeso, talvez Julio não saiba dos premios que o cantor Wando ganhou em vida por pleno merecimento profissional e não pos morte.
Mal Amado, vc Júlio Eduardo. Vai vê q stas numa secura faz tempo.
Conheci Tiana Gama na sua adolescencia. Inspirava os mais belos romances daquela época. Linda e faceira. Mas já de um mundo muito além daqueles tempos. Seus sonhos eram grandes demais para a realidade do momento adolescente dela. Brilhou na sua hisstória familiar, na época para a família foi um escândalo, mas para ela era caminho a seguir. Foi ao topo nas pasarelas de desfiles e ilustração colorida e bela em uma revista de moda. E na época para se conseguir tal façanha tinha que ser talentosa e bela como ela. Quantos destaques em desfiles de salões, carnavais e outras aparições por mérica de uma bela guerreira. Ser musa inspiradora de Wando, não nos impressiona, mas nos dar orgulho de uma mulher tapajônica alcançar o mérico de inspiradora para Wando, Antonio José e quem sabe mais, que tiveram a honra de conhecê-la como mulher maravilhosa.
Quem dera que os chamados “Pops” da atualidade seguissem ao menos essa linha. Eu gosto do Wando, e a musica Moça, é bela. Quando adolescente lembro da Sabá Gama em cima de um carro alegórico em alguma escola de samba, morena, linda, cabelos negros e longos e lembro principalmente desse forte comentário, eis a musa da canção Moça.