PA e AM querem entreposto da ZFM em Santarém

Publicado em por em cidade, Infraestrutura

Helenilson Pontes - Blog do JesoNa próxima semana, em Manaus, os governos do Pará e Amazonas participam de reunião técnica para elaborar o documento (protocolo) sobre a criação do entreposto da ZFM (Zona Franca de Manaus) em Santarém.

Em outubro, esse documento será entregue ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

É o conselho, que reúne todos os secretários estaduais de Fazenda do país, que baterá o martelo sobre a instalação do entreposto em terras santarenas.

Se o Confaz emitir sinal verde para a proposta, será logo em seguida aberto licitação pública  para escolha da empresa responsável pela gestão do armazém geral localizado em Santarém.

O vice-governador do Pará, Helenilson Pontes (PSD), estará presente na reunião técnica de quarta-feira (4) na capital amazonense.

Armazém

Existem atualmente no país 3 entrepostos da ZFM: em Ipojuca (PE), Resende (RJ) e Uberlândia (MG).

Neles, são suspensas a incidência de ICMS dos produtos feitos no Polo Industrial de Manaus. O imposto só é cobrado na saída do entreposto, ou seja, no momento da venda definitiva do fabricante para o varejo ou atacado, funcionando assim como um armazém da ZFM.

A vantagem para o município que recebe um entreposto é o incremento das operações de armazenamento e transporte.

Leia também:
Entreposto da ZFM em Santarém.


Publicado por:

6 Comentários em PA e AM querem entreposto da ZFM em Santarém

  • Comemoro a notícia. Tenho certeza que a viabilidade do Entreposto em Santarém representará excelentes oportunidades para ambos os Estados. Que este seja o início de um processo de consolidação de muitos outros projetos de interesse comum.
    É chegada a hora de unirmos força através de todos os Estados Amazônicos em prol de uma região melhor assistida, exemplo da falta de sinergia é o resultado da Copa do Mundo, onde olhamos uns aos outros como “concorrentes”, quando deveríamos estar juntos lutando para trazer ao menos 3 sedes da copa para cá, na pior das hipóteses consolidávamos 2 sedes. O nordeste, ao contrário, pensou grande, e conseguiu quatro, isso mesmo, quatro sedes para aquela região. E vejam que lá não há o apelo internacional da AMAZÔNIA que temos. Já passou da hora de acordarmos!

  • O de Ipojuca trouxe desenvolvimento ao município. Visitei em 2011.Antes economicamente sustentado pelo pescado, Ipojuca hoje assumiu ares de cidade metropolitana, cresceu tanto, instalaram-se grandes empresas que misturou-se a jaboatao de guararapes.Certamente o entreposto trará melhorias econômicas ao municipio.

  • Será que os padres e os ecologistas vão deixar?
    Seguindo o raciocínio que se ouve por aqui, o entreposto vai aumentar o número de caminhões e carretas trafegando por Santarém, vai aumentar a poluição, a fumaça dos escapamentos vai se juntar ao pó da soja e do milho, do qual todos reclamam.
    Correremos mais riscos de acidentes com caminhões.
    É melhor combinarem antes com os ecologistas…

  • Tem o significado do nada revestido de uma péssima embalagem posto a venda por um vendedor que nao se caracteriza exatamente por entregar o produto a que o cliente/contribuinte tem direito. Pagamos um preço elevado demais por tão pouco. Que o vendedor de xinfrins ilusões se cerque de mais cuidados no trato com o povo que lhe deu o cargo que tão bem faz às suas pobres vaidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *