Reunião de Bancada do Democratas - 13/08/2013

Em sentença proferida pelo juiz João Ronaldo Mártires, da 2ª Vara Criminal de Santarém, o ex-prefeito Lira Maia (foto) foi condenado a pena de 7 anos e 6 meses de prisão, por corrupção (crime de responsabilidade), cometido quando exerceu o primeiro mandato de prefeito do município (1997-2000).

Além disso, cassou os direitos políticos do multiprocessado do DEM por 5 anos.

Leia também – Aparência física debilitada de Lira Maia choca torcedores no Colosso do Tapajós.

Neste link, a íntegra da sentença, assinada no último dia 3.

O magistrado, no entanto, extinguiu a condenação dada ao ex-prefeito santareno devido  “instituto da prescrição retroativa ocorrida em agosto de 2014”.

Mártires esclareceu que o processo, ainda no STF (Supremo Tribunal Federal), já se encontrava “fulminado” pela prescrição.

Em resumo: a pena que seria aplicada ao candidato a vice-governador derrotado na eleição de 2014 foi extinta por decurso de tempo.

Os outros dois réus da ação, José Ismael Gomes de Souza e Vicente Pinto de Lira, também foram beneficiados pela prescrição.

Os três condenados não conseguiram, porém, se livrar da pena de indenização financeira por danos que eles provocaram ao erário público.

O caso se refere ao serviço de aterro e terraplanagem no antigo Terminal Vera Paz, ao lado do porto da CDP.

Essa não é a primeira vez que Lira Maia é salvo pela lentidão da Justiça em julgar seus inúmeros processos.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

18 Comentários em: Justiça condena Lira Maia a 7 anos e 6 meses de prisão por crime de corrupção

  • Gostaria que assistir e ler amanhã na TV TAPAJÓS e REDE RECORD esta notícia.
    E ouvir do Nelson Mota alguma fala desta condenação ainda que a prescrição tenha beneficiado o agora criminoso Joaquim de Lira Maia.

  • Que vergonha! O Maluf mocorongo continuará livre e impune.

  • A JUSTIÇA BRASILEIRA NOS FAZ RIR, RIR MUITO. QUEREM DAR UMA SATISFAÇÃO À SOCIEDADE, MAS DESSA FORMA FICOU RIDICULARIZADA. É O MAIS QUE FAMOSO ” MORDE E ASSOPRA”.

  • Ate que fim chegou o dia.
    Ainda que a prescrição lhe tenha beneficiado em não cumprir a pena, mas a pecha de corrupto, de malfeitor de recurso público, de ganancioso, enfim, de politico que apenas entrou na vida pública para ficar rico foi declarado pela justiça.
    Ficou também inelegível, o que melhor ainda.
    Parabéns ao juiz que teve coragem de fazer a sentença

  • A “JUSTIÇA” DO BRASIL NESSE CASO ESPECIFICO É TÃO CAPENGA QUANTO O RÉU, O CRIMINOSO, O CORRUPTO, O CANALHA, O PILANTRA, O GATUNO DO ERÁRIO PÚBLICO. DIZEM AS MÁS LÍNGUAS QUE O INFERNO É AQUI MESMO, AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA, QUEM SABE SEU ESTADO DE SAÚDE ATUAL JÁ TEM A VER COM ISSO.

  • Defendendo a Justiça e o Lira Maia, os culpados somos nós eleitores que continuamos votando neles. Pelo menos deviam colocá-lo inscrito na ficha suja.

  • Pelo menos sere de acalento para a população de Santarém, não aguentava mais ver o tempo passar é um dos maiores corrupto da história continuar transitando livremente e sem receber nenhuma punição, e esse acharque tachando o povo como idiota, indo a igreja comungar e achar que é santo, olhar para os outros e dizer roubei e vou continuar roubando e comigo nada acontece, até que em fim uma condenação. Todos os malfeitores com erário público merecem o mesmo tratamento, cadeia, seja lá de qual P for.

  • Pelo menos sere de acalento para a população de Santarém, não aguentava mais ver o tempo passar é um dos maiores corrupto da história continuar transitando livremente e sem receber nenhuma punição, e esse acharque tachando o povo como idiota, indo a igreja comungar e achar que é santo, olhar para os outros e dizer roubei e vou continuar roubando e comigo nada acontece, até que em fim uma condenação. Todos os malfeitores com erário público merecem o mesmo tratamento, cadeia, seja lá de qual P for.

  • O engraçado é que com todo esse histórico e agora comprovado pela Justiça que Lira Maia é corrupto, nas eleições para governador na qual ele era vice 60% dos eleitores votaram para Elder/Lira Maia. Não adianta a justiça condenar e nós ficarmos votando em candidatos como ele.

  • EUQUERO VER O QUE O JORNALISTA IMPARCIAL MIGUEL OLIVEIRA TEM A DIZER DESSA CONDENAÇÃO???????

  • Concordo com Manuel, quando Deus o fez assim foi pra não perde de vista, infelizmente mais um larapio na terra que tanto amo

  • Cominho do pedido dos que me antecederam. Quero também lê essa notícia dada pelo Miguel Oliveira, TV e Rádio Tapajós, Rádio e TV Guarany e Rádio Princesa.
    Acho que vou ficar sentado, Porque em pé vai cansar.

  • quer dizer que agora oficialmente ele e …la

  • Né que te digo! Penso também que ele deveria perder o direito de ocupar qualquer cargo público,não somente o direito de concorrer a reeleição. Senão assim…..até o Papa.

  • Lira Maia foi condenado? mil aplausos para esta histórica sentença contra esse sanguessuga do dinheiro público. Esse Juiz foi muito corajoso mesmo, outro só tinha reconhecido a prescrição e livrado a cara dessa corja de corrputos.

  • depois de comete tanta barbárie como erário publico, este individuo devia ser banido do cenário politica nacional/estadual/municipal e etc.., pois, vai continuar botando regras e persuadindo outros políticos da sua laia a comete falcatruas na politica santarena. Deve esta satisfeito com sua pena pois 05 anos passam rápidos. Que este carcará sanguinolento possa um dia refleti sobre as coisas ruins que ele fez ao povo santareno e seja homem para pedir perdão a Deus pelo seus deslizes.
    homem como juiz que o condenou, e digno de aplausos, parabens.

  • Afinal a política virou uma quadrilha organizada e as empresas de fachadas os chamados tal laranja….equanto isso a saúde segurança educação ai a merece porque o dinheiro pagos do nosso bolso vai todo pra contas milionárias frases vagabundos l adraos sanguesuga miseráveis…..e mais engraçado é que acaba em pizza e fazem desta pra comemorar a Vitória…..bandos de canalhas…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *