Aprovada a exclusão de Aveiro da flona do Tapajós

Publicado em por em Política

A Câmara dos Deputados aprovou a MP (Medida Provisória) 558/12, que altera os limites de 8 unidades federais de conservação nas regiões Norte e Centro-Oeste, para resolver problemas agrários e viabilizar legalmente usinas hidrelétricas que inundarão partes das reservas.

Entre as reservas que terão os limites alterados está o Parque Nacional da Amazônia, em Itaituba, e a Floresta Nacional do Tapajós, com a exclusão da cidade de Aveiro e da comunidade de São Jorge dessa unidade.

A aprovação pelo plenário da Casa foi realizada ontem à noite (16).

A MP foi aprovada na forma do projeto de lei de conversão do relator, deputado Zé Geraldo (PT-PA), e será votada ainda pelo Senado.

O prefeito de Aveiro, Ranilson Prado (PR), acompanhou a votação em Brasília, e vibrou com o resultado.

Leia mais em Câmara aprova MP que altera limite de oito áreas ambientais.

Leia também:
A taxa de governismo dos deputados do Pará.


Publicado por:

8 Responses to Aprovada a exclusão de Aveiro da flona do Tapajós

  • Interessante, a ideia daqueles que vivem da miséria dos outros, querer preservar a natureza, causando prejuizo a humanidade, digo humanidade, por que as pessoas que vivem em Aveiro, são serem humanos, e precisam participar do desenvolvimento da nação, preservar a natureza, tem que ser uma preocupação de todos, porém, desde que esta não venha causar prejuizo ao ser hamano, que adiante vê lindas matas, se em seu interior, tem pessoas querendo trabalhar sem poder. as pessoas que hoje vivem nas grandes cidades, muitas das vezes, para nelas chegar, necessitaram trabalhar na agricultura, hoje no ar condicionado, estarão eles se preocupando com quem está lascado.

  • a gente precisa construir uma hidroelétrica !!! oba !!! festejam os madereiros , os políticos corruptos macomunados com empreiteiros que vão lhes dar uma gorjeta pelo ato patriotico !!!! pô ! a gente precisa construir uma estrada no meio da floresta !!! oba!!! de novo os madereiros os empreiteiros e os mesmos politicos safados se unem emtorno da idéia e começa a velha ladainha !!! a floreta tá enchendo o saco !!!! a floresta está empatando o ” nosso progresso” !!!! e de pedaço em pedaço o que deveria ser preservado vai sendo espoliado !!! derrubado !!! violentado !!! corrompido !!! uma pequena observação !! a floresta estava aí antes de aveiro se tornar município e não ao contrário !!! o resto é safadeza !!! pseudos discursos progressistas que encobrem um mr de lama de interesses inconfessáveis e corruptos !!! pobre floresta e habitantes da mesma !!! quantas sacanagens cometem em teu nome !!!!!

    1. Acho que tao fazendo uma festa por la embora exista uma dose de boa intenção de alguns.

      Vai rolar uma extração de madeira no Km67 (Terra Rica) numa area da EMBRAPA. Sou literalmente contra a mesma.

      A extração é de IMPACTO MINIMIZADO, mas o uso do recurso madeireira é de uso EXTREMAMENTE MINIMIZADO tambem (o uso de uma arvore nao chega a 40%, ou seja so PARTE do caule).

      Na minha opiniao com esse aproveitamento minimo da madeira e o fato da area ser a mais propicia pro desenvolvimento do ecoturismo que conheço em função da distancia, da presença da LBA(sei que embrapa é um orgao com fins cientificos tambem, ate mais que muitos), da terra preta…..ser a area que mais mais recebeu turistas nos ultimos dois anos essa operação deveria ser melhor pensada e adiada por um ano-luz.

      Essa extração de impacto minimizado vai detonar o pico e muito. Uma das especies é a acuaricuara, que ABRIGA DIRETAMENTE em uma unica arvore centenas de especies de insectos, aves, anfibios repteis e ate mamiferos, especies que tem valor intrinseco e a outras industrias inclusive a cientifica, qualquer outra especie teria um numero relevante de especies dependentes tambem.

      Aparentemente o valor da madeira retirada da area é de um pouco mais que 500 mil dolares, uma merreca se comparado com o impacto que vai causar a Fauna, Flora e a Flona.

      Ta foda!

  • Oba, vou alí comprar todas as moto-serra da Comam e botar pra derrubar. Agora vai! Vai ser é uma festa. Meu Natal vai ser uma beleza lá no meu Pampa querido.

  • Ufa! enfim uma notícia boa de nossa querida cidade. Eu previa que a realidade ia prevalecer e Aveiro ficaria onde sempre esteve, no seu marco inicial.
    Quem chegou depois, no caso a Flona, teria que recuar, pois ela invadiu uma área que já pertencia a cidade de Aveiro.
    Parabéns a todo povo aveirense, e principalmente aqueles que trabalharam para aprovação da MP (Medida Provisória) 558/12 na Câmara dos Deputados.
    Que venha sua aprovação no Senado e, finalmente, o ‘carimbaço’ da Presidente Dilma.

    1. Hitamar, sem dúvida, é uma ótima notícia para aqueles que, como você, sempre se posicionaram contra o “engessamento verde” de Aveiro. Um equívoco histórico enorme será corrigido no Senado e pela presidente Dilma Rousseff.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *