Reuters do Brasil
A Justiça do Pará determinou que a distribuidora Celpa poderá aplicar o aumento tarifário aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apesar de a empresa estar inadimplente com encargos setoriais e outras obrigações no setor.

A decisão aumenta as chances de que o plano de recuperação judicial da empresa seja aprovado e a compra pela Equatorial Energia possa seguir adiante, segundo o administrador judicial da Celpa, Mauro Santos.
“Determino a imediata aplicação da tarifa de energia elétrica, sem prejuízo da permanente vigilância da concessionária durante a recuperação judicial nas obrigações assumidas no contrato de concessão, sob pena de multa diária de 500 mil reais”, decidiu a juíza Maria Filomena Buarque na sexta-feira, segundo o documento repassado pelo administrador judicial da Celpa.
A Aneel aprovou na última terça-feira o reajuste e a revisão tarifária da distribuidora paraense do Grupo Rede, mas a agência determinou que a companhia estava impossibilitada de aplicar as tarifas até que regularize a situação de inadimplência.
O reajuste e revisão tarifária da Celpa resultam em um aumento de 12,7 por cento na tarifa, ao serem aplicados em conjunto.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Leia mais em Justiça do Pará libera Celpa para aplicar nova tarifa.
Leia também:
Grupo vai projetar viabilidade de usinas no Tapajós.
Alé de não prestar um serviço de boa qualidade, a CELPA, nos cobra a energia mais cara do Pais, sendo que nos no Estado do PA e que produzimos a energia e exportamos para outros estados a custo de banana.
Ruverval, pagamos um absurdo por esse serviço. Com um detalhe: o Pará é um dos maiores produtores de energia do país.
Se aumentasse o preço da tarifa e por consequência o da qualidade dos serviços, seria bem melhor e justo. Temos no estado uma taxa de energia cara e serviços de péssima qualidade prestados à população, sem contar com o atendimento ao consumidor que, salvo engano, é deslocado para resolução em Belém.
Conclamo aqui o caro colega Evaldo Viana para fazer um levantamento estatístico sobre o assunto.
A Celpa presta um serviço cada vez pior ao consumidor PARAENSE e como prêmio a “Justiça” PARAENSE concede um aumento na tarifa de energia de 12,7%….. #PodeIssoArnaldo?