A subida das águas começa a preocupar a Prefeitura de Saantarém
Como medida paliativa, em função do avanço das águas dos rios Tapajós e Amazonas em trechos da avenida Tapajós, a Prefeitura de Santarém, através pasta de Infraestrutura (Seminf), procedeu na manhã de hoje (29) a instalação de duas bombas às proximidades do Mercado Municipal.
Os equipamentos irão auxiliar na drenagem da água, caso o nível das águas suba acima do normal.
— ARTIGOS RELACIONADOS
“Não queremos alarmar a população, mas as providências que estamos tomando são unicamente preventivas. Torcemos para que a enchente deste ano não seja igual ou superior a de 2009, mas não podemos ficar de braços cruzados apesar de sabermos que não podemos lutar contra a natureza. As bombas só entrarão em operação se houver necessidade”, explicou o titular da Seminf, Inácio Corrêa.
Outras medidas adotadas foram a de construção de pontes de acesso a algumas escadarias da orla e a interdição do trecho da avenida Tapajós que fica às proximidades travessas Senador Lemos.
A SMT (Secretaria Municipal de Transporte) também já alterou o trânsito, para mão única, às proximidades da Delegacia da Capitania dos Portos (travessas Felisbelo Sussuarana e Dois de Junho).
Segundo Inácio Correa, se for preciso, a prefeitura construirá pontes na área central de Santarém. Nas últimas semanas, o governo municipal vem reunindo com entidades representativas dos comerciantes e empresários para que haja parceria em algumas ações que possam ser executadas no centro comercial.
A Defesa Civil Municipal também acompanha a situação na região de várzea. Desde a última terça-feira, uma equipe seguiu viagem para monitorar a situação de famílias ribeirinhas.
Fonte: Prefeitura de Santarém

Nossa colega, tomei um tremendo suto quando li essa manchete!
Duas perguntas basicas: Quem é o dono dessas bombas? e quanto vai custar esse serviço “paleativo”? Se alguem souber responder, eu agradeço.
Alguem lembra que existiam duas casas de bombas na av. tapajos, que ao longo do tempo foram desativadas. Uma em frente a Marinha e outra em frente ao supermecado beira rio. quais eram as funçoes dessas bombas???
Boa nota.
Eu lembro e que nunca foram concluídas.
O projeto ficou inacabado.
Na tubulação para conduzir água para o rio havia um sistema de pequenas comportas que abririam no sentido para o rio e impediriam a entrada da água.
Gostaria de dizer é uma pouca vergonha colocar bombas,se querem esperiência em reter a água então Maria vai pra Holanda lá eles vão ensinar melhor.
Quem entende um pouquinho de fisíca e se lembra do termo “vasos comunicantes”, sabe que é tirar a água do rio e por no rio. A drenagem não é compativel com a vazão do rio que invade a cidade pelas tubulações e galerias de esgotos. Não passa de marketting e enriquecimento de quem aluga essas bombas. Abra o olho população.
Quando vão colocar bombas na prefeitura?
Na prefeitura elas são fabricadas….kkkkkkkkkkkkkkkk
Putz … Edynei Silva, João Guilherme ….
Até minha neta entendeu que a função principal das bombas é evitar a estagnação da água…
Todos sabemos o que prolifera em água parada…….
Tiberio Alloggio
Nesse caso, senhor Tibério, não seria mais prático e econômico a instalação de aeradores de pás (palhetas)??…Esses equipamentos são excelentes para oxigenar e evitar que a água fique estagnada….
Gostei da observação.
Tiberio Alloggio.
Conte para sua neta
O projeto dos anos 70 ficou inacabado.
Que existiam duas casas de bombas na av. tapajós.
Na tubulação para conduzir água para o rio havia um sistema de pequenas comportas que abririam no sentido para o rio e impediriam a entrada da água.
Projeto do DNOS, que temos técnicos, engenheiros que estão em Santarém que participaram ativamente da obra.
Desculpem. Observação minha:
É enxugar gelo.
ou
Carregar água em paneiro
Como assim torcemos Secretário… instituições competentes como a Capitania dos Portos e o SIPAM já informaram que em comparação com o mesmo período do ano passado, a o nível do rio está mais elevado.
Técnico do SIPAM inclusive informaram que a cheia será maior que a de 2009… não podemos ficar no “torcemos”…
Não da pra lutar contra a natureza. Se a enchente for grande ela vai invadir a Avenida independente do governo.. Mas as bombas ajudam sim a evitar que elas fiquem paradas..
Desculpa, mas a solução encontrada pela Prefeituranão vai fazer “chover no molhado”