Governador do Mato Grosso (MT), Silval Barbosa viaja na madrugada desta quinta-feira (21) com destino à China, para fechar negócios sobre a implantação da ferrovia entre Cuiabá (MT) e Santarém (PA).
A estatal chinesa China Railway Engineering Corporation tem interesse no projeto.
No ano passado, uma comitiva de chineses esteve em Santarém e região avaliando o potencial do negócio.
Leia mais em Silval vai à China viabilizar ferrovia que liga MT ao Pará.
Muitos interesses pessoais interferem no DESENVOLVIMENTO da região. A nossa BR163 já era para estar asfaltada há muito tempo,pondo tem uma Gama de empresários do Mato Grosso que estavam dispostos a executar a obra com recursos do próprio bolso, mas meia dúzia de empresários locais e meia dúzia de políticos locais, não permitem nem querem que nossa região decole para o desenvolvimento.
Hoje nosso sonho de criação do Tapajós está encenado até pelo menos uma reforma constituinte, tudo isso graças a GANÂNCIA e OPORTUNISMO de nossos próprios POLÍTICOS LOCAIS, um passo como este tinha de ser trabalhado com eficácia na região Metropolitana uma vez que a LEI dizia que eles votariam também, e nao agir por impulso, pois sabemos que muitos de nós votaram por impulso nao que soubessem o porque literalmente da divisão.
Agora é momento de reflexão, episódio passado recente vimos uma comitiva de Políticos do Pará e Mato Grosso com chineses para fazer investimentos na BR163 e no PORTO DE SANTARÉM, aí eu pergunto alguém viu um POLÍTICO de Santarém e/ou empresário local dando apoio ao Projeto “NÃO”, mas vimos depois vários Políticos de outros municípios do Oeste Negociando com este grupo, tentando Levar a obra de nosso município.
Vamos tentar raciocinar, não adianta ficar removido alguns sentimentos em torno do não nascimento do TAPAJÓS ainda, temos de parar com o rechancismo ao GOVERNADOR pois o mesmo vem anunciando OBRAS a todo momento na região, isso mostra que pelo menos ele quer puxar a região para o seu lado, temos é que aproveitar e pedir obras essenciais para nós. Pois ja pensou se o mesmo resolve fazer o que estamos fazendo, quando é que teremos algum investimento na região.
Com relação a FERROVIA sou a favor, como nosso amigo Sandro Lopes falou é uma via de mão dupla e o Pará, assim como Santarém tem tudo a ganhar, o Mato Grosso que fica sempre a frente destas negociações pelo fato de Comprar Arroz chinês a todo momento, e com isso ter uma boa relação com os Empresários chineses.
Imaginem quantos “POSTOS de TRABALHO” serão criado direta e indiretamente, vamos mudar de visão nosso povo precisa de EMPREGO, para ter educação e saúde e principalmente OPINIÃO e nao ser direcionado pelas MÍDIAS.
Caros chineses, prestem atenção, decisões sem a consulta da sociedade Não!
Quero alertar vocês de aqui não é a China, aqui é o Brasil!
Somos brasileiros, não chineses, não queremos essa JOÇA atrapalhando nosso caminho.
Grato, Anta.
Eu não quero…
Uma estrada de ferro cortando meu caminho. Eu não quero um trem barulhento zoando no meu ouvido. Eu não quero mais fumaça na minha vida. Eu não quero poluir ainda mais o meu rio. Eu não quero que os trens ocupem as minhas praias. Eu não quero ver a soja invadindo o nosso território. Eu não quero ficar só a ver o trem passar.
Já nos bastaria uma boa rodovia para nós podermos ir e vir.
Se a ferrovia serve para eles, para o transporte que interessa a eles, para nós ela só trás transtornos.
.
Camaradas chineses, com todo o respeito, abortem esta ideia, pois nós, os verdadeiros comunistas donos desta terra, não queremos isso aqui. Um metrô tudo bem! Mas trem, NÃO!!!
Qualquer dúvida pelo menos consultem a sociedade. Essa é a nossa regra por aqui: audiências públicas. Tudo bem? Estamos entendidos?
Agradeço a consideração.
Para complementar o comentário anterior , o porto de Santarém deve receber investimentos para ser transformado em Porto Importador , por aqui devem entrar equipamentos para as Mineradoras da região, qualquer tipo de produto vindo do exterior e destinado a toda Região Oeste e com a ferrovia e rodovia a todo o norte do Mato Grosso e Centro do Brasil .
Os comunistas financiando o avanço da soja na Amazônia?…
Precisamos recorrer ao governador do MT… O governador do Parazinho Simão Jatene (PSDB) parece que nem liga para a nossa região.. mostrou bem isso quando foi CONTRA O ESTADO DO TAPAJÒS… Agora o mesmo Jatene quer nos empurrar goela abaixo o Alexandre Von, que foi vice do Prefeito corrupto Lira Maia, mas nós não esquecemos sua traição e omissão VOn… pra você vai ser NÂO E NÂO>>>>>>
Jeso, será que o governo do Pará está tendo esse interesse também?
Vamos torcer pra que essa via seja de mão dupla, que venham os grâos , mas que por Santarém entrem as importaçoes , deve ser a condição para a implantação. É só lembrarmos que a lei Kandir não deixa nada pro Brasil , muito menos deixará pra Santarém .
Todo investimento que promova geração de emprego e trabalho é muito bem vindo e causa-nos enormes esperanças em melhorar a vida de nosso povo. Ave!!
Ferrovia?? Só pode ser uma Piada….O asfaltamento dessa rodovia é uma Utopia (tem como significado mais comum a ideia imaginária)…. já pensou uma ferrovia???? Nossa!!!!!!