
Santarém foi destaque na exibição de ontem, 4, do dominical noturno Fantástico, da TV Globo, no rastro da reportagem denúncia Autoridades e até pessoas mortas recebem lotes da reforma agrária.
A matéria foi feita com base em informações da CGU, Controladoria Geral da União.
O órgão de fiscalização afirma que há cerca de 76 mil lotes distribuídos com indícios maiúsculos de fraude.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Leia também – MPF quer ex-número 1 do Incra em Santarém de volta para cadeia.
Santarém, por exemplo, é o município do país com a maior quantidade de dono de lotes de terras 〈assentados〉 que são funcionários públicos municipal.
Ao todo, a CGU identificou 813 pessoas nessa condição.
Em Juruti são a soma chega a 340.
Neste link, confira a íntegra do relatório da CGU.
Matéria muito tendenciosa, com intuito de atacar a reforma agrária. Pq não falaram que a grande maioria desses funcionários públicos são professores, merendeiras, agentes de saúde, enfermeiros. Que moram e trabalham nos assentamentos. Como expulsar essas pessoas dos assentamentos? Claro que existem irregularidades, mas o governo sucateou o incra, viaturas quebradas, telefone cortado, conta de luz vários meses atrasada, falta papel pra impressão, falta até papel higiênico, como o incra vai fazer um bom trabalho de fiscalização sem condições?
A pergunta que não quer calar, quando a globo vai fazer uma matéria denunciando os grandes proprietários e grileiros?
São só os pequenos agricultores que cometem irregularidades?
O CGU deveria ouvir os proprietários/ocupantes das terras, principalmente do município de Santarém, para então manifestar-se sobre as ilegalidades ou não. O INCRA mapeia determinadas áreas, incluindo as ocupadas ha muitos anos por pessoas que estariam no rol daqueles que não se enquadram nos tais assentamentos, gerando “às vezes” essas confusões, além de alegar que o proprietário/ocupante/posseiro, não pode continuar ali. Isso é assentamento? Mostrem quem são os assentados? Se não são famílias tradicionais que moram nessas áreas a vários e vários anos.
É TANTA CORRUPÇÃO QUE O INCRA DEVERIA SER EXTINTO. ESTÁ SERVINDO PRA QUÊ?
Tanta coisa errada e esse boco’ da rede globo fez uma reportagem ridicula em conteudo.
Isso nao se resolve porque o Incra criou o assentamento em comunidades urbanas. Quantos hectares tem essa area do expolicial? 500 metros quadrados?
Essa parte da cgu que diz que titulou mortos, gente que tem outras terras, gente que tem impedimentos na receita, a cgu viu isso porque teve acesso a informacoes que o Incra nunca teve.
Resumindo: 67 milhoes de hectares para serem administrados, as pessoas responsaveis por isso sao petistas que nao se elegeram.
Por que a CGU aceita esta encampacao de pessoas desqualificadas cuidando de 67 milhoes de hectares de terras publicas brasileiras?
Os concursados nao tem aumento de salario faz 5 anos, quem e’ bom ta saindo. Nos bastidores a conversa e’ substituir os trabalhadores por tercerizados pois, estes obedecem aos chefes, que sao analfabetos petistas mal-sucedidos nas eleicoes.
Desde secretario, superintendente e qualquer chefe em qualquer estado, os chefes nao sabem nada alem de capitalizar qualquer verba, de diarias a despesa com servicos.
O Terra Legal chegou ao absurdo ponto de deixar para o sindicato ruralista instruir processos e definir para qual lote sera feito o georreferenciamento.
O Incra precisa ser fechado. A politica publica Credito Inicial, Credito para casa, Pronafs isso e’ uma heranca malacabada da ditadura. Algumas superintendencias chegam ao ponto de incluir alimentos no credito apoio inicial, apenas porque era assim desde a ditadura, nem FHC nem Lula mudaram nada, so’ a Dilma que mudou pois botou para acabar qualquer governancca.
NENHUM funcionario do Incra DAS nao concusado sabe qualquer coisa de sua funcoes, TODOS esses daboquinha estao trabalhando para outra missao. Ate’ a Ana Doida puseram ali. Em 2005, 6, 7 ouvia-se no Incra: Por que nao coloca esses ridiculos na Petrobras? Por que o Incra e nao o Banco do Brasil para ser cabide de petistas capitalizando tudo? La’ estavam os ladroes do nucleo duro.
Ninguem faz nada tambem contra isso deixa rolar solto, somente alguns concursados nesses milhares de funcionarios hoje teria condicoes de explicar nesse mar de errados e malfeitos, se unir e fazer alguma coisa ta dificil. Governo, politicos das tres esferas legislativas e executiva, ate o judiciario ta deixando rolar solto esta confusao de politicos indicando funcionarios, parece que todos sao parte interessada na fuleiragem.
Alias, sumiu do palavreado palavras como NUCLEO DURO do PT. Agora convivemos com Chincunguia, Ajuste, Microcefalia.
Para alem deste firme caminho rumo ‘a vala, o urgente agora e’ salvar as criancas. Para alem desse monte de merda que esta ai’, onde qualquer verba tem desvio de funcao, precisa surgir contra o Aedes aegipti um Osvaldo Cruz, uma brigada organizada voluntaria e sem dogmas como os bombeiros americanos combatendo incendios ou uma coisa como Zilda Arns realizou, alguma coisa que salve a estatura e compleicao das criancas.
Nao ridicularizar o Padilha num restaurant, mandar pro pelourinho junto com metade do judiciario, as mesas da camara e do senado e DD Pta.
Politico indicando funcionario public, por que? 3 ministerio pro Pizziani, por que?
Quando eu ouvia o Lula falar eminientimentitecnico. Quando, no discurso de posse da Dilma ela falou de combater o errado e o malfeito eu levantei do sofa’ e fiz continencia, foi um impulso. Quando Dilma respondeu ao reporter africano que sua campanha nao tinha dinheiro errado eu vomitei. Ja sabia da fuleiragem.
Sem contar que existem muitos servidores do incra que usam parentes e amigos como “laranjas” e não aparecem no relatório da CGU. Como o servidor do Terra legal Mauro Freitag que mora dentro do PAE EIXO FORTE.
A reportagem so focou nos assentamentos (INCRA) faltou a regularização fundiaria (terra legal)
Jeso, não é o município de Santarém e sim a Superintendência Regional do Incra de Santarém, que abrange 17 municípios.
Então me explique por que Juruti está incluído à parte do relatório da CGU, já que faz parte da SR-30.
Até um ex Delegado da Polícia Federal foi citado na matéria. Até onde vamos chegar?
Cadeia nesses corruptos…
O importante q de acordo com a lei do INCRA, servidor público não pode possuir lote rural.
É ilegal, Marinho. Isso mesmo.
Não pode ser beneficiário de lote destinado à reforma agrária. Nada impede que funcionário público possua propriedade rural.
Sim. Nada impede.
Muito bem, vc disse propriedade! A propriedade rural quer dizer um imóvel q possui matrícula em cartório de registro de imóveis e pode ser transferido o domínio de um particular para o outro de forma direta mediante pagamento ou doação. O servidor público ñ pode ser beneficiário de programa de reforma agrária e o servidor federal ou estadual vinculado a órgão gestores de terras públicas ñ podem particupar de programa de regularização fundiária. Agora pergunta pra esses pessoal se a terra deles tem matrícula em cartório?