O juiz de comarca de Novo Progresso, Iran Sampaio (foto), decretou hoje o afastamento do secretário municipal Silvano Costa, titular da pasta de Saúde do município.
O afastamento é preventivo, segundo o magistrado.
É que Silvano Costa é réu em um processo de improbidade administrativa, ajuizado pelo MP (Ministério Público) do Pará à época que comandava a Secretaria de Ação Social de Novo Progresso.
” [ele] não pode a partir desta data exercer qualquer cargo, emprego ou função nas três esferas de governo para o bom andamento da instrução processual, pois, como dito, a presença do réu na gestão da secretaria que atualmente ocupa, a meu ver, coloca em risco as provas que pretende produzir o MP, bem como tornar tímidas as informações que serão prestadas pelas testemunhas arroladas na inicial”, justificou o juiz.
— ARTIGOS RELACIONADOS
DIREITOS POLÍTICOS
Na ação, o MP pede à Justiça a condenação do secretário, a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida por ele como secretário e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais.
Mais detalhes no blog de Dinha Flores.
Leia também:
Novo Progresso: prefeito troca 3 secretários.
Silvano Carvalho da Costa,Secretario afastado é o presidente do PSC local a sua esposa secretaria de educação também é filiada ao partido,o seu pai é o vice presidente do PSC.A administração de Novo Progresso é” um imbróglio politico,social e criminal.
A secretária de educação presta outros serviços pessoais ao prefeito só por isso é mantida no cargo a contragosto do SINTEP-NP.
O prefeito Osvaldo Romanholi e a secretária ,atual de Ação Social,sua filha Grasiele Romanholi atuados pelo IBAMA por desmatamento especulativo. Também citados em denuncia a câmara de vereadores, rejeitada a principio pelos vereadores porém contestada pelo judiciário e que devera ser novamente levada em pauta.
O prefeito esta sendo investigado em outra denuncia,esta aceita, por improbidade administrativa, permanece no cargo.
Um criminos nunca se limita a um tipo de crime parece ser este o caso,sucessor do Tremont no SIMASPA(Sindicato da Industria Madeireira do Oeste do Pará) o notório madeireiro deixou a presidência sindical para ser candidato;Sem nenhuma experiencia administrativa e em negócios lícitos esta levando Novo Progresso ao caos.