Santarém, cidade universitária? Sim. Mas ao certo, o encaixe melhor seria polo educacional.

É que o município é o possui o maior número de presos condenados na sala de aula em todo sistema prisional no Pará .

São 175 alunos e alunas estudando no presídio agrícola de Cucurunã (Centro de Recuperação Sílvio Hall de Moura). Ou seja, quase 40% da população carcerária.

Penitenciária de Cucurunã. Santarém. Foto:  Rodolfo Oliveira

Portão de entrada da penitenciária agrícola de Cucurunã

No complexo penitenciário localizado em Santa Izabel, que aparece em 2º lugar no ranking, o número de estudantes chega a 157.

Esses dados estão disponíveis desde ontem (20) para toda sociedade no relatório mensal “Sistema Penitenciário em Números”, disponibilizado pela Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará).

Ele resultado do trabalho da equipe de servidores que atua nos setores de custódia e reinserção social da Susipe.

Dividido em 11 tópicos, o relatório apresenta informações sobre excedente carcerário, déficit de vagas, crescimento e perfil da população carcerária masculina e feminina, quantitativos de presos provisórios e condenados, principais crimes cometidos por homens e mulheres privados de liberdade, localização das 40 unidades prisionais do Pará, entre outras.

No oeste paraense, a Susipe conta com unidades prisionais em Santarém, Itaituba e Altamira.

Leia também:
Fugitivo de Santarém é preso em Manaus.

  • 4
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: 40% dos presos de Cucurunã estão na sala de aula

  • Pelo menos não tem como ocorrer evasão.
    Observando com seriedade é elogiável e muito positiva a oferta de oportunidade educacional aos detentos. A medida deve ser acompanhada por outras ações de inserção no mercado do trabalho e de novas oportunidades para o prosseguimento dos estudos, em cursos técnicos e de nivel sperior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *