Foto: arquivo particular de Raimundo Gonçalves

Eis acima um dos melhores time do São Francisco de todos os tempos. O clube santareno completa hoje 82 anos.
A esquadra azul, do início da década de 1970, era assim escalada: Guajará, Edimar, Darinta, Arinos, Maromba e Cuca. Agachados: Odilson, Cabecinha, Da Silva, Jeremias e Navarrinho.
Leia também:
Um torcedor feliz.
São Francisco, 82 anos.
Caro Jeso,
Esse realmente era um esquadrão quase que imbatível no Baixo Amazonas. Ia ao Elinaldo Barbosa só pra ver as goleadas que aplicava em seus oponentes e olha que o time reserva não ficava muito abaixo desse timaço aí: Xabregas, Nando, Ganso, Alaércio, Laurimar, Mirandinha, Pelezinho, Edu, Tela, Edu e vários outros que fizeram história no clube azulino.
Compelementando a lista do Helvécio: BINBA, EDVAR, PEDRINHO ARAÚJO, VALDO ABDALA, ZÉ LIMA (também brilhou no Remo), LAURINHO, LILI, CARLITINHO, SELÉSIO, JOSELI, CARAMURU, AFONSO CUPU, JÓ, CARLITO (goleiro), PÃO DOCE, CHICO IMBIRIBA, ATAUALPA, QUEIXURA(Dias) e tantos craques que envergaram o manto azulino. A eles nossa homenagem.
Abs.
Caro Pedro, eu quis homenagear o time no qual o Taro (goleiraço), avô do André, recentemente vendido ao Grêmio, jogou. Pedi ajuda pois não posso afirmar que o time que cito e que vi jogar – citando-os homenageei todos os que construíram a gloriosa trajetória do LEÃO – está correto. Se v. puder ajudar, agradeço. Aproveitando, já que v. citou inúmeros craques, não podemos esquecer o Balão (pai do Bosco e do Bernardo), goleador que em dias festivos marcava gols de acordo com o dia festejado. Por exemplo: 7 de setembro, 7 gols e assim por diante. O Raimundo Gonçalves é testemunha. SAUDAÇÕES AZULINAS,
A propóstio, o Élbio estava fazendo falta. Seja bem vindo!
Parabéns pelo Aniversario O todo Poderoso LEÃO AZUL .. O Inigualavel .
Nenhum exagero em afirmar que qualquer jogador desse TIMAÇO , Hoje …Hoje .. jogaria facil facil… no Real Madri.. ou Barcelona… mais facil. fácil…. …..
Foi este time azul do glorioso São Francisco que costumava assistir no estádio Elinaldo Barbosa em suas memoráveis partidas contra seus adversários. Não foi difícil a paixão tomar conta do coração e de torcedor passei também a ser um eterno admirador do futebol arte, de amor a camisa, de dedicação que estes jogadores tinham pelo clube azulino, como bem lembrou o amigo Orly Bezerra.
Quando disse que Navarrinho foi, para mim, o maior jogador que vi atuar no São Francisco, agora justifico as razões: Era sensacional ver suas arrancadas pela ponta esquerda, para cima dos seus marcadores, geralmente atônitos com seus dribles e rapidez com que envolvia a defesa inimiga. Mais bonito ainda é lembrar que tantas firulas eram no areial (a maior parte do campo), imagina se todo este talento jogasse nos belos gramados de hoje. Parabéns ao clube azulino e a todos que fizeram, honraram e construíram estes 82 anos de uma das glórias do futebol santareno.
Não ví esses jogadores, defendendo as cores do São Francisco, mas tive a oportunidade e a felicidade de assistir os jogadores Cabecinha, Jeremias, Cuca e Darinta, jogarem muita bola pelo Clube do Remo. Posteriormente, ví Cuca jogando no Guarani de Campinas e Darinta no Palmeiras ao lado de Luizão Pereira. Velhos tempos, belos dias.
Jeso,
Vendo essa foto vem a lembrança dos jogos Remo e Paysandu no Baenão ou na Curuzu, com jogadores daqui, que, por isso mesmo, honravam as camisas que vestiam. Vi Darinta, Cuca, Cabecinha, Odilson e Jeremias (como jogava esse cara no meio de campo) darem muito trabalho pro meu Papão. Tempo bom, quando se ia a campo para se divertir e assistir jogo de verdade. Pela foto se vê que Santarém, além de tanta coisa bacana, tem um celeiro de craques.
Jeso, depois de “década de 60”, por favor, coloque: Complementando e ao mesmo tempo fazendo uma homenagem neste dia tão siginificativo a pessoas tão significativas para nós, AZULINOS: TARO, BIGODE, BÚFALO, JOÃO BATISTA CECEBUTA, CANGURU, DEDÊ, MINDÓ, ALOISIO, EDSON PEPEU, ANASTÁCIO MIRANDA E VADINHO. Se estiver errado, por favor, alguém me corrija. Abraços,
Caro Jeso, desse belíssimo time do LEÃO todos eram “minhocas” (jogadores da terra). V.acha que algum deles seria reserva no time atual? Por morar fora de Santarém não posso dizer sim ou não, mas arrisco dizer que qualquer um seria titular hoje. Vivo dizendo que com os “babas” (jogador descartado por centros maiores) só ganharemos beijo no escudo na chegada, um futebol de baixa qualidade (técnica ou por desgaste físico), tchau no final do contrato em busca de novo pouso e ações trabalhistas. Devemos voltar às raízes, incentivar a garotada. O melhor exemplo do que digo é o garoto André. Ele foi para o Grêmio (Poa), sim, mas o LEÃO, conforme informação do amigo Bruno Moura neste Blog, terá alguma vantagem financeira. Aliás, hoje tive uma informação que me deixou muito contente! Soube que o André é neto do nosso Taro, goleiro que marcou época na década de 60.TAPAJOARAMENTE, SAUDAÇÕES AZULINAS e VIDA LONGA AO LEÃO,