Nepotismo: MP recomenda e prefeito decide exonerar irmão e mais 4

Publicado em por em cidade, Rurópolis

Taká Padilha, de Rurópolis, vai acatar a recomendação da promotora Mariana Macêdo Dantas

Nepotismo: MP recomenda e prefeito decide exonerar irmão e mais 4, Taka e MacedoTaká e Mariana. Ele vai acatar a recomendação dela

 
Após constatar nepotismo no governo municipal, o MP (Ministério Público) do Pará em Rurópolis expediu recomendação ao prefeito Taká Padilha (PMDB) para que exonere, em até 30 dias, todos os ocupantes de cargos comissionados que estejam ferindo a súmula vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal.

A recomendação é assinada pela promotora de justiça Mariana Macêdo Dantas, e expedida na última terça-feira, 9, ao prefeito.

Leia também
Esposa e esposo de vereadores na folha de pagamento da Prefeitura de Itaituba

O MP recebeu denúncias de nepotismo na prefeitura e notificou a prefeitura a informar a lista dos servidores que estariam enquadrados no que dispõe o Supremo sobre a prática.

Ao analisar a resposta da Secretaria Municipal de Administração de Rurópolis, a promotora constatou que há parentes de agentes públicos exercendo cargos comissionados na prefeitura.

Entre eles, Lindomar Padilha (irmão do prefeito de Rurópolis), Carlos Rafael Alves (irmão do vereador Robson Alves), Elcio Rodames Zanetti (irmão do vereador Elias Zanetti), Alessandra Cristina Guimarães (tia do vereador Anderson Guimarães) e de Willian Pereira dos Reis (cunhado do vereador Anderson Guimarães Pinto).

Mariana Dantas pede ainda que a prefeitura não pratique o nepotismo cruzado, ou seja, aquele em que o agente público nomeia pessoa ligada a agente público de outro órgão, como troca de favores.

IMPESSOALIDADE

“Nepotismo é incompatível com o conjunto de normas éticas abraçadas pela sociedade brasileira e pela moralidade administrativa, que é uma forma de favorecimento intolerável em face da impessoalidade administrativa”, justificou a promotora.

Em caso de não acatamento da recomendação, o MP avisou que adotará as medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação, inclusive através do ajuizamento de ação civil pública.

OUTRO LADO

Alcançado pelo Blog do Jeso, a assessoria jurídica do prefeito Taká Padilha informou que vai acatar integralmente a recomendação feita pelo MP. E que deve adotar, em breve, uma iniciativa para que o nepotismo seja banido de vez da esfera pública municipal.


Publicado por:

11 Comentários em Nepotismo: MP recomenda e prefeito decide exonerar irmão e mais 4

  • Verifique esse caso em Itaituba. O coordenador do Procon da cidade o advogado recém formado Igor Aguiar é sobrinho do atual vice prefeito de Itaituba Nicodemos Aguiar. Pode isso?

  • Jeso, vc que luta constantemente contra esse mal que assola a nossa sociedade que é o nepotismo. Verifique esse caso em Itaituba. O coordenador do Procon da cidade o advogado recém formado Igor Aguiar é sobrinho do atual vice prefeito de Itaituba Nicodemos Aguiar. Pode isso?

  • Porque o ministério público, não faz o mesmo, em relação ao Jatene, que nomeou a filha como secretaria. Será que a lei não vale para o Jatene.

  • Parabéns prefeito Taka e ministério público se no passado tivemos um ministério público de verdade família toda não tinha ido pra folha de pagamento da prefeitura como pai mãe primos primas tios cunhado

  • Parabéns a todos que encaminham denúncias para o Blog;
    Parabéns ao Jeso, por utilizar o espaço para denunciar esse tipo de abuso;
    Parabéns à nobre Promotora de Justiça. É o que se espera de uma representante do Ministério Público.

  • É pra isso que ele foi eleito botar o município nos eixos, acabar com essas coisas de pai, mãe, irmão, irmãs, cunhado estar mamando nas tetas magras da prefeitura, parabéns também ministério público por não deixar tudo como foi é tava sendo agora, parabéns jeso carneiro por publicar tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *