Almir Gabriel: a última vez em Santarém

Publicado em por em Memória, pessoas, Política

Almir Gabriel e os mais recentes prefeitos de Santarém. Foto: Celivaldo Carneiro

A última vez que o ex-governador Almir Gabriel esteve solo santareno foi no dia 21 junho de 2006. Era candidato a governador pelo PSDB. Foi para o 2º turno, mas perdeu a eleição para a candidata do PT ao cargo, Ana Júlia Carepa.

Em Santarém, Almir não fechou no seu grupo de apoio, entre os quais o atual prefeito Alexandre Von.

Aproveitou a ocasião e, também, cavou encontro com a prefeita à época, Maria do Carmo (PT).

As fotos acima, de Celivaldo Carneiro, registram esses momentos de Almir na cidade. Na da esquerda, ele recebendo presente de Maria do Carmo; à direita, recebendo cumprimentos de Alexandre Von ainda no aeroporto.

Leia também:
Morre ex-governador do Pará.


Publicado por:

3 Responses to Almir Gabriel: a última vez em Santarém

  • sua admistração ficou marcada pela tragédia dos 19 mortos dos sem-terras !! fruto de sua insensibilidade e insensatez politica !!! morreu no ostracismo !!! dilapidou seu cacife poloitico por não conseguiu se o que em jáder barbalho sobra : Um politico esperto e hábil negociador !!!!

  • Que deus o tenha!
    Foi um bom prefeito de Belem e no governo melhor que Jatene, eu disse melhor que Jatene.

  • Almir Gabriel: um radical ou turrão?

    As posturas do ex-governador Almir Gabriel (PSDB), que morreu hoje (19/02), precisam de um estudo profundo no futuro, por quem gosta de fazer análises políticas. Seriam posturas de um radicalismo político (não no sentido pejorativo da palavra) baseado em seus próprios princípios ou era posturas de um político apenas “turrão”?

    Sua relação com os petistas, por exemplo, foi de altos e baixos. Em 1990, chegaram a compor uma chapa conjunta na eleição estadual (conforme relata o deputado Airton Faleiro em seu blog: https://goo.gl/fEBDd)

    Mais recentemente, quando Almir rompeu com Jatene por sua aproximação a Jader Barbalho (do qual se tornou inimigo visceral, apesar de ter sido lançado por este na política, pelo PMDB, como prefeito de Belém), voltou a se aproximar do PT, apoiando Ana Júlia em sua tentativa de se reeleger contra seu antigo aliado Simão Jatene.

    Outra coisa interessante sobre Almir, no que se refere a Santarém: sua reeleição em 1998 teve altíssima rejeição dos eleitores de Santarém, por causa do problema de racionamento de energia ao qual a cidade havia sido submetida pela antiga Celpa.

    À época, o marketing do governo do Estado foi infeliz ao creditar a culpa a São Pedro, por não trazer chuvas para a região, o que teria causado o esvaziamento das comportas da UHE Curuá-Una, que abastecia a cidade. Após a reação popular, Almir inaugurou às pressas o Linhão de Tucuruí, mas 70% do eleitorado não o perdoou: votou em Jader, seu adversário, no 2º turno!

    Almir foi um ferrenho defensor da não divisão do estado do Pará, mas chegou a defender a mudança da capital Belém para Altamira!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *