Estaríamos, nós brasileiros, caminhando para uma guerra civil?

Publicado em por em Artigos, Política

Estaríamos, nós brasileiros, caminhando para uma guerra civil?

por Airton Faleiro (*)

Blog do Jeso | Airton FaleiroPenso não estar delirando e nem me precipitando em analisar a possibilidade real de termos confrontos civis durante as batalhas finais ou após o desfecho da crise política em que o Brasil está mergulhado.

Sigo a opinião de que chegamos a um patamar de acirramento que não tem mais lugar para uma saída negociada entre as frentes políticas que disputam o poder, ou seja, ao final teremos vencidos e vencedores.

Leia também do autor – Por que Lula no governo Dilma?

Em grande medida, não sabemos quais caminhos serão trilhados nesta reta onde novos fatos reanimam as disputas nas ruas, no congresso e no judiciário.

Teremos um desfecho onde a jovem e ameaçada democracia e liberdade serão a base da convivência entre os contrários? Ou teremos como resultado o aumento dos conflitos entre os que defendem projetos políticos e ideias diferentes com interpretação divergente sobre os acontecimentos que acirram a disputa pelo poder no país?

Antes, importante dizer que os esforços para combater a corrupção devem continuar e punir com o devido rito jurídico os culpados.

Os desvios de conduta na forma e nos propósitos políticos deste combate são elementos que aumentam os conflitos já deflagrados e os que podem vir acontecer no desdobramento dos fatos correntes.

As questões centrais da crise e seus possíveis desfechos

1- Sobre o impeachment: como ele já está instalado e o Poder Supremo não determinou, em seu nascedouro, que o mesmo não tem base jurídica para prosseguir, não haverá mais retrocesso. Ou seja, vai seguir o rito normal no Congresso Nacional e será decidido pelo voto.

Os possíveis cenários que envolvem o impeachment:
a) – a oposição conseguir os dois terços necessários dos votos e aprovar o impeachment;
b) – O governo e os aliados conseguirem os votos suficientes para barrar o impeachment.

Em um cenário em que a oposição aprove o impeachment, os contrários podem aceitar politicamente o resultado e até recorrer ao STF, se valendo do argumento da falta de base jurídica para a presidenta sofrer o impedimento pelo Congresso.

Mas, uma segunda reação dos contrários ao impeachment também pode ser de não aceitar o resultado pela sua fragilidade jurídica e tentar segurar o governo.

Argumentos não faltariam para serem usados em seu favor, caso a decisão fosse essa, mas na essência a justificativa seria a de que o processo, além de não ter base jurídica, foi conduzido por campanhas midiáticas massacrantes, perseguições seletivas pelo judiciário e conduzido por um presidente da Câmara dos Deputados ungido pela impunidade, este sim, com provas de crimes de amplo conhecimento.

Em um cenário em que a situação vença a votação e consiga barrar o impeachment no Congresso como se comportaria a oposição:

a) A ala mais de centro direta buscaria acalmar os ânimos dos mais radicais e aceitaria o resultado, se contentando com o desgaste por que fez passar o governo e as esquerdas e se prepararia par a disputa de 2018.

b) Embarcaria na onda dos extremistas de direita e partiria para tomar o governo à força.

Como se pode ver, nesta última situação também está colocado um possível conflito civil.

2- Sobre Lula – este é um processo que corre paralelo ao impeachment, no entanto, em que pese sua relação umbilical, tem componentes específicos e relevantes que podem dar combustível para o acirramento dos ânimos ao ponto de levar a confrontos incalculáveis.

Em se tratando de Lula, a sensibilidade é ainda maior que o impeachment para setores que têm nele seu líder maior e para os anti-Lula de carteirinha.

Ao meu ver, nunca foi escondido, por quem arquitetou a derrocada do projeto petista, que ela passaria pela desconstrução da liderança de Lula ao ponto de ele não concorrer as próximas eleições no Brasil – isso numa hipótese de anulação da chapa Dilma e Temer ou em 2018 – a questão é como será este desfecho.

1- Para o projeto petista, e alguns aliados, o Lula se apresenta como a liderança política da esquerda com maior poder eleitoral para as próximas disputas, portador de um legado que não deve ser inviabilizado e nem tampouco desmoralizado política e pessoalmente.

Além do mais, Lula é a simbologia viva de um partido de centro esquerda que chegou ao governo e deixa legados com marcas de inclusão social, cujos resultados serão profundos no futuro do país.

Então, se espera uma luta ferrenha em defesa de Lula e do legado de seus governos e que o ex-presidente não seja desmoralizado e inviabilizado para os próximos pleitos.

2- Para os opositores, não basta apenas o desgaste pelos quais Lula vem passando. Eles precisam humilhar e destruir o mito, inviabilizando não só as pretensões eleitoras que buscam nele sua esperança, mas também a sua referência histórica.

Vou me arriscar em mencionar algumas possibilidades para o desfecho Lula.

a) A oposição conseguir sua condenação com apenas sua inelegibilidade sem espetáculos como prisão etc. Isso lhe tiraria das disputas eleitorais por oito anos. Para ele, que já está em torno dos setenta anos, seria o fim das pretensões eleitorais.

b) Condenação com prisão, encerrando sua carreira política por trás das grades como é o desejo das mais extremados e dos que se expuseram ao ódio disseminado pela mídia engajada na disputa.

c) Lula seguir a orientação do Prêmio Nobel da Paz, Perez Esquivel, e pedir asilo em outro país, já que segundo ele e até a imprensa internacional, começa a narrativa de que o combate a corrupção no Brasil hoje se comporta como um ataque a um partido e suas lideranças e a um projeto político, enquanto se faz vistas grossas aos crimes dos demais atores políticos e líderes oposicionistas a Lula.

Reitero que, mesmo que a mídia e o juiz Sérgio Moro tenham novos fatos a serem arrolados e divulgados seletivamente nas batalhas finais na busca de desmoralizar ainda mais o ex-presidente, isso já não conta tanto, pois a polarização está estabelecida.

Para nós paraenses, podemos dizer que virou uma disputa entre o Clube do Remo e o Paysandu. Não tem argumento que mude as torcidas.

Nestas três hipóteses que levantei, a que tem maior risco de conflito entre civis é a da letra b.

Por fim fica a pergunta: como a oposição se comportará em um cenário em que Lula não seja condenado e nem preso como eles querem ou pedisse asilo para evitar está guerra entre os civis?

É nessa linha que o Brasil está desafiado a, em pleno século XXI, evitar uma guerra entre os civis por disputa de poder e de concepções políticas.

Meu otimismo acena com a esperança de que as forças da prudência e da responsabilidade macro tomem as rédeas na condução do desfecho desta crise e que encontramos uma saída de paz.

– – – – – – – – – – – – – – –

* É deputado estadual do PT/Pará. Reside em Santarém, onde tem domicílio eleitoral.


Publicado por:

42 Comentários em Estaríamos, nós brasileiros, caminhando para uma guerra civil?

  • VIVA O FIM DO PT, FIM DA BANDALHEIRA, QUE ASSOLA O PAIS, NÃO INTERESSA SE É DO PT, PMDB, PSOL E MAIS OS 24 PARTIDOS QUE RECEBERAM DINHEIRO DAS MÁFIAS .

  • Deputado conte conosco, há um mais de 50 de brasileiros que compartilham do seu desejo de justiça e estamos dispostos a defender intransigente a democracia.

  • A intolerancia, ódio e violência tem sido a marca dos interessados em interromper o governo da peesidente Dilma. Nao toleram ver o povo simples sendo valorizado, ideiam ser governados por uma trabalhadora e na falta de provas aoelam pra violência. Viva a democracia, viva a liberdade

  • Primeiramente parabenizar o Dep. Airton, por apresentar esta análise da atual conjuntura de crise política que o país vive. Crise essa instigada por uma mídia que representa claramente um conglomerado de corporações em que seu objetivo é ter o total domínio dos diferentes espaços de poder (Executivo, Legislativo e judiciário).

    Também observo que o deputado, no seu texto, e posteriormente nas respostas, não utiliza de termos pejorativos e nem tenta desqualificar os opositores do governo e nem mesmo aqueles que estão com sangue nos dentes contra o Partido dos Trabalhadores.

    Como bem colocado por uma das pessoas aqui nas respostas, estamos em um ambiente democrático, e também em uma conjuntura política em que reina o princípio da democracia, do diálogo e do confronto de ideias. Esse confronto permite construir diferentes reflexões. Infelizmente, 99% das críticas contra governo, e contra o PT são extremamente desrespeitos, tão cheia de nada, só sabem reproduzir o que a mídia incute em nossos lares.

    Acho que os opositores deveriam seguir o exemplo do Faleiro, e começar a produzir texto reflexivos e propositivos, para ajudar a sociedade a ter um olhar amplo do atual momento político que estamos passando.

  • Nossa!!! Que tanto ódio disseminado nas palavras de alguns…temos que refletir profundamente o que causa tanta raiva. O importante é o dialoga e a formação de opinião. A democracia tem princípios e o respeito é um deles. Vamos dar a nossa opinião se ofensa. Muitas pessoas precisam ler coisas boas para fazerem seu juízo de valor. E ter responsabilidade no que escreve. Está difícil ajudar o país, sem ter argumentos e principalmente desconhecer a história do Brasil de fato. O texto do Airton tem que remeter a uma reflexão sem paixão. ” Se erraram vamos pelos tentar construir para uma saída, sem sacrificar mais a população carente” .

  • Não haverá guerra civil no Brasil, isso é pregação do governo e dos partidos de sustentação que se sentem ameaçados de perder o poder.
    Nenhum petista, mesmo os mais fanáticos estará disposto a morrer em defesa dos seus chefes.

  • ei petralha sai de Brasilia ! e toma a tua tralha ! vai procurar os metralhas que nos ultimos tempos viraram gigolô das gentalhas !!! bando de canalhas !!!

  • Talvez seja necessário fazer um esforço mental para sentir o que falamos ou escrevemos. Alguns sentimentos estão bem definidos para os nossos sentidos, como a fome ou a sede. Mas como podemos criticar tão veementemente uma opinião ou uma ideia, sem sequer sabermos distinguir sobre o que falamos ou o sobre o que escrevemos? Quem dos críticos de plantão já esteve a frente de um acampamento dos sem terra ou apoiando um movimento social e resistir a presença de jagunços ou o Estado armado para reprimir a ação?.
    Vejo nas palavras do deputado Airton a preocupação de quem já experimentou várias situações de conflito social. Todos marcados pelo sentimento de resistência ao furto gratuito de uma elite brasileira esclerosada, conservadora, autoritária e preconceituosa, que variando seus interesses, encastelado no Estado, sempre representou o poder, com ou sem a gestão de um governo.
    As críticas que se faz ao ex-presidente Lula, a presidenta Dilma, como os principais responsáveis pela crise política e econômica está longe de representar um consenso, isto porque é sabido que existe uma ofensiva conservadora que não admitiu ter perdido o governo, por isso usa de todas as suas armas para retomá-lo. Não admiti que os pobres (preconceito) possa angariar parte dos benefícios que o estado deve oferecer, como Luz Para Todos, asfaltamento de vias, acesso a educação superior e outros que, somente um governo que teve a coragem de carimbar parte do orçamento para atender esta parcela significativa dos brasileiro. É contra isso que muitos gritam “fora”, com o sentimento que o Estado deve voltar ás mãos dos eternos “donos do poder”.

  • o lula, está planejando uma fuga para a itália , então tem que dobra r a segurança em todos os aeroportos ,no mar e por terra pois bate u o desespero na corte vermelha, e acho que ele levará a dilma junto

  • vi agora atarde o nove dedos, reuniu hoje com sindicalistas , e falou o seguinte vão para curitiba, e pressione o MORO, e perguntem a ele quantos milhões a operação lava jato já deu de prejúíso a nação, já pensou estes bandidos de vários partidos roubam, e agora estão colocando todas as mazelas que estão acontecendo neste país na conta da lava jato, o que a justiça estar esperando que ainda não colocou este jararaca , e toda turma do PT e dos outros 24 partidos que receberam dinheiro da máfia da petrobrás

  • Jeso

    O Ministério da Justiça (MJ) ofereceu ontem (23) reforço na segurança dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Por meio de nota divulgada à imprensa, o ministério também confirmou que mandou investigar ameaças aos integrantes da Corte, por meio das redes sociais na internet. Os ministros já contam com segurança pessoal oferecida pelo tribunal.
    A medida foi tomada após manifestações realizadas por populares na frente da casa do ministro Teori Zavascki, responsável pela decisão que determinou ao juiz federal Sérgio Moro o envio das investigações que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Suprema Corte.
    “O Ministério da Justiça colocou à disposição do Supremo Tribunal Federal (STF) o reforço da segurança institucional e pessoal de seus ministros, em razão da perturbação do seu sossego e da necessidade de garantir a sua integridade física e moral, além de afastar tentativa de sua intimidação.
    Os cidadãos comuns devem tomar cuidado porque pelas palavras de Lula nos grampos podemos sofrer violência física se não aceitarmos as decisões dos militantes do PT. Não estamos seguro com essas ameaças que estão acontecendo no brasil de guerra civil

  • Edgar,na minha opinião a Lista de nomes do Odebrecht ainda precisa ser mais analisada, mas de forma preliminar eu digo o seguinte:
    A) – Seria uma irresponsabilidade divulgar o 200 nomes de políticos, dos partidos governistas e de oposição, sem separar os que receberam recursos legais destas empresas, já que na eleição passada isso era permitido, dos que receberam supostas propinas.
    B) – Estou propenso a concordar com as pessoas que afirmam que também teve peso a não divulgação da lista, por ela trazer nomes de políticos de peso da atual oposição ao governo federal e principalmente por não ter nomes de políticos de maior relevância da situação, de interesse de alguns meios de comunicação e dos oposicionistas.

    1. Os recursos podem até ser “legais”, mas não deixam de ser imorais.

  • Palavras de do Dep Faleiro:
    …Sigo a opinião de que chegamos a um patamar de acirramento que não tem mais lugar para uma saída negociada entre as frentes políticas que disputam o poder
    …a possibilidade real de termos confrontos civis durante as batalhas finais ou após o desfecho da crise política em que o Brasil está mergulhado
    …Para nós paraenses, podemos dizer que virou uma disputa entre o Clube do Remo e o Paysandu. Não tem argumento que mude as torcidas.

    OS FATOS
    Isso já é por conta do acordo de delação dos executivos da Odebrecht, somado ao acordo de delação firmado por Mônica Moura, a esposa de seu marqueteiro de campanha, João Santana, ontem e que significa a morte dos argumentos usados por Dilma sobre sua inocência no caso, sobre não ter cometido nenhum crime e sobre seu suposto empenho no combate à corrupção.
    Só para lembrar que João Santana e Mônica Moura são acusados pela operação lava jato de terem sido pagos pela Odebrecht com dinheiro roubado não apenas da Petrobras, mas também de obras em pontes, estádios de futebol e até mesmo de hospitais que podem sepultar definitivamente qualquer pretensão de Dilma em preservar sua pureza.

  • Alguns comentários desse post é um retrato atual do Brasil, muita intolerância e insultos. Vejo que esses intolerantes não querem mais nada do que calar com agressões verbais quem venha a ter um pensamento contrario ás suas colocações. Essa matéria não é uma afronta aos que discordam da posição do Deputado (petista) e sim o uso do Direito da Liberdade de Expressão, o qual é o esteio vital em uma Democracia. Muitas pessoas foram torturadas para hoje podermos falar o que estamos pensando sem resultar em prisão. Por isso peço que seja respeitado esse direito que cabe a todos nós e principalmente a um Deputado que representa boa parte da população do Estado do Pará.

    1. Sai dai bolsista. Quem quer respeito respeita. Toma abenção vc que deve ganhar algo para defender.

      1. Juremir Machado da Silva, no Correio do Povo
        O fascismo saiu do armário.

        Um índio foi agredido no centro de Porto Alegre.

        Seu crime: ser cotista.

        O ministro Teori Zavaschi vai precisar de segurança reforçada.

        Crime do ministro: cumprir a lei dando uma enquadrada em Sérgio Moro.

        Divulgar, sem autorização da corte suprema, grampo de presidente da República é chinelagem.

        A desculpa de que foi por tabela é malandragem ideológica.

        Não tudo vale para pegar Lula.

        A maior aberração aconteceu com Ariane Leitão, ex-secretária de Política para Mulheres do RS.

        Ela tem um bebê de um ano de idade.

        A pediatra da criança não quis mais dar-lhe atendimento.

        Motivo relatado por Ariane a partir de uma mensagem recebida no celular: a médica “estava declinando de maneira irrevogável de atender o Francisco, por eu ser petista!”

        A revanche se apresenta como moralidade.

        O ódio tem endereço certo: bolsa-família, cotas, ProUni

        1. Não acredito em vc. Crias factoides para mostrar algo que não existe. nunca um médico brasileiro faria isso. Estas usando velha técnica da vitimização, Aqui tem cérebro, abestado.

      2. O que vem de um covarde feito voce que usa do anonimato para insultar as pessoas não me interessa!

        1. Tenho medo de morrer pois to lidando com pessoas perigosas. Vc por exemplo pode não ser quem diz que é.

  • Em resposta às pessoas que postaram sobre meu texto tenho a acrescentar:
    1- Seria mais cômodo para mim não me expor neste momento de crise política, em especial porque meu partido está entre os denunciados. No entanto nunca fui de me acovardar ou me omitir dos acontecimentos. Acho que a omissão não ajuda em nada. Por isso tenho postado minhas opiniões;
    2- Não entendam este texto como uma incitação a violência ou um sinal de quem esteja jogando a toalha nesta disputa, onde cada um tem seu lado. Pelo contrário… Estou analisando o risco de esta crise desembocar em violência e manifesto o desejo de uma saída de paz. Ate porque acredito na maturidade das lideranças políticas de maior porte, do sistema jurídico e das instituições.

    3- No que se refere aos ataques ao partido que pertenço penso ser democrático. Só senti falta do mesmo rigor com os outros partidos também denunciado pelos mesmos motivos.
    4- Discordo de quem afirma que o governo do PT e seus aliados não têm projeto político. Isso seria negar o óbvio, pois a realidade nos impõe a seguinte reflexão: como um partido de centro esquerda reelegeria por quatro eleições consecutivas o governo federal sem projeto político? Acrescento ainda que além de projeto político, recolocou o Brasil numa posição soberana e de destaque internacional e
    tem programas de grande alcance social que lhes deram a sustentação política.
    4- Concordo com a reflexão de que a institucionalidade pode ser a base de tudo para não se ter uma guerra civil. Imagino também que quando tivermos o desfecho final desta crise e tivermos vencidos e vencedores as instituições devem assegurar o resultado alcançado pela boa via democrática. Obs- isso tem que valer para os dois lados. Quem perder tem que aceitar a derrota.
    5- Na condição de pessoa pública me sinto na obrigação de expressar e defender o que acredito e ao mesmo tempo buscar uma reflexão onde avancemos- as pessoas e instituições, com olhar mais sereno, menos radicalizando e ajudem diatencionar o ambiente para que tenhamos uma saída de paz. Nosso país deve trilhar os caminhos da paz.

    1. “Uiiii.. todo o meu pessoal e o Rei incita a violência dos meus peões do MST e CUT mas eu não estou incitando nada não.. ui ui ui ui… Mimimimimi”

      Vou repetir: “ACUSE OS ADVERSÁRIO DO QUE VOCÊ FAZ, CHAME-OS DO QUE VOCÊ É”

      Seja homem e deixe de ser dissimulado rapaz.

  • É povo brasileiro é assim que agem as lideranças petistas. Eis as provas sempre ameaçando. Foi assim que venceram as eleições por pouco. ameaçando o povo brasileiro carentes de não receber mais os bolsa miséria.
    Essas lideranças ameaçam e incitam a violência. É A marca dos petistas a violência e a agressividade. É só ouvir as palavras do chefão maior Lula. São manipuladores de uma militância robótica e complexada. Mas Deus vai nos libertar desses tiranos. Oh meu Deus tenha piedade de nós e nos liberte desses demônios vermelhos ditadores que se escondem por tras dos bolsa mendigos para se perpetuarem no poder e que ameaçam a ordem pública.

  • No caso de uma guerra,os meus alvos locais serão os quadrilheiros locais:Paulo rocha,José Geraldo e Airton faleiro.

  • DEPUTADO , NÃO EXISTE ,CONTRÁRIOS, NEM FAVORÁVEIS, ESTOU REZANDO DE JOELHOS EM CIMA DE CAROÇOS DE MILHO, E TORCENDO QUE CHEGUE LOGO ESTE DIA DESTA GUERRA CIVIL, E QUERO ASSISTIR DE BEM LONGE,OS ABESTADOS VERMELHOS ,E OS ABESTADOS VERDES E AMARELOS ,LEVANDO PORRADA DAS FORÇAS ARMADAS, AGORA NÃO DEVE USAR CASSETETE DE BORRACHA, TEM QUE USAR CASSETETE DE ITAÚBA.POIS CADA PORRADA É UM NOCAUTE.

  • Tem quem aposte nisso, mas seriam os covardes que incitariam as massas, mas não estariam na linha de frente.

  • interssante era o significativo olhar dos milicos para a Dilmanta na base aérea de Brasilia ! um olhar de quem diz : ai cuitada !!!

  • pera aí : nas manifestações que envolveram mais de 6 milhões de pessoas o pacifismo foi total tinha espaço para tudo desde os que queriam intervenção militar até os que queriam a punição de todos os corruptos sejam de direita esquerda ou centro diferentemente das manifestações capa brancas dos petralhas !!! e quem começo a incitar a violência foi a Jararaca novededos !!! quem em vez de bancar o bombeiro foi tomado pelo espírito de Nero !!!! mas a turma de verde e oliva tá quieta !!! e acostumda a botar ordem na casa , todas as vezes que a situação foge ao controle, e não se esqueçam que é o seu papel institucional e constitucional . e quem esquece a história está condenada a repiti-la segundo o filósofo social Santayanna e segundo o filósoso popular mestre Branxú não se deve cutucar onça com vara curta !!!!

  • Olha aí o desespero os vermelhinhos !!! filhores da jararaca !!! ainda bem que a turma verde oliva está quieta por enquanto e pronta para botar ordem na casa !!! ao primeiro tiro de bazuca corre para a toca !!! mas agora nem para cuba podem se exilar já que cuba agora deu uma banana para o socialismo e o que menos querem é ter barbudinhos vermelhos petralhas por perto talvez eles corram para a bolívia, o problema é que lá não tem praia só frio pedra e llama !!! e essa turma adora país ensolarado e uma boa mordomia !!! um conselho petralhada : começem a escutar dia e noite a música e agora josé do paulo diniz para se consolar !!! dia 29 está chegando !!! Tic Tac Tic Tac Tic Tac !!!! olha o desembarque do PTitanic aí gente !!! chora cavaco !!!!

  • Me causa espanto a irresponsabilidade descarada de uma pessoa pública, como a que assina esse arremedo de texto, em incitar o embate físico entre pessoas do mesmo povo.
    Sr. airton, quem tem o mínimo de estudo, conhecimento e não tem a visão turva pela ideologia política já percebeu que seu partido de traidores do Brasil farão o impossível para a manutenção do poder. Não pelo poder em si, apenas, mas também pela necessidade de fugir das rédeas da lei quando da apuração dos fatos pela redentora do povo brasileiro, a lava jato.
    Ver a chefe de estado alardear “golpe” em um processo previsto na carta magna só mostra o quanto ela está alheia à constituição brasileira. Ouvir discursos uníssonos, fabricados, atacando as instituições que cumprem seus deveres para manutenção da república, mais parece ato de desespero de pessoas que vivem num mundo paralelo, criado para satisfazer seu ego e suas necessidades carnais. Um mundo sem valores, sem respeito, da ignorância, da subserviência, dos palavrões, da afronta aos direitos e instituições.

    Sr. airton, o povo brasileiro não tem histórico de lutas, é um povo de boa vontade que aguarda até o ultimo momento para evitar um confronto, absorve insultos e leva na esportiva afrontas que em outras culturas é sinônimo de guerra. Aqui temos um de povo aura alegre, trabalhador e companheiro que nos faz agir como se não houvesse assaltos, mortes, filas em hospitais, doenças, corrupção e mazelas mil. Tais características se tornam fragilidades quando identificadas e utilizadas por pessoas, governos, de má índole. Mais grave é o uso deliberado dessa condição para aprofundar a dependência como da utilização de programas assistencialistas e a política do pão e circo tão utilizada por tiranos passados. Como não citar as bolsas/esmolas? Como não citar Copa do mundo? Como não citar Olimpíadas? eventos que só agora com o avançar da lava jato estamos conhecendo os verdadeiros motivos. Acalentam a alma festiva do povo, engordam as contas das empreiteiras e rendem gordas comissões.

    Sr. airton, tudo tem um limite, a gota d’água, nem todo mal é eterno e as luzes se acendem na escuridão imposta. Felizmente vivemos numa democracia que prevê os remédios para se afastar as ameaças, e instituições fortes são essa segurança, por isso, o desespero do seu desgoverno. É lógico que haverá discussão. É lógico que haverá confronto pois são objetivos diferentes.

    Asseguro que o lado pacífico do povo é capaz de ser sobreposto pela indignação, pelo sentimento de revolta e afirmo que o mesmo sangue que impele seus defensores encarnados ao ataque físico em seus atos patrocinados pelo poder público, é propulsor do brasileiro trabalhador estafado de tanta roubalheira e impostos. Qual a diferença? O brasileiro trabalhador vai pelo amor, pela vontade, pelo futuro dos filhos e não pelo dinheiro do ônibus e um cargo comissionado. E isso vence uma guerra.
    No mais um visionário governante já tinha previsto isso quando deixou um certo sindicato virar partido político, “para tirar o pt do poder será a custo de sangue brasileiro”, mas, mais sangue que diariamente se perde na violência de um pais sem ordem?? Está na hora da mudança.

    Quanto a lula, prefiro não comentar pois ele só tem importância no mundo do pt, consequentemente, da lava jato, e como o mundo do pt está no seu final, é irrelevante quando temos certeza que ele irá preso por corrupção, como toda a cúpula do partido.
    Feliz Páscoa a todos

    1. Texto que segue o script dos arautos da moralidade e da hipocrisia dos que escrevem Reinaldo Azevedo, Dora Kramer, Augusto Nunes, enfim, discurso igual pastel de esquina: só vento.

      1. Até que enfim um vermelho que não lê só bobagens. Pensei que não existisse . Vc é um espécime raro, tem que ser estuado a fundo. No mais tenho que alerta-lo que quem tem a experiência do saber e da letra não pode alegar ignorância. Vc só é canalha de forma premeditada. Boa páscoa e prepare-se para perder seu herói que será trancafiado.

  • O deputado fez uma analise de que tem conhecimento da situação gravíssima que vivemos no Brasil.
    A situação é tão grave que o judiciário que nunca foi imparcial agora se apresenta como agitador da crise, eu vejo que alguns crimes cometido na operação lava jato que teria tudo pra ser um verdadeiro desmanche da corrupção começa a cai no descredito de pessoas que não estão embriagados com o ódio.
    Esses vazamentos seletivos, quebra das regras do estado de direito, usar a midia como tribunal supremo são alguns espantos que está colocando em cheque a operação.
    Outra coisa que fico me perguntando, qual a relação da Operação lava Jato e a espionagem americana?

  • Lava Jato-Senador Jader Barbalho recebeu R$ 400 mil da Odebrecht e R$ 300 mil a Priante e mais de 2 (dois) milhoes para o PT – Paulo Rocha

  • Ei Deputado….. Deputado

    Ainda bem que na Democracia É permitido, a RETORICA ….. e a DEMAGOGIA, cabe na Democracia.
    Essas suas Conjecturas são Delírios…. delírios de uma noite de PT. só pode.
    O PT, divulga sua versão fantasiosa de que o partido é vitima de conspiração, todos são contra o PT: a imprensa, o Judiciário, etc etc etc
    Segundo o Decano do STF (Ministro Celso de Mello) Um grupo criminoso tomou o poder desde 2003.
    Deputado não haverá Guerra Civil, sabe porque , todas todas instituições estão funcionando e muito bem neste Pais, exceto aquelas que o seu partido julga…. julga ser contraria a vossa posição, alias, Deputado o seu partido tenta…. tenta desmerecer seus opositores quando não é do seu interesse. Acredito que reza na cartilha do vosso partido essa tática,que está cauterizada na mente , dos militantes do PT .
    Não vejo Projeto Politico Deputado do seu partido, favor citar um… um, vou facilitar meio… meio ficarei contente.
    Quanto ao Lula, tornou- se publico que é o criminoso, Mor de toda dessa Engenharia de Corrupção nunca antes com tanto vigor neste Pais, quem afirmou foi o Líder no Senado Delcidio do Amaral do seu PT, e mais recentemente ligações telefônica autorizada pela Justiça.. é pela JUSTIÇA.
    Deputado suas ilações, é receita para os incautos do seu Partido, o POVO, brasileiro está farto de engodo.
    A Presidente do Brasil, que é do seu Partido, é tão DESPREPARADA E INCOMPETENTE , ao nomear o Ministro da Justiça sendo membro do MP, ninguém a orientou ?

  • Lá vem o Petralha seguindo a cartilha da quadrilha federal querendo colocar a alcunha de violentos aos movimentos pró-impeachment.

    Sr. Futuro ex-deputado:

    1- Os violentes, que dão muito trabalho para polícia, são os militantes pró-governo. É só ver como aconteceram as manifestações dos dois lados.
    2 – Quem apoia e incita a violencia dos grupos reconhecidamente violentos como MST, CUT e etc, é o pessoal do seu partido.
    3 – Quem falou que “ia ter porrada nos coxinhas” foi o seu grande líder, o ministro miojo Lula.

    Mas não me espanta um posicionamento deste do tipo do senhor, afinal de contas, só está seguindo a cartilha do Lenim:
    “ACUSE OS ADVERSÁRIO DO QUE VOCÊ FAZ, CHAME-OS DO QUE VOCÊ É”

  • DEPUTADO FALEIRO , NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA , ENTRE OS MESES DE ABRIL ATÉ JUNHO ACONTECERÁ UMA GUERRA CIVIL NO BRASIL, ESTA GUERRA TERÁ DOIS LADOS OS VERMELHOS FANÁTICOS, E OS VERDES E AMARELOS, ME SEJA SINCERO, EXISTE OUTRA SAIDA, CLARO QUE NÃO, VEJA TODO DIA SURGE UMA NOVA DENUNCIA, NESTA NOVA LISTA DIVULGADA PELA LAVA JATO,SÓ ESCAPOU O PSTU E O PARTIDO DA REDE , DA SANTA MARINA SILVA ,FICOU DE FORA,POIS AINDA NÃO TINHA SIDO CRIADO, NÃO HÁ OUTRA SAÍDA É GUERRA CIVIL SIM.

  • Imagino que se por acaso esses extremistas da direita e da elite consigam derrubar a Dilma, irão se arrepender amargamente porque, podem anotar, isso não vai ficar barato por muito tempo, eles que coloquem as barbas de molho: NÃO HAVERÁ GOLPE!!

  • O deputado Petista esta apenas incitando a violência, beneficiário que é da roubalheira que o PT permitiu.
    Incitar o confronto desta forma é apenas agravar a polarização que as lideranças petistas alimentara , é arrastar para a violência político-partidária um país que já sofre com uma grave crise econômica, com inflação e desemprego, consequências das escolhas erradas do governo petista na condução da economia. É preciso parar para pensar. A vigilância da sociedade é fundamental para evitar um esgarçamento ainda maior do tecido social e novas agressões às instituições democráticas.

    1. José só lembrando o número 1 e maior incentivador da crise chama-se AÉCIO NEVES e sua gang, e a REDE GLOBO pois desde o dia 01/01/2015 não soube aceitar sua derrota civilizadamente e democraticamente pra atual pte Dilma!!! E vem incentivando a violência e desordem no país inteiro.Mais vai chegar a vez deles na prisão, pode acreditar!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *