Dilma nomeia a 1ª reitora eleita pelo voto no PA

Publicado em por em Educação e Cultura, pessoas, Política, Ufopa

Raimnda MonteiroRaimunda Monteiro, 1ª reitora eleita pelo voto direto no Pará

Saiu, enfim, a nomeação de Raimunda Monteiro como reitora da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará).

O decreto de nomeação, assinado pela presidente Dilma Rousseff, foi publicado na edição de hoje (31) do DOU (Diário Oficial da União).

No Leia Mais, abaixo, confira a íntegra.

A professora santarena, com isso, torna-se a primeira mulher no Pará a ocupar o cargo de reitora pelo voto direto.

Foi empossada em dezembro do ano passado, mas na condição de reitora pro tempore.

Ela e seu vice, Anselmo Colares, foram eleitos na primeira eleição direta para o cargo realizada na Ufopa, em novembro de 2012.

Derrotaram a chapa formada por Aldo Queiroz e Kátia Corrêa.

O mandato de Raimunda e Anselmo é de 4 anos.

PERFIL

Raimunda Monteiro é graduada em Jornalismo. É mestre em Planejamento de Desenvolvimento Regional e doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, ambos cursados no NAEA/UFPA. Nas pós-graduações, estudou redes de interação entre as instituições de fomento e as organizações dos agricultores e o uso da biodiversidade Amazônica em cosméticos, fitoterápicos e alimentos industrializados.

Durante sete anos, atuou no MMA – Ministério do Meio Ambiente, onde coordenou o PDA/Sub-Programa Projetos Demonstrativos do PPG7 e foi diretora geral do FNMA/Fundo Nacional do Meio Ambiente.

Foi a primeira vice-reitora pro-tempore da Ufopa, renunciando ao cargo por divergir dos métodos da gestão do reitor pro-tempore Seixas Lourenço. No Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), da Ufopa, contribuiu na criação do Programa de Economia de Desenvolvimento Regional. Eleita representante docente na Consun Pro-tempore, defendeu a transparência e a democracia na gestão.

Atualmente é professora associada I, nos cursos de Ciências Econômicas e Gestão Pública e coordena o Observatório de Economia da Amazônia e Desenvolvimento Regional.

DECRETO DE NOMEAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DECRETO DE 28 DE MARÇO DE 2014
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso XXV, da Constituição, e tendo
em vista o disposto no art. 16, caput, inciso I, da Lei no 5.540, de 28 de novembro de 1968, resolve NOMEAR RAIMUNDA NONATA MONTEIRO, Professora da Universidade Federal do Oeste do Pará, para exercer o cargo de Reitora da referida
Universidade, com mandato de quatro anos.
Brasília, 28 de março de 2014; 193º da Independência e 126º da República.
DILMA ROUSSEFF
José Henrique Paim Fernandes


Publicado por:

17 Responses to Dilma nomeia a 1ª reitora eleita pelo voto no PA

  • Parabéns aos empossados !!!
    Enfim chegou a confirmação de um NOVO TEMPO na UFOPA, tenho certeza que essa não será uma Gestão muito fácil uma vez que terão que combater o espírito autoritário e antidemocrático que ainda está enraizado na universidade vestígios deixado pela gestão que os antecedeu. Porém tenho esperança que viveremos um NOVO momento onde o dialogo, a democracia, a transparência e a ética irão prevalecer acima de tudo. Peço ao criador que os ilumine e deem sabedoria para juntos, Profa DRA. Raimundinha Monteiro e Prof. DR Anselmo Colares, possam implantar um novo modelo de gestão tão sonhado e tão propagado durante a eleição pelos atores que compõem a universidade e que acreditaram que poderíamos e deveríamos mudar. Viva o NOVO TEMPO!!! VIVA a DEMOCRACIA! SUCESSO A NOVA GESTÃO!

  • Meu prezado colega Mário Adônis. Vamos precisar de sua crítica e também de sua ação. Assim como de todos os demais que são movidos pelo desejo de uma Universidade Pública que realize os anseios de todos que lutaram e lutam para que, entre outras coisas, a parte mais frágil e invisível da sociedade tenha vez e voz.

  • Finalmente saiu a nomeação dos eleitos pela Comunidade Acadêmica da UFOPA, que essa nomeação e consequente posse dos novos gestores desta universidade seja o começo do processo de democratização desta instituição, cujo processo de implantação foi autoritário e centralizador, desconsiderando a grande maioria daqueles que a integram.
    Que os nomeados tenham o discernimento necessário para tomar decisões e desenvolver ações capazes de tornar essa instituição numa verdadeira UNIVERSIDADE PÚBLICA de QUALIDADE E SOCIALMENTE REFERENCIADA…
    Parabéns e boa sorte aos dois na condução de sua gestão.

  • Raimundinha – me arrogo o direito de chama-la assim por termos sido contemporâneas no Curso de Comunicação da UFPA – é também, acho, a primeira pessoa com formação em Comunicação Social a ocupar um cargo de reitora de uma universidade pública. Conversamos sobre isso, inclusive, da última vez que nos encontramos em Santarém, Raimunda e eu. Como jornalista que sou, não posso deixar de fazer referência a isso. E boa sorte para a nova reitora.

  • Parabéns aos empossados,

    Porém, não podemos nos esquecer que essa foi uma vitória de todos nós, e acima de tudo foi uma vitória da democracia, da força da comunidade acadêmica e da sua participação, num processo que ainda não está consolidado e que precisa ser a cada dia, com cada um fazendo a sua parte nas instâncias colegiadas da universidade, fortalecendo e colaborando com a reitora, o vice-reitor e seus assessores, numa gestão realmente participativa e responsável que pense a universidade não somente no agora, mas que a planeje com ousadia para o amanhã.

    Parabéns a toda a comunidade da UFOPA e a toda a população do Oeste do Pará por essa conquista histórica!!

    Prof. Edna Marzzitelli
    Programa de educação
    ICED/UFOPA
    Doutoranda de UNICAMP

    1. Edna, você destaca aspectos fundamentais. Essa gestão é fruto de um esforço coletivo para a composição da chapa, com superação de diferenças em torno de um objetivo comum e da certeza de que podemos fazer melhor do que estava sendo feito.

  • Quero parabenizar os professores doutores Raimunda Monteiro e Anselmo Colares, reitora e vice-reitor da UFOPA. Eu desejo que os senhores juntamente com a equipe que vai os auxiliar façam uma gestão com olhar regional, que atenda os anseios dos municípios na área de abrangência da UFOPA. Que a UFOPA seja uma universidade verdadeiramente do Oeste do Pará e não apenas de Santarém. Que façam diferente da UFPA que após 57 anos de fundação jamais deixou de ser uma universidade de Belém. Essa falta de visão de interiorizar a UFPA, em mais de cinco décadas, prejudicou o desenvolvimento do interior da Amazônia, pois se criou uma educação superior deformada, com uma cabeça grande que fica na capital, restando um corpo atrofiado ao interior devido às dificuldades de acesso. Se a UFOPA estender o seu braço ao Oeste do Pará como um todo, dentro de pouco tempo vamos mudar a vida das pessoas que não podem continuar os seus estudos em Santarém. Eu estou torcendo por uma boa gestão porque o sucesso da UFOPA está relacionado com o desenvolvimento regional e com a consolidação do Estado do Tapajós. Raimunda Monteiro e Anselmo Colares, boa sorte.

    1. Obrigado Ednaldo. Concordo plenamente com suas palavras. Com certeza vamos plantar a semente, regar e veremos crescer essa presença da Ufopa na sua área de abrangência.

  • Parabéns professora Raimunda, parabéns professor Ancelmo, que Deus lhes dê a sabedoria para exercer com dignidade essa árdua missão….

    1. Obrigado, Juscelino.
      Vamos precisar e muito da iluminação, da proteção e do perdão divino. Iluminação para o que vamos precisar decidir, diante de tantas demandas e tantos problemas, com interesses diversos; proteção pois sabemos que vamos enfrentar resistências e provocações; e perdão para quando errarmos. Mas tenha a certeza que estaremos vigilantes para não perdermos a dignidade. O poder é efêmero, quatro anos passam rápido, o que se constrói em uma vida não pode ser destruído por vaidade ou egoismo.

  • OH ! PRIMEIRA REITORA, professora RAIMUNDA; pelo amor de Deus ! Não nos decepcione; são tantas “AS DECEPÇÕES. Que é de perder a crença; nas pessoas públicas. Fui neste blog seu e ao prof. Anselmo Colares, fervoroso defensor; para “AS MUDANÇAS”. Tenho dito.

  • Agora sim D. Raimunda I e o Vice-Rei D. Anselmo foram definitivamente empossados. Talvez agora façam as mudanças necessárias que a UFOPA tanto precisa. Ao menos o primeiro passo foi dado.

    1. Eis um equívoco e uma declaração de quem demonstra ter sido partidário da gestão do Seixas e eleitor do Aldo esperando que ele fosse o novo REItor da Ufopa, Eu espero que estes dois possam fazer sim a gestão democrática e participativa, e tenho certeza que eles vão manter a simplicidade mesmo com as grandes responsabilidades do cargo que passam a ocupar. E não podemos perder de vista que a gestão não se resume a eles dois. Tem vários pro reitores, tem os diretores dos institutos e os coordenadores dos cursos. Todos estes são gestores da Ufopa. E todos os demais, sejam docentes, técnicos ou estudantes, também são responsáveis para que as mudanças necessárias sejam viabilizadas. O passo inicial está dado, isto é verdade. Mas a caminhada não é somente desses dois. Quanto mais pessoas caminharem juntas, mas chances das mudanças se tornarem realidade.

  • Jeso acredito que antes de Raimundinha a Ex-reitora da UEPA Marília Xavier Brasil já havia ocupado cargo de reitora no Pará por voto direto. Acredito que a princípio ela foi indicada como interventora por Ana Júlia Carepa, mas logo em seguida houve uma eleição e a mesma ganhou. Me tire essa dúvida por favor?

    1. Erivelton, acho que você tem razão. Mas cá também tenho minhas dúvidas. No caso (e eu vou aclarar no texto assim que tiver essa confirmação), a fonte que me passou a informação pode ter se referido a IES (Instituições de Ensino Superior) federais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *