Militante revela as entranhas do PSOL

Publicado em por em Política

Estudante secundarista residente em Santarém, Elineuza Silva (foto), 21 anos, não milita mais no PSOL.

Ela deixou a legenda do seu ex-namorado Márcio Pinto, e se filiou ao PSTU. Nada anormal neste período de movimentadas trocas partidárias.

Anormal, sim, foi a forma como ela resolveu materializar essa mudança: revelar publicamente, em um documento denominado Carta Aberta ao PSOL/Santarém – Pará, com riquezas de detalhes o troca-troca partidário.

Na carta (leia a íntegra no Leia Mais, abaixo), a jovem faz duras críticas e revelações curiosas. Entre as quais, a de que o PSOL pagou seus militantes para fazer campanha ao candidato a deputado estadual Márcio Pinto no ano passado.

Foi aí que começou o desencantamento dela com o seu ex-partido.

– (.. ) um partido que diz ser diferenciado do PT, PSDB, DEM, entre outros, fazer aquele tipo de proposta aos militantes [é um absurdo]. Eu cheguei a chorar, mas não foi de emoção, foi de raiva! – revela no documento.

Contrária à criação do estado do Tapajós, ainda assim a militante acusa o PSOL colocar seu nome sem autorização no documento em que o partido em Santarém expressa apoio ao “sim” no plebiscito para o novo estado.

Mas a jovem não para por aí.

Revela ainda que, na eleição para prefeito em 2008, o PSOL sentou à mesa com Lira Maia e Alexandre Von, quando discutiram a possibilidade de Márcio Pinto ser vice numa chapa articulada com propósito de derrotar a candidata do PT, Maria do Carmo.

CARTA ABERTA AO PSOL/SANTARÉM – PARÁ

Elineuza Alves da Silva

Quando entrei no PSOL (Partido Socialismo Liberdade), estava convicta de que era um partido voltado para a classe trabalhadora. Hoje não tenho mais esta convicção. Desde 2008, quando Márcio Pinto foi candidato à prefeito de Santarém, tinha clareza que estava no partido certo.

Todavia, já no ano de 2010, me afastei da corrente interna MES/PSOL (Movimento Esquerda Socialista) durante a candidatura de Márcio Pinto, agora a deputado estadual. Durante a campanha, fui convidada para uma reunião no comitê deste companheiro. Estavam lá as militantes: eu (Elineuza), Joana, Nira, Nice, Vanessa, Érina (seis mulheres) e o candidato Márcio Pinto.

A pauta da reunião envolvia questões financeiras. Foi proposto, por estarmos desempregadas, que o partido pagasse os militantes para fazer a campanha eleitoral. Sendo que dessas pessoas que iriam ser pagas, três eram do partido: eu, Nira e Joana, as outras duas não eram naquele momento: Vanessa e Nice. Não tenho informação se elas se filiaram depois. Esta proposta, segundo foi informado, partiu da Direção do Partido em Santarém.

Pediram para falarmos o que achávamos da proposta. Todas concordaram, exceto eu (Elineuza Silva), pois achava um absurdo um partido que diz ser diferenciado do PT, PSDB, DEM entre outros, fazer aquele tipo de proposta aos militantes. Eu cheguei a chorar, mas não foi de emoção, foi de raiva! Eu não concordava com aquele absurdo que eles estavam fazendo! Fico me perguntando até hoje, de onde eles conseguiram tanto dinheiro? Pois sobrava dinheiro até para pagar militante! Pra mim, os militantes devem sustentar o partido e não o contrário.

Lembro-me que na última campanha para prefeito em 2008, eu também não estava trabalhando, mas nem por isso deixei de militar, e foi a campanha em que eu mais militei. Saia de casa de manhã e voltava só à noite, minha irmã chegou até perguntar se eu ainda morava na casa dela. Mas nem por isso reclamei de dinheiro, pois tinha consciência do que estava fazendo, até porque, não estava pedindo melhorias só para mim, mas sim para a sociedade em geral, em particular para os trabalhadores e isso era uma coisa que me deixava e deixa muito feliz.

Depois que aconteceu esse fato, eu me afastei completamente da corrente. Fiquei independente no Partido. Também não me chamaram mais para participar de reuniões.

Neste período, chegaram a afirmar que eu estava na corrente CST/PSOL (Corrente Socialista dos Trabalhadores), mas se enganaram. Não que eu não concorde com a política desta corrente, que em minha opinião, é sem dúvida bem melhor que a política do MES. Faço este balanço pois participei de duas reuniões da CST e uma formação, e foram muito produtivas. Coisa semelhante, eu nunca tive no MES!

Só não fui para a corrente CST de fato, porque passei a não concordar com essas correntes que existem dentro do PSOL, pois elas não se juntam na construção do partido e disputam entre si a todo momento, quebrando o próprio partido.

Desde a minha saída da corrente, a experiência com o MES, foi só de decepção. Na eleição para presidente no ano de 2010, esta corrente preferiu lançar um candidato próprio (o companheiro Gledson Pontes) ao invés de apoiar o companheiro, Messias Flexa, que é da CST, passando os dois a disputarem o cargo de deputado federal.

Outro fato absurdo, esse ano, aconteceu lá em Brasília, quando eu e a Edilane Cabral estávamos na casa do companheiro “Índio”, como é mais conhecido, militante do MES no DF. A Edilane vestiu uma camisa da Conlutas e quando Índio viu, ficou uma fera, pois descobriu que a Edilane é da corrente CST, que aquela altura construía esta central. Não só a Conlutas foi desqualificada, como a própria CST. Isto não é forma de tratar militantes de um mesmo partido!

Se cada corrente tem uma opinião diferenciada, por que cada uma não funda um partido? Quando os companheiros vão para as ruas fazer campanha, não falam que existem correntes no PSOL, sequer a população sabe o que realmente é o PSOL! Quanto mais suas correntes. Contudo, estas atuam concorrendo uma com as outras. Os companheiros do PSOL falam em nome do Partido, mas a política é de cada corrente, e em minha opinião vocês têm que mostrar isso para a população. Fica até difícil alguém que não é de nenhuma corrente militar no PSOL, até porque, se não pertencer a uma corrente, vai ficar como eu fiquei, sem participar de reuniões, congressos, plenárias, formações, entre outras atividades militantes.

Estes fatos relatados até poderiam ficar na crítica interna, porém, torno pública esta carta, pois quero que os companheiros retirem meu nome da nota pública a favor da criação Estado do Tapajós, pois não permiti que vocês o colocassem lá. Não autorizei em momento algum adicionar meu nome nesta nota, até porque sou contra a divisão do Estado do Pará. Expresso isso publicamente, uma vez que não autorizei ao MES/PSOL fazê-lo publicamente. Ninguém me ligou para pedir minha assinatura ou minha autorização para colocar meu nome em tal nota. Também não assinei nenhum papel. Tenho plenos direitos de exigir uma retratação pública sobre essa questão.

Inclusive, os companheiros do MES fizeram uma coisa muito grave: não consultar a Direção da CST, e os militantes em geral do PSOL Santarém, inclusive os que não são de nenhuma corrente, que iriam soltar uma nota a favor da criação do Estado do Tapajós conforme está na “Carta Aberta de membros do PSOL à população do Oeste do Pará” divulgada no Blog do Jeso Carneiro. Até porque, se são democráticos e coerentes mesmo, deveriam respeitar a CST que é contra a divisão do Pará. Conforme pode ser visto no mesmo blog, uma nota que o companheiro Messias Flexa publicou protestando a unilateralidade do MES/PSOL e a posição contrária da CST.

Peço minha desfiliação do PSOL, por todos esses motivos citados nessa carta, espero que vocês sejam breves, pois vou me filiar em outro partido. Os companheiros já sabem muito bem, estou no PSTU!

Quero ainda repudiar o machismo e a discriminação da professora Isabel Sales, que é militante do MES. No dia 05 de setembro deste ano, no Grito dos Excluídos, ao ser informada que agora eu era militante do PSTU, perguntou: “agora tu és do PSTU”? Respondi:“sim, agora sou do PSTU, um partido Revolucionário e preocupado com a classe trabalhadora. Não igual ao PSOL que é oportunista”! Então Isabel Sales responde: “não vai namorar com o Lira Maia, pra ti não ir pro PSDB”. Trata-se de uma postura de discriminação, preconceito e machismo, pois, sou companheira de um militante do PSTU. Contém uma lógica de diminuição, pois pressupõe que não possuo nenhuma compreensão e/ou discernimento político, de gênero e classe.

Deixo claro que quando entrei no PSOL, eu ainda não namorava com Márcio Pinto. Comecei a namorar com ele depois que já estava militando no MES/PSOL. Minha saída do PSOL nada tem haver com relacionamentos amorosos e qualquer associação, a isto é puro machismo. Lembrando, ainda: Lira Maia e Alexandre Von, na eleição do ano de 2008, se reuniram com a Direção do MES/PSOL e o candidato Márcio Pinto, especulando a possibilidade deste vir a ser vice. Quem flertou com Lira Maia (do DEM e não do PSDB), “quase chegou a namorar”, foi o MES, não eu!

Porque vim ao PSTU? Por sua política classista, socialista, internacionalista, de gênero, formação, militância, democracia interna, centralismo democrático, crescimento político e cultural pessoal. E ainda por sua metodologia e sistematicidade enquanto partido, sua coerência interna (critérios de militância: reuniões semanais, cotizações individuais, que garante a independência política e financeira do partido, leitura e propaganda do jornal Opinião Socialista) além de suas publicações nacionais e internacionais como Correio Internacional, da Revista Marxismo Vivo, Revista da Juventude do PSTU, entre outras publicações da Editora do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado.

Não somos uma organização perfeita, temos falhas, erros, como qualquer organização. Contudo, funcionamos com base em princípios que delineiam a nossa ação. Acima de tudo, vim ao PSTU por este partido expressar em sua política, no cotidiano, sua militância com respeito e coerência interna: por combater a opressão, o machismo, a homofobia, o racismo; se posicionar nitidamente, contra a burguesia, o capitalismo e a exploração dos trabalhadores. Não vacilar diante dos inimigos políticos de nossa classe. Além, por ser honesto com a militância e o movimento: não esconder o que somos das/nas organizações e movimentos sociais dos trabalhadores, coletivos organizados no e/ou pelo PSTU. Assumimos e temos orgulho do que somos, pensamos, defendemos e ousamos, em cada lugar: construirmos a perspectiva da Sociedade de transição ao Socialismo, a Revolução Socialista Mundial.


Publicado por:

126 Comentários em Militante revela as entranhas do PSOL

    1. Parece mais propaganda descarada do PSTU. Embora eu não apóie nenhum dos dois partidos, pois os considero utópicos (só jogam pedra enquanto não administram nada), vejo que a ênfase da carta é detonar o PSOL e enaltecer o PSTU. Por outro lado, eles estão juntos na hora de ocupar a USP e outras universidades (só ocupam as públicas, já reparou nisso?) … Por falar nisso, quem organiza o ‘Ocupa’ no Brasil parece ser mesmo o PSOL, já que vários intelectuais desse partido dão palestras nos locais e divulgam rigorosamente as mesmas bandeiras. O lance de ‘anônimo’ e ‘espontâneo’ é todo um disfarce, já que as assembléias já vêm com as pautas prontas.

  • um coracao desprezado e capaz de tudo. Lamentavel alguem que si diz militante revolucionario se prestar a um papel desses digno de um dramalhao mexicano.

  • Bonitinha, porém ordinária! E essa carta aberta tem como “Ghost Writer” um certo professor-bardeneiro-moleque! Reitor bota esse professorzinho no cantinho dele!

  • O problema aqui não é o rompimento da ex-militante com o Psol. O verdadeiro problema é a velha prática oportunista de muitos militantes do Pstu. Parece ser o caso. A moça serve apenas como um instrumento que se manipula para atingir o oponente. O único objetivo é o processo eleitora burguês de 2012. Do mesmo modo se traduz a participação do partido nos movimentos e sindicatos. Buscam vorazmente a projeção da legenda maquiada de um discurso aparentemente revolucionário, mas cujas análises e formulações arrogantes, limitadas e contraditórias sob o aspcto da tática revolucionária proletária têm atrapalhado em muitos locais o avanço das organizações dos trabalhadores. Assim como a moça é usada como instrumento, como objeto manipulável às mãos do opurtunista, os trabalhadores e movimentos são usados da mesma forma. Nesse aspecto Pstu e Psol não se diferem, são como irmãos siameses.

  • Se essa aí tem cara de patricinha burguesa, acho que eu devo ser da realeza britânica…No mais, tá certa em não concordar com o que acontece no partido e se desfliliar, mas enquanto no partido, este tem todo direito de colocar o nome dela como favorável a proposta se foi aprovado por maioria.

  • Não sabia que o PSOL e pior ainda esse PSTU tem como proposta política essa masturbação sociológica( classista, socialista, internacionalista, blá, blá, blá….,sistematicidade, cotização, blá blá, blá, marxista blá, blá, blá ) da idade da pedra.

    1. Por que vc não combate a direita em vez de querer diminuir o PSOL?
      Sabe de uma coisa: a direita adora vcs porque porque vcs são tão doidos varridos que só os marias vai com as outras conseguem pegar corda de vcs! E então a direita deita e rola, rindo das doidices e do palavreado autoritário e enferrujado que sai do gravador dos compas.

      Me diga uma coisa: vc trabalha? vc é um assalariado? duvi, d, o, dó!!! Tenho a forte impressão de que vc é mais um burguesinho tirando uma de revolucionário que nunca leu por… nenhuma do Marx e que enche o peito dizendo que é marxista.

      Me mostre algum lugar em que vcs estão fazendo algum diferença para melhor!

      Não tem nenhum, é só mesmisse controlando e sugando sindicatos, recolhendo e engolindo os recursos e quando chega em um momento de confronto, de embate, de greve, aproveitam-se para puxar mais dinheiro ainda dos trabalhadores pois os caixas dos sindicatos controlados por vcs todo mês se esvazia e fica com saldo ZERO…

      Como vcs são incompetentes para combater a direita, ficam alardeando e comemorando conquista de membros do PSOL. Ou seja, vc adoram os membros do PSOL, o PSOL é a única luz que vcs conseguem enxergar porque de outra forma vcs não conseguem dar um passo a frente, só conseguem ficar marchando no mesmo lugar.

      Vc são mesquinhos e avarentos metidos a revolucionários, mas a única revolução que são capazes de fazer é dentro de um sanitário….

      “Marcha soldado cabeça de papel…”

  • Conheço esses “militantes” do PSOL da epoca de ufpa, e eles sempre foram “radicais” incendiavam e depois saiam fora, uns covardes… Essa moça parece-me no entanto magoada com o namorado, porém esses fatos que ela revela parece-me bem verdadeiros e coerentes, e bem vergonhosos para o PSOL, porém ela pode responder criminalmente, e caso ela não tenha provas condutendes deve ser condenada, pois em um tribunal não é verdade o que vc sabe e sim o que vc pode provar. no entanto esse Marcio Pinto se um dia ele queser ter um mandato, ele deve sair de perto desses covardes que o cercam, e se filiar a algum outro partido mais coerente como do PV.

  • Fico impressionado ao ver tanta gente preocupada com a classe trabalhadora, sofredora. Tanto tempo disperdiçado em bla bla bbla enquanto os sete filhos da minha vizinha estão precisando de alguém para incentivá-los a fazer alguma coisa além de jogar bola na rua e eu tendo que trabalhar o dia todo. Enfim… É preocupante este papel de namorada fazendo campanha na rua o dia todo ou chorando depois disso. Até quando vamos ver e ouvir discursos de quem quer vida fácil e não partem para ação?

  • Bom vou querer o meu cache pois fiz campanha pro Marcio,rsrsrsrsrsr.Olha ela nem sabe de nada, pois afirma q aCONLUTAS a CST apoia, pelo contrario a CST tem uma organização dentro da CONLUTAS q é p fiscalizar é a achamada força UNIDOS, pois o Pstu Patrola a CONLUTAS, se eu sou de uma organização jamais eu vou para uma outra ai ja mostra a desqualifiaçao da companheira, e usa do metodo mais baixo p difamar o psol, vc quer ser Trotiqista mais esta sendo Stalinista e deveria ir para o PCdoB

    1. A redenção está clara, você que não entendeu o que está escrito: “A Edilane vestiu uma camisa da Conlutas e quando Índio viu, ficou uma fera, pois descobriu que a Edilane é da corrente CST, que aquela altura construía esta central. Não só a Conlutas foi desqualificada, como a própria CST. Isto não é forma de tratar militantes de um mesmo partido!”
      Deve ser problema de compreensão textual tua, já que seu português é péssimo!

  • Jeso, veja o blog LINGUA FERINA (https://candidoneto.blogspot.com)

    Lá está assim conforme copiei e colei (infelizmente não aparecem os destaques em negrito!) abaixo:

    “segunda-feira, 19 de setembro de 2011
    Mais uma militante rompe com PSOL e anuncia entrada no PSTU
    Publico abaixo e na íntegra a carta da militante Elineuza Alves da Silva, de Santarém, Pará na qual ela anuncia e explica a sua saída do PSOL e a entrada no PSTU.

    CARTA ABERTA AO PSOL/SANTARÉM – PARÁ

    Elineuza Alves da Silva

    Quando entrei no PSOL (Partido Socialismo Liberdade), estava convicta de que era um partido voltado para a classe trabalhadora. Hoje não tenho mais esta convicção. Desde 2008, quando Márcio Pinto foi candidato à prefeito de Santarém, tinha clareza que estava no partido certo. Todavia, já no ano de 2010, me afastei da corrente interna MES/PSOL (Movimento Esquerda Socialista) durante a candidatura de Márcio Pinto, agora a deputado estadual. Durante a campanha, fui convidada para uma reunião no comitê deste companheiro. Estavam lá as militantes: eu (Elineuza), Joana, Nira, Nice, Vanessa, Érina (seis mulheres) e o candidato Márcio Pinto.

    A pauta da reunião envolvia questões financeiras. Foi proposto, por estarmos desempregadas, que o partido pagasse os militantes para fazer a campanha eleitoral. Sendo que dessas pessoas que iriam ser pagas, três eram do partido: eu, Nira e Joana, as outras duas não eram naquele momento: Vanessa e Nice. Não tenho informação se elas se filiaram depois. Esta proposta, segundo foi informado, partiu da Direção do Partido em Santarém.

    Pediram para falarmos o que achávamos da proposta. Todas concordaram, exceto eu (Elineuza Silva), pois achava um absurdo um partido que diz ser diferenciado do PT, PSDB, DEM entre outros, fazer aquele tipo de proposta aos militantes. Eu cheguei a chorar, mas não foi de emoção, foi de raiva! Eu não concordava com aquele absurdo que eles estavam fazendo! Fico me perguntando até hoje, de onde eles conseguiram tanto dinheiro? Pois sobrava dinheiro até para pagar militante! Pra mim, os militantes devem sustentar o partido e não o contrário.

    Lembro-me que na última campanha para prefeito em 2008, eu também não estava trabalhando, mas nem por isso deixei de militar, e foi a campanha em que eu mais militei. Saia de casa de manhã e voltava só à noite, minha irmã chegou até perguntar se eu ainda morava na casa dela. Mas nem por isso reclamei de dinheiro, pois tinha consciência do que estava fazendo, até porque, não estava pedindo melhorias só para mim, mas sim para a sociedade em geral, em particular para os trabalhadores e isso era uma coisa que me deixava e deixa muito feliz.

    Depois que aconteceu esse fato, eu me afastei completamente da corrente. Fiquei independente no Partido. Também não me chamaram mais para participar de reuniões.Neste período, chegaram a afirmar que eu estava na corrente CST/PSOL (Corrente Socialista dos Trabalhadores), mas se enganaram. Não que eu não concorde com a política desta corrente, que em minha opinião, é sem dúvida bem melhor que a política do MES. Faço este balanço pois participei de duas reuniões da CST e uma formação, e foram muito produtivas. Coisa semelhante, eu nunca tive no MES!

    Só não fui para a corrente CST de fato, porque passei a não concordar com essas correntes que existem dentro do PSOL, pois elas não se juntam na construção do partido e disputam entre si a todo momento, quebrando o próprio partido.

    Desde a minha saída da corrente, a experiência com o MES, foi só de decepção. Na eleição para presidente no ano de 2010, esta corrente preferiu lançar um candidato próprio (o companheiro Gledson Pontes) ao invés de apoiar o companheiro, Messias Flexa, que é da CST, passando os dois a disputarem o cargo de deputado federal.

    Outro fato absurdo, esse ano, aconteceu lá em Brasília, quando eu e a Edilane Cabral estávamos na casa do companheiro “Índio”, como é mais conhecido, militante do MES no DF. A Edilane vestiu uma camisa da Conlutas e quando Índio viu, ficou uma fera, pois descobriu que a Edilane é da corrente CST, que aquela altura construía esta central. Não só a Conlutas foi desqualificada, como a própria CST. Isto não é forma de tratar militantes de um mesmo partido!

    Se cada corrente tem uma opinião diferenciada, por que cada uma não funda um partido? Quando os companheiros vão para as ruas fazer campanha, não falam que existem correntes no PSOL, sequer a população sabe o que realmente é o PSOL! Quanto mais suas correntes. Contudo, estas atuam concorrendo uma com as outras. Os companheiros do PSOL falam em nome do Partido, mas a política é de cada corrente, e em minha opinião vocês têm que mostrar isso para a população. Fica até difícil alguém que não é de nenhuma corrente militar no PSOL, até porque, se não pertencer a uma corrente, vai ficar como eu fiquei, sem participar de reuniões, congressos, plenárias, formações, entre outras atividades militantes.

    Estes fatos relatados até poderiam ficar na crítica interna, porém, torno pública esta carta, pois quero que os companheiros retirem meu nome da nota pública a favor da criação Estado do Tapajós, pois não permiti que vocês o colocassem lá. Não autorizei em momento algum adicionar meu nome nesta nota, até porque sou contra a divisão do Estado do Pará. Expresso isso publicamente, uma vez que não autorizei ao MES/PSOL fazê-lo publicamente. Ninguém me ligou para pedir minha assinatura ou minha autorização para colocar meu nome em tal nota. Também não assinei nenhum papel. Tenho plenos direitos de exigir uma retratação pública sobre essa questão.

    Inclusive, os companheiros do MES fizeram uma coisa muito grave: não consultar a Direção da CST, e os militantes em geral do PSOL Santarém, inclusive os que não são de nenhuma corrente, que iriam soltar uma nota a favor da criação do Estado do Tapajós conforme está na “Carta Aberta de membros do PSOL à população do Oeste do Pará” divulgada no Blog do Jeso Carneiro. Até porque, se são democráticos e coerentes mesmo, deveriam respeitar a CST que é contra a divisão do Pará. Conforme pode ser visto no mesmo blog, uma nota que o companheiro Messias Flexa publicou protestando a unilateralidade do MES/PSOL e a posição contrária da CST.

    Peço minha desfiliação do PSOL, por todos esses motivos citados nessa carta, espero que vocês sejam breves, pois vou me filiar em outro partido. Os companheiros já sabem muito bem, estou no PSTU!

    Quero ainda repudiar o machismo e a discriminação da professora Isabel Sales, que é militante do MES. No dia 05 de setembro deste ano, no Grito dos Excluídos, ao ser informada que agora eu era militante do PSTU, perguntou: “agora tu és do PSTU”? Respondi: “sim, agora sou do PSTU, um partido Revolucionário e preocupado com a classe trabalhadora. Não igual ao PSOL que é oportunista”! Então Isabel Sales responde: “não vai namorar com o Lira Maia, pra ti não ir pro PSDB”. Trata-se de uma postura de discriminação, preconceito e machismo, pois, sou companheira de um militante do PSTU. Contém uma lógica de diminuição, pois pressupõe que não possuo nenhuma compreensão e/ou discernimento político, de gênero e classe.

    Deixo claro que quando entrei no PSOL, eu ainda não namorava com Márcio Pinto. Comecei a namorar com ele depois que já estava militando no MES/PSOL. Minha saída do PSOL nada tem haver com relacionamentos amorosos e qualquer associação, a isto é puro machismo. Lembrando, ainda: Lira Maia e Alexandre Von, na eleição do ano de 2008, se reuniram com a Direção do MES/PSOL e o candidato Márcio Pinto, especulando a possibilidade deste vir a ser vice. Quem flertou com Lira Maia (do DEM e não do PSDB), “quase chegou a namorar”, foi o MES, não eu!

    Porque vim ao PSTU? Por sua política classista, socialista, internacionalista, de gênero, formação, militância, democracia interna, centralismo democrático, crescimento político e cultural pessoal. E ainda por sua metodologia e sistematicidade enquanto partido, sua coerência interna (critérios de militância: reuniões semanais, cotizações individuais, que garante a independência política e financeira do partido, leitura e propaganda do jornal Opinião Socialista) além de suas publicações nacionais e internacionais como Correio Internacional, da Revista Marxismo Vivo, Revista da Juventude do PSTU, entre outras publicações da Editora do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado.

    Não somos uma organização perfeita, temos falhas, erros, como qualquer organização. Contudo, funcionamos com base em princípios que delineiam a nossa ação. Acima de tudo, vim ao PSTU por este partido expressar em sua política, no cotidiano, sua militância com respeito e coerência interna: por combater a opressão, o machismo, a homofobia, o racismo; se posicionar nitidamente, contra a burguesia, o capitalismo e a exploração dos trabalhadores. Não vacilar diante dos inimigos políticos de nossa classe. Além, por ser honesto com a militância e o movimento: não esconder o que somos das/nas organizações e movimentos sociais dos trabalhadores, coletivos organizados no e/ou pelo PSTU. Assumimos e temos orgulho do que somos, pensamos, defendemos e ousamos, em cada lugar: construirmos a perspectiva da Sociedade de transição ao Socialismo, a Revolução Socialista Mundial.

    Leia também: Após romper com o PSOL, grupo do Maranhão anuncia entrada no PSTU. Leia entrevista

    Enviar por e-mail
    BlogThis!
    Compartilhar no Twitter
    Compartilhar no Facebook
    Compartilhar no orkut
    Postado por Cândido Cunha às 19.9.11 Marcadores: esquerda, Estado do Tapajós, Pará, PSOL, PSTU, revolução
    1 comentários:
    Tricolor dos Pampas disse…
    Camaradas,
    Li a carta aberta e senti muita pena desta senhora. Ela precisa de acompanhamento médico. Ficou muito confuso se ela saiu porque terminou o namoro, se não conseguiu um outro namorado no PSOL.
    Bahh! vai entender!!! Eu não consigo me preocupar com companheiros que se desfiliam e saem atirando no pé. São como os planctos soltos na água, qualquer correnteza direciona a sua vida.
    Boa sorte para ela nesse novo e temporário partido, pois não acredito que permanecerá lá por muito tempo.
    Abs
    Tchê”

    Portanto, a sua tal “reveleção história” já havia sido revelada em outro blog… Ou será que vc conseguiu revelar de novo. é melhor vc reconhecer que foi usado nesta armação histórica do PSTU em Santarém. E digo mais, vem mais armação dessa turma por aí, pois estão DESESPERADOS, é uma cag… atrás da outra!

    Mas, infelizmente, para a mídia, e para vc que está nesse meio, isso é muito bom…

    Desculpe por ter DESMASCARADO a sua REVELAÇÃO…. MAS SEI QUE VC TAMBÉM GOSTA DISSO, afinal, quanto mais debate, melhor…

    1. Quanto o blog do Candido (LINGUA FERINA) quero dizer que é um veículo muito bom quando se trata de abordar os problemas sociais relacionados às lutas dos trabalhadores, em especial os acontecimentos relativos ao INCRA. E nisso o parabenizo. É um blog que merece acesso de todos os interessados nas questões fundiárias sobretudo.

      Mas, infelizmente, quando se trata de questões relacionadas ao PSTU e PSOL, só sai cagad… É triglicerina pura, uma metralhadora, uma lingua danina, uma lingua fedida incapaz de proceder uma auto-crítica, comportamento indispensável a sensatez.

      1. O texto é um texto sacana, malicioso do começo ao fim. E vcs ainda me vêm com esse papo? Não fiquei desnorteado e nem calei fundo. Pelo contrário, estou apenas tentando repor um pouco de justiça, pois essa menina foi muito infusta, inclusive com dona Bel acusada de machista.
        Volto a dizer, a foto desta menina é reveladora, é típica de quem quer seduzir, típica de patricinha, por isso a alcunha que lhe atribuir, sem pena e sem dó, porque melhor que isso ela não merece!
        Jeso, mais uma vez: NÃO HOUVE REVELAÇÃO ALGUMA!!! NEM TUA, NEM DELA!!! O QUE HOUVE FORAM A C U S A Ç Õ E S, só isso, A C U S A Ç Õ E S ! ! ! ! ! !….. E feitas com um objetivo muito claro de se justificar e enaltecer o PSTU. A C U S A Ç Õ E S essas Jeso que são perfeitamente passíveis de ações judiciais pois os danos morais são evidentes!
        Deu pra entender?????
        Isso vale tbm pro nheco nheco e fernandes. Pimenta no dos outros é….

        1. Vá à Justiça, Imorales. Procure os seus direitos. Não deixa a carta te calar fundo. Na tua situação, desnorteado, me sentindo ultrajado, procuraria a Justiça. Na hora, sem pestanejar.

          1. Meu caro, não sou advogado e nem vítima das A C U S A Ç Õ E S desta menina, se fosse, não só seguiria seu conselho, como já teria tomado as providências cabíveis.

            O que me deixa triste é o P A P E L Ã O R E V O L U C I O N Á R I O que ela está fazendo. Pra vc foi um prato cheio!

    2. Imorales, nunca falei que a carta era “minha revelação histórica”.

      Repito: nunca.

      A revelação, vc. sabe muito bem, a que me referi foi a feita pela ex-militante do teu partido e que te calou fundo, te deixou desnorteado. Ela que fez a revelação, através da carta, publicada antes no Língua Ferina e depois aqui. Não vejo problema algum nisso. Qto ao ser usado, respeito a tua opinião. Mas reitero: é apenas a tua opinião, a tua versão. Nada mais do isso.

      1. De Jeso para Imorales: ¨…do teu partido e que te calou fundo, te deixou desnorteado.¨

        Parabéns Jeso, assim percebemos muito bem os vários propósitos e o orgulho dessa sua publicação no blog.

      2. Agora tão tentando desviar a atenção do conteúdo da carta para atacar os blogueiros que a publicaram, como se isto fosse a questão central. Já não bastasse as tentativas de desqualificar a autora, contra-argumentando ou desmentindo o que está lá, mas usando argumento machistas, agora querem “provar” que os autores da carta são os blogueiros que a divulgaram. Pode-se vê nitidamente que é o mesmo texto, ambos com uma introdução explicando do que se trata, e com uma cidadâ assumindo a autoria. Será difícil entender isso ou querem jogar uma cortina de fumaça no caso?

      3. E tem mais Jeso, combate o meu argumento e não fica querendo arrumar partido pra mim que partido eu só tenho um. Ou vc tbm quer tirar uma de vidente? Meu caro, nem tudo que parece, é….

          1. No caso, no dele não sei se soa como refresco…
            rsrs

  • Realmente me junto ao que estão morrendo de ri, rs,rs,rs,rs,rs,rs. Quero ver a cara do Edmilson Rodrigues quando vim a Stm pedir, com toda cara de pau, votos contra o Tapajós e souber das asneiras dos seus, tudo pela incoerência do seu partido querer continuar com um Pará grande, super sub-mal-administrado e fadado a destruição sem saber o que é administração moderna e ética. Já pensaram o que será de nós, quando daqui a 150 anos eles chegarem ao poder em cabrobó do juda?

  • Essa manifestação da Elineuza, ao explicar sua saída do PSOL, nada mais que um reflexo desse partido a nível nacional.

    Se a companheira reencontrou no PSTU a essência de um partido que defende os interesses da Classe Trabalhadora, mostra que ainda existem pessoas comprometidas na construção de um mundo melhor e justo.

    Ao longo de seus 15 anos, o PSTU vem mostrando a essência de uma organização que visa organizar politicamente os trabalhadores, através da construção de um partido que decidam suas políticas unitariamente. Dentre esse período, o PSTU já teve condições de se tornar mais um partido eleitoreiro, quando o ex-presidente Lula, ofereceu-lhe um ministério, em seu primeiro governo. No entanto, a resposta negativa do PSTU era óbvia, uma vez que o PT, de longe, não representaria (como não representa) os interesses da Classe Trabalhadora. Não é à toa que os lucros das grandes empresas quadruplicaram, em relação a FHC, durante os 8 anos de Luis Inácio.

    Nisso, o PSOL, infelizmente, nasceu com os mesmos vícios do PT que são as correntes internas (MES, CPT…). Essas correntes, ao invés de fortalecer o partido, na verdade, o burocratiza e enfraquece, deixando-o com cara da Movimento. Pontos esses que a Companheira cita em sua carta.

    Pra não dizer que ela quis se “aparicer”, vejam outras correntes/coletivos/grupos/militantes, etc. que romperam e foram para o PSTU porque nele encontram o verdadeiro sentido de um partido político(e não eleitoreiro):

    * No Maranhão (https://pstu.org.br/partido_materia.asp?id=13353&ida=0);
    * Rio de Janeiro (https://www.pstu.org.br/partido_materia.asp?id=4515&ida=0) e (https://www.pstu.org.br/juventude_materia.asp?id=9543&ida=0)

    Para os oportunistas, burocratas e reformistas de plantão:
    UTOPIA É ACREDITAR QUE O CAPITALISMO TEM ALGO A OFERECER À HUMANIDADE.

    “MUITOS” CRITICAM PORQUE NAO QUEREM SAIR DE SUAS “ZONAS DE CONFORTO”…

    Ou Socialismo, ou bárbarie…

    Elineuza, bem vinda ao PSTU.

    CÁSSIO MARXISTA.
    JPSTU-RR

    1. Pre de falar mer…! O PSTU está lotado de tendências que que só não se matam porque todas juntas cabem direitinho numa Kombi… Mas todos sabem que a briga entre vcs é feia. Em Belém cada tendencia do PSTU montou a sua sede porque não conseguem conviver no mesmo espaço.

      A prática de sugar os sindicatos ocupando suas direções é o que o PSTU mais sabe fazer. São especialistas nisso!

      São incapazes de reconhecer os erros como os cometidos pela patricinha em foco e as almas penadas que estão por trás dela e que não têm coragem de meter a cara a tapa.

      Cassio, não confunda utopia com idiotice.

      De marxista vc não tem nada, não passa de mais um burguesinho tirando onda de proletário.

      1. JOSÉ CARLOS, o PT tb suga os sindicatos, alias muito mais do qualquer um já fez. Isso mostra que essa prática dá certo, afinal chegaram no topo do poder. A diferença é que o pt não cabe mais numa Kombi, até porque já teria que colocar o partido mais corrupto do Brasil dentro da kombi tb, – PMDB que agora é o irmão siamês. Uma comédia ao mesmo tempo em que é uma tragédia para a política de esquerda nacional, pois toda a estrutura sindical do PT foi junto para os braços do Sarney, do Jader e cia.

        1. Vc tem razão! Infelizmente essa é a prática da esquerda tradional e alutoritária: suga os trabalhadores dizendo que estão a defendê-los. O PT tem sido campeão nesse assunto, haja visto o feudo imperial que criaram no STTR…

        2. SE DO CAROÇO,

          Essa prática da transformar os sindicatos em correia de transmissão já é velha nos partidos de esquerda e nos partidos de direita que tbm têm as suas organizações consolidades e bem munidas.

          Portanto, concordo totalmente com vc!

          Mas continuarei lutando para que os movimentos sociais, as organizações da sociedade civil mantenham distância, conquistem e garantam a sua autonomia.

      2. Carlos, a forma que vc escreve mostra que você possui uma certa ingenuidade.

        Não só politica, como também de vida. Primeiro, se ela fosse “patricinha” nem militante de esquerda seria, porque ela ía lutar contra si mesma.

        E também, ao dizer que o PSTU se dividiu em várias sedes em Belém, é no mínimo confuso, porque pode ser que vc esteja se confundindo com as sedes zonais que existem em, quase, todo o bairro de cidade grande. Agora se isso pra vc é tendência? Não sei o que é as correntes que tonteia o PSOL.

        Eu, burguês? Se fosse um, não militaria num partido que defende a Classe Trabalhadora.

        CÁSSIO MARXISTA.

        1. E quem disse que não existe um monte de burgês tirando uma de defender a Classe Trabalhadora?

          Quer dizer que vcs são os defensores, os únicos defensores da Classe Trabalhadora?

          Do jeito que vcs fazem, estão mais a defender, de forma desesperada, os interesses miúdos do próprio partido que os interesses da Classe Trabalhadora que, por sinal, está muito mal defendida, aliás, está sem defesa alguma, sem ataque, sem meio de campo, sem lateral, só tem goleiro!. A coisa tá desse jeito, os doidos doPSTU querem jogar sozinhos chutando as bolas pra todos as direções, inclusive atacando seu próprio lado numa política cega do quanto pior melhor.

          Quem pisa no pescoço da mãe, como esta patricinha está fazendo, não merece nenhuma defesa, e muito menos uma defesa revolucionária, pois, de revolucionária essa menina não tem nada.

          Isso não quer dizer que ela não poderá vir a ser uma grande pessoa, revolucionária inclusive (desde que ela faça uma profunda autocrítica e revisão de vida!), mas no momento, ela não passa de uma serviçal do sistemão!

          E vc não me venha com essa de querer me diminuir dizendo que sou ingênuo porque essa falácia é muito fácil de desmascarar. Tanto quanto vc, sou passado na casca do alho, a única diferença é que vc ainda está dentro do ovo, ainda não saiu dele, vive num mundinho próprio, um pequeno burguês.

          Vai trabalhar, vi ser explorado na tua mais-valia, vai assumir a responsabilidade de cuidar de uma família, de todo dia alimentar, sustentar e organizar a sua e a vida de seus filhos, vai concorrer com os outros teus colegas trabalhadores pelos cargos de direção na empresa, ou instituição, vai sentir o que é a luta pela vida, aí então vem me dizer se tu és, ou não um verdadeiro defensor dos trabalhadores, ou se é mais um daqueles que só estão a comandá-los, sugá-los achando que nasceram para mandar enquanto os outros nasceram para serem mandados…

          Qualquer um que disser que tem algum poder sobre mim, é um ladrão, um assaltante!…

    2. Cassio Machista

      Acessei os links indicatos por vc. Em todos os casos relata-se a saida de militantes do PSOL para o PSTU… Te pergunto, é desse jeito que vcs querem fazer a revolução. descontruindo o PSOL? Sabe aonde vcs vão chegar com isso? A lugar algum, pois não é desse jeito que se constroi mudança…

      Vcs são idiotas mesmo!!! Um bando de burros que se acham os mais sábios de todos…

      1. Imorales, o PSOL mesmo está se destruindo. Não é o PSTU, PCO, PCB, ou os partidos de direita que fazem isso.

        As práticas realizadas por suas correntes internas, que acabam desorientando o partido, é o ponto chave dessa desestruturação.

        Daqui a algum tempo, o PSOL vai crescer. No entanto, o que fará isso, será a vinda de nomes de integrantes do PT, que não tiveram espaço neste partido, mas que encontrarão no PSOL o espaço merecido. Aí, vc perceberá que muitos militantes não concordarão com essas medidas.

        Mas, a prática burocrática prevalecerá e não consultará a Base pra verem se aprova, ou nao, o nome desses novos nomes.

        Queremos mostrar aos militantes deste partido que, infelizmente, o PSOL não é um partido revolucionário, mas eleitoreiro. E que essas práticas tornam o partido num futuro partido de aluguel, assim como é o PR.

        Então, após essas explicações é que chamamos os militantes do PSOL a se somarem conosco no PSTU para construirmos um partido POLÍTICO que tem como obejtivo a tomada do poder pelos trabalhadores.

        Grato.

  • “Foi proposto, por estarmos desempregadas, que o partido pagasse os militantes para fazer a campanha eleitoral. Sendo que dessas pessoas que iriam ser pagas (…) [estava] eu (…) Pediram para falarmos o que achávamos da proposta. Todas concordaram, exceto eu (Elineuza Silva), pois achava um absurdo um partido que diz ser diferenciado do PT, PSDB, DEM entre outros, fazer aquele tipo de proposta aos militantes. Eu cheguei a chorar, mas não foi de emoção, foi de raiva! Eu não concordava com aquele absurdo que eles estavam fazendo! Fico me perguntando até hoje, de onde eles conseguiram tanto dinheiro? Pois sobrava dinheiro até para pagar militante! Pra mim, os militantes devem sustentar o partido e não o contrário”

    No entanto, a bonitinha que chorou de raiva (alguém acredita nisso?), recebeu a ajuda de custo conforme combinado… Seria bom que o PSTU (que está tirando proveito dessa trama armada!) a ajudasse a devolver o dinheiro que recebeu indevidamente…

    Gostaria de tomar conhecimento de alguma réplica da Elineuza, pois assim desse jeito, expondo e atacando os outros e depois sumindo do debate, é muito fácil…

    Ou ela se explica, reforça suas acusações e críticas, ou então que ela peça desculpas e se retrate pelo grave erro que parece ter cometido ao assinar um texto que não escreveu.

    A retratação é o preço mais baixo que ela pode pagar pela sua porralouquice, porralouquice essa que já está virando a marca do PSTU em Santarém, haja visto o que eles tem feito no movimento docente e estudantil da UFOPA…

    Seria bom o PSTU reunir com urgência seu COMANDO para tentar corrigir mais esse erro, ou então, para colocar mais lenha na fogueira que é o que eu acho mais fácil de acontecer pelo que conheço da arrogancia do punhado de militantes de minhoca que o partido tem em Santarém…

  • Pelo visto, as únicas entranhas que esta militante revelou foram as suas próprias, e todos pudemos perceber o quanto de covardia, de hipocrisia, de falsidade e de podridão tem dentro dela…

    Continue sevindo de boi de piranha, ou de piranha do boi que vc vai se dar bem na política…

    Vamos lá bonitinha, coloque pra fora os seus podres!!!

  • Vale tudo na estratégia de implantação do PSTU em Santarém!…

    É o que indica o comportamento de seus principais expoentes no município: desde a difamação ostensiva de velhos companheiros militantes ou simpatizantes do PSOL, até a conquista de filiados por meio de conquistas amorosas…

    Essa última estratégia já deu-lhe resultados contrários, pois logo a professora percebeu a jogada, viu que estava sendo paquerada por meros interesses partidários e deu o fora chutando o pau da barraca. Em breve será a vez desta pequena que foi fisgada pelo sexo…

    É o sexo que ela que despertar, pois é o sexo, a sensualidade que ela exala até na foto onde aparece apenas a parte de seu corpo nu.

    De revolucionária mesmo ela só tem a petulância…

    Tenho certeza de que, com isso, ela gnhou crédito nas fileiras dos idiotas do PSTU…

    1. Esses ridículos só tem uma coisa em mente: a degradação moral da sociedade. Militância serve apenas de faixada para conseguirem atingir seu ideal que é a libertinagem total de uma nação, mas saibam todos que há muita gente sensata ainda nesse país que nunca aceitará isso, minha filha tem 20 anos e luta contra essa imoralidade liberal. Todos são farinha do mesmo saco, nenhum deles presta.

  • isso é briga por ética politica ou coisa de ex ? essa dondoca precisa é militar nos partidos políticos dos MARTINS, CORREAS, MAIAS, COIMBRAS, FIGUEREDOS e etcs.

  • Quanta asneira dessa muleca!

    Quanta mulecagem dos militantes do PSTU envolvidos na elaboraçáo dessa trama!

    Náo é crime algum vc garantir salário, ou algum tipo de ajuda de custo para aqueles que trabalham em campanhas. Se isso fosse crime, todos os políticos o cometeram, inclusive os do PSTU.

    Eu fui um dos que contribuiu. E, de uma coisa tenho co na campanhatavo gasterteza: nenhum centavo gasto na campanha do PSOL veio de origem ilícita… Foi pouco, mas foi dinheiro honesto, adquirido com muito suor por aqueles que j[a ganham pouco,mas que se dispuseram a ajudar.

    O papel que estazinha est[a desempenhando é de uma pequenez sem tamanho. Pois ajuda a afastar qualquer possibilidade desses dois partidos se unirem. A esquerda se ferra e a direita avança.

    Se o PSTU fosse um partido respons[avel e sério, no mínimo, faria uma advertëncia a essa patricinha. Mas do jeito que os caras sáo doidos, eles estáo é gostando dessa caga…. jogada na cara dos outros.

    Só os medíocres e fracos de opiniáo se deixam convencer pela logica caolha desses discursos do PSTU.

  • Apesar de não concordar com a política do PSOL e nem com a do PSTU, e ter sempre criticado a postura dos dois partidos, acho que esse episódio é muito rasteiro e não contribui com a dialética do debate político. A esquerda brasileira já tem problemas demais por conta do pragmatismo que tomou conta de partidos históricos como o PT e até o meu PC do B, mas o achincalhe de alcova é repugnante.

    Esta moça realmente parece estar sendo usada para uma briga entre grupos partidários que se alfinetam ideologicamente por defenderem posturas sectárias diferentes das dos partidos socialistas que deixaram a vertente utópica, mas isso nada tem a ver com qualquer tentativa de crescimentos da política dos setores menos conservadores da sociedade. Pelo contrário é nitroglicerina pura a serviço das forças conservadoras!. É grosseiro e infame e tem mais a ver com os métodos espúrios da direita e de seus eternos dossiês.

    Me solidarizo principalmente com o colega Márcio Pinto, por conhecer sua hombridade, apesar de não concordar com as posturas de seu partido. Assim como me solidarizo com a indignação de outros militantes do PSOL como meu amigo Everaldo Portela. O PSOL, sempre tenho dito, surgiu do histrionismo da ex-senadora Heloísa Helena, mas tenta se firmar como uma agremiação de esquerda pura e convive bem ou mal com suas tendências, repetindo o mesmo embate que tinha quando estava dentro do PT. Creio que seu crescimento poderá um dia até convergir, em alguns aspectos, ao pragmatismo que virou moda na esquerda brasileira.

    É duro viver com esse pragmatismo, mas o sistema ainda não permite que se discuta alternativas de poder sem se utilizar dessa dinâmica. O problema do pragmatismo político e se afastar dos princípios ideológicos, e disso PT, PC do B, PSB, e PDT não estão imunes ( o PPS não conta porque de socialista só sobrou o nome, já que hoje é apenas um partido-satélite do PSDB, que já deixou de ser social-democrata e assumiu a bandeira do liberalismo econômico). Tentam sobreviver e às vezes se encharcam do lodo que o sistema produz.

    Se essa moça está fazendo o jogo do PSTU, que tenta se implantar em Santarém através de um porraloca como esse professor Gilson Costa, escolheu o caminho errado. Amanhã ninguém lembrará dela. Mas o estrago que ela pode causar, municiando setores da direita com esse tipo de fanfarronice, é inevitável. Entretanto, quem tem biografia não pode ser atingido pela hipocrisia, mesmo que travestida de “moça faceira”.

    E que venham os PSTUs, PCOs e PCBs da vida, partidos que não buscam o poder, apenas querem continuar vivendo num passado distante de utopias disfarçadas de revolução, mas utilizando métodos de uma direita oportunista para agredir seu adversários mais próximos.

    Um dia, querida Elineuza, você olhará para trás e não verá nada, a não ser o excremento putrefato que te fizeram expelir…

    1. Falaste tudo: “porraloca como esse professor Gilson Costa”!

      Conheço essa peça desde a graduação na antiga FCAP! Nunca trabalhou na vida. Pede pra ver a CTPS dele…
      Tem filhos em Belém e não dá um centavo de pensão. Mas no discurso…
      O revolucionário e anti-capitalista ganhou alguns punhados de doláres americanos da Fundação FORD e foi lamber as bolas do Tio Sam. Fez mestrado e doutorado no NAEA com esse papo esquerdóide…Que contradilçao de curriculum revolucionário.

  • Olhando o post tão comentado eu fico perplexo com o erro de avaliação da militante. Qualquer um deve saber que sua história pessoal é menos importante do que a história da militância socialista do PSOL e do PSTU, uma vez sendo quadro político. O resultado da carta é uma esculhambação dos dois partidos por uma questão menor e que deveria ter sido resolvida em instâncias democráticas internas como em qualquer direção regional. Os partidos devem ter processos que estão previstos nos estatutos e regimentos, comitês de ética, etc… A militante foi ingênua em se deixar envolver numa polêmica que a desqualifica e que desqualifica, num ano pré-eleitoral, os dois partidos. Um partido que, suponho, ajudou por um bom período e outro que busca ajudar. Desse jeito, atrapalha mais que ajuda.

    Ao invés de trabalhar para qualificar a disputa entre PSOL e PSTU pela militância ela contribuiu para levá-los à chacota, ao ambiente do namoro estudantil (questão que não é pública nem política) e baixa qualidade política.

    Tudo isso é lamentável e o interesse que causou no blog do Jeso anuncia um sintoma de uma precariedade de interpretação sobre o papel dos partidos, o que é muito preocupante.

    Até o PCO tá querendo se criar nessa “crise” sem nenhum componente político ou ideológico.

    Paulo Lima

  • Não me sinto nem um pouco atingido, ou ferido pelos venenos que esta menina está soltando…

    Bem que ela merece uma interpelação judicial pois os crimes que ela comete nesta sua declaração são evidentes. Ou será que ela pensa estar acima da lei e que pode promover humilhação pública sem causar danos morais aos atingidos por sua lingua danina?

    Fui consultado e assinei a carta de apoio ao estado do tapajós e não sou de nenhuma tendência do partido. Lamento muito que esta menina tenha se deixado levar pela cabeça dos belemenses pensando que ser contra o estado do tapajós é ajudar a fazer revolução. Santa ingenuidade!

    Não existe, atualmente, coisa mais CONSERVADORA no estado do pará que a posição daqueles que são contra a CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS!!!

    A CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS é, hoje, a única chance que temos de fazer algo diferente na Amazônia, pois do jeito que está, estamos perdidos…

    Ela quer colocar o PSOL na vala comum da sacanagem partidária pensando que com isso estará ajudando deu novo partido o PSTU…

    Enquanto o PSOL procura se somar a luta dos INDIGNADOS, a turminha do PSTU monta um grupo de DESESPERADOS e, pelo jeito, chegou mais uma nas fileiras!

    Então, aproveite e continue a destilar o seu veneno, tenha a coragem de botar tudo pra fora, vamos, vomite tudo!!!

  • Jeso, afastado da navegação eletrônica por motivos particulares de estudo, estou fazendo uma pós graduação na UFOPA, em Dir.Humanos,Pol. Publicas e Meio Ambiente, apenas hoje, 22/09/2011, lí a missiva desta jovem militante.
    Indignar-se é sempre elogiavel.
    Dentre os fatos narrados, um me chamou a atenção:
    “Lira Maia e Alexandre Von, na eleição do ano de 2008, se reuniram com a Direção do MES/PSOL e o candidato Márcio Pinto, especulando a possibilidade deste vir a ser vice. Quem flertou com Lira Maia (do DEM e não do PSDB), “quase chegou a namorar”, foi o MES, não eu!”
    Nada contra as articulações políticas, elas fazem parte do jogo político, cada um deve saber o que está a fazer. Entretanto me recordo que, como dirigente do PT à época procurei o Márcio Pinto, la no Forum de Santarém, e tentei marcar uma conversa entre o PT e o PSOL, afinal de contas…Qual que mano velho. Ele marcou para as tres horas da tarde daquele dia e até hoje eu estou esperando a resposta.

    Só agora entendí a posição do Márcio, não do PSOL, partido que respeito muito e onde tenho grandes amizades e companheiros.
    Saudações Socialistas.

    1. Milton, as tuas colocações sobre possível aliança do PSOL com DEM e PSDB são simplesmente incabíveis no contexto da política. Não existe uma legião se formando para destruir o PT e tirar a possibilidade do 4º mandato federal – ta tudo funcionando igual quando o Lula chegou lá. O PT vai perder o poder para as próprias regras da política que o legou ao Palácio do Planalto. Teve a oportunidade de se diferenciar, mas o tempo passou e a população viu muito mais semelhanças entre o PT e os outros do que uma distinção digna que se queria mostrar nas campanhas aliadas às consultas populares. A reeleição e o mandato renovado na Dilma são muito mais um fruto de um momentâneo sucesso de fórmulas econômicas/financeiras que o mercado financeiro composto pelos grandes bancos internacionais repassaram para o governo aplicar aqui (fizeram isso com todos) do que um certificado de competência na promoção de um governo das massas, ou para as massas.
      Mas se fosse ainda só isso não teria dado certo, pois a vitória veio também em peso das alianças com a parte mais pegajosa da direito brasileira. Personagens da corrupção dos Municípios e Estados do Brasil se sentem muito a vontade com os dirigentes ptistas que até seriam capazes de sentar numa mesma rodada de cerveja no botequim e revelar sorrindo como é que se faz um bom esquema de corrupção. Aliás, o PT fez um grande desserviço para esses senhores, pois todos eles operavam o mensalão (nos moldes valerioduto) há tempos e o PT veio arruinar e estragou o esquema – não que tenha deixado de existir nas assembléia parlamentares e câmaras de vereadores, mas diriam eles: nem sabe roubar! – dirigiam seus novos aliados.
      A verdade é que o PT expulsou Heloisa Helena, Babá e Luciana Genro em 2003 justamente porque não aceitaram entrar no jogo do “vira casaca”; não votaram a favor da reforma da previdência (só quem sabe o que foi isso é quem entende o que ocorreu de ruim com a mudança nas regras da aposentadoria – e os radicais do PT sabiam). Disseram que não votariam contra tudo o que o partido tinha defendido até ali e pagaram o preço por entrarem no caminho de José Dirceu. Tinham mesmo que ser expulsos – afinal, imagina como seria ter Heloisa Helena e Luciana Genro no PT em 2005 quando o mensalão estourou… Tinha mesmo que expulsar.
      Mas vejam… É José Dirceu e Delúbio voltando ao cenário ptista nacional!
      Quem diria! Não é problema nenhum para a direção do PT constranger todos os seus militantes sindicalistas e todos os seus valorosos lutadores populares, a exemplo dos agricultores, pescadores, operários e das mulheres guerreiras do PT que lutam no campo e na cidade contra o preconceito e a opressão do coronéis e dos seus próprios maridos.
      Não. Milton, quando os parlamentares do PSOL bradam não é igual ao Mário Couto nem ao Lira Maia. É diferente. É igual aquele tempo da lamparina no STR (você ali tocando um violão e encenando a vida que levou o Ganzer, o Airton, o Pastana e talvez o Zé Geraldo – agora a encenação dos seus companheiros é outra, é fazer os militantes ptistas daquele tempo acreditarem que tá tudo certo, que é isso mesmo, e que não poderia ser diferente).
      SEM CABIMENTO FUGIR DO CONTEXTO POLÍTICO E DIZER QUE LIRA MAIA E VON ACHARAM QUE PODERIAM ALIANÇAR COM O PSOL, se não fosse só pra receber um não e acusar o PSOL de sectário e hostil em qualquer desses debates/shows.
      Vai longe o tempo em que um companheiro lider ptista falava e inspirava confiança. A pulga agora está mora atrás da orelha.
      Em respeito a muitos homens e mulheres de valor e que só te aconselho a não falar mais nada sobre as pessoas que constroem o PSOL em Santarém. Esses guerreiros não têm mais motivos políticos partidários para saírem à luta, penduraram a fotografia oficial do líder Lula como presidente nas paredes de STR’s e Colônias de Pescadores sonhando com as eleições de 2014 porque precisam acreditar em algo, que ainda estão caminhando conscientes e que ainda há alguma coisa que é daquele tempo em que o PT era o PT.
      São todos esses motivos ai, e mais as coisas que são só da tua responsabilidade, que tu vai ficar esperando essa reunião das três horas da tarde, e se o Lira e o Von também quiserem podem esperar te fazendo companhia.
      Essas reuniões não aconteceram e nem vão acontecer.

  • Patricinha pequeno burguesa que está tirando uma de revolucionária… Essa é daquela que vai para aonda a onda pega… Começa sua vida de militante revolucionária atirando pro lado errado… Essa é a prática política autoritária típica do PSTUsura de poder!!! O esquerdismo do PSTUsura de poder não leva a nada. Querem o tempo todo ser o cristo da história, as vítimas, os certinhos!!! Acorda menina! Cai na real… Vai trabalhar, fazer filho, constituir uma família e depois volta pra vir falar das verdades da vida pois é muito fácil ser idealista, revolucionário ingênuo na juventude para depois ser um pelego conservador na fase adulta. Essa sua cabeça capitalista nãso me engana…

    Páre de falar m… pra justificar seus passeios partidários, pois se seus sentimentos forem verdadeiros, lhe garanto uma coisa: logo logo vc vai sair do PSTUsura de poder porque tudo que vc criticou do PSOL vc vai lencontrar em abundância no PSTUsura de poder, usura de poder de dirigir Kombi.

  • Essa só é uma das articulações do PSTU para derrubar o PSOL,mas é visivel que eles nunca irão conseguir nada com essa politica baixa, que usa uma mulher para dar a cara a tapa em vez de usar uma politica clara e limpa e quem realmente ecreveu esse monte de asneiras se revelar,mas isso é firmado na falta de moral do partido que nunca consegue crescer e ainda tenta derrubar o outro a todo momento…afinal o PSTU é bem mais velho que o PSOL, MAS NUNCA CONSEGUIU O ESPAÇO E A FORÇA QUE O PSOL TEM, pra mim isso se resume a mais pura INVEJA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Assino embaixo!
      A pequena está querendo se justificar atacando o seu próprio passado.
      É daquelas que é capaz de pisar no pescoço da mãe… Vai aprender muito sobre centralismo democrático, disciplina, submissão, obediência, intransigência dogmática e autoritarismo no PSTU… São os donos da verdade!!!
      No mais, todos percebem que a nossa heroína está sendo usada como autora de um texto que não escreveu.
      Os neuróticos intelectuais do partido resolveram colocar em sua boca o que eles estavam querendo dizer, mas não tinham coragem de assumir o besteirol que estão dizendo.
      O PSTU já ajudou a avacalhar o movimento docente da UFOPA com a psicose de poder do Gilson Costa e agora quer destruir a alternativa de esquerda que ainda temos em Santarém.
      Porque no PSTU, só quem for doido!!!

    1. QUE VENHAM TODOS OS PTISTAS FRUSTRADOS PARA O PSOL.
      MAS NÃO VALE A FRUSTRAÇÃO POR NÃO RECEBER EMPREGO PARA OS FILHOS OU ESPOSA.
      SÓ OS FRUSTRADOS COM A POLÍTICA QUE A QUESE UMA DÉCADO O PT ASSUMIU É QUE SERÃO ACEITOS.

      1. Frustrado mesmo! A esperança de um velho barbudo operário mudar alguma coisa nesse país foi pelo ralo há alguns anos atrás. Que outros frustrados como eu venham para o PSOL.

  • Kakakakakakakaka… para alguns comentários engraçadíssimos e defesas fervorosas! Hum… Muito estranho?, não!?… Ssssiiiiimmmmmm…. rs
    Enfim, um desabafo em público deve ter aliviado esse coração,que em respeito, por não ser terra que todo mundo anda… Mais um passado ainda permanece, vale vislumbrar, faz com que eu me abstenha de dizer o que realmente penso sobre o PSOL – “Partido, Serei Odiada Livremente”, a partir de agora, será assim ex militante… kkkkkk Perdoe a brincadeira… Eu acho… Política é assim, ou não?! To com tanta dúvida!! rsrs
    Admiro a coragem, sustentação e repetição aos fatos narrados. Lógico, próprio e verdadeiro a quem cabe sempre alegar!
    Sucesso em sua nova jornada, no entanto, os desfetos políticos nunca são bons! Sempre vale lembrar…
    Se você queria 1 min de atençao… teve 10 min. de mim! rsrs
    Boa Sorte.

  • Jeso, gostaria de expressar aqui minha humilde opnião e fazer o contraponto a companheira Elineusa, é necessário esclarecer algumas inverdades contidas no texto, eu estava presente nas duas campanhas para prefeito do PSOL , na qualidade de cordenador geral de Campanha e na segunda eleição(que não ocorreu) como candidato a vice- prefeito. Hoje não estou mais em Santarém e não posso opnar sobre o atual quadro politico do PSOL/Santarém. Primeiro que na segunda eleição para prefeito fomos procurados sim por vários partidos mas a prova que não nos vendemos foi a escolha da minha pessoa para ser candidato a vice-prefeito, pois como todos sabem não sou uma figura publica e não tenho expressão politica nenhuma na cidade, mas tenho reputação ilibada , vim de um bairro ultra-periferico(Amparo), na eleição para vereador tive 48 votos, mas para meus companheiros de corrente e de partido o importante era meu caráter e minha reputação. Outra inverdade é que a companheira Isabel Sales é militante do MES, outra mentira é que quem não faz parte de corrente não tem espaço no PSOL, pois quando o Marcio foi candidato a primeira vez não pertencia a corrente nenhuma e nós abrimos mão de nossa principal figura publica MAike Vieira(militante do MES) para abraçar a campanha do Marcio que tambem não tinha expressão nenhuma , um outro ponto que eu gostaria de mencionar é a questão do pagamento de militantes pois em sua carta Elineusa faz acusações sérias, mas gostaria de dizer que pagar militante na minha opnião não rebaixa o programa do partido inclusive eu como humilde professor tive o privilégio de comtribuir com uma quantia até importante para a campanha do Marcio para deputado estadual e se a Elineusa não sabe o dinheiro da campanha veio de doações de militantes, uns até fizeram emprestimos para doar , pois acreditam no programa que temos para Santaérm. Conheço a Elineusa, militamos jutos mas infelizmente ela foi muito infeliz na sua declaração. Finalizo dizendo que com certeza os companheiros de Santarém lançaram nota para esclarecer esses fatos , e ainda sobre credibilidade gostaria de me apresentar mais uma vez, sou professor concursado no estado, militante do SINTEPP, oriundo do bairro do Amparo, moro provisoriamente em Belém, estudante de mestrado da UFPA, apoio a criação do estado do tapajós e sempre faço esse debate com meus alunos, fui candidato a vice prefeito na eleição que a Elineusa menciona , portanto acredito que tenho credibilidade suficiene para contestar a carta da companheira.

  • Fico muito triste em saber que existe pessoas tão manipuladoras. Conheço a Elineuza e tenho certeza absoluta que não foi ela que escreveu esta carta.
    Senhor manipulador, deveria ter vergonha por se esconder atrás de uma moça do interior, sonhadora e de certa forma ingênua, deveria vc mesmo colocar sua cara para bater e não deixar essa moça servir de chacota para toda rede social. Querido, política não é isso, saiba debater, esponha suas ideias. Não sou mimitante de nenhum partido, mais te asseguro que o PSTU começou muito mal, não é com fofocas que se constrói a revoluçao, muito menos com despeito. Resolva suas diferenças internamente, pelo menos que eu saiba, PSOL e PSTU, são partidos esquerdistas, não venha a público com mentiras e o pior espondo essa criatura que ingenuamente e cegamente confia em vc. Que feio carríssimo! Espero sinceramente que vc não venha como candidato, que vou fazer questão de lembrar a população dessa carta de fofocas e calúnias. Essa moça não precisava passar por isso.
    Espresso toda a minha indignação.
    Uma eleitora.

  • Minha querida é muito delicado vc citar fatos. Por um acaso vc tem provas de tudo que estava nessa carta, que com toda certeza não foi vc que a escreveu. Não duvido que o professor Márcio Pinto tenha sido procurado por outros partidos, devido a sua boa cotação na eleição, mas tenho certeza que ele não fez nem um tipo de conchavo político, pois o conheço muito bem, ele tem um cárater boníssimo, já de vc não posso falar o mesmo. Tenha cuidado com calúnias e defamação, isso pode de render um pelo de um processo. Chamar a professora Isabel Sales de machista e preconceituosa é gravíssimo. Vc consegue provar isso? Há testemunhas?
    Elineuza, vc é uma jovem bonita e pode ter um belo futuro pela frente, mas para isso não deixe pessoas que querem se promoverem com baixaria, por não ter acúmo político, te usarem. Tente ter suas próprias ideias, lute sim! por um mundo melhor, mas com honestidade, não quera participar dessa manobra desesperada desse partido o qual vc se diz participar, na tentativa de denegrir a imagem de pessoas maravilhosas e de um partido “PSOL” que luta todo dia pela melhoria da classe trabalhadora. Querida diferenças existem, conflitos de pensamentos também, por isso existem correntes num partido, é justamente para que se possa debater e chegar uma melhor proposta, existe democracia.
    Pense bem, reflita e leia o que significa as palavras citadas no penúltimo parágrafo da carta e só assine o que vc tenha realmente escrito.
    Um forte abraço.

  • Essa é a nossa combalida democracia.
    Sempre digo que vivemos numa ditadura civil, em partidos é assim ou está com a maioria ou está fora.
    Votamos em um político ganha outro de partido maior, é brincadeira…….

  • Alguém dúvida que a moça pretende sair candidata a vereadora na próxima eleição? Eu não.²
    Está aí a própria Natalie Lamour Santarena. =D

  • Qualquer idiota q conversar com essa moça por 5 minutos constatará q ela não fez essa carta! com certeza foi alguém desse partido q cabe num fusquinha (pstu) q escreveu a carta p essa menina assinar numa tentativa desesperada d desmoralizar com argumentos mentirosos seu EX atual desafeto. Mais uma vez se repete a cena da menina do interior que não tem pra onde ir e fica refém da dependência financeira e pra isso se submete a qualquer coisa que lhe obrigam a fazer, É uma pena!!! Nunca será primeira Dama, não tem estilo!

    1. Márcia, faça o contraponto à mensagem. Não desqualifique a mensageira. Do contrário, fica parecendo que os argumentos delas são incontestáveis.

  • O Partido da Causa Operária (PCO) Convida todas as moças ressentidas de Santarém e região para sua convenção. Queremos construir uma pauta não homofóbica e todos os participantes da Gaymada já se filiaram ao maior movimento revolucionário não pequeno burguês da Amazônia. O Prof. da UFOPA, pequeno (é baixinho mesmo) e burguês do PSTU, não está convidado. Tibério Allogio irá fazer o contraponto sobre a Revolução Possível do PT dos Martins e nós, do PCO, iremos debater com ele sobre nosso projeto, inspirado na Quarta Internacional, de um novo Estado Amazônico Revolucionário.

    Convidamos o Nelson Vinenci para tocar umas musiquinhas, beber umas cervejas e defender o Projeto Revolucionário do Osmando Figueiredo e seu brinquedo político Bruno Paraíba. Também estará presente no encontro Laurimar Leal que irá falar sobre a Umbanda e o Marxismo Revolucionário na Atualidade a ser comentado por Eduardo Dourado, especialista em temas gerais e críticas a qualquer coisa que não seja dita por ele. Será no próximo TwitterBar e terá patrocínio da nova Cerpa Revolution!

    O PCO é a favor do Estado do Tapajós e diz: Vote 29 +29 +29 – 10 = 77!

  • na politica tudo e farinha do mesmo saco e´dificil saber o pior,são iguais a traficantes fazem qual quer negocio para conseguir o que querem igaizinhos…iguaizinho…e so comparar

  • JEAN,PESQUISA MAIS CONFIAVEL DO QUE DO PORTAL SÓ MESMO A FEITA PELO JORNAL OESTADO DO TAPAJOS ,ACERTOU TODAS…RA…RA…RA…

  • Pra mim as coisas estão claras:
    Márcio Pinto vai bem nas pesquisas: por exemplo 45% no portal na hora.
    Publicar uma carta ridicula como essa foi a arma que jeso encontrou para atingir o maior rival de Inácio Correa (PT) em 2012.
    Ha muito mais coisa entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia..

  • Motivo para criação do Estado do Tapajós são inúmeros, não faltam argumentos concretos (técnicos) que justifiquem esse sonho. Porém, os contrários ao Tapajós nunca apresentam uma rasão plausível para apoiar sua posição. Quando uma moça dessas se posiciona contra o futuro Estado me preocupa, pois ignorância é uma doença contagiosa e pode afetar um monte de mentes vazias votantes e prejudicar o futuro da nossa região. Ela me lembra uma tal senadora…

  • Essas denúncias são comuns principalmente por ex-partidários, militantes, mulheres, namoradas…., o importante é que os cidadãos saibam distinguir o que é verdade, e o que é mentira, e possam dar a resposta certa no dia em forem votar, pois o voto é a única arma que está ao alcance do povo, e é com ele que se pode mudar alguma coisa, desde que tenha uma consciência cidadã, e um pensamento coletivo e não individual.

  • Pra quem não sabe, a hoje ex senhora Marcio Pinto, vive com aquele professor que não deixou a aula inaugural da UFOPA acontecer, conheço essa moça e me surpreende o texto. Concordo com quem acima postou, a entrevista devia ser falada e não escrita

  • NINGUEM gosta de ser usada abusada e depois descartada c/ uma mão na frente outra atras.
    Ja era p/ teres te saído dele, homem assim é conhecido. No teu lugar falava tudo e c/ uma lupa em cima, ainda tiraria os bagos dele. Vão c/ moralismo xinfrim la p/ os 5º…
    Nao deixa ninguem te dar pedrada! Vc errou por so falar agora, dane-se! Qm é o macho ou a donzela (rs…) p/ te apedrejar? Vc é uma menina jovem bonita e tm um futuro todo pela frente, e ainda vai errar muito, faz parte da vida. Procure so não apanhar 2 vezes por causa do mesmo erro!

  • Realmente Ex sempre é bombástica, já imaginaram no dia que a Socorro Pena resolver abrir o bico.

  • Alguém dúvida que a moça pretende sair candidata a vereadora na próxima eleição? Eu não. Mais preocupante mesmo é ver uma jovem dessas em pleno século 21 falar em revolução socialista no mundo, está totalmente fora de sintonia…

  • As eleições foram em 2008. E somente em 2010 que ela saiu… muitas lágrimas ela chorou até a sua “carta aberta”. Pelo amor de Deus, não menospreze a inteligência do povo de minha cidade. Se não revelou antes, é porque tinha o dedinho sujo na história também.

  • Pouco entendo de politica, mas nas ultimas eleições simpatizei bastante com as idéias do Professor Marcio Pinto, chegando inclusive a participar de uma das reuniões de Campanha abertas ao público. Sendo que em uma destas reuniões esta moça se fazia presente, em nenhum momento vi a mesma contribuir nas discussões ao menos nessa minha visita. O que vejo aqui é uma moça imatura, que por puro despreparo e falta de personalidade se deixa levar, pode ser que assim que acabe seu relacionamento com o membro do PSTU com a qual esta se relacionando atualmente ela também revele as entranhas do PSTU. Esse fato não abala minha crença de que o professor Marcio Pinto é um diferencial na politica local, um candidato acredito eu com convicções e coragem, para se contrapor a politica existente em santarém.

    1. Concordo com o senhor,

      E alerto. O PCO vem aí. O PCO vai realmente apresentar uma proposta revolucionária operária baseada na Verdadeira Quarta Internacional. Vamos tomar os sindicatos, as escolas, as universidades, o comércio local, os botos do Çairé e acabar com o PSOL e com o nosso inimigo maior, O PSTU. Vamos começar nas creches, depois na escola fundamental e, na universidade, nossos professores vão namorar muito e assim, vamos levar a militância desses partidos da pequena burguesia mocoronga. Vamos fazer uma revolução Tapa-Carajônica-Cabano-Trotkista! O Çairé será revolucionário com a chegada do Boto Vermelho do PCO! E segunda feira teremos a Festa do Operariado Revolucionário do Çairé.

      Como dizia Trotsky, a revolução nos espera e enquanto isso vamos namorando!

      Dr. Revolução Mocoronga – Presidente do PCO do Estado do Tapajós e Carajás

  • Muito inteligente o texto da Elineuza. Basta saber se é dela mesmo. Afinal, por que ela demorou tanto pra falar, mesmo se horrorizando com a política do PSOL, mesmo chorando de raiva? Será que nossa “jóia rara” na política santarena fala por si mesma? Será que ela tem mesmo todo esse discurso patético da unidade partidária que o PSTU tanto prega? Será que ela sempre foi assim contra o estado do Tapajós e as políticas que ela vem denunciar em sua carta? Ora, essa política denuncista é bem a cara do PSTU mesmo. Cuidado Gilson, que o próximo a ser denunciado pode ser você, porque a bola da vez é você ser namorado, mas quando passar a ser EX??

  • Anônimo perfeita a sua análise…. PRA TIRAR O PT CORRUPTO… o Psol se alia até com….. o maior processado por corrupção na Câmara Federal, o INCORRUPTÍVEL Lira Maia e sua turma…. Esse Psol é a bom mesmo de cervejinha nas noitadas…… Só sabem fazer barulho, projeto e opnião positiva ZERO……

  • Jeso, pensei que já tinha visto tudo. como é que um partido como o PSOL, cujo quadro em Santarém cabe dentro de uma Kombi,tem tantas tendencias e é um verdadeiro balaio de gatos e gatas. Agora EX é foda, conta tudo mesmo, vide a do Pita em S. Paulo,de certa forma é bom esses amores partidários, pois somente assim afloram esses cocores. Agora falo muito sério: Gatinha, a vida é asim mesmo, altos e baixos, amores e desilusões, continui firme, buscando, o tempo é o Senhor da razão e das modificações até das cabeças. Eu que tenho mais estrada que você, também já pénsei muito diferente do que penso hoje. Um beijão querida e uma rosa, quem sabe, não esfria a tua cabeça.

  • Que “LINGUA FERINA”!
    Elinelza, conheço você e todas as pessoas que você ofende com essa carta que escreveram pra você. Delas posso te dizer que são pessoas admiráveis, e de você nada.
    Vi nesta carta uma boa propaganda partidária do PSTU, uma grande oportunidade que poderia ter sido dispensada pelo baixo nível, mas deixar fazerem isso contigo é o cúmulo… mas existe o amanhã.
    São acusações públicas de falsidade ideológica (que é crime), e imagino que você mediu isso muito bem antes de embarcar nessa.
    Por te conhecer sugiro ao entrevistador do blog uma entrevista em vídeo contigo, quem sabe assim ficamos sabendo detalhes de como o Marcio Pinto te dispensou, e de quanto recentimento você levou disso.

    1. Verdade Wilder
      Vai estudar menina, faz um curso superior, procura um emprego ou faz um concurso! Esse negócio de ser namorada de candidato não vai render nenhum futuro.

  • A 20 anos, quando ainda simpatizava com o PT, as coisas eram diferentes. Comprava camiseta, bandeira, adesivo, participava de festas para arrecadar recursos e ia de livre e espontânea vontade à carreatas, comícios etc. Hoje, o PT é como qualquer outro partido, compra a militância. Dá adesivo e bandeira, pega dinheiro dos piores setores da sociedade (muita vezes grana de corrupção) e para piorar, também usa a maquina pública. O PSOL caminha pelo mesmo caminho do PT. O que a Elineuza disse não me espanta, o que impressiona é a maioria dos comentários, que entendem as práticas denunciadas como pertencentes ao jogo político. Parece que a sociedade está se acostumando com a lógica política nacional. Alguns tentam manipular as palavras para parecer que a denunciante é quem deve algo, prática muito comum no PT contemporâneo, que parece agradar alguns militantes do PSOL.

  • A história se repete. Mais uma vez, uma mulher ressentida, fazendo revelações sobre os bastidores abomináveis da política.

    1. Ainda tem doido nessa cidade!!!
      Só espero que dia 11 de dezembro saibam votar pelo menos desta vez e não esqueçam: 77.

  • Anonimo das 17:58 ao dizer que o PSOL se juntaria com o Lira Maia para defenfestar o governo corrupto do PT, você não está falando a verdade. Pois, a Maria não responde ação por corrupção, mas o LIRA MAIA tem mais de 15 processos por corrupção.
    Então caro Psolista disfarçado do anomino, voce não passa de um aproveitador como disse a bela morena ex filiado deste partido que mais parece o PPS que vive das migalhas do PSDB e DEM.
    Ou seja, o PSOL se juntaria com o maior corrupto do País para ter uma boquinha na Prefeitura de Santarém.
    Voces psolista não passam de falsos moralistas.
    Prefiro ficar no PT que está fazendo história neste País.

  • Embora não concorde com muitas de suas idéias e opções partidárias, admiro muito a sua coragem! É importante para a democracia que a população conheça “por dentro” os seus partidos, afinal, todos lutam para governar a sociedade. Continue firme com suas convicções e nunca perca a coragem de MUDAR sempre que achar necessário!

  • Em Politica existe coligações, sempre haverá conversas como esta havendo agora… E só agora vir a público falar? Esquisito…

        1. Giovane, para a histórica política do município a revelação de Elineuza é uma joia rara.

          1. Jeso, sinceramente, acho que vc tá dando importância exagerada para o que disse Elineuza.
            A carta mais parece um relato de fofocas, intriguinhas.
            Tá na cara que é uma moça ressentida com Márcio e o PSOL.
            E, o que é mais importante: Quem te garante que tudo é verdadeiro?

          2. Eliseu, a carta é assinada, a jovem tem endereço fixo, é conhecida pela militância do PSOL, do PSTU, pelo Márcio Pinto. Não a desqualifique. Faça contraponto às ideias e opiniões de Elineuza. Não ataque a mensageira.

          3. Jeso, mas a carta dela é, do inicio ao fim, um ataque a pessoas.
            Não seja incoerente..
            Só porque ela tem endereço fixo, quer dizer que diz a verdade? Ahh.. pera lá..

          4. Ela ataca uma legenda e as pessoas que nele militam, no caso do PSOL. Não há ataques pessoais, caro Eliseu. Repito: faça o contraponto à mensagem, e não à mensageira. Não baixe o nível do debate.

            Verdade? Sim, a verdade dela. A verdade de Edileuza está estampada na carta. Faça como ela, apresente a sua. Ou vc. acha que só existe a tua VERDADE?

          5. Até te entendo Jeso ao classificar, precipitadamente, essa “revelação” como “joia rara” em virtude dos embates ferrenhos que vc trava contra a turma do Cipoal.

            Acontece, meu caro, que isso é bijouteria, ouro de tolo! Existe muita diferença entre o que foi dito e o que foi feito…

            Essa menina foi usada como parte de uma estratégia do PSTU de atacar o PSOL, e só os idiotas não percebem isso! E, pelo que te conheço, vc não tem nada de idiota… Então, por favor, não transforme boatos em fatos.

            Se vc não está satisfeito, então que investigue o caso, procure informações de gente da intimidade do Cipoal, converse com o Alexandre que eu sei que com ele vc conversa, procure saber a verdade por outras fontes, pois essa que vc adotou, não é merecedora de confiança, sobretudo porque a pequena está muito emotivamente envolvida no assunto.

            Por ser uma menina frágil, carente, instável, ela serviu perfeitamente para ser usada neste episódio. Já pensou uma menina com 21 anos, que já deveria estar na universidade, que não conseguiu ser aprovada nem na oitava lista da UFOPA?

            A única saída para ela vai ser encontrar um marido que a sustente, porque ela mesma é incapaz de se sustentar, é uma perdida, uma derrotada que ainda tem chances de vencer na vida se mudar essa sua postura de se sustentar pelo sexo.

            Eu te pergunto, que contribuição concreta ela deu para melhoria da política santarena? Nenhuma!…

            E te digo mais, o desespero do PSTU vai promover outros episódios desse tipo, pois já fizeram isso no movimento docente e estudantil da UFOPA.

            Tá certo que pra vc isso é um prato cheio… Se estivesse no seu lugar, estaria feliz, rindo de tudo isso pois o acesso o blog bombou.

            Enfim, joia rara é uma coisa, bijouteria é outra, embora sejam tudo parecido a mesma coisa!

          6. Usada ou não, a moça escreveu uma carta, fez revelações históricas e, mais corajosa que vc., assinou o nome.

          7. A jóia é algo durável, que fica para a história, a bijouteria vai para o lixo. Então, me poupe com esse papo de que isso foi uma “revelação histórica”… pois quanto mais vc tenta enfeitar, mais a fraude, a farsa aparece…

            Não houve, até o momento, nenhuma “revelação”, póis revelar é mostrar e, até agora, não nos foi mostrado nada além de versão!

            Faça seu trabalho jornalístico, não se escore apenas no que os outros dizem, vá atrás de outras fontes. Esse é o seu trabalho meu caro!

            De nossa parte, enquanto leitores, só queremos e só nos interessa a verdade e, para mim, por enquanto, só tenho dúvidas e um monte de indagações não respondidas respeito do episódio produzido pela carta aberta (perna aberta) desta dondoca.

            Afinal, vc já parou para pensar porque a carta foi publicada no seu blog?

            Pois bem, esta carta já havia sido publicada no blog LINGUA FERINA, blog de um dos dirigentes do PSTU aqui na cidade e que trabalha no INCRA. Lá a carta não teve repercussão alguma, praticamente ninguém ligou para o que essa patricinha tinha dito.

            O único comentário que tem lá foi em desfavor dos interesses do PSTU, pois o comentário de lá desqualifica o discurso armado da dileuza…

            E repare que a versão da carta que chegou as suas mãos, ou melhor, ao seu e-mil, possui sutis diferenças em relação a carta publicada no LINGUA FEDIDA… Lá o texto aparece com trechos em destaques e houve supressão de trechos enfim, vc recebeu um texto com uma versão mais trabalhada…

            Vc republicou um texto sem remeter ao blog que fez a publicação original. Portanto, meu caro Jeso, vc, seu blog também foi usado para a divulgação dessa “revelação histórica” (armação histórica) do PSTU em Santarém.

            Quanto ao meu nome, o que vc quer? Meu RG e CPF também?

          8. Imorales, na história, costuma-se dizer na academia, não há fatos, há versões. Edineusa deu a versão dela, com a coragem que vc. não teve até agora de fazer valer a tua versão – a de que o encontro entre Lira Maia, Alexandre Von e Márcio Pinto nunca ocorreu. Quem merece mais crédito?

            O PSOL também deu a versão dele, devidamente estampada neste blog.

            E outras versões haverão de surgir, num processo dialético saudável, democrático, aberto inclusive a temerosos como vc. de revelar a identidade. Não que isso desqualifique o debate, mas a tua versão não tem a mesmo tônus muscular da ex-militante do PSOL, se é que vc. me entende.

            Quanta à publicação da carta neste blog, foi feita com base apenas num princípio: interesse público. PSOL e PSTU são dois partidos importantes, de amplitude nacional, com raízes na política paraense e santarena e, por conta disso, a carta ganhou destaque aqui.

            Quem escreveu a carta, quem a elaborou, pouco importa. Importa, sim, é que Edineusa assinou o documento, deu cara e alma ao texto. Ou vc. acha que os discursos da presidente Dilma Rousseff na ONU, essa semana, foram escritos por ela? Inteligente, sei que a tua alma não é pequena, não é a do tipo que atira no mensageiro por causa da mensagem que ele traz à luz.

          9. Jeso, agora sim, nos fizemos entender.

            Quando vc diz: “Edineusa deu a versão dela, com a coragem que vc. não teve até agora…”

            Muito bem, “a versão dela”, o que é diferente de uma “REVELAÇÃO HISTÓRICA” e, muito menos, uma “JOIA RARA”. Agora sim vc está tratando o assunto com o termo correto. Agradeço seu sutil, mas humilde e correto reconhecimento.

            Tudo bem Jeso, vc sempre vai ter razão porque é vc quem vai estar ganhando com isso. Eu estou aqui perdendo o meu tempo com muitas outras coisas a fazer.

            Estou apenas ajudando a alimentar uma fofoca. Até o nome dela vc já grafou de umas três maneiras diferentes ao longo desse debate. Ao final vc vai aprender o nome certo dela e ela tbm vai sair ganhando com isso, embora, como ator social ela não passe de uma cagon… que vai ter seus minutos de fama, de fama ruim porque para mim isso não é papel que se faça.

            E tem mais, com essa foto nua e crua e essa buchechinha bem comportada ela ganhou no IBOPE porque todos os MACHISTAS ficaram com um T danado nela.

            Vc está certinho Jeso: a sua REVELAÇÃO foi mais reveladora que a versão REVELADA pelo arroto da língua fedida.

      1. O meu caro JESO,
        certamente sómente agora ela está revelando esses conchavos por não terem cumprido com as promessas, resumindo, isso é chantagem, então, ela é co-participante.

    1. O problema dos conchavos políticos é justamente esse: essas conversas secretas, feitas por debaixo dos panos ou por detrás das cortinas, são sempre travadas bem longe das vistas e dos ouvidos do distinto público, que acaba votando em determinado candidato sem fazer a menor idéia do tipo de negociatas com as quais ele já se comprometeu até à medula. Infelizmente, essas maracutaias só vêm à baila quando os cúmplices brigam ou os amores se acabam. Enfim… o que seria da história se não fossem as brigas dos cúmplices ou os amores findos?

  • Moça bonita, mas ruínzinha de caráter, a começar pela forma como revela supostos fatos do passado e que a seu juízo são agora reprováveis, mas que à época foram perfeitamente toleráveis pelo seu ‘hígido caráter’.
    E me parece que seu problema não é só de caráter. É também de entendimento e de inteligência, ou melhor, falta de inteligência.
    A moça diz que ficou horrorizada pelo fato do PSOL remunerar seus militantes para fazer campanha. Quer o quê, que o partido que condena a exploração dos trabalhadores faça justamente o que condena? Ela parece não entender que se o partido prega justiça social tem de praticar justiça com seus companheiros.
    Outra ‘revelação bombástica’ da moça é a de que o PSOL conversou com o Alexandre Von e o Lira Maia. Se conhecesse um pouquito de história saberia que Franklin Rosevelt e Chuchil estenderam a mão a Stalin para derrotar Hitler e porque o PSOL não poderia taticamente se alianças com outras forças de oposição para defenestrar do poder o PT de Maria do Carmo, que hoje representa o maior símbolo da corrupção em Santarém? Isso também ela não entende.
    Confesso que não prestei atenção no nome dessa moça e talvez dificilmente lembre dela amanhã ou outro dia qualquer. É apenas uma moça com pretensões frustradas e interesses contrariados. Que seja feliz no PSTU, um partido onde talvez ela possa ser notada por outro dote que não seja a indiscutível beleza.

  • Estou boquiaberta com tanta besteira falada por essa moça, no lugar dela teria vergonha de levar a público tanta imbecilidade. Por acaso alguém do PSOL deve ter esquecido de tirar o nome dela da lista de filiados ao demonstrar apoio ao plebiscito pela divisão do Pará. E isso é tão pouco para provocar uma reação tão desproporcional, até incompreensível. Custa-me crer que os motivos dela sejam realmente os descritos na tal carta, acho que por debaixo desse angu tem muito caroço. Não precisa nem ser simpatizante desse partido pra saber que o Márcio Pinto não negociou dobradinha pra campanha de 2008, qualquer pessoa de bom senso chega a essa conclusão, são pessoas e ideologias completamente diferentes. De igual modo, penso que Gleydson Pontes obteve uma votação expressiva na campanha 2010, o que certamente não aconteceria se o candidato fosse o Messias Flexa, que não tem carisma nenhum, tampouco simpatia das pessoas. A doida também fala em “retratação pública” pelo fato de seu nome constar na lista de apoio ao Estado do Tapajós(?????), como alguém pode querer retratação por isso? Enfim… melhor nem comentar mais nada, é pura perda de tempo.

  • Moça bonita, mas apenas uma pequena burguesa, idealista e corajosa que sonha um dia salvar o Brasil pela classe mais destabanada e peidada da cabeça que já apareceu na história polícia do país… gatinha, aproveite sua juventude com os momentos interessantes que nosso país vem atravessando, será que é tão difícil você perceber as mudanças… olhe, largue esses socialistas trapaceiros e funde o partido do amor, pois você é uma musa para o meu violão… beijão!

  • Disse Roberto Campos:
    “Fui um bom profeta. Pelo menos, melhor que Marx. Ele previra o colapso do capitalismo; eu previ o contrário, o fracasso do socialismo”.
    Continue incendiária, ainda és jovem, mas, um dia, serás bombeira. Se tal não ocorrer, paciência, mas “prefiro ser essa metamorfese ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.
    Ainda terás outras desilusões, sejam partidárias, sejam amorosas. Faz parte do crescimento.
    Ainda lembro quando tinha esse mesmo discurso.

    1. Dar opinião sim mais respeitar a qualidade do Blog, e pricipalmente às pessoas independente de Partidos…

  • Impressionante , esse PSol , com certeza ja tinham acertado os carguinhos com o Cap do Cipoal .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *