PEC 37: a opinião de 3 leitores do blog

Publicado em por em pessoas, Política

Matéria em tramitação na Câmara dos Deputados, com previsão de votação no final deste mês, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 37 foi assunto que despertou/desperta acalorado debates aqui no blog – sendo também abordado no programa “TV Blog do Jeso” desta semana.

A matéria foi ao ar  na TV Encontro (Canal 26), segunda-feira, com reprise ontem (31).

O programa ouviu a opinião de três leitores do blog:

Alberta Riker, advogada;

Laércio Guilhermino de Abreu, promotor de Justiça, e

Paulo Lola, delegado aposentado da Polícia Federal e, atualmente, advogado.

Assista ao vídeo abaixo.

Veja também:
Embarcação afunda em Óbidos.


Publicado por:

6 Comentários em PEC 37: a opinião de 3 leitores do blog

  • A amiga Alberta Riker , mulher de caráter e personalidade forte que fez e faz muita gente ficar com rabo entre as pernas ; e o grande amigo Zé Ronaldo outro que tenho profunda amizade por ser muito o cara mais gente boa , estou de olho no que vai dar a Pec 37 , seja o que Deus quiser ! Eu e minha família sentimos saudades dos passeios de lancha pelo rio Tapajós, das trocas de piadas , das bicudas dadas durante a semana de trabalho naqueles que se acham bambambans mas colocados no seu lugar , de forma sutil outros de modo intenso , conforme a natureza de cada um dos amigos . Abraço!!

  • Muito interessante a opinião do Zé !! simplicidade e clareza, O nosso querido professor José Ronaldo deu uma AULA em pouquíssimas palavras de forma clara e objetiva!! E para quem faltou na aula dele, a questão da PEC 37 já estar bem esclarecida para os advogados há muito tempo!!

  • Meu sempre querido mestre Profº. Dr. José Ronaldo, tenho muita admiração como profissional e nutro grande afeto por sua pessoa , grande figura humana!! Homem verdadeiramente digno de todo respeito e elogios !! A democracía é bela pela liberdade, por permitir dentre vários direitos a liberdade de expressão por isso , respeito de forma multiplicada a posição do meu sempre querido mestre; porém, ratifico meu parecer e acrescento que a aprovação da Pec 37 colocará o Brasil em franca derrocada pois os delegados, servidores públicos que , infelizmente não gozam das mesmas garantias constitucionais de um membro do MP, por mais que sejam corretos íntegros probos eficientes , serão assombrados e perseguidos se mexerem com certos tipos de bandidos camuflados .àqueles do colarinho branco áqueles que são traficantes mas tem amizade (notória ou as escondidas)com políticos influentes… pois sabe-se que o sistema brasileiro tem suas tremendas falhas e conivências o que torna o sistema maquiavélico, podre . Não a toa que o Brasil é conhecido internacionalmente como o país do carnaval pois o que presta de verdade são as “festas” ; não é a toa que o Brasil é mais conhecido por suas mulatas do que por seus juristas !!

  • Grande mestre José Ronaldo, sua opinião tem um grande peso pelo grande equilíbrio que emana de sua personalidade, todavia gostaria de incluir um ponto que emana do povo, que é o receio quanto a impunidade de pessoas influentes, citando mais especificamente os políticos, onde a polícia civil por, infelizmente, ser muito politizada, acaba por sofrer interferência desses políticos.
    Veja como é a influência da política em nosso município: delegados que são indicados por determinados partidos para serem Diretor da Delegacia ou Diretor Regional, quando há mudança no comando político, geralmente são “remanejados” para outras praças afastadas de Santarém.
    Ouso citar um caso antigo, ocorrido em Santarém onde um Policial Rodoviário Federal (Luís Dolzanes) “ousou” apreender um veículo que se encontrava irregular, todavia pertencia ao ex-Deputado Federal Benedito Guimarães. Poucos dias depois, chegava a transferência do mesmo para Macapá, que naquela oportunidade era um castigo.
    Resumindo, quem ainda mete um pouco de medo nos políticos é o Ministério Público.~Os Policiais Civis que tentarem fazer qualquer tipo de apuração contra políticos…

    1. É só o MP acompanhar todos os passos do Inquérito Policial, Gregório, coma faz com os casos de repercussão, como o do Policial Rodoviário Federal de Brasília que atirou no segurança no ano passado e redundou na sua prisão preventiva. Ademais, os delegados atualmente são todos concursados e a influência política existe em todas as esferas, amigo.

  • O MP não perde nada com a PEC 37: continuará com o controle externo da Polícia por imperativo constitucional, requisitando a instauração de inquérito e diligências à autoridade policial, acompanhando todo e qualquer procedimento inquisitorial, representando pela decretação de prisão cautelar ou provisória do indiciado, titular da ação penal, etc… O Órgão Ministerial, que para alguns é um quarto poder emergente (nada disso), já preside o inquérito civil público. Poder em demasia faz mal!!! Pensem melhor… Ou Montesquieu não tinha razão quando tripartiu as atividades do Poder?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *